Grupo de Estudos de Hospitalidade e Lazer

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tucuruí, IFPA Belém, 15 de Junho de Setor de Egressos e Observatório do Trabalho.
Advertisements

Departamento Pedagógico Divisão de Educação Básica Assessoria de Educação do Campo.
O papel do professor e do aluno no ensino a distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci Schmidlin.
UNIVERSIDADE Ensino Pesquisa Extensão SINTONIA SOCIAL.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Apresentação do Projeto Rede NIT-CE Luiz Eduardo S. Tavares UECE/PROPLAN/NIT SECITECE.
2016 Está prevista na Lei nº , de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
PROJETOS ARTIGO /02 ORIENTAÇÕES PARA O CUMPRIMENTO DAS HORAS TRABALHO SOCIAL.
Projeto de Extensão Unisul
Extensão Universitária
O que seria o símbolo? É o logo?
Curso de Filosofia - UFRN
Temas 2017 de Metodologia da Pesquisa
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DE MARÍLIA
Psicologias & EDUCAÇÃO BÁSICA HORIZONTES E CENÁRIOS.
Identidade Institucional no IFCE
BREVE APRESENTAÇÃO DO GUIÃO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTUITUCIONAL E DE CURSO
PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA - PCE
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO
MAIS ESTUDANTES DA SAÚDE
Minha terra encanta o mundo inteiro
MAIS ESTUDANTES DA SAÚDE
Proposta de Curso novo APCN 2017
Informações importantes
Valdete de Barros Martins Coordenadora Geral da Relatoria da VIII CNAS
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL
Informações importantes
Planejamento Anual 2018 Diretoria de Desenvolvimento Institucional
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
Projeto Para que o preconceito?
PROEN - IFPA Elinilze Guedes Teodoro
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
GRUPO DE ESTUDOS EM PSICOLOGIA HISTÓRICO CULTURAL
Resolução da Carga Horária Docente do IFCE
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DO ESTADO DO AMAZONAS - 20ª REGIÃO
Autoavaliação Institucional (avaliação interna)
1. Plano de Desenvolvimento Institucional
Grupos isolados que pesquisam EaD
TITULO COMPLETO DO TRABALHO
Parcerias para educação,cultura e cidadania de crianças e adolescentes
Missão do CCNH.
SEMINÁRIO ESTRATÉGICO
LDB LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
PROFESSOR COORDENADOR: JINBO, M.
Relação entre BNCC, Currículo e Projeto Político Pedagógico
ORGANIZAÇÃO DO ESTADO E ORGANIZAÇÃO DOS PODERES
Vice-Presidência de Ensino Informação e Comunicação
Proposta de Curso novo APCN 2018
Grupos que pesquisam EaD no Brasil: Onde estamos? Para onde iremos?
Pesquisa em EAD: Ensino e Aprendizagem
CNPq e o Currículo Lattes
Data Evento Público Alvo Objetivo 20/05
Projeto de Extensão EAD ULBRA Canoas RS
ESTRUTURAS DE ORIENTAÇÃO EDUCATIVA
Ensino e extensão Novos desafios Regina Henriques
12 e 13 de setembro de 2018 | Sede do CNPq • Brasília-DF
12 e 13 de setembro de 2018 | Sede do CNPq • Brasília-DF
E. M. Dr. Leandro Franceschini
Programa de Desenvolvimento Gerencial
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO - PRPPI
Elaboração do Plano de dados Abertos (PDA)
NAPNE – campus Inconfidentes. Perspectiva da educação inclusiva  EDUCAÇÃO ESPECIAL  É a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na.
Mostratec Júnior e Projeto Ler... Critérios de Seleção 2019
CIÊNCIAS CONTÁBEIS & PEDAGOGIA PROJETOS INSTITUCIONAIS FATEB 2019 ADMINISTRAÇÃO CIÊNCIAS CONTÁBEIS & PEDAGOGIA PROJETOS INSTITUCIONAIS.
Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural Coordenação de Formação de Agentes de ATER PROJETO CULTIVANDO SABERES.
Nivelamento de Componentes Curriculares e
Transcrição da apresentação:

Grupo de Estudos de Hospitalidade e Lazer

Para refletir Qual é o nosso campo de estudo? Hospitalidade e Lazer (Turismo, Eventos, Lazer, Hotelaria e Gastronomia) Como está o nosso grupo, atualmente? Com professores, mestres e doutores, efetivos do IFSP (Campus Avaré); Com alunos do Curso Técnico Integrado em Lazer participantes de projetos de ensino, pesquisa e extensão; Com Técnica de Laboratório (Keith); Com pesquisadores externos (Tia Batata, Cleiton, Rosângela Thomaz).

Onde o grupo está? Em uma instituição pública de ensino, participante de uma grande rede de ensino básico, técnico e tecnológico, e em um campus localizado no centro do estado de São Paulo. Grupo constituído recentemente, em processo de estabelecimento. Onde queremos chegar? Nos consolidar como um grupo de estudos com projetos sérios e com importantes impactos para a sociedade local e regional. Quem é nosso público-alvo? A comunidade avareense e região.

Quais produtos/serviços oferecemos? Estudos na área de Hospitalidade e Lazer. Prestação de serviços vinculados à ensino, pesquisa e extensão.

Quais são as necessidades dos nossos “clientes”? Que necessidades cada um de nós identifica em nossas áreas de interesse? Quais são as necessidades dos nossos “clientes”? Lazer Hotelaria Gastronomia Resgate de brincadeiras tradicionais PANC’S, identidade e cultura. Levantamento do perfil do profissional que atua no setor Lazer e Gênero Lazer e Inclusão Social

Qual é o nosso diferencial em relação aos outros grupos? Nossos cursos, atualmente, são técnicos e nas modalidades concomitante e integrado, com foco especial na prática. Qual é a nossa imagem no meio acadêmico? Devido à recente constituição do Grupo, ainda não temos uma imagem formada. Qual é a nossa imagem perante os colegas de trabalho? Muitos ainda desconhecem nossa existência.

Diante dessas reflexões... QUAL É A MISSÃO DO GEHLA? Conhecer as principais publicações do Brasil na área de Hospitalidade e Lazer e desenvolver projetos de ensino, pesquisa e extensão que gerem impactos positivos para a comunidade local e regional.

Objetivos Estudar as principais publicações sobre Hospitalidade e Lazer; Estimular o aumento da produção científica entre os docentes, técnicos-administrativos e discentes da área bem como a participação/desenvolvimento de eventos científicos; Despertar no discente o interesse pela pesquisa e carreira acadêmica; Integrar ensino, pesquisa e extensão dentro do Instituto Federal; Reafirmar, por meio de práticas, o direito constitucional ao Lazer.

Metas 2017 Realizar reuniões semanais do GEHLA com um grupo coeso. Identificar e estudar três importantes autores do campo de conhecimento. Participar de, ao menos, dois eventos de relevância nacional com publicação de artigo. Enviar, ao menos, um artigo para publicação em revista científica.

Estratégias Fazer a camiseta do GEHLA (identificação visual do grupo – azul, escrito em amarelo). Solicitar maior visibilidade no site do Campus – OK! Reuniões semanais em local único. Divulgação especial do GEHLA na Semana de Tecnologia do Campus. Identificar para quais eventos nacionais serão enviados trabalhos. Participar da organização da Semana do Brincar. Estar atentos aos editais de chamadas públicas passíveis de participação do GEHLA (CNPQ/FAPESP). Enviar projetos PIVICT/PIBIFSP/CNPQ/FAPESP. CBTR CBE (BRU)

Cronograma dos trabalhos* Data Responsável Tema 08/março Prof. André Mattos O Lazer como garantia fundamental 15/março Prof. Alexandre Romagnoli Políticas Públicas de Lazer 22/março Prof. Paulo Frederico Hospitalidade 29/março Prof. Luciana Carneiro O encantamento do cliente 05/abril Técnica da área - Keith Lazer e inclusão social 12/abril Prof. Raquel Marrafon O Direito à Preguiça 19/abril Prof. Pércia Mazo A definir 26/abril Prof. Raquel Ribeiro * Todos os encontros acontecerão no Laboratório de Eventos, às quartas-feiras, das 13h45 às 15h20.