Módulo 4 Processos Relacionais e Comportamento Profissional

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Módulo 4 Processos Relacionais e Comportamento Profissional

Objetivo Geral Desenvolver competências de relacionamento interpessoal consideradas fundamentais em contexto social e profissional

EU OUTROS NÓS Normalização e conflitos Autoconceito Perceção do “EU” Autoestima EU OUTROS Perceção do “OUTROS” Atitudes Impressões Estereótipos Preconceitos NÓS Perceção do “NÓS” Grupos e seus funcionamento Normalização e conflitos

Processo de socialização Desenvolve-se no interior de uma dada cultura e consiste na aprendizagem dos valores, normas, padrões de comportamento característicos de uma determinada sociedade ou de um grupo social, com o objetivo de facilitar a integração social do indivíduo na comunidade a que pertence e, ao mesmo tempo, assegurar a continuidade desta.

Processo de socialização Processo mediante o qual o indivíduo interioriza, sob a influência de agentes socializadores significativos (família, escola, grupos de pares, meios de comunicação social), os padrões culturais do meio a que pertence adaptando-se a ele nos planos biológico, psicomotor, afetivo, ideológico de modo a poder desenvolver e constituir a sua personalidade própria.

Relatividade cultural + Cada ser humano é uma realidade culturalmente condicionada por gestos, atitudes, comportamentos, pensamentos e sentimentos. Logo, o comportamento humano não pode ser compreendido e avaliado fora do seu contexto cultural, isto é, deve ser julgado consoante o meio cultural que o condiciona e que o formou.

Conceito de atitude As atitudes são avaliações (juízos de valor) aprendidas e relativamente estáveis, de sinal positivo ou negativo, a respeito de algo ou de alguém. Temos atitudes e efetuamos avaliações de pessoas (amigos, familiares, vizinhos), de grupos profissionais (jornalistas, polícias, taxistas, médicos), de instituições (família, escola, estado), de objetos materiais (computadores, carros, televisões)

Exprimem atitudes porque avaliam determinados objetos Conceito de atitude Exemplos de juízos: “A pena de morte é uma barbaridade” “O futebol é um jogo aborrecido” “Os judeus são inteligentes e dotados para o negócio” “A Sida vai exterminar-nos” “Gosto pouco de livros” Exprimem atitudes porque avaliam determinados objetos

Componentes de uma atitude: Consideremos a seguinte atitude: “Adoro esquiar, nada para mim é mais divertido, além de que é um excelente exercício para estar em forma. Estou sempre à espera que chegue o Inverno ou então procuro sítios onde se pode esquiar” Podemos destacar 3 componentes nesta atitude: Componente cognitiva Componente afetiva Componente comportamental

Componente cognitiva – refere-se às crenças e ideias do indivíduo, neste caso, sobre “esquiar” (o objeto avaliado). Existe a convicção de que esquiar é um exercício que faz bem à saúde e melhora a aparência Componente afetiva – refere-se aos sentimentos ou reações emocionais suscitados por determinado estímulo, neste caso, a reação afetiva é muito positiva, pois esquiar é considerada uma atividade extremamente agradável. Componente comportamental – refere-se à predisposição para agir de forma favorável ou desfavorável ao estímulo ou objeto de atitude, neste caso, o indivíduo que adora esquiar tenta, sempre que possível, praticar essa atividade

Formação das atitudes As atitudes são aprendias no processo de socialização, no meio social onde a pessoa está inserida. Fontes de influência: Pais Grupo de pares Escola e a educação Os meios de comunicação de massa

Relações interpessoais e interação grupal As primeiras impressões A partir do 1º contacto que temos com alguém que não conhecemos, construímos uma imagem, uma ideia sobre essa pessoa, a partir de algumas características, de alguns indícios que apreendemos no primeiro encontro. Selecionamos apenas alguns aspetos que consideramos mais significativos, naquele momento e naquela situação e que nos levam a avaliar a pessoa

Relações interpessoais e interação grupal Impressões – processo pelo qual organizamos a informação acerca de outra pessoa de modo a integrá-la numa categoria Formação das Impressões – na base da formação de impressões está a interpretação, isto é, nós percecionamos o outro, a partir de uma grelha de avaliação que remete para os nossos conhecimentos, valores e experiências pessoais.