Ensino Médio e Juventudes na Amazônia: (des)fazendo paradigmas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gestão em Saúde Introdução aos conceitos: Gestão e Saúde Justificativas da disciplina... Prof. Helena Kanashiro.
Advertisements

Reformulação Curricular dos Cursos de Graduação da UNEB.
Lei n /08 Art. 2º O piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica será de R$ 950,00 (novecentos.
O grande desafio: Educação no Brasil agosto 2016 MEC - Secretaria Executiva.
Inclusão Escolar. Vivemos num momento histórico de reflexão sobre como deve ser a formação dos profissionais que atuam no campo educacional. Vivemos num.
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias CONHECIMENTOS DE FÍSICA Capítulo 2.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. COMO CHEGAMOS À SEGUNDA VERSÃO BNCC 15 Março CONCLUSÃ O DA CONSULTA PÚBLICA 2 Dezembro DIA NACIONAL DA BASE 16 Setembro.
Histórico elitista : num sistema educacional historicamente excludente, os que chegavam ao ensino médio, em sua maioria, objetivavam, apenas, ingressar.
Diretrizes do Ensino de Ciências e Diretrizes do Ensino da Matemática.
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
A PROPOSTA DE REFORMA DO ENSINO MÉDIO DO GOVERNO (ILEGÍTIMO) TEMER
Curso de Filosofia - UFRN
HISTÓRIA DAS UNIVERSIDADES  Bem cultural acessível à minoria  Universidade é privilégio de poucos História das Universidades Agência formadora seletora.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
ACADEMIA PAULISTA DE EDUCAÇÃO
Prática da LDB nas instituições de ensino
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
Academia Paulista de Educação – Seminário Ensino Médio
O jovem como sujeito sociocultural
Base Nacional Comum Curricular
Graduação em Enfermagem - EAD
XIII CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO EDUCACIONAL
Avanços nas últimas décadas
CONSTRUINDO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
A REFORMA DO ENSINO MÉDIO DO GOVERNO (ILEGÍTIMO) TEMER
Identidade Institucional no IFCE
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
pensamento crítico Cleomara Mendes Demétrio Elaine Lima Santos
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
O ensino de História: teoria e prática
O QUE SÃO DIRETRIZES OPERACIONAIS
Tiago Nicola Lavoura & Rui Neves
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Lei /2017 – Ensino Médio Março de 2017.
Formação de professores de ciências no Brasil
Ciência & Engenharia da Computação
Orientações para Cursos de Graduação em Avaliação Externa
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação Discussões e reflexões necessárias Profa. Elenise Maria de Araújo.
FORMAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EXECUÇÃO DE UM CURSO HÍBRIDO PARA O MEIO RURAL.
-as oportunidades oferecidas pela Lei nº /2017-
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
- Ford - Elektro - Projeto Meliponicultura na Região Insular de Belém; Além do incremento de renda, após 3 anos, a UFRA publicou.
O QUE É O PEDAGOGO.
Gestão Democrática.
DIRETRIZES CURRICULARES
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
Planejamento, Avaliação e Fundamentos Cognitivos em EaD
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
REFORMA DO ENSINO MÉDIO
A formação do professor na UFMS
Supervisão Acadêmica em Serviço Social Módulo 10 – Aula 01
ENADE 2015 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes
Documento Base (Formulação Preliminar) Comissão SEB/MEC - Fev/2016
Coordenadora do Curso de Nutrição – PUCPR
Ghisleine Trigo Silveira APASE – São Paulo 23/08/2018
A BNCC E A MATERIALIDADE DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO
Realizar Formação Continuada
Estagio Supervisionado em Docência
OBJETIVO Avaliar o desempenho dos alunos com relação aos conteúdos, competências e habilidades, necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional.
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
A BNCC e a Saúde.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 9 ed. São Paulo, Cortez, 2007.
Curso de Legislação Educacional Aprofundamento
Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural Coordenação de Formação de Agentes de ATER PROJETO CULTIVANDO SABERES.
Marco Legal Sistema Inclusivo Escola Especial Classe Especial.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
As Diretrizes da LDB em relação aos princípios da EDH – Lei 9
Transcrição da apresentação:

Ensino Médio e Juventudes na Amazônia: (des)fazendo paradigmas Doriedson Rodrigues doriedson@ufpa.br

Questões iniciais Problematizar a pedagogia do consenso para com a perspectiva do Ensino Médio da MP 746/2016 Apresentar a perspectiva de Ensino Médio, a partir de sujeitos jovens de um território da Amazônia: o contexto do SOME Egressos do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) do Estado do Pará, no interior do Município de Cametá, em sua relação com o mundo do trabalho e com o mercado de trabalho. Análise do discurso: o contexto discursivo – histórico; as relações intertextuais Pressupostos O princípio ontológico da formação humana é a integração A esse princípio opõe-se o capital: a MP 746/2016 – a fragmentação da formação; a não mediação mundo do trabalho e mercado de trabalho

QUESTÕES TEÓRICAS Mundo de Trabalho & Mercado de Trabalho Mundo do Trabalho: uma formação integral, a partir dos resultados do trabalho humano, propiciando o ser social criativo. Mercado de Trabalho: uma formação parcial, a partir dos resultados do trabalho humano, propiciando o ser repetidor, mecânico. Territórios “[...] território não é um espaço abstrato do planeta, é uma relação cultural que denota concepção de vida e de valores; expressa identificação econômica, social e cultural do ser humano, conforme definição tão cara a Milton Santos: “A territorialidade humana pressupõe também a preocupação com o destino, construção do futuro, o que, entre os seres vivos, é privilégio do homem.” (SANTOS, 2011, p. 19). ” – Nosella c) Juventudes Segundo Frigotto (2004), a juventude brasileira constitui-se de jovens que pertencem “[...] à classe ou fração de classe de filhos de trabalhadores assalariados ou que produzem a vida de forma precária por conta própria, no campo e na cidade [...]” em diferentes regiões e com “particularidades socioculturais e étnicas” diversas (FRIGOTTO, 2004, p. 181).

O Discurso Oficial Tempo integral A medida provisória determina que, progressivamente, as escolas aumentem suas cargas horárias até oferecerem 7 horas por dia de aula. Mas não estipula metas nem sanções. "Não é obrigada (a adotar o tempo integral). O Plano Nacional de Educação estabelece que até 2024 o Brasil deverá ter 50% do total das suas escolas públicas em regime de tempo integral. (...) O que estamos criando é uma política de fomento. Nem todas as escolas serão de tempo integral, e nós sabemos que isso não é possível, mas nós queremos criar um número maior de escolas em tempo integral", disse Maria Helena. Fonte: http://g1.globo.com/educacao/noticia/tempo-integral-e- curriculo-flexivel-serao-opcionais-no-ensino-medio-diz-mec.ghtml

Juventudes e territórios na Amazônia Egressos do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) do Estado do Pará Jovens que mantêm uma rede de relações sociais, políticas, econômicas e culturais com o mundo do trabalho da pesca Residentes nas ilhas do município de Cametá

A DEFESA DA REFORMA CURRICULAR VERSUS A QUESTÕES ESTRUTURANTES A MP 746/2016: “Art. 36. O currículo do ensino médio será composto pela Base Nacional Comum Curricular e por itinerários formativos específicos, a serem definidos pelos sistemas de ensino, com ênfase nas seguintes áreas de conhecimento ou de atuação profissional: I - linguagens; II - matemática; III - ciências da natureza; IV - ciências humanas; e V - formação técnica e profissional” A desqualificação docente “IV - profissionais com notório saber reconhecido pelos respectivos sistemas de ensino para ministrar conteúdos de áreas afins à sua formação para atender o disposto no inciso V do caput do Art. 36” Renda e o não reconhecimento das desigualdades sociais “. Para efeito de cumprimento de exigências curriculares do ensino médio, os sistemas de ensino poderão reconhecer, mediante regulamentação própria, conhecimentos, saberes, habilidades e competências, mediante diferentes formas de comprovação, como: I - demonstração prática; II - experiência de trabalho supervisionado ou outra experiência adquirida fora do ambiente escolar; III - atividades de educação técnica oferecidas em outras instituições de ensino; IV - cursos oferecidos por centros ou programas ocupacionais; V - estudos realizados em instituições de ensino nacionais ou estrangeiras; e VI - educação a distância ou educação presencial mediada por tecnologias.” (NR)”

Questões estruturantes Transporte “[...] às vezes dava vontade de parar de estudar, porque eu já tava cansado de acordar de madrugada, me arrumar e esperar o transporte passar; isso cansa; é muito ruim ter que fazer isso todo santo dia [...] b) Formação e a perspectiva do território “Olha, o modular eu vejo como uma oportunidade que surgiu para que possamos continuar estudando; pois, se não fosse isso, muitos alunos não iriam concluir o ensino médio, pois muitos não têm condições financeiras para morar em outro lugar. Então eu vejo o SOME como uma coisa boa que aconteceu pra gente”. c) Escolas e infraestrutura “[...] a gente até se diverte com algumas dificuldades que a gente vive nas salas de aula: quando chove a gente tem que abrir as sombrinhas dentro da sala de aula porque tem muito buraco no teto”

Fonte: Políticas de Formação, Currículo e Trabalho para a Juventude do Campo na Amazônia: Construindo Indicadores de Qualidade para o Ensino Médio do Campo, na Microrregião de Cametá/Estado do Pará

A questão não é curricular A questão não é curricular. É uma questão de financiamento para a formação humana no Ensino Médio o que os jovens das ilhas reconhecem A questão não é curricular. É uma questão de gestão de territórios do Ensino Médio o que os jovens reconhecem A questão não é curricular. É uma questão de distribuição de renda; é uma questão de classe “[...] é através dele (O SOME) que a gente se forma no ensino médio. Se não fosse isso eu não teria terminado, porque meus pais não têm condições de me colocar pra estudar na cidade e morar na casa dos parentes: é muito ruim” “A escola unitária requer que o Estado possa assumir as despesas que hoje estão a cargo da família para a manutenção dos alunos, o que muda totalmente o orçamento do Ministério da Educação Nacional, ampliando-o e complexificando-o de forma extraordinária: a completa função da educação e formação das novas gerações passa de privada para pública, porque só assim ela pode envolver todas as gerações sem divisões de grupos ou castas”. (Gramsci, 1975ª, 1534). A qualificação docente reconhecida “[...] mas alguns professores eu vejo que eles são bem preparados e sabem ensinar a gente direito: a gente aprende [...]”

CONSENSOS INSTITUÍDOS O passaporte para a universidade “[...] foi através dele (SOME) que eu consegui passar no vestibular e agora estou cursando uma universidade; então não caracterizo o modular como ruim; pelo contrário, acho que é muito bom”. * Capital Humano “Bom, a educação eu vejo assim, como o meio pelo qual podemos melhorar de vida, conseguir melhores condições de sobrevivência. Vejo como um conjunto de informações que são necessárias para que a gente possa se relacionar no meio em que a gente vive e também conseguir um bom emprego, acho que é importante ter conhecimento.” Empregabilidade Conhecimentos por inteiro Empreendedorismo Mundo do Trabalho e Mercado do Trabalho: mediações Integração escola e vida

CONSIDERAÇÕES Reconhecem-se pressupostos de humanização A fragmentação não interessa a essa juventude Deseja a integração O valor da educação A Educação pública, gratuita e com qualidade social Há uma unidade contraditória entre mundo e mercado de trabalho Assimilam-se pressupostos de desumanização Empreendedor Educação como redenção Individualização do Projeto de sociedade