Metodologia de investigação ACESSIBILIDADE E PRODUTOS DE APOIO NAS BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS BRASILEIRAS E PORTUGUESAS: AÇÕES E ESTRATÉGIAS Isabel Cristina dos Santos Diniz Universidade Federal do Maranhão, Brasil, Universidade de Aveiro, Portugal, icristina@ua.pt Ana Margarida Almeida Universidade de Aveiro, Departamento de Comunicação e Arte, Portugal, marga@ua.pt Cassia Furtado Universidade Federal do Maranhão, Brasil, cassia.furtado@ufma.br Metodologia de investigação Nesta proposta de investigação utilizar-se-ão vários métodos e técnicas de recolha de dados, não só em resultado das diversas etapas que se prevê percorrer, bem como dos diferentes participantes a integrar a investigação: os diretores/coordenadores das bibliotecas, os bibliotecários e os utilizadores (estudantes com necessidades educativas especiais) das bibliotecas universitárias brasileiras e portuguesas. O plano de trabalho constitui-se de quatro fases distintas, abaixo apresentadas, integrando cada fase diferentes etapas. A primeira fase (de diagnóstico) compreende o (i) contacto com bibliotecas universitárias brasileiras e portuguesas, a (ii) preparação de um inquérito questionário e organização da técnica de recolha de dados, a (iii) pré-testagem do inquérito, e a (iv) aplicação do inquérito por questionário aos diretores/coordenadores das bibliotecas. A segunda fase compreende a (i) seleção (a partir dos dados recolhidos nos inquéritos por questionário aplicados na fase anterior) das bibliotecas universitárias brasileiras e portuguesas que têm experiências (programas e projectos) de uso de produtos de apoio e de soluções acessíveis, a (ii) preparação do inquérito questionário e da técnica de recolha de dados, a (iii) pré-testagem do inquérito, e a (iv) aplicação do mesmo aos bibliotecários. A terceira fase dos trabalhos define-se pela (i) seleção dos utilizadores (estudantes com necessidades educativas especiais) das bibliotecas universitárias brasileiras e portuguesas, a (ii) preparação de um guião semi-estruturado da entrevista e da técnica de recolha de dados, a (iii) aplicação do instrumento de recolha dos dados, a (iv) preparação da grelha de observação, a (v) seleção de alguns estudantes, e a (vi) observação direta. Nesta fase serão selecionados utilizadores (estudantes com necessidades educativas especiais) das bibliotecas universitárias brasileiras e portuguesas identificadas com base nos dados recolhidos na Segunda fase e aos quais será aplicado um inquérito por entrevista. Em seguida será elaborada uma grelha de observação para ser aplicada a alguns estudantes selecionados durante o processo de aplicação da entrevista aplicada anteriormente e que permitirá a observar e compreender os impactos dessas experiências de uso de produtos de apoio e soluções acessíveis desenvolvidas pelas bibliotecas universitárias na vida acadêmica desses utilizadores. Esta observação permitirá ainda compreender se essas experiências atendem as necessidades informacionais dos estudantes com necessidade educativas especiais. Na quarta fase da programação dos trabalhos da investigação ser feita a análise dos dados, o tratamento estatístico e a discussão final dos resultados. Referências Brasil (2012). 1º Relatório nacional da República Federativa do Brasil sobre o cumprimento das disposições da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência: 2008-2010. Disponível em: http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/sites/. [Acedido em: 21-01-2015]. Castells, M. (2011). A sociedade em rede: a era da informação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Instituto Nacional de Estatistica (2011). Instituto Nacional de Estatistica, Censos 2011. Retrieved March 30, 2015, from http:censos.ine.pt/xportal/xmainxpid=CENSO&xpgid=ine Organização Mundial da Saúde (2011). Relatório mundial sobre a deficiência. São Paulo:SEDPcD. Disponível em: http:\\www.pessoacomdeficiente.sp.gov.br/usr/share. [Acedido em: 02-01-2015] Silva, A. M. (2012). Informação e inclusão académica: um estudo sobre as necessidades socio informacionais dos universitários cegos do Campus I da UFPB. (Dissertação de Mestrado em Ciência da Informação). Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB. Disponível em: http://rei.biblioteca.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/155/1/AMS20022013.pdf.[Acedido em: 01-01-2015]. Introdução A temática proposta para investigação ganhou, pois, pertinência no contexto desta nossa inquietação, na procura de melhor, compreender o que as bibliotecas universitárias têm vindo a fazer para promover a “inclusão social” de “estudantes com necessidades especiais”, independente de suas limitações. Procuramos entender os contributos que o contexto do ensino superior pode dar a esta problemática, nomeadamente no que respeita ao cenário das “bibliotecas universitárias inclusivas” e da construção de estratégias que, que favoreçam a eliminação de possíveis barreiras a serem enfrentadas por pessoas com necessidades especiais durante o processo de busca de informação. Logo, a presente proposta pretende encontrar respostas para as seguintes questões norteadoras: Quais as experiências das bibliotecas universitárias do Brasil e de Portugal quanto à adoção e o uso de soluções acessibilidade e produtos de apoio? Em que medida, a criação e implementação de projetos de acessibilidade e produtos de apoio em bibliotecas universitárias brasileiras e portuguesas (promovem) a aprendizagem e a formação de pessoas com necessidades especiais e de que forma contribuem para a entrada, permanência e conclusão dos percursos académicos dos seus estudantes universitários com necessidades especiais? Objetivos Objectivo geral: Compreender as ações desenvolvidas pelas bibliotecas universitárias portuguesas e brasileiras quanto à implantação e uso de soluções de acessibilidade e produtos de apoio e discutir o seu contributo para a entrada, permanência e conclusão dos percursos formativos dos estudantes com necessidades especiais. Objectivos específicos: Diagnosticar as experiências e casos (programas e projetos) de uso de produtos de apoio e de soluções acessíveis por bibliotecas universitárias; Identificar os recursos (tecnologias) e as estratégias utilizadas em cada experiência de uso de produtos de apoio e soluções acessíveis desenvolvidas por essas bibliotecas universitárias para o atendimento e acompanhamento dos estudantes com necessidades especiais; Observar e compreender os impactos dessas experiências na vida acadêmica desses estudantes; Identificar e verificar se essas experiências atendem às necessidades informacionais desses estudantes