Cooperativa: uma plataforma para o Brasil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria de Controle Externo da Agricultura e do Meio Ambiente Auditorias nos Instrumentos de Mitigação de Riscos da Atividade Agropecuária Junnius Marques.
Advertisements

EDUCAÇÃO AMBIENTAL & AGRICULTURA FAMILIAR. MINÉRIOSFLORESTAS A QUESTÃO AMBIENTAL ! ATÉ METADE DO SÉCULO XX PARECIA SER INFINITO Os Bens Naturais SOLO.
Encontro de Lideranças (*) 1 APRESENTAÇÃO DO SINICON SOBRE O EMPREGO E OS IMPACTOS DA CONSTRUÇÃO PESADA NA ECONOMIA
Produção agrícola brasileira SOJA: Principal produto agrícola de exportação Destaques: regiões Centro-Oeste e Sul Tropicalização desse cultivo pela EMBRAPA.
Secretaria da Agricultura e do Abastecimento - SEAB Departamento De Economia Rural - DERAL PROGRAMA SEGURO RURAL – PSR/PR Fórum Nacional de Seguro Rural.
BNB Política de Atendimento ao Setor Rural Fortaleza, 04 de novembro de 2014.
08 de Agosto de 2016 Seguro Agrícola no Brasil Uma visão estratégica de sua importância para a economia brasileira (Estudo Realizado em Julho de 2012)
REVISÃO RÁPIDA E INTEGRADA DA GESTÃO DE RISCOS AGROPECUÁRIOS NO BRASIL Caminhos para uma visão integrada.
Fórum do Agronegócio: Integração e Infraestrutura Logística Integração e Fonte de Financiamento Privado às Cooperativas Márcio Lopes de Freitas Presidente.
Turismo Rural nos Municípios Brasileiros Turismo e a sua distribuição Rural Distribuição de Municípios Turísticos com Predominância Rural por Região.
Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural Uma rede a serviço do desenvolvimento rural sustentável Audiência.
Maior recessão já vivida pelo país desde a década de 1930, segundo especialistas econômicos Mercado imobiliário entrou em fase de acomodação: poucos lançamentos.
Seminário de desenvolvimento regional dos gestores do Sebrae.
Instituto Federal de Santa Catarina – Câmpus Joinville Unidade Curricular Geografia Professor Mauricio Ruiz Camara.
Pesquisa de campo: Sondagem de Mercado Agricultor.
Construção civil: desempenho e perspectivas 28/11/2012.
EXPORTAR SERVIÇOS PARA AMPLIAR FRONTEIRAS
A afirmação da Europa.
PROJETO ELO PROJETO DOM HELDER CAMARA
Uma Plataforma para o brasil
A Origem do conceito  Até meados do séc. XX FAZIA-SE DE TUDO
Encontro Nacional de Comércio Exterior de Serviços
Economia Brasileira. Economia Brasileira Boletim Focus do BACEN 26 DE DEZEMBRO Indicadores dos agentes de mercado coletados pelo Banco Central do Brasil.
Atuação da ANATER Assistência técnica ao produtor rural em todas as etapas da produção. Atuação integrada com a Embrapa para a transferência de tecnologia.
ABASTECIMENTO NO AGRONEGÓCIO
Comércio Mundial 6,87% do comércio agrícola mundial
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DE MARÍLIA
COMPETITIVIDADE SISTÊMICA E O AMBIENTE DE NEGÓCIOS
CAPÍTULO 3 - AGROPECUÁRIA E AGRONEGÓCIO
INSTITUTO COOPERA INSTITUTO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DAS COMUNIDADES NA PEQUENA MINERAÇÃO CNPJ /
O Sistema OCB SESCOOP como ferramenta de desenvolvimento do Sistema Unimed no Estado do Rio de Janeiro Encontro Unimed RJ 17 a 20 de agosto de 2017.
Espaço Agrário 2º EM – 2017 Jeferson.
Planos de Saúde Acessíveis
Administração Estratégica
Administração Financeira Internacional
INOVAÇÃO, ESTRATÉGIA EMPRESARIAL & ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
COOPERATIVA TRITÍCOLA REGIONAL SÃOLUIZENSE LTDA.
“Consolidação de parcerias para inclusão produtiva segura e viável”
AGRICULTURA FAMILIAR Entende-se por agricultura familiar o cultivo da terra realizado por pequenos proprietários rurais, tendo, como mão de obra essencialmente,
Instituto de Pesquisas Agroeconômicas
FORMAÇÃO ECONÔMICA E SOCIAL DO BRASIL II (REC 2402)
Sistemas Agroindustriais
Pág. 2 á 15 Módulo 10 Agropecuária  Fylipe Alves.
APRESENTAÇÃO DO SINICON SOBRE O EMPREGO E OS IMPACTOS DA CONSTRUÇÃO PESADA NA ECONOMIA (*) dados atualizados.
Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento
Projeção da Fruticultura Para os Próximos 10 Anos
Terceiro trimestre de 2017 (julho a setembro).
Agricultura no Mundo. Componentes: Samuel Rodrigues Eduardo Pedraça Aline Carvalho Catarina.
Pecuária de Leite Wagner H. Yanaguizawa Pesquisador - CEPEA/ESALQ-USP.
Agricultura nos anos 1990.
Denis Corte Vieira; Victor Hugo Rohden Prudente
Márcio Lopes de Freitas Presidente da OCB Julho/2006 Lima/Peru
Agenda da reunião Antecedentes Delineamento do Estudo Metodologia Necessidades Produtos Antecedentes Delineamento do Estudo Metodologia Necessidades Produtos.
CAPITAL INTELECTUAL Aline Fabíula Giancarlos João Paulo.
Profº. Adm. João Moraes Sobrinho CRA/PB 3600
MERCADO DO MILHO Robson Mafioletti
Consciência Ambiental da Importância dos Solos como Instrumento de Políticas Públicas
Reunião Plenária da ABRAGE Brasília, 28 de setembro de 2016
RAMOS DO COOPERATIVISMO
FRUTICULTURA IMPORTÂNCIA ECONÔMICA
Política Agroindustrial e Cadeias Produtivas Luiz Antonio Pinazza julho de 2005 Fundação Getulio Vargas Módulo I - Fundamentos e Oportunidades no Agribusiness.
CUSTOS LOGÍSTICOS.
Continente Americano (prof. Padovani – 8º ano)
Fórum infraestrutura e desenvolvimento valor econômico
Renato Agostinho da Silva
Para possibilitar uma formulação única do sistema cooperativista, em 1995, por ocasião do Congresso da Aliança Cooperativa Internacional - ACI em Manchester,
CREA – MG, BELO HORIZONTE – MG, 20/10/2015
O SETOR SEGURADOR BRASILEIRO Setembro de 2019.
DESAFIO 3.0 ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES EQUIPE: ADIUZE MARIELLE MARILDE ASSUNÇÃO NILZA SOUSA PROFESSOR: CONRADO.
Transcrição da apresentação:

Cooperativa: uma plataforma para o Brasil Márcio Lopes de Freitas Presidente do Sistema OCB 5º Fórum de Agricultura da América do Sul e Fórum dos presidentes das cooperativas paranaenses 25 de agosto de 2017

Cooperativismo: o que nos diferencia Conteúdo Cooperativismo: o que nos diferencia Oportunidades e desafios

Cooperativismo: o que nos diferencia Conteúdo Cooperativismo: o que nos diferencia Oportunidades e desafios

Cooperativismo: o que nos diferencia Sociedade de pessoas: vínculo de confiança Inclusão produtiva por meio da economia de escala Capilaridade e desenvolvimento regional Participação do cooperado na tomada de decisões Substituição do “lucro” pela “sobra”

1,5 mil 1 milhão 180 mil Cooperativas agropecuárias cooperativas registradas no Sistema OCB 1 milhão de produtores cooperados. Mais de 180 mil empregos diretos gerados. Mais de Fonte: OCB, 2015.

Cooperativas agropecuárias Participação do segmento na produção nacional 74% 57% 35% 48% 39% 43% 18% Trigo Soja Arroz Café Leite Milho Feijão Total Produção associada: 48,9 milhões de t Produção Brasil: 103 milhões de t Fonte: IBGE, 2006.

Agroindustrialização Presença antes, dentro e depois da porteira Insumos Pesquisa Originação Difusão de tecnologia Armazenagem Agroindustrialização Comercialização Insumos: Acesso a sementes, mudas, fertilizantes, defensivos e demais insumos. Pesquisa / Originação / Difusão de tecnologia: Tecnologia, assistência técnica e extensão rural. Armazenagem: Extensa capacidade de armazenagem (20% de todo o Brasil). Agroindustrialização: Agregação de valor e maior controle de qualidade de produtos. Comercialização: Acesso a mercados e redução de assimetrias de mercado.

Participação na agricultura familiar Presença de 90% de pequenos e médios produtores rurais em seu quadro social. Fonte: IBGE, 2006.

Papel nas Exportações Fonte: MDIC, 2017.

Cooperativismo: o que nos diferencia Conteúdo Cooperativismo: o que nos diferencia Oportunidades e desafios

A visão do setor agropecuário Cenário atual – Perda de confiança Ao registrar 92,4 pontos (numa escala de 0 a 200), o índice indica perda do nível de otimismo do agronegócio em relação aos últimos quatro trimestres. Fatores da perda de confiança Estagnação da economia Alterações na política agrícola Queda de preços de grãos Exportações de proteína animal Fonte: OCB e Fiesp, jul/2017.

A visão do setor agropecuário Perfil do produtor rural Idade média: 46 anos. 61% já possuem smartphones e acesso à internet. Papel da mulher avaliado como fundamental por 31% produtores. Produtos mais procurados: Sementes (20%) Defensivos (20%) Fertilizantes (17%) Tratores (15%) Fonte: Canal Rural, mai/2017.

A visão do setor agropecuário Principais desafios do produtor Competitividade / Concentração de mercado Especialização da gestão e da governança Acesso ao crédito rural Mecanismos de mitigação de riscos Mão-de-obra / Sucessão no campo Infraestrutura e logística: escoamento da produção

Desafios e Oportunidades O cooperativismo é quem melhor pode suprir os desafios atuais do produtor rural, tendo ainda mais importância para o setor agropecuário. Para tanto, deve superar os seguintes desafios: Externamente: Efetivo reconhecimento da opinião pública e das autoridades públicas. Internamente: Equilíbrio entre a viabilidade econômica e o compromisso social.

Inclusive dentro da nossa própria casa! Tempos de reformas... Inclusive dentro da nossa própria casa! “Temos de nos tornar na mudança que queremos ver” Mahatma Gandhi.

Desafios do cooperativismo 1 – Qualificar a mão de obra para o cooperativismo. 2 – Profissionalizar a gestão e a governança. 3 – Fortalecer a representatividade do cooperativismo. 4 – Estimular a intercooperação. 5 – Fortalecer a cultura cooperativista. 6 – Promover a segurança jurídica e regulatória. 7 – Fortalecer a imagem e a comunicação do cooperativismo .

“Sem viabilidade ECONÔMICA A cooperativa do futuro COOP “Sem viabilidade ECONÔMICA não existe. Sem viabilidade a organização cooperativa SOCIAL uma cooperativa não tem razão de ser”. Corrigir - Português

40 16 3 Propostas do cooperativismo proposições legislativas propostas de políticas públicas no Executivo 3 temas de repercussão geral nos Tribunais Superiores INSCRIÇÕES DO PRÊMIO: 4/JULHO A 9/SETEMBRO

Cooperativismo em tempos de crise “O maior armazém que o cooperativismo possui não é aquele utilizado para estocar grãos nas cooperativas agropecuárias, nem os cofres das cooperativas de crédito, mas é o armazém da confiança que se gera entre as pessoas, a confiança que dá esperança na construção de um mundo melhor.” Corrigir - Português Márcio Lopes de Freitas Presidente do Sistema OCB 28/01/2016

Obrigado!