Teorias da Aprendizagem Behaviorismo Teorias da Aprendizagem
Behaviorismo: origem 1900… Véspera da Primeira Guerra Mundial Início do uso generalizado de combustíveis a base de petróleo Pragmatismo econômico Revolução tecnológica (Marie Curie, Einstein, Darwin, Pavlov) … Necessidade de eficácia freiava Psicologia
Behaviorismo: origem Valor aos fins, não aos processos Pressão por resultados Valor aos fins, não aos processos
Ivan Pavlov Fisiologista russo Pesquisava a biologia da digestão em cães 1904: Nobel (salivação ocorria mesmo sem a presença do alimento) Respostas reflexas X condicionadas
Condicionamento Clássico
https://www.youtube.com/watch?v=hJaOAKkLGqc
Condicionamento Clássico Estímulo – resposta incondicionados Reflexo REFLEXO ESTÍMULO RESPOSTA Sucção Objeto na boca sugar Rotação da cabeça Toque na bochecha Virar cabeça Engolir Alimento na boca Espirrar Irritação nas vias aéreas Reflexo de nadar Bebê na horizontal, segurado pela barriga Movimentos de natação Reflexo de garra Toque na palma da mão ou planta do pé Fechamento da mão ou pé Reflexo de caminhar Bebê na vertical, tocando superfície Movimentos de caminhada
Condicionamento Clássico Fenômenos: Aquisição – número de repetições necessárias para emparelhamento Recuperação – condicionamento é duradouro Extinção – apresentar estímulo condicionado sem estímulo incondicionado repetidamente Generalização – Mesma resposta (similar) ao apresentar variações do estímulo Discriminação – aprender a não generalizar Condicionamento de ordem superior – acrescentar um estímulo
John Watson Psicólogo americano (1878 – 1958) 1913 – Manifesto Behaviorista “A psicologia como o behaviorista a vê” Marco histórico na psicologia – uniu outros manifestos Defendia abandono da instrospecção e adoção da observação direta do comportamento como único método possível para psicologia científica Observação possibilitaria mensurar e replicar Psicologia: ciência capaz de prever e controlar comportamento
John Watson Achados de Pavlov embasam sua teoria Homem nasce com reflexos que, com o tempo, são associados a respostas emocionais (Ex. Sentimentos de amor ao ser acariciado) “Anti-eugenia” – tudo seria aprendido pelas experiências Ambientalismo Tábula rasa de Locke
“Dê-me a criança e meu mundo para criá-la, eu a farei engatinhar ou andar, eu a farei escalar e usar suas mãos para construir prédios de pedra ou madeira, eu farei dela um ladrão, um atirador ou um viciado em narcóticos. A possibilidade de moldá-la em qualquer direção é quase infinita.” (Watson, 1928, p. 35) https://www.youtube.com/watch?v=g4gmwQ0vw0A
Pequeno Albert
Condicionamento Clássico Até hoje é usado para explicar sintomas de alguns quadros psicopatológicos (Ex. Fobias, evitações e TEPT) Preceitos da habituação são considerados “padrão ouro” para tratamento de alguns quadros, como fobias Todas as pessoas respondem da mesma forma aos mesmos estímulos?
Neobehaviorismo Burrhus Frederic Skinner (1904 – 1990) foi um dos maiores nomes da psicologia do século XX Inspirado em Pavlov e Watson, mas critica limitação do estudo dos reflexos Comportamento seria essencialmente produto do ambiente / fora do organismo Método objetivo e descritivo (sem especulações) Não nega processos mentais
https://www. youtube. com/watch https://www.youtube.com/watch?v=RgFUKDeCFjk&list =PLSheHleldxKTw3UwWr3Ka7ccwIda2P5AK&index=1 1
Neobehaviorismo Aprendizagem resultaria da associação de um estímulo a outro Responsável por perceber que determinadas contingências, e a forma como eram apresentadas, influenciavam a frequência do comportamento Respostas eliciadas por um estímulo – RESPONDENTES (Clássico) Respostas emitidas por organismo – OPERANTES Maioria dos comportamentos seria OPERANTE
Não existem contingências universais! Neobehaviorismo CONTINGÊNCIAS: O que organismo faz Sob quais condições faz Consequências das ações Não existem contingências universais!
Neobehaviorismo Influência das ideias de Darwin Natureza age para selecionar características que contribuem para sobrevivência Efeito das consequências – respostas selecionadas “Tanto na seleção natural quanto no condicionamento operante, as consequências assumem o papel previamente atribuído a uma mente criativa antecedente”
Condicionamento Operante “Um operante é uma resposta que opera no ambiente e modifica-o” Estímulo antecedente Comportamento Estímulo consequente
Condicionamento Operante Tipos de operante REFORÇO PUNIÇÃO EXTINÇÃO
Condicionamento Operante Reforço: aumenta a probabilidade da ocorrência do comportamento Positivo: Quando a contingência é adicionada Lavar louça Receber elogio Aumenta probabilidade Negativo: Quando a contingência é retirada Fazer tema Não precisar ajudar na casa Aumenta probabilidade
Condicionamento Operante Punição: reduz a probabilidade da ocorrência do comportamento Positiva: Quando a contingência é adicionada Dirigir alcoolizado Multa Reduz probabilidade Negativa: Quando a contingência é retirada Não fazer o tema Ficar sem TV Reduz probabilidade
Condicionamento Operante Extinção: reduz probabilidade da ocorrência da resposta pela ausência da contingência Birra no mercado Ignorar Reduz probabilidade
Supernanny https://www.youtube.com/watch?v=HAClIrU7R4w https://www.youtube.com/watch?v=dV1qPQTP3is (16min, 31min)
Condicionamento Operante CAIXA DE SKINNER
Impacto na educação Artigo As Teorias da Aprendizagem são necessárias? http://periodicos.ufpa.br/index.php/rebac/article/view/767/1034 Embora agradáveis para seus criadores, teorias têm pouco valor prático Ficções não observadas – Comportamento não pode ser estudado pelo método hipotético-dedutivo – sem especulações
Impacto na educação Vamos conhecer a Máquina de ensinar de Skinner: https://www.youtube.com/watch?v=vmRmBgKQq20