Teorias da Aprendizagem

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TEORIA COMPORTAMENTAL
Advertisements

Behaviorismo.
Psicologia da Personalidade II
Contexto histórico - “A modernidade”
KARINE DUTRA MESQUITA NALINI PSICÓLOGA / PSICOPEDAGOGA O BEHAVIORISMO.
Disciplina: Psicologia Professora: Tatiana Burrhus Frederic Skinner.
DISCIPLINA – INTRODUÇÃO AO DIREITO Prof. Msc. Aparecida Correia da Silva -
Administração Psicologia Organizacional Carlos Eduardo Rodrigues.
BEHAVIORISMO “Daí-me uma dúzia de crianças sadias, bem formadas e um ambiente de acordo com as minhas especificações e garanto que poderei tomar qualquer.
Curso de Psicologia Disciplina: Ciclo do Desenvolvimento Humano Equipe: Marcilio, Mario, Eduardo e Antoniele. Professora Ms: Lina de Gil.
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
ENSINO DA NATUREZA E DA SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Zâmia Aline Barros Ferreira.  Behavior = comportamento  O termo Behaviorismo foi inaugurado pelo americano John B. Watson, em artigo publicado em 1913,
Análise do Comportamento: Behaviorismo Radical, Análise experimental do comportamento e Análise aplicada do comportamento Marcus Bentes de Carvalho Neto.
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
APRESENTAÇÃO MULTIMÉDIA #27 TEMA V | PROBLEMAS E CONCEITOS TEÓRICOS ESTRUTURADORES DA PSICOLOGIA CAPÍTULO 1| OS GRANDES AUTORES DA HISTÓRIA DA PSICOLOGIA.
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
ILUMINISMO A fé no progresso e na razão
APRESENTAÇÃO MULTIMÉDIA #12 TEMA II | EU CAPÍTULO 1 | A COGNIÇÃO
Carlos Eduardo Rodrigues
Adaptação da Mediação a Diferentes Perfis de Públicos e Áreas
DISCUSSÃO E RESULTADOS
Universidade do Estado de Santa Catarina
Ciência, Tecnologia e Análise do Comportamento
APRENDIZAGEM PELAS CONSEQUÊNCIAS: O CONTROLE AVERSIVO
APRENDIZAGEM PELAS CONSEQUÊNCIAS: O REFORÇO
Comportamento respondente
CONDICIONAMENTO PAVLOVIANO (CONDICIONAMENTO CLÁSSICO)
OBJETIVO: 1.Produzir um novo estilo de vida (Vida Super Abundante) 2.Reprogramar suas crenças limitantes e potencializar suas crenças (Eliminar Entraves.
Estudo do comportamento verbal
L. S. Vigotsky Psicólogo russo / Dialética marxista
ESTATÍSTICA BÁSICA. Por quê? Em alguma fase de seu trabalho, o pesquisador se vê às voltas com o problema de analisar e entender um conjunto de dados.
Teoria Social Cognitiva
GESTÃO DE NEGÓCIOS PROFESSOR: FÁBIO
Psicologia Aplicada ao Direito
Me. João Camilo de Souza Junior
Método experimental.
Reforços.
Psicologia do Desenvolvimento III
O homem “já nasce pronto”, pode- se apenas aprimorar um pouco aquilo que ele é ou, inevitavelmente virá a ser. O homem é concebido como um ser totalmente.
Introdução à Psicologia
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
A pesquisa teórica e a Homeopatia
BEHAVIORISMO Profa. MSc. Fernanda Moraes
Behaviorismo: Origens e desenvolvimento
Realizado por Micaela Amorim, nº16, 12ºA
BEHAVIORISMO “A busca por uma ciência do comportamento”
Psicologia Geral e da Educação II Carlos Eduardo Rodrigues 2º semestre 2014.
Aulas T EORIAS DA A PRENDIZAGEM Formação Docente para o Ensino Superior Prof. Ms. Denise N.Bruckner 1 2.
HISTÓRIA DA PSICOLOGIA UNIVERSIDADE PAULISTA Patrícia de Góes Manaus 2018.
Fundamentos de Psicologia Experimental Capítulo Capítulo - Aprendizagem Tema- Lei do Efeito e Condicionamento Operante Princípios Básicos.
1. O TIPO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA CAMPO ESTUDO DE CASO PESQUISA AÇÃO PESQUISA PARTICIPANTE 2. MÉTODO DE ABORDAGEM São métodos que possuem um caráter.
ECONOMIA GERAL I ADMINISTRAÇÃO PROF. DR. JOSÉ NAZARENO ARAÚJO DOS SANTOS UFPA/ICSA/FACECON 2018.
Recebeu influências para ser o que é hoje, de:
Ciência da vida mental Consciência
AULA 2 ESTATÍSTICA DANIEL PÁDUA.
Uma Ciência do Comportamento
Psicologia Geral Prof. MS. Gerson Heidrich
Currículos e Programas
Análise do comportamento
Abordagem da reflexologia russa
CONTROLE DE COMPORTAMENTO PELAS CONSEQUÊNCIAS
Antecedentes Históricos e Epistemológicos da PSICOLOGIA COGNITIVA
Metodologia Científica Adriana Carvalho Aula 2. O conhecimento Na aula 1, vimos que os tipos de conhecimentos são saberes que fazem parte de nosso dia-a-dia.
Aula 4 IEEC- Joana Andrade
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
ESTRUTURAÇÃO DO RESUMO Consiste: numa apresentação concisa e objetiva dos pontos principais de uma publicação científica. Proporciona: todas as informações.
Nome do Professor Aula 1 Título do tema da aula Nome do Professor Aula 1 O conhecimento.
Transcrição da apresentação:

Teorias da Aprendizagem Behaviorismo Teorias da Aprendizagem

Behaviorismo: origem 1900… Véspera da Primeira Guerra Mundial Início do uso generalizado de combustíveis a base de petróleo Pragmatismo econômico Revolução tecnológica (Marie Curie, Einstein, Darwin, Pavlov) … Necessidade de eficácia freiava Psicologia

Behaviorismo: origem Valor aos fins, não aos processos Pressão por resultados Valor aos fins, não aos processos

Ivan Pavlov Fisiologista russo Pesquisava a biologia da digestão em cães 1904: Nobel (salivação ocorria mesmo sem a presença do alimento) Respostas reflexas X condicionadas

Condicionamento Clássico

https://www.youtube.com/watch?v=hJaOAKkLGqc

Condicionamento Clássico Estímulo – resposta incondicionados  Reflexo REFLEXO ESTÍMULO RESPOSTA Sucção Objeto na boca sugar Rotação da cabeça Toque na bochecha Virar cabeça Engolir Alimento na boca Espirrar Irritação nas vias aéreas Reflexo de nadar Bebê na horizontal, segurado pela barriga Movimentos de natação Reflexo de garra Toque na palma da mão ou planta do pé Fechamento da mão ou pé Reflexo de caminhar Bebê na vertical, tocando superfície Movimentos de caminhada

Condicionamento Clássico Fenômenos: Aquisição – número de repetições necessárias para emparelhamento Recuperação – condicionamento é duradouro Extinção – apresentar estímulo condicionado sem estímulo incondicionado repetidamente Generalização – Mesma resposta (similar) ao apresentar variações do estímulo Discriminação – aprender a não generalizar Condicionamento de ordem superior – acrescentar um estímulo

John Watson Psicólogo americano (1878 – 1958) 1913 – Manifesto Behaviorista “A psicologia como o behaviorista a vê” Marco histórico na psicologia – uniu outros manifestos Defendia abandono da instrospecção e adoção da observação direta do comportamento como único método possível para psicologia científica Observação possibilitaria mensurar e replicar Psicologia: ciência capaz de prever e controlar comportamento

John Watson Achados de Pavlov embasam sua teoria Homem nasce com reflexos que, com o tempo, são associados a respostas emocionais (Ex. Sentimentos de amor ao ser acariciado) “Anti-eugenia” – tudo seria aprendido pelas experiências Ambientalismo Tábula rasa de Locke

“Dê-me a criança e meu mundo para criá-la, eu a farei engatinhar ou andar, eu a farei escalar e usar suas mãos para construir prédios de pedra ou madeira, eu farei dela um ladrão, um atirador ou um viciado em narcóticos. A possibilidade de moldá-la em qualquer direção é quase infinita.” (Watson, 1928, p. 35) https://www.youtube.com/watch?v=g4gmwQ0vw0A

Pequeno Albert

Condicionamento Clássico Até hoje é usado para explicar sintomas de alguns quadros psicopatológicos (Ex. Fobias, evitações e TEPT) Preceitos da habituação são considerados “padrão ouro” para tratamento de alguns quadros, como fobias Todas as pessoas respondem da mesma forma aos mesmos estímulos?

Neobehaviorismo Burrhus Frederic Skinner (1904 – 1990) foi um dos maiores nomes da psicologia do século XX Inspirado em Pavlov e Watson, mas critica limitação do estudo dos reflexos Comportamento seria essencialmente produto do ambiente / fora do organismo Método objetivo e descritivo (sem especulações) Não nega processos mentais

https://www. youtube. com/watch https://www.youtube.com/watch?v=RgFUKDeCFjk&list =PLSheHleldxKTw3UwWr3Ka7ccwIda2P5AK&index=1 1

Neobehaviorismo Aprendizagem resultaria da associação de um estímulo a outro Responsável por perceber que determinadas contingências, e a forma como eram apresentadas, influenciavam a frequência do comportamento Respostas eliciadas por um estímulo – RESPONDENTES (Clássico) Respostas emitidas por organismo – OPERANTES Maioria dos comportamentos seria OPERANTE

Não existem contingências universais! Neobehaviorismo CONTINGÊNCIAS: O que organismo faz Sob quais condições faz Consequências das ações Não existem contingências universais!

Neobehaviorismo Influência das ideias de Darwin Natureza age para selecionar características que contribuem para sobrevivência Efeito das consequências – respostas selecionadas “Tanto na seleção natural quanto no condicionamento operante, as consequências assumem o papel previamente atribuído a uma mente criativa antecedente”

Condicionamento Operante “Um operante é uma resposta que opera no ambiente e modifica-o” Estímulo antecedente Comportamento Estímulo consequente

Condicionamento Operante Tipos de operante REFORÇO PUNIÇÃO EXTINÇÃO

Condicionamento Operante Reforço: aumenta a probabilidade da ocorrência do comportamento Positivo: Quando a contingência é adicionada Lavar louça Receber elogio Aumenta probabilidade Negativo: Quando a contingência é retirada Fazer tema Não precisar ajudar na casa Aumenta probabilidade

Condicionamento Operante Punição: reduz a probabilidade da ocorrência do comportamento Positiva: Quando a contingência é adicionada Dirigir alcoolizado Multa Reduz probabilidade Negativa: Quando a contingência é retirada Não fazer o tema Ficar sem TV Reduz probabilidade

Condicionamento Operante Extinção: reduz probabilidade da ocorrência da resposta pela ausência da contingência Birra no mercado Ignorar Reduz probabilidade

Supernanny https://www.youtube.com/watch?v=HAClIrU7R4w https://www.youtube.com/watch?v=dV1qPQTP3is (16min, 31min)

Condicionamento Operante CAIXA DE SKINNER

Impacto na educação Artigo As Teorias da Aprendizagem são necessárias? http://periodicos.ufpa.br/index.php/rebac/article/view/767/1034 Embora agradáveis para seus criadores, teorias têm pouco valor prático Ficções não observadas – Comportamento não pode ser estudado pelo método hipotético-dedutivo – sem especulações

Impacto na educação Vamos conhecer a Máquina de ensinar de Skinner: https://www.youtube.com/watch?v=vmRmBgKQq20