Serviço de Gestão de Contratos GESCON

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Transcrição da apresentação:

Serviço de Gestão de Contratos GESCON 27/03/2017

Prestação de Contas 2013-2016 Lei 8.666/1993 - Art. 57.  A duração dos contratos regidos por esta Lei ficará adstrita à vigência dos respectivos créditos orçamentários, exceto quanto aos relativos: ... II - à prestação de serviços a serem executados de forma contínua, que poderão ter a sua duração prorrogada por iguais e sucessivos períodos com vistas à obtenção de preços e condições mais vantajosas para a administração, limitada a sessenta meses; SERVIÇOS CONTINUADOS são aqueles cuja interrupção possa comprometer a continuidade das atividades da Administração e cuja necessidade de contratação deva estender-se por mais de um exercício financeiro e continuamente. SERVIÇOS NÃO-CONTINUADOS são aqueles que têm como escopo a obtenção de produtos específicos em um período pré-determinado - Anexo I da IN SLTI/MPOG nº 02/2008 e suas Alterações.

Prestação de Contas 2013-2016 A gestão de contratos é atividade exercida pela Administração visando ao controle, ao acompanhamento e à fiscalização do fiel cumprimento das obrigações assumidas pelas partes. Deve pautar-se por princípios de eficiência e eficácia, além dos demais princípios regedores da atuação administrativa, de forma a se observar que a execução do contrato ocorra com qualidade e em respeito à legislação vigente.

Prestação de Contas 2013-2016 GESTÃO CONTRATUAL  Elaboração do Termo de Contrato, Termo Aditivo e Apostilamento Publicação no DOU de extratos de termos de contrato e termos aditivos Repactuações e Reajustes de preços Lançamento no SIASG e SICON Cadastro e gestão administrativa dos contratos Fiscalização e análise documental Solicitação e anotações de ocorrências, advertências, notificações e registro de ocorrências Gerenciamento da Conta Vinculada dos empregados terceirizados Relatórios gerais e específicos Controle e acompanhamento do saldo contratual, pagamentos efetuados, débitos, prazos e multas Negociação com fornecedores Orientação dos procedimentos de fiscalização, acompanhamento, controle e avaliação contratual; Gerenciamento de documentos do contrato

Prestação de Contas 2013-2016 CONTRATOS DE PRESTAÇÃO Apoio Administrativo (37) Serviços de Apoio – Atividade de Suporte Contratos de Terceirização Manutenção Predial (37) Apoio a Gestão, Técnico e Assistência (34) Serviços Especializados – Atividade Finalística CONTRATOS DE PRESTAÇÃO SERVIÇOS CONTINUADOS Serviço Outshorcing impressão Serviços de Apoio – Atividade de Suporte Contratos Condominiais Serviço de Telefonia Serviço de Postagem Serviço Tradução Revisão Artigos Serviços a Subunidades - Atividade Finalística Serviço Manutenção Equipamentos Outros Contatos Serviços de Apoio – Atividade de Suporte Serviço Manutenção Geral

Prestação de Contas 2013-2016 Contratos a pagar 2016: R$ 4.924.979,82

Prestação de Contas 2013-2016  Nova percepção do Gescon de um setor “cartorial” para um setor estratégico para VDDIG/ENSP, auxiliando no processo decisório quanto aos aspectos de recursos financeiros/orçamentários. Transparência nas informações dos contratos para as subunidades da ENSP. Transmissão de conhecimento em contratação pública, através de cursos ministrados por servidores do Gescon para ENSP e outras unidades da Fiocruz. Planejamento, Elaboração e Implantação do Contrato de TI na lógica de prestação de serviços, conforme IN 02/2018 (em parceria com SGTI). Avanços nos novos contratos de Terceirização (Nível de Serviço, DP executado pela contratada, capacitação, fim dos desvios de função dos postos, regras mais claras). Implementação papéis de Gestor, Fiscal Administrativo e Fiscal Técnico, conforme IN 02/2018. Nova gestão da conta vinculada Racionalização dos recursos (Novo contrato de outshorcing, redução contrato monitoramento de TI, diligência na fiscalização contratual, negociação com fornecedores abaixo do índice).

Aceite e controle dos Serviços Prestação de Contas 2013-2016 Visão Sistêmica Serviços Continuados – Execução contratual / Financeira Empresa Contratada Fiscalização Técnica Gestão de Contratos Serviço Prestado Informações contratuais Financeiro Serviço aceito Serviço atestado Nota Fiscal Aceita Pagamento dos Serviços Nota Fiscal emitida Aceite e controle dos Serviços Verificação dos Serviços Nota Fiscal Atestada Prestação de Serviços Serviço Pago Nota Fiscal Paga Crédito em conta

OPORTUNIDADES DE MELHORIA Prestação de Contas 2013-2016 OPORTUNIDADES DE MELHORIA Qualificação e reconhecimento da Função de Fiscal de Contratos Implementar e monitorar com melhor eficácia os níveis de serviços dos contratos Melhorar a avaliação dos serviços (SLA) prestados em parceria com Fiscais Melhorar a velocidade da entrega de informações solicitadas Melhorar a qualidade da informação na fiscalização e gestão contratual

Prestação de Contas 2013-2016

Prestação de Contas 2013-2016