INCLUSÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS COMO INSERÇÃO TECNOLÓGICA NO ENSINO DE CIENCIAS DA NATUREZA NA MODALIDADE EAD. Graça Regina Armond Matias Ferreira (Apresentadora)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso de Especialização em Docência para a Educação Profissional,
Advertisements

Onda Digital: a Universidade protagonizando a Inclusão Digital.
O DOCUMENTO PRELIMINAR PARA A CONSTRUÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL.
ORGANIZAÇÃO DOS PROCESSOS COLETIVOS DO TRABALHO ESCOLAR PROFA: CIDA AGUIAR ACADÊMICAS: ANA KAROLINA BOTELHO ARIANE MARTINS FERREIRA.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
PROJETOS DE VIDA, ESCOLA E TRABALHO
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
PROJETOS DE ENSINO Instrução Normativa 04/2016.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA PROBLEMATIZAÇÃO/ JUSTIFICATIVA
Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão MARINO MONDEK.
Ana Uchoa e Ricardo Liarth DEPARTAMENTO DE ENSINO TÉCNICO
ÁREA COMUM COM AGENDA A CADA 15 DIAS E INFORMAÇÕES GERAIS.
História da Loucura Weliton Gomes de Moura
FRANCISCO JUSCELINO DA SILVA MARTINS
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
. ESTÁGIO PEDAGÓGICO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins Campus Araguatins Pov. Santa Tereza, Km 05 – Zona Rural Araguatins/TO.
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151 Introdução à Bioquímica (2T) QFL1212
OCEM ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO
Relatório de Autoavaliação Institucional
Coleção Ensinar e Aprender no Mundo Digital
Docência Online: Funções e Competências do Professor
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Metodologia do Ensino de Física I
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
Mosaico Digital: monitor interativo de realidade aumentada
O papel de uma liga acadêmica de Telessaúde na formação médica
Mediação Tecnológica: ferramentas interativas utilizadas nos cursos profissionalizantes da UEMA Ilka Serra - UEMA.
FORMAÇÃO DOCENTE EM METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A DISTÂNCIA NO SESI/SC Favretto, Rosani Ap. D. – Supervisora Técnica.
A Prática Laboratorial na Modalidade EaD em Jornalismo (Uninter):
GESTÃO DE POLOS: qual a melhor prática?
A INFLUÊNCIA DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ON-LINE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
Objetivo Aperfeiçoamento e valorização dos professores da rede pública, o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem e a melhoria da qualidade.
30anos CENPEC.
ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO DE QUIMICA:
Edital n° 3/2009 Resolução FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
Política de Materiais Didáticos Para a Educação de Jovens e Adultos
FLUXOGRAMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA – NOTURNO – 46300/204
RESULTADOS E DISCUSSÃO 2.As atividades ajudou você em sala de aula
Proposta de Dissertação Tatiana Ghedine
FLUXOGRAMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA– INTEGRAL – 46300/200 - (2018) 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QFL4705 Atividades Acadêmico-Científico-Culturais.
Resultados e Discussão
1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151 Introdução à Bioquímica (2T) QFL4705
Autores: Letícia Machado dos Santos (SEC-BA)
RESULTADOS E DISCUSSÃO
FLUXOGRAMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA – NOTURNO – 46300/204 - (2018) 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º EDF0290 ou EDF0292 ou EDF0294 ou EDF0296 ou.
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
BOTÂNICA INTERATIVA: EXPERIÊNCIA COM O JOGO “DOMINÓ BOTÂNICO” NAS AULAS DE CIÊNCIAS POR INTERMÉDIO DA TECNOLOGIA E SEU POTENCIAL PEDAGÓGICO NA EaD Graça.
Centro Universitário Internacional Uninter
O BLOG DO POLO EAD DE NOVA FRIBURGO: RESULTADOS E DESAFIOS
Hugo Carvalhal Silva1 , Fátima Kzam Damaceno de Lacerda².
PRÁTICA ARTÍSTICA NO EAD: STREAMING
TC Projetos de Estudos Integradores:
Carlos José Pereira Ferreira – SENAI-SP
UNIVERSIDADE ABERTA À COMUNIDADE ESCOLAR: a arte e beleza das células na construção das Ciências Morfológicas e sua interação com a sociedade Autor: Alisson.
Contextualização: escola e alunos
Tatiana de Araujo1, Fátima Kzam D. de Lacerda2
“EQUACIONANDO A LÓGICA”
Centro de Estudos e Tecnologias Educacionais CETEC
Diego Corrêa da Silva**; Geraldo José de Freitas Santos**.
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTEGRADAS NOS CURSOS TÉCNICOS E INTEGRADOS
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO ESTRATÉGIA PARA PROMOÇÃO DE EQUIDADE: A INTERIORIZAÇÃO DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO.
Orientações de estágio
A docência na educação superior
APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS - PROEB /2018
Portfólio Residência Pedagógica Aniele Valdez Machado
PORTFÓLIO Bolsista Rosimere Machado dos Santos
Transcrição da apresentação:

INCLUSÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS COMO INSERÇÃO TECNOLÓGICA NO ENSINO DE CIENCIAS DA NATUREZA NA MODALIDADE EAD. Graça Regina Armond Matias Ferreira (Apresentadora) Débora Maria Valverde da Silva Sandra Lucia Pita de Oliveira Pereira – SEC/BA/CEMITEC – E-mail: ginamatias@hotmail.com

O EMITEC Ensino Médio com Intermediação Tecnológica. Portaria nº 424/2011 de 21 de janeiro de 2011, Funcionamento desde 2008 (EMC@MPO). Áreas rurais e longuíquas da Bahia que não possuem ensino médio público. Aulas ao vivo via satélite (Software IPTV). CEMITEC – Centro de Referência em 2016. Premio Tecnologia Social. Link: http://ambiente.educacao.ba.gov.br/emitec/

Espaços de Aprendizagem/Aula: Exposição de Conteúdos (60 a 50’); Professoras: GRAÇA REGINA MATIAS DÉBORA VALVERDE O EMITEC Espaços de Aprendizagem/Aula: Exposição de Conteúdos (60 a 50’); Produção (20 a 10’); Interatividade (10’). Temáticas Norteadoras/Unidade. Atividade Dirigidas e Culminância/Unidade.

OBJETIVOS Socializar algumas experiências realizadas nas disciplinas da área de Ciências da Natureza, durante as aulas do EMITEC/BA. Demonstrar as possibilidades de inclusão de práticas pedagógicas educativas no ensino de Biologia e Química, na modalidade EaD, respeitando o currículo do ensino médio da educação básica, utilizando-se para isso processos tecnológicos utilizados no Programa EMITEC/BA.

Tela de acesso ao ambiente virtual do EMITEC METODOLOGIA Atividades descritivas, análise documental e observações gravadas em áudio e vídeo, sequências didáticas e roteiros de aula para o desenvolvimento das atividades. Ferramentas usuais no Ensino a Distância através do Ambiente Virtual de Aprendizagem Tela de acesso ao ambiente virtual do EMITEC

JUSTIFICATIVA/ MOTIVAÇÃO Desafio: tornar o ensino das disciplinas de Ciências da natureza prazeroso e instigante sendo capaz de desenvolver no aluno o saber científico. Contextualização: ícone direcionador para elaboração das aulas do programa Ensino Médio com intermediação Tecnológica – EMITEC.

PRÁTICAS EXITOSAS: VÍDEOS Tema: “Tecnologia em minha vida” Tarefa: Produção de Vídeos educativos Culminância: “Exposição Cultural” Conteúdos: Interação Homem e Natureza Turmas: 2º ano (Mat/Vesp/Not)/2015 Recursos: uso de computadores, celulares , tabletes, dentre outros.

PRÁTICAS EXITOSAS: PARODIAS Tema: “Bahia: um olhar sobre nós mesmos” Tarefa: Construção de paródias. Conteúdos: Zoologia dos Invertebrados. Turmas: 2º ano (Mat/Vesp/Not)/2016 Recursos: Vídeos, aula externa, pesquisa bibliográficos.

PRÁTICAS EXITOSAS diversas Bingo, Redes Sociais, Simuladores.

PRÁTICAS EXITOSAS diversas Experimentos de Ciências da Natureza, aulas Interdisciplinares.

PRÁTICAS EXITOSAS diversas História em quadrinhos. Júri simulado. Pesquisa de campo. Entrevistas. Análise fílmica. Construção de modelos atômicos e anatômicos com material reciclado.

Educação Básica com Intermediação Tecnológica: tendências e Práticas.

Considerações finais A diversificação das práticas escolares na EaD deixa as atividades mais prazerosas e de ser centradas em ações rotineiras e conteudista a utilizarem estratégias motivadoras e lúdicas que valorizem o saber científico, convidando o estudante a buscar mais informações além daquelas apresentadas em sala de aula. Sendo assim, os relatos aqui apresentados são relevantes como mecanismo de promoção do conhecimento, como também de desenvolver práticas para educação na área de Ciências Naturais e suas Tecnologias.

Considerações finais Sabendo-se da importância da aprendizagem significativa para a educação básica, percebe-se a relevância do trabalho descrito, não apenas como estratégia de diversificação das aulas, mas como uma ferramenta de educação para, atingindo os alunos, levá-los a atuar como agente multiplicador dessa ação dentro da sua comunidade, propiciando um aprendizado significativo, revelando mais uma ação eficaz para a garantia do exercício pleno para a efetiva cidadania.

referencias BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília:MEC, 1996. BAZZO, V. L. Para onde vão as licenciaturas?: a formação de professores e as políticas públicas. Educação. Santa Maria, RS, v. 25, n. 1, p. 53-65, 2000. BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio: Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC. v. 2. , 2006. FERREIRA, Graça Regina; LIMA, Mônica Moreau; JESUS, Rosana Sales. Uso de Paródias no Ensino e Aprendizagem em Biologia. [51 -63] Capítulo de Livro. In: SANTOS, Letícia Machado dos (Org.) Educação Básica com Intermediação Tecnológica: tendências e práticas. Volume 01. Prefácio. 2012. KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia 4. ed. São Paulo: Editora Universidade de São Paulo, 2005.