Gestão de Risco de Mercado

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1 Sistemas de Energia – SIE Professora: Camila Bastos Módulo VIII.
Advertisements

Cenários de regulação do setor energético 9º Congresso ABAR - Brasília - agosto
O teor de enxofre nos combustíveis Waldyr Luiz Ribeiro Gallo Assessor de Diretor - ANP Câmara dos Deputados - Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento.
DIAGNÓSTICO PRELIMINAR – Melhoria de Processos Seleção e Captação de Talentos Captação e Seleção de Talentos Profa. Mestre Marta Ajej.
Marcelo Otte Engenheiro Eletricista (UFSC) Diretor da Vetor Logística de Dados.
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA. PLANO DE MARKETING elaboração de ações detalhadas e direcionadas ao seu mercado de atuação que possibilitem a captação de.
Brasília, 31 de Agosto de 2016 Audiência Pública MP n. 735.
Energia e meio ambiente PROF. DR. ALEXANDRE H. DE QUADROS.
RESSALTA-SE, TAMBÉM A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO E DA FIXAÇÃO DE METAS DE SUSTENTABILIDADE (PESSOAIS E EMPRESARIAIS) PARA A PRÁTICA DO CONSUMO CONSCIENTE.
A REGIÃO NORDESTE 1.INTRODUÇÃO A região Nordeste é uma região de contrastes: Naturais; Humano/demográfico; Econômico; Outras características gerais da.
A GLOBALIZAÇÃO E A LOGÍSTICA Dentro do mundo globalizado, podemos analisar que vários nichos de mercado, vem se atualizando com vários países. Não podemos.
Rodrigo Duarte.
Secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis
Sergio Henrique Klaumann
FONTES DE ENERGIA GEOGRAFIA – CIC/2017.
Tito Livio Pereira Queiroz e Silva
Economia Monetária II 15ª aula
Visão Geral do Setor Elétrico
Seminário Corrosão Interna A abertura e crescimento do mercado de óleo/gás versus monitoração da corrosão Interna - Requisitos legais e oportunidades.
Gestão de Riscos de Mercado Diretor Risco e Inteligência de Mercado
Os efeitos da PEC do teto de gastos sobre os estados
Apresentação da Empresa
Oportunidades no Agronegócio Plantas e Usinas de Biogás
PAINEL 2: ENERGIA ELÉTRICA - CEMIG FINANCIAMENTO DA EXPANSÃO DO SISTEMA ELÉTRICO BRASILEIRO Novo cenário requer eficiência na estruturação financeira.
INTRODUÇÃO À ECONOMIA DE EMPRESAS
1º sem 2º sem 3º sem 4º sem 5º sem 6º sem
Objetivos e Metas de Marketing
  WORKSHOP TOMADA DE DECISÃO SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS, RISCOS E GESTÃO - EVENTOS EXTREMOS E DESASTRES AMBIENTAIS 28 e 29 junho 2016 IEE- USP.
INOVAÇÃO, ESTRATÉGIA EMPRESARIAL & ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
INTRODUÇÃO À ECONOMIA DE EMPRESA
Ricardo Gorini e Marcos Conde
Melhores Práticas em Gestão de Risco de Mercado
Desafios Para a Distribuição de Gás Natural no Brasil
Você sabe o que a ANEEL faz?
Profa. Mestre Marta Ajej
Você sabe o que a ANEEL faz?
REPÚBLICA DE ANGOLA MINISTÉRIO DA ENERGIA E ÁGUAS DIRECÇÃO NACIONAL DE ENERGIAS RENOVÁVEIS ESTRATÉGIA NACIONAL SOBRE ENERGIAS RENOVÁVEIS Livro Azul.
Gustavo Ortigara - COPEL
Curso sobre concorrência em transmissão, 10/2007
Amilcar Guerreiro Diretor de Estudos de Energia Elétrica
Fórum de Debates na CCEE
Gestão de Risco: Mercado de Energia Mercado Financeiro
Microrredes Inteligentes: Tecnologias e Mercado
Inserção das Florestas Energéticas na Matriz Elétrica Brasileira
Engenharia Territorial para Projetos de Concessão
Logística e Gerenciamento da
10 de Janeiro de 2017.
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Administração Financeira 3º Adm – Faibi – 2º Sem/2018 adp.:prof: j.l.meneghetti 1.
Analisando características distintas em geração distribuída e autoprodução de energia
Reunião ABRAPCH Perspectivas do Setor Elétrico a 2022
INICIATIVAS DO SEBRAE NA CADEIA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS
Economia do Setor Público
AGENDA Oportunidades de comercialização da energia renovável Perfil dos potenciais consumidores especiais Oportunidades de otimização de investimento.
Secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis
Energia nuclear e hidrelétrica
Reunião Plenária da ABRAGE Brasília, 28 de setembro de 2016
AP 012/2016 Reunião ABRAGE 30/03/2016.
Importância da Avaliação de Resultado no Âmbito do Marco Legal de CT&I
CGHs & PCHS Workshop nacional
Economia Monetária II 18ª aula
II Workshop Nacional de CGHs
ENERGIA NUCLEAR.
Bolsas de Energia… ...são parte indispensável para o presente e futuro do setor de energia.
ABRAGE ITEM AÇÕES JUDICIAIS.
Seminário Internacional sobre Bolsas de Energia
Infraestrutura financeira de mercados de energia
Resultados 1T19 © CPFL Energia Todos os direitos reservados.
TeSE Lançamento da Devese de junho de 2019
Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Brasil
Por que reportar ao Pacto?
Transcrição da apresentação:

Gestão de Risco de Mercado A Lei nº 9.074/1995 Produtor independente de energia elétrica (PIE)... recebe concessão ou autorização do Poder Concedente para produzir energia elétrica destinada ao comércio de toda ou parte da energia produzida, por sua conta e risco.

Gestão de risco de mercado vai desde a fonte primária até a entrega de energia no mercado do setor elétrico Fonte Combustível (Gás, Carvão, Óleo, Diesel, etc.) Fontes primárias renováveis (Hidrologia, Vento, Irradiação, safra para biomassa, etc) Ativo de Geração Disponibilidade Geração/Performance da planta/parque Setor elétrico Mercado de eletricidade Contratação/Hedge Possível janela para fecharmos a posição no Nordeste Diretrizes de Política Energética Regulação Operação do SIN (ONS) e Regras e Procedimentos Comerciais (CCEE)

Diretrizes de Política Energética (CNPE, MME, CMSE, CPAMP) Isoladamente, cada fonte apresenta diferentes fatores predominantes de risco Fonte Ativo de Geração Setor Elétrico Hidrologia (SIN) Disponibilidade (MRA) Geração (MRE) Contratação/Hedge PLD-GSF Repactuação (ACR) Hidro Vento/Irradiação Biomassa PLD Contratação ACR/ACL/Merchant Renovável Disponibilidade e Geração Combustível Mercado de Commodity Logística PLD Contratação ACR/ACL/Merchant Térmica Disponibilidade e Geração Diretrizes de Política Energética (CNPE, MME, CMSE, CPAMP) Regulação Operação do SIN Em um portfólio de geração: Quanto mais complexo o portfólio de geração e os instrumentos de contratação mais complexa fica a compreensão do risco mais importante se torna a modelagem e o método de análise de risco

De forma geral, o momento do setor elétrico apresenta alguns fatores relevantes de risco Político Mudança do governo pode implicar em uma mudança no direcionamento do setor elétrico 2018 é ano de eleição Econômico 2015 e 2016 dois anos de recessão com PIB de -3,8% e -3,6% respectivamente Incerteza sobre a retomada da economia e do consumo /carga Hidrologia Incertezas e dificuldade sobre a compreensão do clima Mudança climática, Oscilação Interdecadal, “Território desconhecido” (ONU) Formação de preço Cvar 50-40 Nova SAR – 2019

Além da análise estocástica, a cenarização é uma ferramenta fundamental na avaliação de risco Complexidade da na cadeia de programas NEWAVE-DECOMP Operação real do SIN não é perfeitamente reproduzida pelos modelos Mudanças possíveis na regulação podem alterar significativamente a análise de risco Necessidade de equilíbrio e método para equacionar as simulações estocásticas e os cenários que se deseja avaliar

A gestão de risco precisa trabalhar conjuntamente com a abordagem financeira e de comercialização de energia Trabalho conjunto com a área financeira Definição da aversão/apetite ao risco Critérios e limites de risco Compromissos, custos e metas financeiras da empresa Espaço para discussão – Comitê de Gestão de Risco Visão prática da gestão de risco voltada à comercialização: Ações comerciais de gestão de risco podem enfrentar dificuldades relacionadas a liquidez e crédito das contrapartes no mercado