Processos Gerenciais Planejamento da Informação

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Transcrição da apresentação:

Profº Adilson Lima adilsonls@umc.br Processos Gerenciais Planejamento da Informação Principais elementos da Cultura Organizacional Profº Adilson Lima adilsonls@umc.br

Principais elementos da Cultura Organizacional (Heróis, mitos, ritos, rituais, valores e crenças) e suas interfaces com os processos decisoriais cotidianos das organizações.

Principais elementos da Cultura Organizacional Elementos visíveis e conscientes. Valores. Percepções e interpretações; não tão conscientes. Pressupostos básicos. Sistema de valores, crenças, concepções, paradigmas; subconscientes.

Cultura Organizacional “Aqui as coisas funcionam assim!” “Você vai se acostumar...” “Você é novo, aqui não funciona assim!” “Com o tempo você aprende!” “Cuidado, aqui é diferente!” “Você é novo ainda!”

Principais elementos da Cultura Organizacional 1. CRENÇAS E PRESSUPOSTOS; 2. VALORES; 3. RITOS, RITUAIS E CERIMÔNIAS; 4. ESTÓRIAS E MITOS; 5. TABUS; 6. HERÓIS; 7. NORMAS; 8. SISTEMA DE COMUNICAÇÃO.

1. Crenças e Pressupostos Expressam aquilo que é tido como verdade na organização; São naturalizados e inquestionáveis; Vistos como “processo evolutivo”, mas que não muda as coisas já apreendidas; Possuem a função secundária da estabilidade.

2. Valores “Os valores representam a essência da filosofia da organização para o alcance do sucesso, pois eles fornecem um senso de direção comum para todos os empregados e um guia para o comportamento diário.” Os valores são definições do que é importante para a organização atingir o sucesso e apesar das empresas tentarem “personalizar” seus valores, alguns podem ser considerados comuns a várias delas, como: importância do consumidor; busca da excelência e qualidade, motivação etc.

2. Valores

3. Ritos, Rituais e Cerimônias Os Ritos, Rituais e Cerimônias são exemplos de atividades planejadas que têm consequências práticas e expressivas, tornando a cultura organizacional tangível e coesa. São visíveis e penetrantes; Lado criativo da cultura; Guiam o comportamento, o como “jogar” e “divertir-se”.

Ritos Organizacionais mais aplicados

4. Estórias e Mitos Estórias são narrativas baseadas em eventos ocorridos, são simbólicas e flexíveis: - Informam sobre a organização; - Reforçam comportamento existente; - Enfatizam como este comportamento se ajusta ao ambiente organizacional. Mitos se referem a estórias condizentes com a organização, porém, não sustentadas por fatos.

5. Tabus Os tabus cumprem o papel organizacional de orientar o comportamento, demarcando áreas de proibições. Os tabus colocam em evidência o aspecto disciplinar da cultura com ênfase ao não permitido.

6. Heróis Personificam os valores da organização; Condensam a força da organização; São os responsáveis pela criação da organização; Têm coragem e persistência de “fazer o que todos almejam, porém têm medo de tentar”. Tornam o sucesso atingível e humano; Fornecem modelos; Simbolizam a organização para o mundo exterior; Preservam o que há de especial; Estabelecem padrões de desempenho; Motivam os empregados, fornecendo uma influência duradoura.

7. Normas São os comportamentos esperados, aceitos e apoiados pelo grupo, fixados de modo formal ou informal, através dos quais as pessoas são recompensadas ou punidas, confrontadas ou encorajadas, ou postas em ostracismo quando violam as normas; A escolha das normas é guiada pelos pressupostos, valores, tabus; divulgadas através da comunicação, heróis, ritos, rituais, estórias e outros elementos. A escolha das normas é precedida pelos pressupostos, valores, tabus; São divulgadas através da comunicação, heróis, ritos, rituais, estórias e outros elementos.

8. Comunicação O Sistema de Comunicação através da interação social cria, sustenta, transmite e muda a cultura organizacional; 1. Contadores de Estórias; 2. Padres; 3. Confidentes; 4. Fofoqueiros; 5. Espiões; 6. Conspiradores.

Interfaces com os processos decisoriais cotidianos das organizações

Interfaces com os processos decisoriais cotidianos das organizações Inovação Financiamento 

Interfaces com os processos decisoriais cotidianos das organizações Cliente

Atividade em Grupo Elaborar uma apresentação (.ppt) em grupo de 4 alunos (máximo) sobre um artigo, case ou notícia relacionada a "Informação". Apresentação de 10 min. com a participação de todos os alunos, em 29/09. Apresentação Título Subtítulo Conteúdo (pesquisa) Referência (fonte de pesquisa) Enviar para os seguintes e-mails: adilsonls@umc.br e adilson-ls@hotmail.com