PSICOLOGIA - ENFERMAGEM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DIDÁTICAS DO ENSINO SUPERIOR Profa. Liane Saenger Unidade 1.
Advertisements

O DOCUMENTO PRELIMINAR PARA A CONSTRUÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL.
INTRODUÇÃO À RELAÇÃO PSICOLOGIA – EDUCAÇÃO FÍSICA - ESPORTE Profª. Ms. Janaina Andrade Tenório Araújo.
As escalas de Proficiência do PISA Material do Curso: Avaliação educacional em larga escala: O PISA no Brasil Autor: Lenice Medeiros Pesquisador-Tecnologista.
E.E Abadia Faustino Inácio Aluna: Jéssica Tema : Educação e Família Prof. ° Inês Pereira.
Texto de divulgação científica O texto de divulgação científica é um gênero discursivo que tem por objetivos promover o contato do leitor leigo com o.
PROJETOS DE VIDA, ESCOLA E TRABALHO
Desenvolvimento Humano Professora Marina Corbetta Benedet.
Prestar ATENÇÃO em Estar MOTIVADO vontade /interesse Aplicar conceito na prática CONDIÇÕES PRÉVIAS PARA APRENDER Compreender RESULTADOS da APDZ PROCESSOS.
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR Programa de Pós-Graduação UNCISAL Profa. Dra. Almira Alves dos Santos.
Método Lógico de Redação Científica
Elisa C. G. Barbosa OAB/SP Mestranda em Educação - Unesp
Avaliação em Larga Escala Multidimensional
Apresentação Multimédia #25 Tema V | PROBLEMAS E CONCEITOS TEÓRICOS ESTRUTURADORES DA PSICOLOGIA capítulo 1 | OS GRANDES AUTORES DA HISTÓRIA DA PSICOLOGIA.
Introdução ao Comportamento Organizacional
RESULTADOS E DISCUSSÃO
O que e socieologia Aluna: Cris mamaedes e Suelem Dias
FUNDAMENTOS ECLESIOLÓGICOS
O uso de recursos pedagógicos no ensino da Matemática
Didática das Ciências Experimentais
Seleção e organização de conteúdos
Métodos de pesquisa em PSICOLOGIA
Apostila de Práticas Investigativas
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Contextualização das Principais Escolas da Psicologia
- Introdução à Semiótica -
Psicologia: ciência e profissão.
24ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
A EPISTEMOLOGIA DE GASTON BACHELARD
Professor Douglas Pereira da Silva
Dança e teatro para pessoas com deficiência
(Karl Emil Maximilian Weber)
A EPISTEMOLOGIA DE GASTON BACHELARD
Evolução Definição e da
O que é Educação Ambiental?
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
Psicologia Raphaella Pizani.
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
DEFINIÇÃO Pathos: doença. Logos: estudo. Estudo das alterações estruturais e funcionais nas células, tecidos e órgãos visando explicar os mecanismos.
CIÊNCIA POLÍTICA COMO CIÊNCIA SOCIAL
25ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
Comportamento do Consumidor
Métodos de pesquisa Prof. Suzana M. Berriel 4º período.
Ciência da vida mental Consciência
Realidade e Senso Comum
Senso comum & Ciência Cezar Augusto, graduando em Ciências Sociais / Conexões de Saberes - UFAL.
Profa. Dra. Mara Fernanda Alves Ortiz
Métodos e Técnicas de Exploração Diagnóstica
Método experimental.
26ª Mostra de Pôster – FATEC 2018
Prof. Julio Cesar Ferreira Santos
Projeto Técnico Científico Interdisciplinar
INTEGRAÇÃO DOS DADOS COLETADOS E O DIAGNÓSTICO PSICOLÓGICO
Leitura dos Resultados EXEMPLO
O que é Educação Ambiental?
A EPISTEMOLOGIA DE GASTON BACHELARD
FENOMENOLOGIA.
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
FUNDAMENTOS SOCIOANTROPOLÓGICOS DA SAÚDE
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
POLITICA NORMATIVA /01/2019.
(Karl Emil Maximilian Weber)
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS
PSICOLOGIA COMO PROFISSÃO
Estrutura serviço de Estética
Reflexividade e formação de professores
ACH – DIREITO CONSTITUCIONAL Aula 12- Ordem Social Profa. Dra
A docência na educação superior
Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO
FILOSOFIA Kaliméra! Bom dia! Kalispéra! Boa tarde!
Transcrição da apresentação:

PSICOLOGIA - ENFERMAGEM Prof. Vinícius

Em relação a resolução do CFP Nº 002/2006 entre seus 2 primeiros artigos, o que fica estabelecido? Estabelece referência para os símbolos oficiais da psicologia. - RESOLVE: Art. 1º - Aprovar como referência os símbolos oficiais da psicologia consistentes da faixa da beca, da pedra do anel, do juramento de grau dos psicólogos e do símbolo da psicologia. Art. 2º - Define-se a cor azul para a faixa da beca dos formandos do curso de graduação em psicologia, a pedra lápis-lazúli para o anel de formatura e a letra grega “psi” ( Ψ ) para símbolo da psicologia.

CFP Nº 002/2006 em seu 3º artigo estabelece que? Art. 3º - Fica estabelecido o seguinte texto para o juramento: “Como psicólogo, eu me comprometo a colocar minha profissão a serviço da sociedade brasileira, pautando meu trabalho nos princípios da qualidade técnica e do rigor ético. Por meio do meu exercício profissional, contribuirei para o desenvolvimento da Psicologia como ciência e profissão na direção das demandas da sociedade, promovendo saúde e qualidade de vida de cada sujeito e de todos os cidadãos e instituições.”

4º artigo do CFP Nº 002/2006 - Trata-se da confirmação que Ana Bock, como conselheira presidente, nos usos de seus poderes e atribuições confirmou a resolução. - Art. 4º - A presente Resolução entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário, em Brasília - 31 de março de 2006.

melhor definição para a Psicologia? Psicologia – deriva-se da junção de duas palavras gregas psiché e logos – estudo da mente ou da alma, sendo atualmente a ciência que se concentra no comportamento e nos processos mentais, de todos.

comportamento humano para Psicologia e processos mentais: O comportamento abrange tudo o que as pessoas e animais fazem: conduta, emoções, formas de comunicação, processos e desenvolvimento, processos mentais. Dessa forma, processos mentais podem ser definidos como: forma de cognição, ou de conhecimento, perceber, participar, lembrar, raciocinar, resolver problemas, sonhar, fantasiar,desejar, ter esperança e prever.

Em relação as perspectivas históricas da Psicologia, alguns grandes autores merecem destaque, descreva as principais contribuições para a Psicologia de:

A) Gustav Fechner: Obteve interesse pela relação estímulo sensação; Criou técnicas de respostas precisas; seu principal trabalho foi elementos da Psicofísica em 1860, acrescentando que procedimentos matemáticos podiam ser usados para estudar a mente humana.

“Frequentemente confundimos aquilo que sabemos com aquilo que vemos” B) Wundt: - Médico, que demonstrou grande interesse pelos processos mentais, sendo que seu principal trabalho foi fundar em Leipzig o primeiro laboratório de pesquisa em psicologia; Investigava processos elementares da consciência humana, a mente tem o poder de sintetizar espontâneamente elementos, sendo que os padrões devem ser rigorosos; criou também metódos de Introspecção analítica: métodos científicos da fisiologia, observação. “Frequentemente confundimos aquilo que sabemos com aquilo que vemos”

C) Willian James: - Demonstração de fatores filosóficos que influenciam a Psicologia; possuindo grande influência no quesito observador da vida mental; preocupando-se em captar o temperamento da mente em funcionamento, criando assim o Funcionalismo.

D) Edwar Thorndike: - Elaborou trabalhos acerca do comportamento e do processo de aprendizagem conduziram ao conexionismo (redes neurais) para explicar as funções cognitivas humanas; Suas publicações foram responsáveis pelas primeiras aplicações da psicologia às aulas de aritmética, álgebra, leitura e escrita, e contribuíram enormemente para expor as deficiências do sistema de ensino norte- americano do seu tempo;

E) Edward Titchner:  Tarefa fundamental da Psicologia é a de descobrir a natureza das experiências conscientes elementares, ou seja, analisar a consciência nas suas partes constituintes para assim determinar a sua estrutura; Mente e consciência são realidades semelhantes. A consciência envolve processos mentais que ocorrem no momento. A mente envolve o acumulo total destes processos.

Titchener também quis resolver problemas ou finalidades da Psicologia, como: Reduzir os processos conscientes nos seus componentes mais simples; Determinar as leis mediante as quais esses elementos se associam, e Conectar esses elementos às suas condições fisiológicas.

funcionalismo proposto por Willian James: Colocou o método pragmático, desenvolvido a partir da análise do fundamento lógico das ciências, como base da avaliação de qualquer experiência, ou seja, permite resolver problemas que decorrem de experiência; Tendo a consciência como sua grande preocupação – como funciona e como o homem a utiliza para adaptar-se ao meio?

Associacionismo proposto por Edward Thorndike: O homem aprende por um processo de associação de idéias – da mais simples para a mais complexa; Logo em seguida, no início do século XX, surgem mais três correntes principais,que, por sua vez originaram a diversidade de correntes psicológicas, que conhecemos hoje: Behavorismo, Gestaltismo e Psicanálise.

Estruturalismo apresentado por Titchner: Preocupava-se com a consciência, mas com seus aspectos estruturais – percebia a consciência em seus estados elementares como estruturas do Sistema Nervoso Central.

3 estados elementares da consciência: as sensações- são os elementos básicos da percepção e ocorrem nos sons, nas visões, nos cheiros e em outras experiências evocadas por objetos físicos do ambiente. as imagens- elementos de idéias e estão no processo que reflete experiências não concretamente presentes no momento, como a lembrança de uma experiência passada. os estados afetivos- afetos ou sentimentos - são elementos da emoção que estão presentes em experiências como o amor, o ódio ou a tristeza.

principais características no que refere-se a objeto de estudos dos Psicólogos: Funções básicas como: Aprendizagem , memória, linguagem, emoções e motivação. Além de tópicos sociais vitais como: divorcio, estupro, racismo, sexismo, violência, conservação e poluição, ou seja, desenvolvimento ao longo da vida: do nascimento a morte.