ORIENTAÇÕES SOBRE O TRABALHO Metodologia do Ensino de Matemática Profª Sueli Fanizzi ORIENTAÇÕES SOBRE O TRABALHO SEQUÊNCIA DIDÁTICA
O que é uma sequência didática? É um sequência de aulas sobre um determinado tema, com objetivos previamente definidos.
Grupos de, no máximo, seis alunos 30% da nota final A sequência didática na disciplina Metodologia do Ensino de Matemática (trabalho da disciplina) Grupos de, no máximo, seis alunos 30% da nota final Entrega da primeira versão (08/11 – 5%) Apresentação de uma das aulas da sequência didática (22/11, 29/11 e 06/12 – 10%) Entrega da versão final (13/12 – 15%) Sequência de três aulas + Sistemática de avaliação
Estrutura do trabalho: Capa e folha de rosto de acordo com as normas de apresentação de trabalhos acadêmicos da USP (título do trabalho: Sequência Didática de Matemática – “nome do bloco de conteúdo”) Sumário: I – Introdução Descrição geral do bloco de conteúdos: abordagem histórica e abordagem curricular Descrição específica do bloco de conteúdos para o segmento/ciclo de escolaridade: abordagem curricular Justificativa da escolha do tema II – A sequência didática III – Referências IV – Anexos
Detalhamento para a Introdução Descrição geral do bloco de conteúdos: abordagem histórica e abordagem curricular Exemplo: Números Apresentar o bloco de conteúdos “Números”, a partir de uma perspectiva histórica do surgimento dos números, relacionando-o às necessidades do ser humano; Descrever a importância do estudo escolar do bloco de conteúdos “Números”, considerando o texto dos documentos oficiais. Descrição específica do bloco de conteúdos para o segmento/ciclo de escolaridade: abordagem curricular Descrever a importância do estudo escolar do bloco de conteúdos “Números” para o segmento/ciclo de escolaridade, considerando o texto dos documentos oficiais. Justificativa da escolha do tema Exemplo de tema: Quantos somos? (um estudo sobre populações) Explicar o processo de definição do tema, justificando sua importância no ensino.
INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE MATEMÁTICA II – A sequência didática INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE MATEMÁTICA Modalidade de ensino e ano de escolaridade Número de alunos Número de aulas da sequência didática 3 Bloco de conteúdo Tema Objetivo Geral
BLOCOS DE CONTEÚDOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA NÚMEROS OPERAÇÕES GRANDEZAS E MEDIDAS ESPAÇO E FORMA (GEOMETRIA TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
ETAPAS DA AULA: O “PASSO A PASSO” OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM (OBJETIVOS ESPECÍFICOS, COMPETÊNCIAS/HABILIDADES, EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM) CONTEÚDOS - ASSUNTOS QUE SERÃO ABORDADOS AO LONGO DA AULA (EM TÓPICOS) PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS (EM TÓPICOS) ETAPAS DA AULA: O “PASSO A PASSO” RECURSOS NECESSÁRIOS TEMPO ESTIMADO DA AULA (60 à 90 min)
ETAPAS DA AULA: O “PASSO A PASSO” OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM (OBJETIVOS ESPECÍFICOS, COMPETÊNCIAS/HABILIDADES, EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM) CONTEÚDOS - ASSUNTOS QUE SERÃO ABORDADOS AO LONGO DA AULA (EM TÓPICOS) PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS (EM TÓPICOS) ETAPAS DA AULA: O “PASSO A PASSO” RECURSOS NECESSÁRIOS TEMPO ESTIMADO DA AULA (60 à 90 min)
ETAPAS DA AULA: O “PASSO A PASSO” OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM (OBJETIVOS ESPECÍFICOS, COMPETÊNCIAS/HABILIDADES, EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM) CONTEÚDOS - ASSUNTOS QUE SERÃO ABORDADOS AO LONGO DA AULA (EM TÓPICOS) PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS (EM TÓPICOS) ETAPAS DA AULA: O “PASSO A PASSO” RECURSOS NECESSÁRIOS TEMPO ESTIMADO DA AULA (60 à 90 min)
FORMAS DE AVALIAÇÃO (DURANTE E APÓS A SEQUÊNCIA DIDÁTICA)
ALGUNS MATERIAIS A SEREM CONSULTADOS: ORIENTAÇÕES CURRICULARES DO ESTADO DE SÃO PAULO http://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/962.pdf ORIENTAÇÕES CURRICULARES DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO (GESTÃO 2005 – 2012) https://www.escrevendoofuturo.org.br/EscrevendoFuturo/arquivos/1077/OrientaCurriculares_ExpectativasAprendizagem_EnsFnd_cicloI.pdf CADERNOS DE APOIO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA – SME/SP http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Lingua-Portuguesa-e-Matematica-Aluno-2014 PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS – MATEMÁTICA (CICLOS I E II) http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf
SUGESTÃO DE VERBOS PARA OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM Ao final da atividade (aula, sequência didática...) espera-se que o aluno esteja apto a...
Adaptação da Taxonomia de Bloom DOMÍNIO COGNITIVO Análise Analisar Comparar Diagramar Distinguir Ilustrar Provar Subdividir Calcular Decompor Diferenciar Esboçar Inferir Relacionar Categorizar Debater Discriminar Examinar Investigar Separar Síntese Combinar Construir Dirigir Formular Organizar Propor Reunir Compor Coordenar Escrever Modificar Planejar Reescrever Conjugar Criar Esquematizar Narrar Projetar Reorganizar Avaliação Selecionar Concluir Criticar Escolher Julgar Validar Avaliar Constatar Descrever Estimar Justificar Sustentar Contrastar Explicar Medir Taxar Adaptação da Taxonomia de Bloom