Metodologia de investigação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tucuruí, IFPA Belém, 15 de Junho de Setor de Egressos e Observatório do Trabalho.
Advertisements

ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO DISCENTE EM DIREITO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL: PERÍODO DE 2005 E 2010 Fernanda Bochi dos Santos¹,
A importância da Tutoria e Mediação na Promoção da Leitura Dissertação de Mestrado em Gestão de Sistemas de e-Learning Olga Emília Eustáquio Gomes Valério.
Diretrizes do Ensino de Ciências e Diretrizes do Ensino da Matemática.
Projeto de Extensão Unisul
Bibliotecas da Universidade Aberta
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
Educação Superior em Ibero-américa
RESULTADOS E DISCUSSÃO
GT – Redes Internacionais de Conhecimento
23ª Mostra de Pôster – FATEC 2016
BREVE APRESENTAÇÃO DO GUIÃO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTUITUCIONAL E DE CURSO
Tema e problema de pesquisa
Titulo do Trabalho (Fonte: Arial Negrito, 60)
Resultados e Discussão Referências Bibliográficas
Elaboração de um projeto de pesquisa
Sistema Integrado de Registo Académico(eSira) Eng. José Tafula & Eng. Ussimane Maria Direcção do Curso de Engenharia Informática.
DESENVOLVIMENTO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Projeto FAEC Em ação nos Bairros.
Vice-presidente do Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados
22ª Mostra de Pôster – FATEC 2016
Ecodesign tools for designers: defining the requirements
Reunião Ampliada do Grupo de Trabalho para Elaboração da Política Municipal de Atendimento as Crianças e Adolescentes com Deficiência.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Nome do Autor do Trabalho 11,2
Universidade Federal do Espírito Santo
Resultados e Discussão Referências Bibliográficas
Prof. Doutor Jeffy Mukora Maputo, Agosto de 2015
Mestrado em Psicologia Educacional
O primeiro autor determina o apresentador do trabalho.
Inovação pedagógica e o papel do apoio institucional
DISCIPLINA: PESQUISA DE CAMPO III Prof. Francisco E. B
Processo de Auto-avaliação
Informática, inclusão e cidadania: Curso do sistema operacional Linux Ubuntu. Francisca Giniele do Nascimento Pinho¹, Antônio Caçula Almeida Filho¹, Francisco.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Avaliação da implementação de um ambiente de aprendizagem aplicado à educação a distância: o caso do Laboratório Virtual de Sistemas Integrados de Gestão.
Introdução e objetivos
Ariana Cosme Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Ministério da educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial A política.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
LEGENDAS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO
UM MODELO DE DIAGNÓSTICO DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
Nome e dos cursistas: Joelma dos Santos Cardoso Correia Maria José dos Santos Silva da Luz
PROJETO VESTIBULAR Benchmarking  ESPM  Albert Einstein – Medicina  Insper Avaliações Diferenciadas à partir da 2ª fase.  Número maior de candidatos.
24ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
PRÉ-PROJETO CURSO: MCE – Mestrado em Ciência da Educação PERÍODO: NOME: Javan Jessé Ferreira da Silva ORIENTADOR: Prof. Dr. Paulo Pereira.
HIDRÁULICA E HIDROLOGIA APLICADAS
PORTFOLIO CAPA: Nome do Docente Departamento Categoria Para quê?
Mestrando: Roberto Pinho Mazzilli
Trabalho de Conclusão de Curso I
SANTA LUZIA DISCIPLINAS: CIÊNCIAS E REDAÇÃO 8º ANO – E. F.
Discente Pedagogia - Licenciatura
Nome do Autor do Trabalho 11,2
IV Conferência Estadual
26ª Mostra de Pôster – FATEC 2018
Logo das agências de fomento.
COMO INICIAR UMA INVESTIGAÇÃO
Titulo do Trabalho (Fonte: Arial Negrito, 60)
Logo da Unidade Acadêmica
Logo da Unidade Acadêmica
Titulo do Trabalho (Fonte: Arial Negrito, 60)
Perceções de Médicos e Nutricionistas
E. M. Dr. Leandro Franceschini
Força em Rede: Rede de Comunicação Online para Pacientes Oncológicos
FATEC Guaratinguetá, 27 de abril de 2019
AVALIAR OS EFEITOS DO EXERCÍCIO ABDOMINAL HIPOPRESSIVO EM PACIENTES COM INCONTINÊNCIA URINÁRIA DE ESFORÇO Acadêmica: NILZA IZABEL BATISTA HORTIG Orientador.
INTRODUÇÃO METODOLOGIA CONCLUSÃO RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS
Transcrição da apresentação:

Metodologia de investigação ACESSIBILIDADE E PRODUTOS DE APOIO NAS BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS BRASILEIRAS E PORTUGUESAS: AÇÕES E ESTRATÉGIAS  Isabel Cristina dos Santos Diniz Universidade Federal do Maranhão, Brasil, Universidade de Aveiro, Portugal, icristina@ua.pt Ana Margarida Almeida Universidade de Aveiro, Departamento de Comunicação e Arte, Portugal, marga@ua.pt Cassia Furtado Universidade Federal do Maranhão, Brasil, cassia.furtado@ufma.br Metodologia de investigação Nesta proposta de investigação utilizar-se-ão vários métodos e técnicas de recolha de dados, não só em resultado das diversas etapas que se prevê percorrer, bem como dos diferentes participantes a integrar a investigação: os diretores/coordenadores das bibliotecas, os bibliotecários e os utilizadores (estudantes com necessidades educativas especiais) das bibliotecas universitárias brasileiras e portuguesas. O plano de trabalho constitui-se de quatro fases distintas, abaixo apresentadas, integrando cada fase diferentes etapas. A primeira fase (de diagnóstico) compreende o (i) contacto com bibliotecas universitárias brasileiras e portuguesas, a (ii) preparação de um inquérito questionário e organização da técnica de recolha de dados, a (iii) pré-testagem do inquérito, e a (iv) aplicação do inquérito por questionário aos diretores/coordenadores das bibliotecas. A segunda fase compreende a (i) seleção (a partir dos dados recolhidos nos inquéritos por questionário aplicados na fase anterior) das bibliotecas universitárias brasileiras e portuguesas que têm experiências (programas e projectos) de uso de produtos de apoio e de soluções acessíveis, a (ii) preparação do inquérito questionário e da técnica de recolha de dados, a (iii) pré-testagem do inquérito, e a (iv) aplicação do mesmo aos bibliotecários. A terceira fase dos trabalhos define-se pela (i) seleção dos utilizadores (estudantes com necessidades educativas especiais) das bibliotecas universitárias brasileiras e portuguesas, a (ii) preparação de um guião semi-estruturado da entrevista e da técnica de recolha de dados, a (iii) aplicação do instrumento de recolha dos dados, a (iv) preparação da grelha de observação, a (v) seleção de alguns estudantes, e a (vi) observação direta. Nesta fase serão selecionados utilizadores (estudantes com necessidades educativas especiais) das bibliotecas universitárias brasileiras e portuguesas identificadas com base nos dados recolhidos na Segunda fase e aos quais será aplicado um inquérito por entrevista. Em seguida será elaborada uma grelha de observação para ser aplicada a alguns estudantes selecionados durante o processo de aplicação da entrevista aplicada anteriormente e que permitirá a observar e compreender os impactos dessas experiências de uso de produtos de apoio e soluções acessíveis desenvolvidas pelas bibliotecas universitárias na vida acadêmica desses utilizadores. Esta observação permitirá ainda compreender se essas experiências atendem as necessidades informacionais dos estudantes com necessidade educativas especiais. Na quarta fase da programação dos trabalhos da investigação ser feita a análise dos dados, o tratamento estatístico e a discussão final dos resultados.   Referências  Brasil (2012). 1º Relatório nacional da República Federativa do Brasil sobre o cumprimento das disposições da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência: 2008-2010. Disponível em: http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/sites/. [Acedido em: 21-01-2015].  Castells, M. (2011). A sociedade em rede: a era da informação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Instituto Nacional de Estatistica (2011). Instituto Nacional de Estatistica, Censos 2011. Retrieved March 30, 2015, from http:censos.ine.pt/xportal/xmainxpid=CENSO&xpgid=ine Organização Mundial da Saúde (2011). Relatório mundial sobre a deficiência. São Paulo:SEDPcD. Disponível em: http:\\www.pessoacomdeficiente.sp.gov.br/usr/share. [Acedido em: 02-01-2015]  Silva, A. M. (2012). Informação e inclusão académica: um estudo sobre as necessidades socio informacionais dos universitários cegos do Campus I da UFPB. (Dissertação de Mestrado em Ciência da Informação). Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB. Disponível em: http://rei.biblioteca.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/155/1/AMS20022013.pdf.[Acedido em: 01-01-2015]. Introdução A temática proposta para investigação ganhou, pois, pertinência no contexto desta nossa inquietação, na procura de melhor, compreender o que as bibliotecas universitárias têm vindo a fazer para promover a “inclusão social” de “estudantes com necessidades especiais”, independente de suas limitações. Procuramos entender os contributos que o contexto do ensino superior pode dar a esta problemática, nomeadamente no que respeita ao cenário das “bibliotecas universitárias inclusivas” e da construção de estratégias que, que favoreçam a eliminação de possíveis barreiras a serem enfrentadas por pessoas com necessidades especiais durante o processo de busca de informação. Logo, a presente proposta pretende encontrar respostas para as seguintes questões norteadoras: Quais as experiências das bibliotecas universitárias do Brasil e de Portugal quanto à adoção e o uso de soluções acessibilidade e produtos de apoio? Em que medida, a criação e implementação de projetos de acessibilidade e produtos de apoio em bibliotecas universitárias brasileiras e portuguesas (promovem) a aprendizagem e a formação de pessoas com necessidades especiais e de que forma contribuem para a entrada, permanência e conclusão dos percursos académicos dos seus estudantes universitários com necessidades especiais? Objetivos Objectivo geral: Compreender as ações desenvolvidas pelas bibliotecas universitárias portuguesas e brasileiras quanto à implantação e uso de soluções de acessibilidade e produtos de apoio e discutir o seu contributo para a entrada, permanência e conclusão dos percursos formativos dos estudantes com necessidades especiais. Objectivos específicos: Diagnosticar as experiências e casos (programas e projetos) de uso de produtos de apoio e de  soluções acessíveis por bibliotecas universitárias; Identificar os recursos (tecnologias) e as estratégias utilizadas em cada experiência de uso de produtos de apoio e soluções acessíveis desenvolvidas por essas bibliotecas universitárias para o atendimento e acompanhamento dos estudantes com necessidades especiais; Observar e compreender os impactos dessas experiências na vida acadêmica desses estudantes; Identificar e verificar se essas experiências atendem às necessidades informacionais desses estudantes