FORGRAD ✓ Uberlândia/MG 18/06/2012 Por: Profª Maria Cristina Manno

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Transcrição da apresentação:

Relato de Experiência: Estratégias de combate à retenção e à evasão nos cursos de graduação FORGRAD ✓ Uberlândia/MG 18/06/2012 Por: Profª Maria Cristina Manno Coordenadora do Curso de Graduação em Zootecnia

Fórum Nacional de Coordenadores de Cursos de Zootecnia 93 Cursos de Zootecnia autorizados no Brasil Curso de Ciências Agrárias – Área Animal > 80% dos cursos são de iniciativa pública (federais e estaduais) * Profissão nascida em 1968, pela Lei 5.550/1968 * Primeiro curso no Brasil em 1966 (PUC Uruguaiana) * Em 2011 – 8.500 vagas ofertadas

Histórico O Curso de Zootecnia – UFRA/Belém Portaria Ministerial 854 de 21/06/2000 Portaria Ministerial 3.101 de 09/09/2005 Portaria Ministerial no. 01 de 06/01/2012 * 5º Curso da UFRA (Agronomia, Med. Vet., Florestal, Eng. Pesca) * Primeira turma: 2001 (30 vagas) * A partir de 2008, 50 vagas anuais

47% Histórico 22%* O Curso de Zootecnia – A EVASÃO * Vagas ofertadas (2001 a 2007): 210 * Concluintes (2004 a 2011): 111 ZOOTECNIA UFRA/BELÉM MÉDIA NACIONAL* 47% 22%* *Silva Filho et al. 2007

Histórico O Curso de Zootecnia – O PROBLEMA * Turma de 2004: 2 formandos, 56% evasão no primeiro ano * Impacto nos estudantes * Impacto na UFRA

Nesta Apresentação 1o. Lugar: ESTUDAR O CASO 2o. Lugar: MÉTODOS DE “COMBATE À EVASÃO” 3o. Lugar: RESULTADOS ALCANÇADOS 4o. Lugar: PERSPECTIVAS PARA O FUTURO

Estudo do Caso Quando a evasão ocorre?

Estudo do Caso Motivos apontados para a evasão? 1) Perfil do Ingressante 2) Desconhecimento da Profissão 3) Frustração das Expectativas 4) Questões de Ordem Acadêmica

Estudo do Caso 1) Entendendo o Ingressante: Dedicação não exclusiva aos estudos Baixo poder aquisitivo Vive com a família Essencialmente urbano

Estudo do Caso 2) Desconhecimento da Profissão: Não sabem o que é zootecnia Desconhecem o mercado de trabalho Confundiram com outras profissões Zootecnia não foi sua primeira opção

Estudo do Caso 3) Frustração das Expectativas Conteúdo abordado Infra-estrutura utilizada Interação com o Corpo Docente Acesso a recursos da Instituição

Estudo do Caso 4) Questões de ordem acadêmica Matriz Curricular Sistema de avaliação de aprendizagem

Combatendo a Evasão 1) Perfil do Ingressante Concentração dos horários de aulas em apenas um período Programas de auxílio (PNAES) Aulas práticas a campo

Combatendo a Evasão 2) Desconhecimento da Profissão Atuação dentro das escolas de ensino médio Feiras vocacionais Semana do calouro / introdução à profissão Guia do Estudante Abril

Combatendo a Evasão 3) Frustração das Expectativas Reforma e reativação de setores de produção Aumento no número de projetos envolvendo estudantes Sala de Informática / Biblioteca Setorial Estímulo Empresa Júnior/PET Implantação da Tutoria

Combatendo a Evasão 3) Frustração das Expectativas

Combatendo a Evasão 4) Questões de Ordem Acadêmica Parecer 776/97 (CNE/CES) – A queda dos Currículos Mínimos Diretrizes Nacionais Curriculares dos Cursos Palavra de Ordem: FLEXIBILIDADE!!!

Combatendo a Evasão 4) Questões de Ordem Acadêmica Perfil do Formando/Egresso/Profissional Competências e Habilidades do Profissional Conteúdos Curriculares Organização do Curso Estágios e Atividades Complementares Acompanhamento e Avaliação

Combatendo a Evasão 4) Questões de Ordem Acadêmica 2006 2010

Combatendo a Evasão 4) Questões de Ordem Acadêmica Redução da Carga Horária das Disciplinas Retirada de Pré-Requisitos Modernização de Conteúdos Atendimento ao Mercado de Trabalho

Combatendo a Evasão Grade Curricular vs Matriz Curricular Matriz 2009 Defasada Moderna Engessada Flexível Arcaica Atual com o Mercado Formava Profissionais “Robôs” Profissionais Pró-Ativos Sufocante Livre Formação dos Núcleos  Fundamentação  Desenvolvimento Profissional  Sedimentação Profissional

Combatendo a Evasão A exposição do PPC à Sociedade Audiências Internas Audiências Públicas CONSEPE

Combatendo a Evasão Projeto Pedagógico Institucional – PPI/UFRA * Modificação do Sistema de Ensino-Aprendizagem * Adoção do Sistema de Eixos * Ensino Multidisciplinar – Interação dos Docentes * Regime de Dependência Acadêmica Atenção especial aos primeiros anos!

Combatendo a Evasão Novo Regulamento de Ensino - UFRA

Combatendo a Evasão

O Papel do Coordenador Presidir um Colegiado Funcional Um colegiado de Curso fortalecido em geral é garantia de um curso atualizado, forte e moderno. Coordenadores vs Institutos/Centros Planos de Ensino de Disciplinas / Eixos

* Formação do Núcleo Docente Estruturante O Papel do Coordenador Núcleo docente estruturante * Formação do Núcleo Docente Estruturante Planejamento das Diretrizes do Curso De 20 a 30% dos Docentes do Curso

O Papel do Coordenador Acompanhamento da Nova Matriz Curricular Avaliações Discentes e Docentes Acompanhamento e Apoio aos Docentes e Discentes Acompanhamento dos Planos de Ensino/Planos de Eixo Avaliação dos Índices de Sucesso

O Papel do Coordenador Conduzir o curso ao futuro * Aprender com os erros do passado e atualizar sempre para fortalecer o futuro.

* Preparar o Curso para a Visita in loco O Papel do Coordenador Conduzir o curso ao futuro * Preparar o Curso para a Visita in loco

* Preparar o Curso para o ENADE O Papel do Coordenador Conduzir o curso ao futuro * Preparar o Curso para o ENADE

Histórico dos Índices do Curso O Papel do Coordenador Conduzir o curso ao futuro Avaliar sempre!!! Histórico dos Índices do Curso

Resultados Alcançados Avaliação dos Índices de Sucesso Relação Candidatos por Vaga – Vestibular 2012: 20,5c/v!

Resultados Alcançados Avaliação dos Índices de Sucesso Relação Matriculados por Processo Seletivo Números de Alunos chamados na Repescagem Reflete o prestígio do curso Percentuais de estudantes Concluintes – 70% (expectativa 2014) Evadidos – 47/52 = <10% no segundo ano

Resultados Alcançados Avaliação dos Índices de Sucesso Refletem a satisfação com o Curso % de reprovados por frequência % de reprovados por nota Gráficos de Absenteísmo por turma, turno e disciplina Evolução temporal destes indicadores

O impacto da Nova Matriz A Avaliação do primeiro ano Erros grosseiros na concepção da matriz curricular Avaliação contínua até a implantação total da nova matriz Dependência reduziu drasticamente a retenção dos estudantes

Perspectivas para o Futuro A Tabela de Equivalência Otimizar a carga horária do professor Redução das CH das disciplinas obrigatórias Maior oferta de disciplinas eletivas

Perspectivas para o Futuro Metas Específicas do Curso de Zootecnia: Reduzir a retenção de 21% para 10% Reduzir a evasão de 47% para 25% TCC com análise de dados da primeira década Nova análise dos dados gerados!!

Profa. Maria Cristina Manno Agradecimentos Profa. Maria Cristina Manno Coordenadora do Curso de Zootecnia ISPA/UFRA – Belém cristina.manno@ufra.edu.br (91)9617-5320/8422-4705

Relato de Experiência: Estratégias de combate à retenção e à evasão nos cursos de graduação FORGRAD ✓ Uberlândia/MG 18/06/2012 Por: Profª Maria Cristina Manno Coordenadora do Curso de Graduação em Zootecnia