Presidente da Atricon e Conselheiro do TCE-PE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projeto Qualidade e Agilidade dos TCs – QATC
Advertisements

PARCERIAS INTERNACIONAIS PARA A BOA GOVERNANÇA DO CONTROLE
DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DO MMD – TC: DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DO MMD – TC: APRENDIZADOS E DESAFIOS Abordagem Abordagem: CONTRIBUIÇÕES DOS TRIBUNAIS.
CONTRATO DE GESTÃO Inácio Henrique Carvalho Auditor Governamental.
Painel de gestão estratégica SAPIENS: Informações em tempo real para a tomada de decisões gerenciais Adjuntoria de Gestão Estratégica.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE Relatório de Gestão.
Tucuruí, IFPA Belém, 15 de Junho de Setor de Egressos e Observatório do Trabalho.
ÍNDICE DE EFETIVIDADE DA GESTÃO MUNICIPAL IEGM. CONTEXTO HISTÓRICO Situação econômica Conscientização da população Impactos sociais Administração gerencial.
Título Helvética 25 PLANO ESTADUAL DE SAÚDE 2016 – 2019 Participação e Controle Social ANÁLISE DE SITUAÇÃO DAS CONFERÊNCIAS E CONSELHOS DE SAÚDE 1. Conferências.
II Seminário de Saúde do Trabalhador do SINDPREVS/SC Florianópolis/SC, junho de 2013 A saúde do servidor público: legislação, avanços e desafios.
22 de Setembro Congresso Brasil Competitivo 08 de outubro Adesão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) 20 de outubro Reunião do Comitê Estratégico.
Avanços obtidos na implantação do Channel Maria Amélia Holanda Cavalcante Assessoria de Planejamento e Gestão Novembro/2012.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município ____________ Etapa OUTUBRO.
Modelo de Avaliação da Maturidade e Desempenho da Gestão Fiscal (MD-GEFIS) Estados e DF Março 2016.
REUNIÃO ORDINÁRIA 20/08/2014 CIPA – GESTÃO 2014/2015.
OFICINA SOBRE OS RELATÓRIOS Analíticos e Descritivos
PRIMEIRA OFICINA REGIONAL
Histórico das ações do TCE-MT
CTI de gestão da qualidade das informações
Grupo de Trabalho Estadual do PMAQ
II REUNIÃO DO COMITÊ GESTOR ARRANJO PRODUTIVO LOCAL
PRÁTICAS DE GESTÃO E RESULTADOS
V Encontro Nacional dos Tribunais de Contas
Serviço de Gestão do Trabalho
Conselheiro Gilberto Jales – TCE RN
Professor Associado II Departamento de Ciências da Administração
A CONSTRUÇÃO DA EXCELÊNCIA INSTITUCIONAL
EP – Qualificação de Relatórios de Auditoria
Projeto FAEC Em ação nos Bairros.
21 de outubro I Workshop do Grupo de Trabalho do Pacto pela Reforma do Estado 17 de novembro II Workshop do Grupo de Trabalho do Pacto pela.
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
Trânsito PLUS Legal. Trânsito PLUS Legal Trânsito PLUS Legal Escola: Colégio PLUS Cidade: Barretos (S.P) Categoria: Educação Professor responsável:
Plano de implementação e avaliação da intervenção no Brasil
Coordenadora de Tc : Cíntia da Costa Souza
DISCIPLINA: PESQUISA DE CAMPO III Prof. Francisco E. B
Avanços nas atividades do projeto no período de novembro de 2016 a junho de 2017 (Brasil) 19 de junho de 2017.
Avanços do projeto no período de setembro 2015 a março 2016
1.
DESCRIÇÃO DO PROGRAMA Tem como diretriz o Programa Nacional de Gestão de Custos – PNGC, criado pelo Ministério da Saúde, que surgiu da necessidade de.
Processo: Comitês Indicadores: Número de Comitês Verdes
Proposta MINUTA DE RESOLUÇÃO COEX
Gestão Estratégica na Eletrobras Distribuição
ATENÇÃO PRIMÁRIA Contratos de Gestão SMS-RIO.
Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)
PLANEJAMENTO REGIONAL INTEGRADO - PRI
PLANO PARA GESTÃO DE RISCOS DA UFF PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO
<inserir a data – formato dd/mm/aaaa>
MINUTA – ANÁLISE DE IMPACTO REGULATÓRIO
A atuação do TCE-RJ junto aos RPPS do estado
METODOLOGIA DE APRESENTAÇÃO DO PDI
Ensino e extensão Novos desafios Regina Henriques
12 e 13 de setembro de 2018 | Sede do CNPq • Brasília-DF
Consultoria e Assessoria em Planejamento Estratégico PROPOSTA COMERCIAL Grupo de Negócio | Tecnologia Aplicada para Empresas do Futuro.
REDE NACIONAL DE INDICADORES PÚBLICOS
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
EXPERIÊNCIA EXITOSA DA FISCALIZAÇÃO CRN-3 PROJETO NASF
AÇOES ORIENTADORAS DO CRN/7 DIANTE DAS FRAGILIDADES DETECTADAS NA FISCALIZAÇÃO DO EXERCICIO PROFISSIONAL DOS NUTRICIONISTAS Fiscal Hellem Sousa CRN/7:1374.
Janeiro D S T Q Q S S
Programa de Desenvolvimento Gerencial
PRESTAÇÃO DE CONTAS ANUAL MUNICIPAL
PLANO PARA GESTÃO DE RISCOS DA UFF PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO
1º Congresso Brasileiro de Investimentos dos RPPS da ABIPEM
Seminário Internacional – OIT Boas Práticas na Inspeção do Trabalho
Cronograma “ A Europa Mora Aqui”
VIII Fórum Institucional de Ensino
UM ANO DE PROGRAMA 6ª Web de Acompanhamento/ 2019
I Fórum do Acordo de Cooperação Técnica STN/IRB/ATRICON nº 1/2018
Acordo de Cooperação Técnica STN/MF e Tribunais de Contas
Acordo de Cooperação Técnica STN/MF e Tribunais de Contas
Transcrição da apresentação:

Presidente da Atricon e Conselheiro do TCE-PE Governança e Gestão nos Tribunais de Contas: um diálogo com o Marco de Medição de Desempenho (MMD-TC) Valdecir Pascoal Presidente da Atricon e Conselheiro do TCE-PE Brasília Março/2017

ROTEIRO QATC - Estrutura Básica Evolução do processo Impactos do MMD-TC Novidades do MMD-TC MMD-TC em 2017 Cronograma de atividades em 2017

QATC - Estrutura Básica O Programa Qualidade dos Tribunais de Contas (QATC), principal ação da Atricon para o aprimoramento do sistema, compõe-se dos dois seguintes projetos: Resoluções-Diretrizes e Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC)

2. Evolução do processo 2012 - Lançamento do Plano Estratégico 2012-2017 da Atricon 2013 - Realização do Diagnóstico dos Tribunais de Contas 2014 - Edição das primeiras 11 (onze) Resoluções - Diretrizes para orientar a atuação do controle externo 2015 - Criação e aplicação do MMD-TC, utilizando como parâmetros as Resoluções - Diretrizes e o SAI- PMF; lançamento das Resoluções - Diretrizes de controle nas áreas de Educação e de Obras 2016 - Lançamento da Resolução - Diretriz de controle das Receitas e das Renúncias de Receitas e dos Indicadores do MMD-TC nas áreas de Educação e de Obras

3. Impactos do MMD-TC Os resultados da 1ª aplicação do MMD-TC (2015) se consolidaram como referência para a revisão dos planos estratégicos e dos planos anuais dos TCs; Em 19 Tribunais de Contas foram elaborados planos de trabalho específicos para alavancar os indicadores que apresentaram resultados insatisfatórios no MMD-TC; 16 boas práticas foram catalogadas e compartilhadas no site da Atricon: http://boaspraticas.atricon.org.br/ O MMD-TC recebeu o reconhecimento e o apoio do BID e do BIRD; este último adotará os dados da avaliação para subsidiar as parcerias na fiscalização de recursos de empréstimo.

4. Novidades do MMD-TC Revisão de indicadores, dimensões e critérios; Inclusão dos indicadores sobre a qualidade da fiscalização da educação e das obras públicas, criados em parceria com o IRB e o Ibraop, respectivamente; Criação de dimensão relativa ao controle das Receitas e das Renúncias de Receitas; Ampliação do escopo de coleta de dados, a partir da sugestão do Consultor Marcus André.

5. MMD-TC em 2017 A reaplicação do MMD em 2017 permitirá analisar a evolução da agilidade e da qualidade dos Tribunais de Contas no biênio; Envolverá os 34 Tribunais de Contas e cerca de 150 membros e servidores entre abril e setembro deste ano; Todo o trabalho é voluntário e colaborativo. O único custo dos TCs é com os deslocamentos dos membros que atuam no projeto; Ao final do MMD-TC, o Tribunal receberá um relatório com o diagnóstico detalhado da sua situação atual e uma análise da evolução dos indicadores em relação a 2015;

6. Cronograma de atividades em 2017 Treinamento dos membros do Comitê Consultivo e das Comissões de Avaliação dos TCs (TCE-RN, abril de 2017); Treinamento das Comissões de Garantia da Atricon (TCE-MA, maio de 2017); Aplicação do MMD-TC: abril a setembro de 2017; Elaboração do relatório consolidado de dados e avanços: outubro a novembro de 2017; Divulgação dos resultados: novembro de 2017, durante XXIX Congresso dos Tribunais de Contas, Goiânia/GO (apoio local: TCE-GO e TCM-GO) Divulgação de boas práticas: dezembro de 2017

Obrigado! Valdecir Pascoal atricon@atricon.org.br