ORIENTAÇÕES SOBRE O TRABALHO

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ESCREVER AQUI O TÍTULO EM LETRA MAIÚSCULA
Prof. Elisson de Andrade
TITULO CAIXA ALTA FONTE ARIAL TAMANHO 60 CENTRALIZADO
Prof. Elisson de Andrade
Transcrição da apresentação:

ORIENTAÇÕES SOBRE O TRABALHO Metodologia do Ensino de Matemática Profª Sueli Fanizzi ORIENTAÇÕES SOBRE O TRABALHO SEQUÊNCIA DIDÁTICA

O que é uma sequência didática? É um sequência de aulas sobre um determinado tema, com objetivos previamente definidos.

Grupos de, no máximo, seis alunos 30% da nota final A sequência didática na disciplina Metodologia do Ensino de Matemática (trabalho da disciplina) Grupos de, no máximo, seis alunos 30% da nota final Entrega da primeira versão (08/11 – 5%) Apresentação de uma das aulas da sequência didática (22/11, 29/11 e 06/12 – 10%) Entrega da versão final (13/12 – 15%) Sequência de três aulas + Sistemática de avaliação

Estrutura do trabalho: Capa e folha de rosto de acordo com as normas de apresentação de trabalhos acadêmicos da USP (título do trabalho: Sequência Didática de Matemática – “nome do bloco de conteúdo”) Sumário: I – Introdução Descrição geral do bloco de conteúdos: abordagem histórica e abordagem curricular Descrição específica do bloco de conteúdos para o segmento/ciclo de escolaridade: abordagem curricular Justificativa da escolha do tema II – A sequência didática III – Referências IV – Anexos

Detalhamento para a Introdução Descrição geral do bloco de conteúdos: abordagem histórica e abordagem curricular Exemplo: Números Apresentar o bloco de conteúdos “Números”, a partir de uma perspectiva histórica do surgimento dos números, relacionando-o às necessidades do ser humano; Descrever a importância do estudo escolar do bloco de conteúdos “Números”, considerando o texto dos documentos oficiais. Descrição específica do bloco de conteúdos para o segmento/ciclo de escolaridade: abordagem curricular Descrever a importância do estudo escolar do bloco de conteúdos “Números” para o segmento/ciclo de escolaridade, considerando o texto dos documentos oficiais. Justificativa da escolha do tema Exemplo de tema: Quantos somos? (um estudo sobre populações) Explicar o processo de definição do tema, justificando sua importância no ensino.

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE MATEMÁTICA II – A sequência didática INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE MATEMÁTICA Modalidade de ensino e ano de escolaridade   Número de alunos Número de aulas da sequência didática 3 Bloco de conteúdo Tema Objetivo Geral

BLOCOS DE CONTEÚDOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA NÚMEROS OPERAÇÕES GRANDEZAS E MEDIDAS ESPAÇO E FORMA (GEOMETRIA TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO

ETAPAS DA AULA: O “PASSO A PASSO” OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM (OBJETIVOS ESPECÍFICOS, COMPETÊNCIAS/HABILIDADES, EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM)   CONTEÚDOS - ASSUNTOS QUE SERÃO ABORDADOS AO LONGO DA AULA (EM TÓPICOS) PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS (EM TÓPICOS) ETAPAS DA AULA: O “PASSO A PASSO” RECURSOS NECESSÁRIOS TEMPO ESTIMADO DA AULA (60 à 90 min)

ETAPAS DA AULA: O “PASSO A PASSO” OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM (OBJETIVOS ESPECÍFICOS, COMPETÊNCIAS/HABILIDADES, EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM)   CONTEÚDOS - ASSUNTOS QUE SERÃO ABORDADOS AO LONGO DA AULA (EM TÓPICOS) PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS (EM TÓPICOS) ETAPAS DA AULA: O “PASSO A PASSO” RECURSOS NECESSÁRIOS TEMPO ESTIMADO DA AULA (60 à 90 min)

ETAPAS DA AULA: O “PASSO A PASSO” OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM (OBJETIVOS ESPECÍFICOS, COMPETÊNCIAS/HABILIDADES, EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM)   CONTEÚDOS - ASSUNTOS QUE SERÃO ABORDADOS AO LONGO DA AULA (EM TÓPICOS) PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS (EM TÓPICOS) ETAPAS DA AULA: O “PASSO A PASSO” RECURSOS NECESSÁRIOS TEMPO ESTIMADO DA AULA (60 à 90 min)

FORMAS DE AVALIAÇÃO (DURANTE E APÓS A SEQUÊNCIA DIDÁTICA)

ALGUNS MATERIAIS A SEREM CONSULTADOS: ORIENTAÇÕES CURRICULARES DO ESTADO DE SÃO PAULO http://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/962.pdf ORIENTAÇÕES CURRICULARES DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO (GESTÃO 2005 – 2012) https://www.escrevendoofuturo.org.br/EscrevendoFuturo/arquivos/1077/OrientaCurriculares_ExpectativasAprendizagem_EnsFnd_cicloI.pdf CADERNOS DE APOIO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA – SME/SP http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Lingua-Portuguesa-e-Matematica-Aluno-2014 PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS – MATEMÁTICA (CICLOS I E II) http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf

SUGESTÃO DE VERBOS PARA OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM Ao final da atividade (aula, sequência didática...) espera-se que o aluno esteja apto a...

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