ESTRUTURAS DE ORIENTAÇÃO EDUCATIVA

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Transcrição da apresentação:

ESTRUTURAS DE ORIENTAÇÃO EDUCATIVA ESCOLA BÁSICA DE GÓIS ESTRUTURAS DE ORIENTAÇÃO EDUCATIVA PLANO DE MELHORIA 2014/2015

PLANO DE MELHORIA – A IMPLEMENTAR NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS Este relatório tem como objetivo apoiar os órgãos de gestão do Agrupamento na implementação de um conjunto de medidas que permitam num curto/médio prazo, melhorar o desempenho organizacional do Agrupamento, contribuindo assim para uma maior qualidade, eficiência e eficácia do mesmo, com vista à obtenção do “Committed to Excelence in Europe”. De seguida apresenta-se uma análise comparativa entre os resultados obtidos, nos nove critérios do modelo do CAF, nos anos letivos de 2011/2012, 2012/2013; 2013/2014 e 2014/2015. .

ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS RESULTADOS OBTIDOS NOS ANOS LETIVOS 2010/2011 a 2013/2014 CRITÉRIOS MÉDIA 2011/2012 MÉDIA 2012/2013 MÉDIA 2013/2014 MÉDIA 2014/2015 1 Liderança 4,2 4,3 4,1 4,0 2 Planeamento e Estratégia 3,9 3 Gestão das Pessoas 4 Parcerias e recursos 5 Gestão dos Processos de Mudança 6 Satisfação do cidadão/cliente 3,2 3,3 7 Satisfação das Pessoas 8 Impacto na Sociedade 9 Resultados do desempenho chave 3,8

ASPETOS A MELHORAR POR CRITÉRIO

ASPETOS A MELHORAR POR CRITÉRIO Os pontos fortes e as áreas de melhoria foram selecionados em função da média obtida nos nove critérios a avaliar sendo que, os pontos fortes foram considerados todos aqueles que estão acima da média global por critério e as áreas de melhoria, aquelas que se situam em valor inferior ou igual a três vírgula cinco (3,5). Os critérios seguintes não apresentam aspetos a melhorar, uma vez que não se verificam médias inferiores a três vírgula cinco (3,5), a saber: 3 - Gestão das Pessoas 7- Satisfação das Pessoas (Pessoal Docente e Pessoal Não Docente) 8 – Impacto na Sociedade

ASPETOS A MELHORAR POR CRITÉRIO Apresentam aspetos a melhorar os seguintes critérios: Critério 1 – Liderança Conheço em linhas gerais o Projeto Educativo. Os Representantes dos Encarregados de Educação participam na elaboração do Projeto Educativo do Agrupamento e do Regulamento Interno. Fui ouvido, através do meu Representante, na revisão do Regulamento Interno. Sinto que há disciplina e regras na Escola. Critério 2 – Planeamento e Estratégia O Agrupamento fomenta a participação das famílias em atividades organizadas pela Escola. A Escola tem um horário de atendimento e funcionamento que corresponde às necessidades da população que serve. A Escola tem conseguido diminuir os casos de indisciplina.

ASPETOS A MELHORAR POR CRITÉRIO Apresentam aspetos a melhorar os seguintes critérios: Critério 4 – Parcerias e Recursos Sou bem atendido pelos Funcionários quando os procuro para tratar de algum assunto. O Refeitório satisfaz as minhas necessidades. A Escola tem melhorado as condições físicas de acesso de pessoas com mobilidade reduzida . Participo nas atividades do Agrupamento. As instalações do Agrupamento são mantidas em bom estado de conservação, higiene e segurança. Critério 5 – Gestão dos Processos e da Mudança Os Alunos contribuem para a conservação, higiene e segurança das instalações da Escola. Os Encarregados de Educação são motivados pela Associação de Pais a participarem na vida Escolar.

ASPETOS A MELHORAR POR CRITÉRIO Apresentam aspetos a melhorar os seguintes critérios: Critério 6 – Satisfação do Cidadão/ Cliente O desempenho do Pessoal Não Docente é do agrado da Comunidade Educativa. A Escola tem um horário de atendimento e funcionamento que responde às necessidades da população que a Escola serve. As críticas e sugestões são tidas em consideração com vista a melhorar os serviços. Critério 9 – Resultados do Desempenho Chave A gestão das instalações, espaços e equipamentos é adequada às necessidades dos Alunos e funcionalidade dos Serviços.

PLANO DE MELHORIA – A IMPLEMENTAR NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS A tabela que se segue contempla medidas de melhoria para toda a Comunidade Educativa a desenvolver no decorrer do próximo ano letivo.

PLANO DE MELHORIA – A IMPLEMENTAR NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS Aspeto a melhorar Ações a desenvolver Responsáveis Recursos Calendari-zação Avaliação interna Critério 1 – Liderança Conheço em linhas gerais o Projeto Educativo. Os Representantes dos Encarregados de Educação participam na elaboração do Projeto Educativo do Agrupamento e do Regulamento Interno. Fui ouvido, através do meu Representante, na revisão do Regulamento Interno. Sinto que há disciplina e regras na Escola. -Continuar a informar os EE e Alunos tanto na reunião de receção ou outras como nas aulas de DT e DC sobre o conteúdo destes Documentos. -Documentos disponíveis na página da Escola ou em suporte papel na BE/CRE -Continuar a solicitar propostas para a elaboração dos documentos. -Continuar a aplicar o projeto Turma+ Comportamento, devendo existir uma recompensa para a turma com melhor classificação (média final dos três períodos). -Encaminhar os Alunos para o GAAF. Profs/ DT Pais/ EE Alunos Profs/ DT/ Pais/ EE/ Representantes dos EE /Associação de pais Conselhos de Turma, AO e GAAF Materiais e Humanos Ao longo do ano letivo Todos os intervenientes da Equipa

PLANO DE MELHORIA – A IMPLEMENTAR NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS Aspeto a melhorar Ações a desenvolver Responsáveis Recursos Calendari-zação Avaliação interna Critério 2 – Planeamento e Estratégia O Agrupamento fomenta a participação das famílias em atividades organizadas pela Escola. A Escola tem conseguido diminuir os casos de indisciplina. -Continuar a solicitar a participação ativa dos Pais/EE na vida da Escola -Continuar a aplicar o projeto Turma+ Comportamento, devendo existir uma recompensa para a turma com melhor classificação (média final dos três períodos). -Encaminhar os Alunos para o GAAF. - Aplicar com rigor o Estatuto do Aluno e Ética Disciplinar. Agrupamento Conselhos de Turma, AO e GAAF Materiais e humanos Ao longo do ano letivo Todos os intervenientes da Equipa

PLANO DE MELHORIA – A IMPLEMENTAR NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS Aspeto a melhorar Ações a desenvolver Responsáveis Recursos Calendari-zação Avaliação interna Critério 4 – Parcerias e Recursos Sou bem atendido pelos Funcionários quando os procuro para tratar de algum assunto. O Refeitório satisfaz as minhas necessidades. A Escola tem melhorado as condições físicas de acesso de pessoas com mobilidade reduzida . Participo nas atividades do Agrupamento. As instalações do Agrupamento são mantidas em bom estado de conservação, higiene e segurança. -Reuniões com a Direção para harmonização de procedimentos ao nível das relações interpessoais. -Possibilitar, através de agendamento, participar na hora das refeições. -Manter a funcionar os recursos existentes na escola adequados às necessidades. -Continuar a solicitar o envolvimento dos diferentes intervenientes nas atividades da Escola. -Aumentar a responsabilização dos alunos na conservação e higiene do espaços. - Implementar o lema “quem estraga conserta, quem suja limpa”. -Continuar a eleger o delegado de limpeza. - Responsabilizar a autarquia na manutenção dos equipamentos. Direção e Chefe dos Serviços Direção Direção e CMG Comunidade Educativa Profs/ DT/Alunos CMG Materiais e humanos Ao longo do ano letivo Todos os intervenientes da Equipa

PLANO DE MELHORIA – A IMPLEMENTAR NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS Aspeto a melhorar Ações a desenvolver Responsáveis Recursos Calendari-zação Avaliação interna Critério 5 – Gestão dos Processos e da Mudança Os Alunos contribuem para a conservação, higiene e segurança das instalações da Escola. Os Encarregados de Educação são motivados pela Associação de Pais a participarem na vida Escolar. Critério 6 – Satisfação do Cidadão/ Cliente O desempenho do Pessoal Não Docente é do agrado da Comunidade Educativa. A Escola tem um horário de atendimento e funcionamento que responde às necessidades da população que a Escola serve. As críticas e sugestões são tidas em consideração com vista a melhorar os serviços. -Aumentar a responsabilização dos alunos. - Implementar o lema “quem estraga conserta, quem suja limpa”. -Continuar a eleger o delegado de limpeza. -Realizar mais regularmente reuniões entre a Associação de Pais e restantes Representantes dos Encarregados de Educação. -Responsabilizar a autarquia na manutenção dos equipamentos. -Reuniões com a Direção para harmonização de procedimentos ao nível das relações interpessoais. -Ouvir os encarregados de educação, docentes e alunos relativamente ao horário dos serviços. -Criar um espaço físico para entrega anónima de sugestões. Profs/ DT/Alunos Pais/EE e Associação de Pais CMG Direção e Chefe dos Serviços Direção; Prof./DT e AO Direção Materiais e humanos Ao longo do ano letivo Todos os intervenientes da Equipa

PLANO DE MELHORIA – A IMPLEMENTAR NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS Aspeto a melhorar Ações a desenvolver Responsáveis Recursos Calendari-zação Avaliação interna Critério 9 – Resultados do Desempenho Chave A gestão das instalações, espaços e equipamentos é adequada às necessidades dos Alunos e funcionalidade dos Serviços. -Manter os recursos e equipamentos existentes na escola adequados às necessidades. -Criação de uma nova sala de alunos e gabinetes de trabalho -Modernização do equipamento existente (por exemplo, Computadores). -Responsabilizar a autarquia na manutenção dos equipamentos. Direção Entidades Parceiras CMG Materiais e humanos Ao longo do ano letivo Todos os intervenientes da Equipa