PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO IFRJ: COMPROMISSO COM O FUTURO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
3º Conferência Nacional de CT&I Seminário Temático Geração de Riqueza – o Papel dos Institutos de Pesquisa Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque Secretário.
Advertisements

Prêmios Santander  Lançados em 2005, os Prêmios estão em sua 4ª Edição.  Iniciativa do Santander Universidades. Gestão e desenvolvimento do Universia.
Atuação e DESAFIOS de STARTUPS e INCUBADORAS de empresas no contexto do desenvolvimento econômico.
Palmas - TO, novembro de 2014 Joaquim Carlos Parente Júnior Secretário da Fazenda Secretaria do Planejamento e Orçamento PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INSTITUCIONAL.
Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil Progredir juntos!! Desenvolvimento de Diálogo Político para Promoção de Investimentos no Brasil (AGIR:
ECONOMIA – AULA 02 MICROECONOMIA - INTRODUÇÃO. 2 Microeconomia Ou Teoria dos Preços, ou Teoria da Firma Estuda decisões tomadas por pequenas unidades.
FACULDADE PITÁGORAS DE TECNOLOGIA Exercícios 1.Somente as oportunidades inovadoras é que levam as empresas ao sucesso? Justifique. R: Não, há três maneiras.
Gestão de TI Aula 1 – Introdução Prof. Luís Fernando Garcia
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
PROJETOS DE VIDA, ESCOLA E TRABALHO
Unidade 1 Introdução à administração e às organizações.
Instituto Legislativo Brasileiro – ILB Escola de Governo do Senado Federal DESAFIOS DA ESCOLA DE GOVERNO DO SENADO FEDERAL E ADAPTAÇÕES ÀS DEMANDAS LEGAIS.
DO PENSAMENTO DO NOSSO GRUPO
O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal
Definições É justamente nos momentos de maior turbulência nos mercados que se faz necessário criar competências para planejar e gerir estrategicamente.
PROJETO DE REDE ESTRUTURADA DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DA ESCOLA ESTADUAL CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE NO MUNICÍPIO DE ANASTÁCIO – MS Estudante: Laira.
ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E NEGÓCIOS DA UNIVERSIDADE POSITIVO.
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
PMO – Escritório de projeto
Especialização em Gestão de Recursos Humanos com Coaching
O IEL atua há 16 anos na capacitação de empresas
Projeto de Redesenho dos Métodos, Técnicas e Procedimentos de Controle Externo Papéis de Trabalho Novembro/2016.
Sistemas Integrados de Gestão
Tópicos Especiais em ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Sistema de Gestão Econômica: Papel da Controladoria
Estruturas Organizacionais Tradicionais
Prof. Dr. Gilberto de Oliveira Moritz
Origem e Evolução do Conceito Prof. Moacir de Miranda Oliveira Junior
Manual do Participante
Professor Douglas Pereira da Silva
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
CASO ACCOR - Primeira Etapa:
ESTRUTURANDO OS SISTEMAS DE CONTROLE INTERNO: UMA VISÃO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
Planejamento de estratégias:
A Fundação Itaú Social. A Fundação Itaú Social.
Introdução à Administração
IDENTIFICAÇÃO DE PRIORIDADES
IDE Investimento Direto Estrangeiro Multinacional
A controladoria na empresa
Sistema de Gestão Econômica: Visão Sistêmica da Empresa
A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO A DISTÂNCIA DO INSTITUTO DE LOGÍSTICA DA AERONÁUTICA - ILA Autora: Marli de Oliveira.
MÓDULO GESTÃO DE PESSOAS
8 Competências Essenciais do Professor Inovador
Linhas de Orientação Estratégica Comunitária
Tópicos Avançados de RH Aula 1
70ª 3ª Eleita melhor ONG do mundo melhor ONG do Brasil e Ranking
17/09/2018.
MODELOS DE GESTÃO Planejamento: tipologia, processo e aspectos da prática AULA Profº Paulo Martins.
Administração de Novos Negócios
Plano de Negócios Parte 1
Brasil: sede da Copa do Mundo 2014
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Apresentação do Brasil Montevidéu, 2 a 4 de junho de 2004
Geraldo augusto da silva
Aula 3 – Visão Estratégica
Avaliar desempenho de servidores
Planejamento estratégico Bases fundamentais e particularidades
1987 – Região de Araçatuba - SP – Estado de São Paulo – Nacional através de Representantes – Governo de Angola – Governo.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Planejamento de Recursos Humanos
Logística e Gerenciamento da
INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS SÃO BORJA
PROFESSOR RICARDO FERREIRA
Avaliar desempenho de servidores
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI), desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), é uma ferramenta de gestão de documentos e.
Tópicos sobre gestão educacional
Nome ou título do caso Nome da Organização.
Fundada em 15 de março de 1946, no Rio de Janeiro (73 anos de trajetória)
Gestão do ensino nas Instituições de Educação Superior
Secretaria Executiva de Governança e Compliance
Transcrição da apresentação:

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO IFRJ: COMPROMISSO COM O FUTURO Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) STEINBEIS-SIBE do Brasil

Objetivos Apresentação – STEINBEIS-SIBE do Brasil; Apresentação do Projeto de Planejamento e da gestão estratégica; Descrever as principais etapas para a estruturação do Planejamento Estratégico do IFRJ; Sensibilização sobre a participação no Projeto.

Fundação Steinbeis Com mais de 30 anos de atuação, possui atuação global com destaque a projetos desenvolvidos para países como Brasil, China, Índia, Israel, Suíça, Coréia do Sul e EUA.

Fundação Steinbeis Fundação do Estado Federado de Baden-Württemberg. Serviços de transferência de tecnologia e conhecimento – atuação global. Mais de 1.000 centros de transferência de tecnologia e conhecimento, consultoria e pesquisa. Cooperação e parceiras em 50 países. Mais de 6.500 especialistas de todos os campos de conhecimento. 700 professores em mais de 50 áreas de especialização.

Stenbeis University Berlin (SHB) Fundada em 1998 por meio da Fundação Steinbeis; A maior Universidade privada da Alemanha, reconhecida como uma das melhores instituições do mundo Programas de Doutorado desde 2003.

Ferdinand von Steinbeis (1807 - 1893) Ferdinand von Steinbeis – Criador do Ensino Dual Diretor e Conselheiro para Economia e Comércio (1848-1880) – Reinado de Württemberg (Stuttgart); Promotor da transferência de tecnologia; Fundador de escolas de férias, escolas de tecelagem e escolas para mulheres; Promotor da industrialização de Württemberg; Pai do ensino dual: “Trabalhadores industriais do futuro dependem de suas conhecimentos teóricos combinados com habilidades práticas”. Ferdinand von Steinbeis (1807 - 1893)

School of International Business and Entrepreneurship (SIBE) Escola de Negócios Internacional da Steinbeis University Berlin Fundador e Diretor Executivo na Alemanha: Prof. Dr. Werner G. Faix Especializada em programas internacionais de gestão Mais de 350 Empresas e Organizações parceiras Fundador e Diretor Executivo – STEINBEIS-SIBE do Brasil: Prof. Peter M. Dostler

Funcionamento dos Mestrados / Projetos – SIBE Estudos “on the job”: Estudantes trabalham durante todo o horário na organização; Realização de trabalhos com benefícios tangíveis para a organização, por meio de transferência de tecnologia e inovação; Desenvolvimento sistemático de competências em gestão. COMPANY/ GOVERNMENT HUMAN RESOURCES DEVELOPMENT PARALLEL WITH WORK „IN-PROFESSIONAL“ MASTER‘S STUDIES STUDY PROJECTS PARTNER UNIVERSITY SIBE STUDENT BUSINESS DEVELOPMENT

GDconsult / STEINBEIS-SIBE do Brasil

GDconsult / STEINBEIS-SIBE do Brasil

A Modernização da Gestão Pública – Por que planejar? FUTURO PRESENTE "O universo social não possui ‘leis naturais’ como as que governam as ciências físicas. Assim, é sujeito a mudanças contínuas.” Peter Drucker

RESULTADO ANTIGO Falha no Planejamento Processo Antigo Estratégia Antiga Idéia Antiga

Resultado Igual Não se pode esperar nada diferente se você faz tudo igual.

Para ter resultados diferentes. A Modernização da Gestão Pública – Por que planejar? Pensar diferente e agir diferente... Para ter resultados diferentes.

A Modernização da Gestão Pública – Por que planejar?

A Modernização da Gestão Pública – Por que planejar?

A Modernização da Gestão Pública – Por que planejar? A gestão se tornou central para governos frente às aceleradas mudanças sociais e econômicas pelas quais passa a sociedade Pulverização de esforços Falta de transparência Descontinuidade dos recursos Excesso de restrições Atrasos e cancelamento de ações Falta de informações confiáveis Pressão das urgências Baixa capacidade de investimentos Fonte: Macroplan

1 2 3 A Modernização da Gestão Pública – Por que planejar? Gerencialismo Nova Gestão Pública Governança Pública 1 Medidas de desburocratização; Aumento da eficiência; Cultura gerencial empreendedora; Adoção de técnicas utilizadas em empresas privadas (Ex. Qualidade Total). 2 Administração voltada para os cidadãos; Gestão para resultados ; Descentralização / desconcentração da estrutura Governamental. Abertura de novos canais de participação; Aumento da coordenação das atividades internas e externas ao governo (PPPs, Redes de serviços, etc). 3 Fonte: Macroplan

A Modernização da Gestão Pública – Por que planejar? A Sociedade está em busca de maior interação com as organizações públicas. Interações que promovam experiências positivas e significativas para os cidadãos... Cidadão Serviço Público EXPERIÊNCIA … a melhor experiência é aquela “co-criada” entre as organizações públicas e a sociedade.

O que é planejamento? Fundamento do Planejamento Estratégico Ferramenta que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que se destina.

O que é estratégia? Estratégia, segundo Mintzberg, trata-se da forma de pensar no futuro, integrada no processo decisório, com base em um procedimento formalizado e articulador de resultados.

A Gestão da Estratégia com o Balanced Scorecard “Estratégia nunca foi tão importante” e tão necessária... Business Week “Menos de 10% das estratégias efetivamente formuladas são eficientemente executada” Revista Fortune “Na maioria das falhas – nós estimamos 70% - o problema real não é estratégia ruim... É execução ruim”. Revista Fortune

Barreiras na implantação e na execução da estratégia Visão Gestão da Estratégia Recursos Somente 5% do nível operacional compreende a visão de futuro Somente 32% das organizações brasileiras possuem mecanismos eficazes de monitoramento e controle de sua evolução 78% das empresas brasileiras não vinculam o orçamento com a estratégia Pessoas Gestão da Estratégia Implementação Mais de 75% das organizações brasileiras não vinculam incentivos e remuneração com a estratégia 85% dos executivos gastam menos de 1 hora por mês discutindo temas estratégicos Mais de 90% das organizações falham na implementação da estratégia

Por que a implantação e a execução da estratégia é difícil?

Princípios de uma organização orientada para a estratégia

Nosso Método – Desenvolvimento & Inovação Framework

Planejamento Estratégico do IFRJ: O Projeto