CNARH 40 - Novo Sistema de Cadastro de Usos da Água

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CADASTRO ESTADUAL DE USUÁRIOS DE RECURSOS HÍDRICOS Gestão de Recursos Hídricos Gestão de Recursos Hídricos.
Advertisements

SISTEC Brasília, 06 de outubro de Objetivos Principais 1. Servir de base para o registro, a avaliação e a regulação das unidades de ensino de EPT;
1. Acesse a URL – 2. Se usuário novo, acessar o link e seguir o trâmite de Cadastro de Usuário (consultar.
PROGRAMA BACIAS JAGUARIÚNA. PARCEIROS OBJETIVO O Programa Bacias Jaguariúna, criado pela Lei Municipal n.° 2218/2014, visa a implantação de ações para.
Sistemas de Informações Gerenciais. Sistema de Informação Gerencial Conceitos básicos Complexidade do processo de tomada de decisão Proporcional à complexidade.
Aplicativo “Wiki” de Conhecimento para os Programas de Pós-Graduação da FURB Anderson Felipe Weege Orientador: Oscar Dalfovo.
PANORAMA DA COBRANÇA PELO USO DOS RECURSOS HÍDRICOS E A AGÊNCIA DAS BACIAS PCJ.
SOFTWARE DE GERENCIAMENTO DE LIBERAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE VERSÃO EDUARDO SIEMANN ORIENTADOR: JHONY ALCEU PEREIRA.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação O PORTAL DO SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO 10º Prêmio.
A CRISE HÍDRICA NO SEMIÁRIDO PARAIBANO Organização: 01 e 02 de Setembro de 2016 TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA PARAÍBA.
BOLETIM INFORMATIVO – nº 3 Maio - Junho 2016 SRH.
Faculdades Integradas de Taquara Gestão Empresarial Marcos D. da Silva Tierre Ardigó Taquara, Agosto de 2012.
Supervisão e Redes Industriais Tutorial E3 Elipse Capítulo 14 ARMAZENAMENTO DE DADOS Felipe Domeni, Gabriel Martin, Leandro Gomes Rafael Benoliel, Tiago.
Implantando um ERP com sucesso Sistemas de Gestão Integrada - ERP Juliana Maria Lopes Alexandre Moya João Roberto Magazoni 27LI – Julho 2005.
CADASTRO ESTADUAL DE USUÁRIOS DE RECURSOS HÍDRICOS Gestão de Recursos Hídricos Gestão de Recursos Hídricos.
EAD - Ensino a Distância Sejam todos bem-vindos ao CTQ – Centro de treinamento do Questor.
30/08 a 01/09/2017 – Natal/RN Desafios da Governança Pública.
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 12 – Parte 1 Prof
ATENÇÃO: Esse manual foi desenvolvido com o objetivo de apresentar de forma resumida os principais recursos utilizados pelos usuários.
Estado do Espírito Santo
Novo PROCON Água 27 de abril de 2017.
Trabalho de Conclusão de Curso
INFORMAÇÕES BÁSICAS: REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL DE PROPRIEDADES RURAIS
Prof Adm Dilcimar G. Araújo CRA-MG /D
Criação: Caroline Brasileiro Atualização: Laura Matos
Metodologia otimizada
O SIGAD e a classificação e avaliação de documentos de arquivo
Imunização em trabalhadores de serrarias de Pinus
BIBLIOTECA ITIL V3 Uma fonte de boas práticas no Gerenciamento de Serviço; Padrão de mercado Guia de boas práticas aplicável a todos os tipos de Organizações.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
VI Encontros Pré-ConfOA 2017 Curadoria de Dados no Arca - Repositório Institucional da Fiocruz: Relato de Experiência Ana Maria Neves Maranhão Claudete.
Atenção Odontológica às gestantes
Projeto: Definições - “Esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo” (PMBOK) - “ Processo único, consistindo.
Outubro – Novembro de 2015 Brasil
A relação entre precipitação e qualidade da água na bacia do manancial do alto curso do rio Santo Anastácio Autor(es): Hermes Maurício Nunes; Antônio.
CENÁRIO ATUAL DO SISTEMA CUREMA – AÇU
O formulário é um importante meio de comunicação, transmissão e registro de informações, principalmente as baseadas em dados quantitativos. Formulários.
AGUAMOD – Janeiro 2017 BULLETIN N°1 ANÚNCIOS CONTACT
GUIA DE ARGUMENTOS DE VENDAS
STB – Projeto Sites de Distribuidores STB
Tarifário Eletrônico Cursos.
12 TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE TI
O conceito básico da Agenda 21
VI Encontros Pré-ConfOA 2017 Curadoria de Dados no Arca - Repositório Institucional da Fiocruz: Relato de Experiência Ana Maria Neves Maranhão Claudete.
Projeto estacionamento
Organização, Sistemas e Métodos na TGSI
COBRANÇA PELO USO DOS RECURSOS HÍDRICOS
Sugestões de Prioridades para a Segurança Hídrica em Teresópolis
QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO A HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
Secretaria Nacional de Defesa Civil SISTEMA DE COMANDO EM OPERAÇÕES SCO Secretaria Nacional de Defesa Civil.
Agenda da reunião Antecedentes Delineamento do Estudo Metodologia Necessidades Produtos Antecedentes Delineamento do Estudo Metodologia Necessidades Produtos.
1. DF ANTES DA REDESIM – BREVE HISTÓRICO – CENÁRIO ATÉ 2014
NOVO SISTEMA DE OUTORGAS DO DAEE
Professora Patricia Matsuda
Ação 2017 (1º fase) Suporte Interno SP 1.
ATENÇÃO: Esse manual foi desenvolvido com o objetivo de apresentar de forma resumida os principais recursos utilizados pelos usuários.
CICLO PDCA Nome : Fabiano Muffo Setor: Tecnologia da Informação
Processo de incorporação de tecnologias no SUS
1 Logística Integrada Prof. Msc. Bruno Silva Olher.
Sra. Maria Fátima da Conceição
A INTEGRAÇÃO DOS SISTEMAS DE GESTÃO
TELESSAÚDE SP.
Gestão Sustentável da Água Atlas Abastecimento de Água Atlas Estogos
Agência Nacional de Vigilância Sanitária
GEOPROCESSAMENTO Coordenação Amanda Machado Josemar Silva
SISTEMA DE INFORMAÇÕES
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.  O IBGE é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.  É o responsável pelos levantamentos e.
Orientação Profissisonal Entrevista inicial
Sistema de Filiação Partidária
Transcrição da apresentação:

CNARH 40 - Novo Sistema de Cadastro de Usos da Água Márcia Chaves de Souza Serviço de Cadastro e Cobrança pelo Uso da Água – SECOB Subsecretaria de Segurança Hídrica e Governança das Águas

Gestão? Informações confiáveis e consistentes ÁGUA É um bem escasso, bastante vulnerável e alvo de múltiplos interesses Recurso vital para as atividades humanas e o para o equilíbrio ecossistêmico Gestão? Informações confiáveis e consistentes Disponibilidade Usos Qualidade

CNARH – base para a outorga e o cálculo da cobrança desde 2006 Vantagens: 0800; porta de entrada única para os usuários federais e estaduais; sistema consolidado; com evolução permanente. Críticas: mais voltado para água superficial; não contempla especificidades estaduais.

Apesar das diversas evoluções, todo sistema tem um ciclo de vida – a plataforma começa a apresentar limitações tecnológicas, as ferramentas de geoprocessamento, por exemplo. Em 2012 a ANA começa a projetar o novo sistema, mas somente em 2014 o sistema tem a modelagem definida e a primeira versão é apresentada ao estado, em reunião com todos os interessados aqui no Rio.

CNARH 40 – registro por ponto de interferência Unificação das bases de cadastro e outorga; Detalhamento dos usos de água subterrânea.

Informações sobre a regularização Novidades: filtros por tipo de captação; busca pelo número da licença e pelo processo de regularização; busca pelas datas de início e fim da autorização.

CNARH 40 – 44 campos para água subterrânea

Houve uma primeira migração para o ambiente de treinamento do CNARH40; esses dados foram analisados por nós para validar as regras de migração automática. Houve alguns problemas, que foram apontados; após os ajustes, houve nova migração, agora para o ambiente de produção.

Agora teremos que complementar os dados de outorga e água subterrânea que não conseguiram ser migrados. Para essa tarefa, além das equipes do SECOB e do SEORH, contamos com a ajuda fundamental da Equipe Progestão.

Auxílio à Migração dos Dados: Projeto Águas do Rio Financiado com recursos do Programa Progestão (da ANA), esse projeto teve início em julho de 2016 e conta com um investimento de cerca de R$1,2 milhão. OBJETIVO GERAL Ampliar e aprimorar a qualidade das informações de regularização dos usos de recursos hídricos no Estado do Rio de Janeiro. Objetivos Específicos: melhorar os processos ligados à regularização do uso da água, envolvendo o setor de outorga; a capacitação/sensibilização dos usuários não cadastrados; criar ferramentas de comunicação com os comitês de bacia e público em geral. O Rio de Janeiro aderiu ao Progestão por meio do Decreto nº 44.445, de 18 de outubro de 2013. Capacitar superintendências, comitês de bacia e prefeituras no preenchimento do CNARH; Capacitar os comitês de bacia para planejamento e implementação de campanhas de regularização de usuários de recursos hídricos;

Com a plataforma CNARH 40 pretende-se num futuro não muito distante...

DA ATUALIZAÇÃO DOS ATOS DE REGULARIZAÇÃO É desejável que haja: • Uma boa frequência de atualização (semanal/mensal) • Boa consistência da informação inserida • Continuidade dos trabalhos Para que isso aconteça ... • Essa atualização precisa estar incorporada aos procedimentos de análise de outorga do Estado INSTITUCIONALIZAÇÃO DA ATUALIZAÇÃO DOS ATOS DE REGULARIZAÇÃO

Obrigada! Contato: (21) 2334-9599 (21) 2334-9613 geirh@inea.rj.gov.br