GQT – Gestão Pela Qualidade Total

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONCEITO DE SERVIÇOS MARKETING DE SERVIÇOS
Advertisements

Vendas & Atendimento.
Crescimento de 79% no total de empregos.
O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
AULA 10 E 11 ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING
MÓDULO V Vendas e Atendimento.
Comportamento do Consumidor Online
Marketing Varejo e Serviços.
Qualidade Total.
NORMA NBR ISO OBJETIVO Esta norma - NBR fornece princípios e orientações para a empresa implementar um processo eficaz e eficiente de tratamento.
Aula 3 Lançamento de Produtos e Serviços Prof. Renan Barroso.
Apresentação da compilação dos resultados das pesquisas.
Para a Prefeitura? PARA QUEM VOCÊ TRABALHA? Para a BEPREM? Para o seu Chefe?
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
Qualidade em Serviços de Informação Programas de Qualidade em Serviços II.
Comportamento Organizacional
DISCIPLINA: MARKETING DE SERVIÇOS
Prof.: Ms. Maria Teresa Grimaldi Larocca
Comprometimento.
Thaís Fukasawa. Mais Grupo
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
O que está mudando na atividade de Marketing ?
ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA EMPRESAS DE SERVIÇOS
Xlll Encontro Empresarial Marketing e Ética Empresarial: Coexistência Possível? Profª Heloisa Leite Brasília, 30 de outubro de 2012.
PROFa. Ms. HELY APARECIDA ZAVATTARO
Projeto: Capacitação em GP
OS DESAFIOS DO MARKETING CONTÁBIL
CONSTRUÇÃO DE VALOR SATISFAÇÃO e QUALIDADE.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Empreendedorismo pode ser aprendido
Introdução Ao Marketing
Curso EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO AO CIDADÃO
Monitorando os Controles Internos Johann Rieser Auditor Sênior, Ministério das Finanças, Viena.
Gerenciamento de Processos - PNQ
Função da Administração:
Gestão por Competências
ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro
Por quê investir dinheiro em uma empresa?
QUALIDADE E EFICIÊNCIA NO ATENDIMENTO
OS 10 MANDAMENTOS DO EMPREENDEDOR
- ATENDIMENTO A CLIENTES - UMA QUESTÃO DE RELAÇÕES INTERPESSOAIS
ORIENTAÇÃO PARA EMPRESAS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE
Empreendedorismo.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
Instrutor: Objetivos do Workshop:.
QUALIDADE.
BENCHMARKING.
Gestão das Competências Jorge Marques. O crescimento económico não vai resultar do facto de termos muitas pessoas a trabalhar, nem sequer da procura dos.
MARKETING DE SERVIÇOS Prof. Edval Carlos dos Santos Filho
PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL
ORIENTAÇÃO PARA EMPRESAS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE
Tecnológico de Marketing
PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE FALHAS
CAPITAL HUMANO NO VAREJO
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
Qualidade dos serviços - SERVQUAL
A Liderança transformacional
LILIANE CABRAL MARKETING DE RELACIONAMENTO. REFERÊNCIAS MADRUGA, Roberto. Guia de Implementação de Marketing de Relacionamento e CRM. São Paulo, Atlas,
Instituto Federal de Santa Catarina Técnico em Agronegócio Turismo Rural MARKETING TURÍSTICO Prof. Thiago Meneghel.
Marketing de Serviços Qualidade dos serviços Natália Xavier Bueno.
Estratégia de Marketing
Gestão Estratégica de Negócios
EXCELÊNCIA Dra. Dayse D’Ávila
Qualidade em Serviços Aula 2
PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE FALHAS
Equipes de Aperfeiçoamento do Processo Foco no Cliente Cliente a Vista!
2)NATUREZA DOS SERVIÇOS.
Prof. Paulo Barreto  Em serviços, a avaliação da qualidade surge ao longo do processo de processo de prestação de serviços. Cada.
Aulas Prof. Rafael de Paiva Lima Administrador prof. Pág. 1 Estratégia de Marketing de Serviços Normalmente não é realista uma.
Transcrição da apresentação:

GQT – Gestão Pela Qualidade Total Módulo “Clientes” Leitura complementar

Serviço é ... Existem várias definições para serviço, como por exemplo: “Uma série de atividades de natureza tangível ou não, que normalmente acontece durante as interações entre fornecedores e clientes. Este modelo de qualidade deve ser percebido pelo cliente ”

Serviços e sua evolução MANTER BONS CLIENTES PRESTANDO O MELHOR SERVIÇO DEVERIA SER TÃO NATURAL PARA A EMPRESA QUANTO RESPIRAR PARA OS SERES HUMANOS ! No passado: o objetivo era conquistar novos clientes para aumentar/manter as vendas, sem preocupação com serviço; No presente:o número de empresas, seus produtos e serviços, cresce a uma taxa maior que o número de consumidores; No futuro: sobreviverá quem melhor souber administrar o relacionamento!!!!

ORGANIZAÇÃO DE SERVIÇOS ORGANIZAÇÃO TRADICIONAL C L I E N T E S ATIVIDADES OBJETIVOS & DIRETRIZES ORGANIZAÇÃO ORIENTADA PARA SERVIÇOS CLIENTES EQUIPES DE SERVIÇO SOLUÇÕES NECESSIDADES UNIDADES DE APOIO EXECUTIVO APOIO RECURSOS OBJETIVOS AÇÕES

TRÊS TIPOS DE MARKETING NAS EMPRESAS DE SERVIÇOS Interno Marketing Externo Serviços bancários financeiros Serviços de manutenção e limpeza Setor de restaurantes Empregados Consumidores Fonte: Kotler, 1998

ATRIBUTOS GENÉRICOS EM SERVIÇOS CONFIABILIDADE Prover serviços como combinado. Habilidade em lidar com os problemas dos clientes. Realizar serviços corretamente na primeira tentativa. Realizar serviços no momento prometido. Não possuir histórico de erros. TANGÍVEIS Equipamento moderno. Facilidades com apelo visual. Empregados que possuem aparência limpa e profissional. Materiais associados ao serviço com visual apelativo.

ATRIBUTOS GENÉRICOS EM SERVIÇOS SENSIBILIDADE (Resposta) Manter clientes informados de quando serviços serão realizados. Prestar o serviço com prontidão. Vontade de auxiliar clientes. Prontidão para responder solicitações dos clientes. SEGURANÇA (Garantia) Empregados que inspiram confiança nos clientes. Fazer clientes sentirem-se seguros nas suas transações. Empregados que são consistentemente corteses. Empregados que possuem conhecimento para responder aos clientes. EMPATIA Dar ao cliente atenção individual. Empregados que atendem os clientes de maneira carinhosa. Possuir o melhor interesse do cliente no coração. Empregados que entendem as necessidades de seus clientes. Horários de funcionamento convenientes.

EXCELÊNCIA EM SERVIÇOS Passo 1 Buscar pessoas com atitude,conhecimento e habilidades para tornar a estratégia realidade. Competir no mercado de talentos.

EXCELÊNCIA EM SERVIÇOS COMPETÊNCIAS DESEJADAS EM SERVIÇOS Cria lealdade e confiança no cliente; Empatia; Comunica-se com eficácia; Sabe lidar com o estresse; Ouve com atenção; Demonstra agilidade mental.

EXCELÊNCIA EM SERVIÇOS Passo 2 Desenvolver habilidades e conhecimentos; Mapear e qualificar pessoal de frente e retaguarda nas habilidades e conhecimento críticos para a implementação de cada estratégia de serviços.

EXCELÊNCIA EM SERVIÇOS Passo 3 Realizar o Empowerment Controle sobre a forma de prestação Consciência do “Contexto Geral” Responsabilidade sobre os resultados individuais e da equipe Eqüidade de recompensas

EXCELÊNCIA EM SERVIÇOS Passo 4 Incentivar o trabalho em equipe! Passo 5 Avaliar desempenho e recompensar performance!

CONCEITO DE SATISFAÇÃO E VALOR SATISFAÇÃO = expectativa x desempenho SENTIMENTO VALOR = expectativa x desempenho custo PERCEPÇÃO

CONCEITO DE SATISFAÇÃO E VALOR Valor entregue ao cliente Expectativa É o que esperamos. Todo mundo tem expectativa de tudo. Toda ação ou situação a serem vividas no futuro são precedidas de uma expectativa. Todo cliente tem uma expectativa de como vai ser tratado pela empresa, por você! Quanto maior for a expectativa do cliente, maior o risco de o Cliente ficar frustrado. É preciso ter cuidado para não levantar as expectativas do cliente além das reais possibilidades da empResa.

CONCEITO DE SATISFAÇÃO E VALOR Valor entregue ao cliente Percepção É como o cliente percebe o serviço ou atendimento prestado pela empresa. A percepção é única, ou seja, cada cliente tem uma percepção do serviço ou atendimento a ele prestados. "Não existe realidade, existe apenas a realidade que se percebe" - Tom Peter

ANÁLISE DO MERCADO POTENCIAL As organizações devem analisar o Mercado Potencial e a própria evolução deste mercado que deve ocorrer conforme periodicidade definida pela empresa.

ANÁLISE DO MERCADO POTENCIAL As formas mais utilizadas no acompanhamento do mercado são: Pesquisas de mercado; Internet; Dados fornecidos pelas Prefeituras Municipais , onde podemos obter listagens atualizadas onde constam todas as organizações existentes e as que ingressaram no mercado; Dados de Institutos reconhecidos (IBGE, FEE, etc.)

CLIENTES Quem tem clientes Se aborrece tanto! Quem não os tem, Não sobrevive, No entanto... Sempre é bom lembrar Que o cliente é um capital, O mais importante ativo E, como investimento de risco, Migra a qualquer oscilação Entre o custo e o benefício. Portanto, mantê-los Ao longo de sua vida, Como razão e objetivo, É a única garantia De que seu esforço Realmente fez sentido. “O Valor da Gerência” Luiz Fernando Reginato Miriam De Marchi