CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA – Revisão da Gestão Estratégica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tucuruí, IFPA Belém, 15 de Junho de Setor de Egressos e Observatório do Trabalho.
Advertisements

Título Helvética 25 PLANO ESTADUAL DE SAÚDE 2016 – 2019 Participação e Controle Social ANÁLISE DE SITUAÇÃO DAS CONFERÊNCIAS E CONSELHOS DE SAÚDE 1. Conferências.
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA. PLANO DE MARKETING elaboração de ações detalhadas e direcionadas ao seu mercado de atuação que possibilitem a captação de.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Apresentação do Projeto Rede NIT-CE Luiz Eduardo S. Tavares UECE/PROPLAN/NIT SECITECE.
Agenda Regulatória ª Reunião da Câmara de Saúde Suplementar André Longo Araújo de Melo Diretor de Gestão ANS Rio de Janeiro, 16 de outubro.
Palestra: A importância do fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – SISAN José Valverde Machado Filho 22/08/2016.
25 ANOS DE CONFERÊNCIAS DE SAÚDE : LIÇÕES APRENDIDAS E DESAFIOS PARA A 15ª CNS.
PRIMEIRA OFICINA REGIONAL
I SEMINÁRIO DE ACOLHIMENTO DE GESTORES MUNICIPAIS DE SAÚDE
PRESTAÇÃO DE CONTAS / 2016 GT PARA ELABORAÇÃO DA POLÍTICA MUNICIPAL DE APOIO SOCIOEDUCATIVO EM MEIO ABERTO A CRIANÇAS E ADOLESCENTES.
Seminário de Treinamento da Equipe Distrital e Governadores Assistentes - GATS Distrito 4620 Março/2017.
AUDIÊNCIA PÚBLICA 1º QUADRIMESTRE 2016.
CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA – Revisão da Gestão Estratégica
Projeto Cadeia de Valor da Construção Civil
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DE MARÍLIA
Grupo de Trabalho Estadual do PMAQ
COMPETITIVIDADE SISTÊMICA E O AMBIENTE DE NEGÓCIOS
Apresentação Institucional
Sala de Situação e sua interface com o Relatório de Gestão Municipal
Promoção da Cultura de Qualidade no Ensino Superior: Procedimentos, instrumentos, papel dos diferentes actores e desafios Prof. Doutor Jeffy Mukora 2ª.
O Sistema OCB SESCOOP como ferramenta de desenvolvimento do Sistema Unimed no Estado do Rio de Janeiro Encontro Unimed RJ 17 a 20 de agosto de 2017.
Participação como estratégia de governança democrática
ANÁLISE ESTRATÉGICA (SWOT/PESTAL)
MAIS ESTUDANTES DA SAÚDE
Áreas da Coordenação de Pastoral
Eviline Neermann Coordenadora da Qualidade
Kit de ferramentas de Advocacy
Dayana Marrero Escobedo. Orientadora: Elitiele Ortiz Dos Santos.
Ripsa – Bahia Oficina de trabalho “salas de situação de saúde no Brasil: Sistematização das experiências” 26 e 27 de maio de 2009.
Planejamento Anual 2018 Diretoria de Desenvolvimento Institucional
PROJETO DE ORGANIZAÇÃO E GESTÃO COMUNITÁRIA
Pesquisa e gestão conceitos E PRÁTICAS indissociáveis
Sistema de Gestão Econômica:
Elaboração de Projetos
CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA – Revisão da Gestão Estratégica
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EaD Atenção à saúde de Hipertensos.
REFERENCIAIS COMPARATIVOS
Yaneisy Guerra González
CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DO ESTADO DO AMAZONAS - 20ª REGIÃO
Perfil de atribuições do Psicólogo em Contexto Escolar
Processo: Comitês Indicadores: Número de Comitês Verdes
Luís Gustavo A. da Silva (UFG)
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
OFICINA DE ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE SAÚDE (PMS/ )
VINÍCIUS SITTONI BRASIL
PROJETO FORMAÇÃO REDE COLABORATIVA PARA FORTALECIMENTO DA GESTÃO MUNICIPAL DO SUS.
Peru Equador Argentina Colômbia + Chile e Brasil
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)
ORGANIZAÇÃO DO ESTADO E ORGANIZAÇÃO DOS PODERES
em Educação em Direitos Humanos
PLANO PARA GESTÃO DE RISCOS DA UFF PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO
Universidade Federal de Pelotas
Oficina de Serviço Social
Realizar Formação Continuada
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - PDI
METODOLOGIA DE APRESENTAÇÃO DO PDI
ESTRUTURAS DE ORIENTAÇÃO EDUCATIVA
Ouvidoria do SUS Tema: A Ouvidoria como estratégia de fortalecimento da gestão participativa Ouvidoria de São Bernardo do Campo.
Atribuições das/os Pedagogas/os Editais 37/2004 e 10/2007
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
EXPERIÊNCIA EXITOSA DA FISCALIZAÇÃO CRN-3 PROJETO NASF
Programa de Desenvolvimento Gerencial
PLANO PARA GESTÃO DE RISCOS DA UFF PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO
Mini Curso 24: Formação e Educação Permanente
VIII Fórum Institucional de Ensino
Usos da Epidemiologia nos Serviços de Saúde: Sistemas de Informação e Indicadores de Saúde Thais B Santos.
Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural Coordenação de Formação de Agentes de ATER PROJETO CULTIVANDO SABERES.
Transcrição da apresentação:

CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA – Revisão da Gestão Estratégica Manaus, 30 e 31 de Janeiro/ 2015

Planejamento Estratégico x ... daí o nome “Gestão Estratégica” Formular Definir as estratégias Planejar é elaborar um bom plano para implementar as estratégias Implantar/ Controlar acompanhar a sua execução, corrigindo as ações e/ou o próprio plano, quando necessário ... daí o nome “Gestão Estratégica”

Modelo de Gestão Estratégica FORMULAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DIREÇÃO: MISSÃO, VISÃO E VALORES QUEM SOMOS E PORQUE EXISTIMOS: MISSÃO ONDE QUEREMOS CHEGAR: VISÃO ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO E EXTERNO NOS CONHECER: FORÇAS E FRAQUEZAS CONHECER O CAMPO DE BATALHA: OPORTUNIDADES E AMEAÇAS PRINCIPAIS FOCOS ESTRATÉGICOS DESDOBRAMENTO DAS ESTRATÉGIAS DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS (MAPA ESTRATÉGICO) INDICADORES E METAS (PAINEL DE BORDO) PROJETOS ESTRATÉGICOS PRIORIZAÇÃO ORÇAMENTO MONITORAMENTO (análise, reuniões, decisões) COMUNICAÇÃO (Estratégias, ações tomadas) APRENDIZADO (Mudanças, insumos para revisão da estratégia)

Trilha Reavaliação da Formulação Estratégica (Missão, Visão e Mapa Estratégico) Elaboração do SWOT Definição e Priorização das Ações Estratégicas Definição de Indicadores e Metas Planos de Ação/ Desdobramento Finalização das atividades/ Próximos Passos

CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA – 25,69% do território nacional Roraima Amazonas Acre Rondonia

Proposta de Modelo de Gestão Estratégica FORMULAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DIREÇÃO: MISSÃO, VISÃO E VALORES QUEM SOMOS E PORQUE EXISTIMOS: MISSÃO ONDE QUEREMOS CHEGAR: VISÃO ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO E EXTERNO NOS CONHECER: FORÇAS E FRAQUEZAS CONHECER O CAMPO DE BATALHA: OPORTUNIDADES E AMEAÇAS PRINCIPAIS FOCOS ESTRATÉGICOS

MISSÃO A MISSÃO É A RAZÃO DA EXISTÊNCIA DE QUALQUER EMPRESA OU ATIVIDADE HUMANA

CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA – MISSÃO Cuidar, orientar e qualificar a profissão para oferecer à sociedade práticas da psicologia, norteadas por princípios democráticos e referenciais pautados em um fazer ético e técnico que considere a realidade amazônida e a defesa dos direitos humanos. Reavaliado em 31/01/2015

ATIVIDADE EM EQUIPE Como realizar nossa Missão? TEXTO CHAVE DA MISSÃO? AÇÕES NECESSÁRIAS PARA REALIZAR O TEXTO CHAVE? COMO MEDIR A REALIZAÇÃO DO TEXTO CHAVE? Cuidar, orientar e qualificar a profissão para oferecer à sociedade práticas da psicologia, norteadas por princípios democráticos referenciais pautados em um fazer ético e técnico que considere a realidade amazônida e a defesa dos direitos humanos

Como realizar nossa Missão? ATIVIDADE EM EQUIPE Como realizar nossa Missão?

Como realizar nossa Missão? ATIVIDADE EM EQUIPE Como realizar nossa Missão?

CONCEITO O QUE QUEREMOS SER ? VISÃO A VISÃO DEFINE O QUE SE PRETENDE ALCANÇAR, O QUE SE QUER SER NO FUTURO, À MÉDIO PRAZO, NUM PERÍODO DE 3 A 5 ANOS.

CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA – VISÃO Ser referência como conselho profissional, contribuindo para valorização da psicologia na condição de instância mediadora da relação sociedade e psicologia. Atualizado em 31/01/2015

ATIVIDADE EM EQUIPE Como alcançar nossa Visão? TEXTO CHAVE DA VISÃO? AÇÕES NECESSÁRIAS PARA REALIZAR O TEXTO CHAVE? COMO MEDIR A REALIZAÇÃO DO TEXTO CHAVE? Ser referência como conselho profissional contribuindo para valorização da psicologia na condição de instância mediadora da relação sociedade e psicologia

Como alcançar nossa Visão? ATIVIDADE EM EQUIPE Como alcançar nossa Visão?

ANÁLISE DE SWOT A Análise SWOT é uma ferramenta de gestão muito utilizada como parte do planejamento estratégico dos negócios. O termo SWOT vem do inglês e representa as iniciais das palavras: Streghts (forças) Weaknesses (fraquezas) Opportunities (oportunidades) Threats (ameaças). 

SWOT - NOS CONHECENDO FORÇAS 2015 AÇÕES PARA MANTER Credibilidade e fé pública Seriedade e transparência na condução dos processos de gestão Capacidade de articulação com outras entidades e instituições, fora da Psicologia Quantidade significativa de IES formadoras em Psicologia (22) AFO1. Comunicação dialógica com atenção aos princípios norteadores da profissão dos sistemas conselhos (Implementar a comunicação - site, jornal, boletim, e outros) Atualizado em 31/01/2015

SWOT - NOS CONHECENDO FRAQUEZAS 2015 AÇÕES PARA FORTALECER Baixa qualidade da formação (qualidade de supervisão) Ausência do CRP nas IES Falta de estrutura para atender a dimensão geográfica da área de atuação do CRP 20 = 25,69% do território nacional Falta de autonomia das seções Baixa participação dos psicólogos nos eventos promovidos pelo CRP e que envolvem a psicologia Ausência de infra-estrutura adequada para funcionamento Baixa produção científica sobre questões regionais Falta de fiscais na sede e seções Comunicação instável Falta de recursos financeiros para promover eventos Inadimplência significativa AFR1. Realizar parceria com ABEP para fortalecer a relação entre o CRP e a IES AFR2. Realizar palestras e oficinas nas IES sobre o papel do conselho, aspectos éticos e técnicos, etc. AFR3. Oportunizar ações que venham proporcionar condições favoráveis a criação do CRP em Rondônia AFR4. Propor tese no CNP para alterar resolução que limita a autonomia das seções AFR5. Realizar ações de orientação/ pedagógicas AFR6. Realizar adequação da estrutura da sede e seções AFR7. Aquisição da sede AFR8. Realizar concursos para compor quadro de profissionais AFR9. Fomentar pesquisas científicas sobre questões regionais através do CREPOP e IES AFR10. Implementar a comunicação – internet (site, rede sociais, e-mails, boletim eletrônico, etc.), jornal, etc. para dar visibilidade em agenda positiva de eventos AFR11. Criar fundos para eventos AFR12. Realizar campanha de conscientização e esclarecimentos sobre a importância de pagamento da anuidade AFR13. Realizar ações de fiscalização junto aos órgãos públicos da regularização anual dos profissionais (elaborar documento) Atualizado em 31/01/2015

SWOT - CONHECENDO O CAMPO DE BATALHA OPORTUNIDADES 2015 OPORTUNIDADES AÇÕES PARA APROVEITAR A sociedade associa a atuação da psicologia na defesa dos direitos humanos/ conselho de direitos Surgimento de novas políticas publicas que demandam maior atuação da psicologia como na área de emergência e desastres, bem como aos Povos Tradicionais (Quilombolas, Ribeirinhos, Caboclos, Indígenas e Extrativistas), às populações em áreas de fronteiras e assentamentos e em outras políticas emergentes. Possibilidade de cooperação técnica entre os conselhos de saúde. Aumento da demanda de contratação de psicólogos pelo SUAS, SUS e Educação Aumento da visibilidade decorrente da alta demanda em conflitos relacionados ao Direito de Família e outras demandas. Derrubada do veto do PL de 30 horas. AOP1. Divulgar as pesquisas CREPOP e consultas públicas lançadas ao longo do ano, assim como os sites de referência AOP2. Buscar ter uma representatividade como titular nos assentos de direitos AOP3. Realizar encontros com os conselhos de controle social/ direito para articular ações conjuntas. AOP4. Buscar participação efetiva nos conselhos e fóruns de controle social e direito AOP5. Buscar articulação política para viabilizar implantação da obrigatoriedade de contratação de psicólogos pela SUAS, SUS e Educação AOP6. Mobilizar a categoria para derrubada do veto da PL de 30 horas Atualizado em 31/01/2015

SWOT - CONHECENDO O CAMPO DE BATALHA AMEAÇAS AÇÕES PARA REVERTER AMEAÇAS Crise econômica e aumento dos custos Risco de visibilidade negativa da profissão devido a denúncias relacionadas a baixa qualidade na produção de documentos produzidos por psicólogos Escassez ou sobrecarga da atuação do psicólogo pela indefinição do papel do psicólogo nas politicas públicas Descrédito do CRP junto a sociedade como resultado da pouca busca de comunicação/ informação dos profissionais Impacto negativo na credibilidade devido deficiência na formação acadêmica e política Impacto negativo na credibilidade devido deficiência na fiscalização Sobrecarga e desvirtuação de competências devido a deficiência na atuação sindicato e associações AAM1. Contenção de gastos AAM2. Capacitação para Construção e elaboração de documentos psicológicos (Projeto 07) AAM3. Buscar participação efetiva nos conselhos e fóruns de controle social e direito (AOP4) AAM4. Buscar articulação política para viabilizar implantação da obrigatoriedade de contratação de psicólogos pela SUAS, SUS e Educação (AOP5) AAM5. Promoção de Audiências Públicas para discutir da escassez ou sobrecarga da atuação do psicólogo AAM6. Implementar estratégias de comunicação (repaginar site, campanhas, boletim via internet, redes sociais, etc.) AAM7. Articulação com ABEP e unidades formadoras para inserção do tema de Políticas Públicas na grade curricular AAM8. Construção de parcerias mais eficazes com unidades formadoras e ABEP AAM9. Realizar concurso para adequação do quadro de pessoal AAM10. Consolidação dos GT´s (On line) AAM11. Fazer articulação com FENAPSI e apoiar implantação e fortalecimento dos sindicatos Atualizado em 31/01/2015

Proposta de Modelo de Gestão Estratégica DESDOBRAMENTO DAS ESTRATÉGIAS DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS INDICADORES E METAS INICIATIVAS ESTRATÉGICOS PRIORIZAÇÃO ORÇAMENTO

MAPA ESTRATÉGICO CRP/AM 20ª Região – 2014 a 2016 MISSÃO Cuidar, orientar e qualificar a profissão para oferecer à sociedade práticas da psicologia, norteadas por princípios democráticos e referenciais pautados em um fazer ético e técnico que considere a realidade amazônida e a defesa dos direitos humanos. VISÃO Ser referência como conselho profissional, contribuindo para valorização da psicologia na condição de instância mediadora da relação sociedade e psicologia. Sociedade e Profissionais Fortalecer inserção nas instâncias de controle social Aumentar Conhecimento Sobre a profissão conhecimento sobre o papel do conselho participação dos profissionais no conselho Aperfeiçoar e politizar a atuação do psicólogo Sociedade Potencializar a credibilidade do conselho Processos Internos Estruturar processo de comunicação Garantir a Participação nos Movimentos sociais Fortalecer COE e COF Manter CREPOP no regional Promover interação com os profissionais Criar e estruturar processos de GT´s Consolidar processo admin. e financeiro Estruturar e consolidar os processos do CRP 20 Desenvolver ações conjuntas com entidades de Psicologia Aprendizagem e Crescimento Possibilitar Formação Político Social do profissional Capacitação de Conselheiros e Equipe de apoio Garantir Infra-estrutura de TI e Predial Estruturação da gestão: física e pessoal Estruturar quadro de pessoal Estruturar atendimento do CRP as especificidades e demandas locais Atualizado em 31/01/2015

Indicadores Estratégicos Perspectiva Objetivos Estratégicos Indicadores Estratégicos Sociedade e Profissionais Aumentar Conhecimento Sobre a profissão Fortalecer inserção nas instâncias de controle social Aumentar conhecimento sobre o papel do Conselho Potencializar a credibilidade do conselho Aperfeiçoar e politizar a atuação do psicólogo Aumentar participação dos profissionais no conselho Mídia espontânea positiva Participação nos Conselhos de Direitos (Controle Social) Quantidade de participação de psicólogos nas discussões de políticas publicas Participação dos Profissionais nas ações do conselho Quantidade de chapas nas eleições do CRP Processos Internos Garantir a Participação nos Movimentos Sociais Estruturar processo de comunicação Desenvolver ações conjuntas com entidades de Psicologia Consolidar processo admin. e financeiro Manter CREPOP no regional Fortalecer COE e COF Criar e estruturar processos de GT´s Promover interação com os profissionais Participação em movimentos sociais Quantidade de Eventos Internos e Externos Quant. de Processos Éticos finalizados Quantidade de Referenciais Produzidas anualmente Quantidade de Pesquisas Realizadas Quantidade de orientações realizadas Aprendizagem e Crescimento Garantir Infra-estrutura de TI e Predial Possibilitar Formação Político Social do profissional Estruturar atendimento do CRP as especificidades e demandas locais Estruturar quadro de pessoal Capacitação de Conselheiros e Equipe de apoio Quantidade de Legislações que legitimam a atuação do Psicologia Quantidade de Reclamações para o CRP quanto obstáculos a sua atuação

Método proposto de Gestão Estratégica Iniciativas Estratégicas 2015

Método proposto de Gestão Estratégica Priorização das Iniciativas Estratégicas 2015

Método proposto de Gestão Estratégica Priorização das Iniciativas Estratégicas 2015

Método proposto de Gestão Estratégica Priorização das Iniciativas Estratégicas 2015

Método proposto de Gestão Estratégica Priorização das Iniciativas Estratégicas 2015

Método proposto de Gestão Estratégica Priorização das Iniciativas Estratégicas 2015

Método proposto de Gestão Estratégica Próximos Passos: Planejamento das Iniciativas/ Ações Estratégicas

Proposta de Modelo de Gestão Estratégica Próximos Passos MONITORAMENTO (análise, reuniões, decisões) COMUNICAÇÃO (Estratégias, ações tomadas) APRENDIZADO (Mudanças, insumos para revisão da estratégia)

Método proposto de Gestão Estratégica Próximos Passos: Levantamento de dados, construção dos indicadores e definição de metas