TRABALHO DE CURSO I Ementa: O Trabalho de Curso I consiste em desenvolver trabalhos, dentro do campo da Administração, com o objetivo de colocar em prática.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
Advertisements

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ ENERGIA E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA P ROF. D R. ANTONIO V. H. SOLA.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
Fundamentos de Programação: Apresentação Cleone Silva Técnico em Informática.
Projeto Multimídia. Tema Animação Linear; Animação Não-Linear; Narrativa Linear; Narrativa Multimídia; HQ – Interativa; Games – Jogo Eletrônico; Interface.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
PROJETO DE APERFEIÇOAMENTO TEÓRICO-PRÁTICO
Farmacoepidemiologia e Farmacovigilância
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO CONCLUSÃO METODOLOGIA REFERÊNCIAS
TÍTULO: Subtítulo Fulano de TAL1, Fulano de TAL2
Excel Ciclo PBL Aprendizado por competências
Seminário Seminário é uma técnica de estudos que inclui pesquisa, discussão e debate; sua finalidade é pesquisar e ensinar a pesquisar. Na preparação do.
ORIENTAÇÕES GERAIS Usar a fonte que está disponível neste modelo
Trabalho de conclusão de curso
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
TRABALHO FINAL Teorias da Ação Cultural
24ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
FACULDADE SANTA RITA - FaSaR CURSO – ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
METODOLOGIA DE PESQUISA
METODOLOGIA E TÉCNICAS DE PESQUISA
Estágio IV.
Desenvolvimento ou corpo do artigo
Planejamento de estratégias:
Seminário de Estágio Supervisionado Campus Anápolis de CSEH-UEG
Curso Técnico Eletromecânica Soldagem Básica
Métodos de pesquisa Iniciar o aluno no trabalho intelectual alicerçado na busca do conhecimento por meio da aplicação da metodologia científica. Capacitar.
INFORMES GERAIS 2º/2016 AULA Nº 0 CURSO: Engenharia Civil
Relato de experiência:
COMO ELABORAR UM PROJETO DE PESQUISA
PASSO A PASSO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO
A Fundação Itaú Social. A Fundação Itaú Social.
Parte III – Planejando o Projeto
25ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
Estágio Curricular Supervisionado 2018
O PPGLL no contexto das Políticas de Pós-graduação no Brasil
A INTERNET COMO PLATAFORMA DE TRANSAÇÕES COMERCIAIS NO BRASIL
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
Apresentação da Disciplina GPR – Gestão de Projetos
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
26ª Mostra de Pôster – FATEC 2018
TCC Aula 2 Caroline Petian.
Proposta de Dissertação Tatiana Ghedine
O PPGLL no contexto das Políticas de Pós-graduação no Brasil
Trabalho de Conclusão de Curso I
EngEnhArIA CaRToGRáFiCa
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Metodologia da Pesquisa
Organização do trabalho
COMO ELABORAR UM PROJETO DE MONOGRAFIA
Análise Organizacional
ORIENTAÇÕES GERAIS Usar a fonte que está disponível neste modelo
ESTATÍSTICA BÁSICA COM RECURSOS COMPUTACIONAIS
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS
Nome do Estudante 1 Nome do Estudante 2 Orientador(a):
TCC I: Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso
PROJETO TCC Disciplina de Iniciação à Pesquisa Científica
Tópicos Especiais em TI 2
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
Aula S4 definição do problema aperfeiçoamento e geração de soluções
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
TÍTULO DO TRABALHO Figuras, Quadros, Figuras, Quadros, Tabelas, ...
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Nome ou título do caso Nome da Organização.
Orientações de estágio
Cursos Graduação Bacharelado em Administração Enade 4
Prof. Elisson de Andrade
PORTFÓLIO Bolsista Rosimere Machado dos Santos
Prof. Elisson de Andrade
Transcrição da apresentação:

TRABALHO DE CURSO I Ementa: O Trabalho de Curso I consiste em desenvolver trabalhos, dentro do campo da Administração, com o objetivo de colocar em prática os conhecimentos teóricos adquiridos no decorrer do curso, preparando o aluno para o exercício futuro de sua atividade profissional. Objetivo de Aprendizagem: O aluno deverá elaborar e finalizar o projeto de pesquisa que será apresentado, na forma de relatório. Definir uma área foco de aprofundamento de conhecimentos e de desenvolvimento de habilidades profissionais. Prof. Dr. Roberto Morais

PROGRAMA DE APRENDIZAGEM Determinar o tema e assunto de interesse Justificativa Revisão da literatura Métodos e procedimentos de pesquisa Limitações do projeto de pesquisa Recursos Cronogramas Elaboração do questionário Redação do artigo Prof. Dr. Roberto Morais

AVALIAÇÃO Grau 1 – Produção do projeto de pesquisa (10,0) – 19/04 Grau 2 – Seminário de TC I (10,0) – 20/05 a 01/07 Substituição de Grau – Projeto de pesquisa com ajustes – 05/07 Exame Final – Projeto de pesquisa com ajustes – 12/07 Prof. Dr. Roberto Morais

REFERÊNCIAS Bibliografia básica: HUSSEY, R; COLLINS, J. Pesquisa em Administração. Porto Alegre: Bookman, 2005. ROESCH, S. M. A. Projetos de Estágio e de Pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 2005. VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de Pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 2009. Prof. Dr. Roberto Morais

REFERÊNCIAS Bibliografia complementar: GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002. GONÇALVES, C. A.; MEIRELLES, A. M. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 2004. LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 2007. MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman, 2006. YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2001. Prof. Dr. Roberto Morais

Combinado não é caro! Contrato de Convivência Regras Claras Prof. Dr. Roberto Morais Regras Claras Combinado não é caro!

Contrato de Convivência Participação e Iniciativa são fatores muito Importantes. Desligue seu aparelho ao entrar em sala ou coloque-o em modo silencioso. Não Desvie a atenção dos colegas. Ao chegar atrasado você prejudica o seu aprendizado e atrapalha o andamento da aula. ASSIDUIDADE GRUPO Prof. Dr. Roberto Morais EVITE SE ATRASAR. Se chegar atrasado, não passe na frente do projetor. Frequência de 75%. Faltar aulas é uma furada, além de atrapalhar o seu aprendizado.

Contrato de Convivência Participação e Iniciativa são fatores muito Importantes. Conversa fiada e bate papo. O nosso foco é o tema a ser trabalhado. Prof. Dr. Roberto Morais Disponível na página do professor. Vá ao Porto FACCAT antes do inicio das aulas. Compareça nas discussões e nos seminários. Vá ao banheiro antes do inicio da aula. Evite entrar e sair de sala.

Contrato de Convivência Ser assíduo é uma responsabilidade do aluno. Faltas reprovam ... Participação e Iniciativa são fatores muito importantes. A lista será passada em classe pelos próprios alunos e entregue ao Professor para verificação. Prof. Dr. Roberto Morais Vamos criar um e-mail da turma e eleger dois representantes. Regularize sua situação de matricula junto a secretaria até o dia 15/03. Sem nome na ata, você não fará será avaliado.

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CURSO I e II Os Trabalhos de Curso consistem em desenvolver artigos, diagnósticos organizacionais ou planos de negócios (empreendedorismo), no campo da Administração, com o objetivo de colocar em prática, por meio do Estágio Curricular Supervisionado realizado concomitantemente, os conhecimentos teóricos adquiridos no decorrer do curso, preparando o aluno para o exercício futuro de sua atividade profissional. Prof. Dr. Roberto Morais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CURSO I e II Cada um dos Trabalhos de Curso (I e II) terá a duração de um semestre letivo, com carga horária de 90 horas e 120 horas, respectivamente. No Trabalho de Curso I, o aluno terá 60 horas de sala de aula e 30 horas para realização do Estágio Curricular na empresa escolhida. Já o Trabalho de Curso II terá duração de um semestre letivo com carga horária de 120 horas, não necessariamente em sala de aula, porém 30 horas-aula serão obrigatórias para complementação do Estágio Curricular. Prof. Dr. Roberto Morais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CURSO I e II Orienta-se que os Trabalhos de Curso devem ser realizados em semestres consecutivos. Caso o aluno curse o Trabalho de Curso I e não possa prosseguir no semestre seguinte, ele deverá, ao ingressar no Trabalho de Curso II, manter o mesmo foco de estudo do Trabalho de Curso I, buscando, se necessário, atualizar os dados e informações para continuação do trabalho. Prof. Dr. Roberto Morais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CURSO I e II Trabalho de Curso I – Diagnóstico Organizacional Consiste na realização de um diagnóstico organizacional completo, fundamentado teoricamente, com análise crítica do acadêmico de uma organização e escolha de um ponto específico para desenvolver no Trabalho de Curso II. Prof. Dr. Roberto Morais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CURSO I e II Trabalho de Curso I — Empreendedorismo O objetivo desse Trabalho de Curso I é pesquisar um novo empreendimento, fundamentado teoricamente e com análise crítica do acadêmico. Deve ser caracterizado como investigação de caráter aplicado, oriunda do Estágio Curricular Supervisionado, devendo se constituir em um plano de negócios para empresas de pequeno e médio porte. A proposta (projeto) deverá conter: tema (negócio), delimitação do tema, justificativa, fundamentação teórica e a primeira parte do plano de negócio. Prof. Dr. Roberto Morais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CURSO I e II No Trabalho de Curso I — Empreendedorismo, o acadêmico deverá desenvolver uma parte do plano de negócios, observando a seguinte estrutura: resumo executivo, descrição da empresa, análise do ramo, mercado-alvo e a concorrência. Prof. Dr. Roberto Morais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CURSO I e II Trabalho de Curso I — Monografia No enfoque Monografia, o estudante deverá realizar um estudo (projeto de pesquisa) fortemente fundamentado na teoria, pesquisa de campo (Estágio Supervisionado Curricular) e análise crítica sobre o estudo desenvolvido. Prof. Dr. Roberto Morais

PRAZO PARA ENTREGA Grau 1 (projeto finalizado) – 19/04 Grau 2 (seminários) – De 17/05 a 28/06 Substituição de Grau – 05/07 Exame Final – 12/07 Prof. Dr. Roberto Morais

Até a próxima aula! Atividades do Próximo Encontro: Planejamento e discussões sobre a elaboração dos projetos. Definição dos orientadores e assuntos abordados nos projetos. Prof. Dr. Roberto Morais