Projeto NutriBem Desportivamente

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MÊS: ABRIL CARDÁPIO EDUCAÇÃO INFANTIL DATA: DE 13/04/2015 A 30/04/2015
Advertisements

O que pode-se dar aos bebes 4 meses para 6 meses Quando tal não é possível, iniciarmos a introdução de novos alimentos entre os 4 e os 6 meses, pois esta.
ECO QUIZ Alimentação Saudável e Sustentável Nível III Ensino secundário | profissional| superior.
ECO QUIZ Alimentação Saudável e Sustentável Nível I JI e 1º ciclo.
Crianças acima de 2 anos 01 de Abril - 01 e 02 Maio Arroz Colorido, Feijão, Nuggets e Milho na Margarina Arroz, Feijão, Filé de Peixe ao Molho e Purê de.
ALIMENTAÇÃO DO PRÉ-ESCOLAR
CURSO EAD CURSO EAD Capacitação para Orientações Básicas de Alimentação Saudável Módulo 5 Hidratação Universidade de São Paulo – USP Faculdade de Medicina.
Alimentação Saudável. A Roda dos Alimentos é uma imagem ou representação gráfica que ajuda a escolher e a combinar os alimentos que deverão fazer parte.
Wanessa passos – Nutricionista CRN Hábitos alimentares saudáveis.
O que vais ser amanhã, depende das escolhas que vais fazer hoje! “Diz-me o que comes, dir-te-ei a saúde que tens” (Dr. Emídio Peres)
Trabalho realizado por: Rita Guerra, nº2 Catarina Ascensão, nº5 Catarina Vieira, nº7 Daniel Sousa, nº9 Inês Mocetão, nº14 9ºC.
Nutricionista Grace B. dos Reis Klu  Sedentarismo  Alimentação  Hereditários  Problemas médicos (hormonais, uso de medicamentos)  Emocionais.
SOMOS O QUE COMEMOS (A RODA DOS ALIMENTOS). SOMOS O QUE COMEMOS Para sermos saudáveis, devemos cuidar da nossa saúde e ter uma alimentação completa, equilibrada.
Quais os sais minerais mais importantes para nossa saúde?
Regras para uma Alimentação Saudável A roda dos alimentos.
Alimentação Saudável e Sustentável
Diapositivos usados para explicação
Área dos conhecimentos 2º período 7º ano
Alimentação Saudável Cuidar de nós sabe bem!.
Classes de Alimentos Alimentos Naturais * Cereais: * Frutas:
Projeto NutriBem Desportivamente Alimentação do (jovem) desportista
O QUE A GAROTADA COME.
Grupos Alimentares Joice Behenck Evaldt.
Dia Anterior ao Exame e Dia do Exame
APRENDA MAIS UMA! Fruta é o mais perfeito alimento, gasta uma quantidade mínima de energia para ser digerida e dá ao seu corpo o máximo retorno. Ligar.
Escola Básica e Sec. Fernão do Pó – Projeto NutreBem Desportivamente – Ano letivo Lanches Saudáveis Paulo Baptista.
“Eco-ponto: Como separar corretamente as embalagens…”
Entrada: Sopa de Legumes
23 DE Outubro de 2 Nutricionista: Paulo De Carvalho ALIMENTAÇÃO SAUDAVEL E RECICLAGEM DE ALIMENTOS ento Desportivo.
PROTEÍNAS, Nitrogênio e CIA
Saber comer.
Comer bem, para viver melhor!
OS 18 MANDAMENTOS ALIMENTARES.
Ciências Naturais – 9.o ano
Diabetes Beatriz Costa Nº4 9ºA.
Cardápios Churrasco Valores: R$ 50,00 por pessoa (sem bebidas)
DIA DA ALIMENTAÇÃO 16 de Outubro.
A Alimentação Escola E.B.2.3 de Celeirós Português Prof. Teresa Silva
ALIMENTOS E NUTRIENTES
Vamos aprender a ser saudáveis?
A história da Roda dos Alimentos
Cardápio Mês: Março 2018 Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira 01/03
4 Não ofertar para bebês menores de 6 meses*
COMPORTAMENTO ALIMENTAR Dicas para seu dia-a-dia
A importância da alimentação na
APRENDA MAIS UMA! Fruta é o mais perfeito alimento, gasta uma quantidade mínima de energia para ser digerida e dá ao seu corpo o máximo retorno. Ligar.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Ajuda no tratamento e na prevenção de doenças.
RODA DOS ALIMENTOS PRATICAR REGULARMENTE UMA ATIVIDADE FÍSICA COM INTENSIDADE MODERADA Fazer um simples passeio a pé com uma duração de pelo menos 30.
APRENDA MAIS UMA! Fruta é o mais perfeito alimento, gasta uma quantidade mínima de energia para ser digerida e dá ao seu corpo o máximo retorno. Ligar.
PROTEÍNAS, Nitrogênio e CIA
A história da Roda dos Alimentos
PROTEÍNAS, Nitrogênio e CIA
Fornecimento de água no período crítico
Carboidratos e Proteínas
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
A história da Roda dos Alimentos
HÁBITOS ALIMENTARES E ATIVIDADE FÍSICA
Dia da Alimentação 16 de Outubro.
Alimentação humana Cap. 6.
A Alimentação. Os Alimentos Para que cresças forte e saudável, para que possas brincar e aprender, deves: Comer um pouco de todos os alimentos!
Legumes GHA-B Trabalho elaborado por: Cristiana Gante Fábio Gomes
EDUCAÇÃO FÍSICA... PROFESSOR: WELLINGTON. DEZ PASSOS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
DICAS DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL 1. AUMENTE O CONSUMO DE FRUTAS, VERDURAS E GRÃOS Coma legumes e verduras no almoço e no jantar. Acrescente fruta.
Saturadas e insaturadas
NOÇÕES BÁSICAS DE ALIMENTAÇÃO, NUTRIÇÃO E SAÚDE. Superintendência Regional de Ensino de Barbacena Nutricionista Educacional Josélia de Paula.
A Alimentação.
Lanche manhã (creme de frutas)
APRENDA MAIS UMA! Fruta é o mais perfeito alimento, gasta uma quantidade mínima de energia para ser digerida e dá ao seu corpo o máximo retorno. Ligar.
EDUCAÇÃO FÍSICA Aluno: Francisco Moreira Professor: Augusto Costa.
Alimentação e Saúde Alimentação e Saúde. O que é alimento? Alimento é aquilo, Alimento é aquilo, que serve para comer ou beber, e que dá ao corpo da gente.
Transcrição da apresentação:

Projeto NutriBem Desportivamente Escola Básica e Secundária Fernão do Pó Secção de Educação Física e de Desporto Projeto NutriBem Desportivamente Alimentação saudável

Alimentação Saudável Para um crescimento Saudável!!!

contribui decisivamente para: A ALIMENTAÇÃO CORRETA contribui decisivamente para: - O desenvolvimento físico; - O desenvolvimento inteletual; - A atenção; - A memória; - A capacidade de concentração; - A aprendizagem.

ALIMENTAÇÃO INCORRETA Provoca mal-estar e doença! Por excesso Por carência Por desequilíbrio Provoca mal-estar e doença!

Roda dos Alimentos

A roda dos alimentos é uma representação gráfica que ajuda a escolher e a combinar os alimentos que fazem parte da alimentação diária. A roda dos alimentos é um símbolo, em forma de círculo, que se divide em segmentos de diferentes tamanhos que se designam por grupos e que reúnem alimentos com propriedades nutricionais semelhantes. A roda dos alimentos é composta por 7 grupos de diferentes alimentos, os quais indicam a proporção de peso com que cada um deles deve estar presente na alimentação diária.

A Roda dos Alimentos é constituída por 7 grupos Grupo 1 – Cereais, derivados e tubérculos (28%): arroz, massa, batata, pão, aveia, milho, trigo, centeio, etc. Grupo 2 – Hortícolas (23%): abóbora, cenoura, alface, brócolos, alho francês, couve-lombarda, couve-galega, tomate, cebola, alho, etc. Grupo 3 – Frutas (20%): maça, pêra, banana, laranja, tangerina, kiwi, mirtilho, morangos, cerejas, pêssegos, ananás, melão, melancia, etc. Grupo 4 – Leite e derivados (18%): leite, iogurte e queijo Grupo 5 – Carne, pescado, ovos (5%): carne (…), peixe (…) e ovos Grupo 6 – Leguminosas (4%): ervilhas, grão-de-bico, soja, feijão, favas, lentilhas, etc. Grupo 7 – Gorduras e óleos (2%): azeite, óleo alimentar, nata, margarina, manteiga, etc.

A água A água, não possuindo um grupo próprio, está também representada em todos eles, pois faz parte da constituição de quase todos os alimentos. Sendo a água imprescindível à vida, é fundamental que se beba em abundância diariamente. As necessidades de água podem variar entre 1,5 e 3 litros de água.

ÁGUA SEMPRE!!!!

REFRIGERANTES NUNCA!

O que nos ensina a Roda de alimentos De uma forma simples, a roda dos alimentos transmite as orientações para uma alimentação saudável, isto é, uma alimentação: COMPLETA – ingerir alimentos de todos os grupos (7), ao longo do dia, e beber água; EQUILIBRADA – ingerir, todos os dias, maior quantidade de alimentos pertencentes aos grupos de maior dimensão e menor quantidade dos que se encontram nos grupos de menor dimensão; VARIADA – ingerir alimentos diferentes dentro de cada grupo (variar o mais possível), diariamente, semanalmente e nas diferentes épocas do ano.

A variedade na alimentação é a principal forma de garantir a satisfação de todas as necessidades do organismo em nutrientes!!

Regras para uma alimentação saudável: 1. Tomar sempre o pequeno-almoço; 2. Fazer, pelo menos, cinco refeições por dia. Lanchar a meio da manhã e da tarde, ajuda a controlar o apetite e a evitar os “grandes almoços e jantares”; 3. Não estar mais de três horas sem comer; 4. Começar as refeições do almoço e do jantar pela SOPA;

5. Beber água com e sem sede; 6. Comer 2 a 3 peças de fruta por dia;

7. Comer devagar e mastigar bem os alimentos; 8. Evitar gorduras, fritos, natas, maionese e outros molhos, guloseimas, bolos, batatas fritas, pizzas, hamburgers, enchidos; 9. Limitar as bebidas açucaradas (sumos com e sem gás); 10. Moderar a quantidade de sal utilizada;

11. Praticar ATIVIDADE FÍSICA adequada e regularmente.

Em vez de …

FIM