Métodos de pesquisa em PSICOLOGIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A tradução como retextualização
Advertisements

O QUE É UM TEXTO?.
Sociologia e ações interpretativas Quais são e como usar as “ferramentas” teóricas e metodológicas da sociologia.
Técnica de redação: o que é preciso saber para bem escrever.
Pragmática da Comunicação Humana Prof.: Pedro Gontijo Aspectos de teoria interacional baseados no texto de mesmo nome dos Pesquisadores da Universidade.
Prof. Claudio Benossi 1. O que queremos e o que temos. 2 Sucesso ou Fracasso.
Aula 5 CBD ORIENTAÇÃO À PESQUISA BIBLIOGRÁFICA ORGANIZAÇÃO DOS ESTUDOS. RESENHAS E RESUMOS. Prof. Rogério Mugnaini (adaptação do material do Prof.
TEXTO ARGUMENTATIVO.
CRÔNICA A CRÔNICA É UM GÊNERO DISCURSIVO QUE TEM COMO MATÉRIA-PRIMA A REALIDADE, O COTIDIANO, MAS NÃO É MERA REPRODUÇÃO DO REAL. O CRONISTA SE INSPIRA.
Trabalho Científico Monografia Trabalho Didático
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Conceitos e Mecanismos
ÉTICA NA PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO
O que é Pesquisa de Mercado?
Unidade 2 Leitura e interpretação de textos
23ª Mostra de Pôster – FATEC 2016
Conhecimento Empírico X Conhecimento Científico:
Texto, gênero e discurso
Programa de Língua Portuguesa/ Questões Textuais
ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO
Métodos de pesquisa em PSICOLOGIA
Português Instrumental e Redação Técnica EAD – 30 HORAS.
Subsídio conceitual para o Mês da Bíblia
22ª Mostra de Pôster – FATEC 2016
Métodos de pesquisa em PSICOLOGIA
As vertentes da lógica:
Métodos de pesquisa em PSICOLOGIA
Escolha o fundo e a cor das letras
ARTIGO DE OPINIÃO Espaço de compartilhamento de ideias e discussão democrática de aspectos da realidade social (acontecimentos, comportamentos, propostas),
P l a n o D e C u r s o 1º semestre de P l a n o D e C u r s o 1º semestre de 2017.
Métodos de pesquisa em PSICOLOGIA
COLOQUE O TÍTULO AQUI COLOQUE O TÍTULO AQUI COLOQUE O TÍTULO
Parte 2 Métodos e técnicas de pesquisa
Definição O método de análise de conteúdo é um conjunto de técnicas utilizadas na análise de dados qualitativos É um método de análise textual que se.
Análise do Discurso Fundada por Michel Pêreux, na década de 60, a Escola Francesa de Análise do Discurso tinha a proposta de substituir a Análise de Conteúdo.
Língua Portuguesa Aula 1 Prof. Fábio Simas.
Gerenciamento de crises
Autoria e Leitura:nas teias do discurso virtual
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
Escolha o fundo e a cor das letras
Definições e reflexões para uma caminhada na compreensão
PRÁTICA DE PESQUISA EM HISTÓRIA Aula 4 – A derrocada dos macro modelos e a proposta do giro linguístico.
Comunicação e Expressão na Escrita Técnico-Profissional do Serviço Social Revisão 1 Luís Cláudio Dallier.
24ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
FACULDADES ASOCIADAS DE UBERABA
Seminário de gêneros textuais Resenha e Ensaio Aluno: Fabricio Gabriel de Aráujo Aluno: Pbo Aluno: Fabricio Gabriel de Aráujo Aluno: Pbo.
O QUE É UM TEXTO?.
ASPECTOS DA LINGUAGEM E PRODUÇÃO TEXTUAL
SANTA LUZIA DISCIPLINAS: CIÊNCIAS E REDAÇÃO 8º ANO – E. F.
26ª Mostra de Pôster – FATEC 2018
Módulo 1 Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa Prof. Luciano Oliveira.
Redação.
O ATO DE ESTUDAR HÜHNE, Leda Miranda
Inserir nomes dos autores
Escolha o fundo e a cor das letras
Introdução à Estética.
ANÁLISE DO DISCURSO.
APONTAMENTOS SOBRE LIVRO DIDÁTICO
I – inTrodução à linguística:
Roteiro para avaliação das apresentações (2,0) O grupo se organizou para que a apresentação ocorresse dentro do tempo estipulado (30 minutos)? O grupo.
Texto argumentativo: artigo de opinião
TRAÇOS DE LITERARIEDADE. Conotação Exploração da pontencialidade das palavras Palavras polivatentes Aberto a varias interpretações.
Comunicação.
PROFESSORA MARTA LEONOR S.P.P. VIEIRA
FATEC Guaratinguetá, 27 de abril de 2019
I – inTrodução à linguística:
LOCAL RESERVADO PARA LOGO DE LABORATÓRIOS OU INSTITUIÇÕES
Modelo e dicas para apresentação da comunicação
GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS: A PRODUÇÃO DE GÊNEROS ACADÊMICOS RESUMO Prof.Ms. Chico Arruda.
Transcrição da apresentação:

Métodos de pesquisa em PSICOLOGIA Capítulo 18 Análise do Discurso

O que um analista do discurso enfoca quando analisa textos? Leitura e interpretação cuidadosa de textos, com as interpretações sendo sustentadas por referências a evidências linguísticas nos textos. Busca de padrões discursivos recorrentes compartilhados pelas descrições que estão sendo analisadas, e por mecanismos retóricos recorrentes. Leitura do texto com atenção a suas funções sociais, e como ele adquire essas funções.

O que um analista do discurso enfoca quando analisa textos? Estabelecer o contexto discursivo – o que precede e segue um determinado trecho para lhe dar sentido contextual. Examinar o texto com referência na situação em que foi escrito ou pronunciado, para revelar formas com que se construiu com vistas a persuadir ou concorrer com textos/interpretações alternativos. Estudar a variabilidade dentro de um discurso e entre discursos diferentes.

Quais são os critérios de avaliação para estudos com análise do discurso? Sensibilidade ao contexto: comunicar e explicitar o momento, lugar e propósito do estudo e dados. Compromisso e rigor: apresente o máximo possível do texto, demonstrando como as conclusões se baseiam em evidências textuais. Transparência e coerência: reconhecer recursos linguísticos e estruturas ideológicas, disponibilizar dados brutos para inspeção. Impacto e importância do estudo dentro do seu domínio temático.

Quais são os problemas encontrados quando se usa a abordagem de análise do discurso? A avaliação pode ser difícil, pois a análise, sendo ela própria um texto, não tem status privilegiado em termos de correção ou precisão, pois não há realidade por trás do texto à qual se referir em busca de veracidade ou totalidade de análise. O problema da “reificação” – conceber o discurso como estático e imutável, como se residisse dentro do texto, quando, na verdade, um discurso se constroi na leitura que um analista faz do texto.

Quais são os problemas encontrados quando se usa a abordagem de análise do discurso? O problema da motivação e da agência – a análise do discurso implica o uso ativo e estratégico da linguagem, conotando, portanto, motivação e agência. Ainda assim, a análise do discurso assume uma postura agnóstica, ou mesmo antimentalista, sobre qualquer interioridade ou agência pessoal. A dificuldade que o método tem de lidar com materiais ou dados não verbais, como imagens visuais e fotos. O mundo da análise do discurso é fragmentado devido a divergência fundamentais em relação à filosofia e à pragmática e são necessárias tentativas de síntese coerentes.