Empreendedorismo e competitividade das médias empresas

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Empreendedorismo e competitividade das médias empresas Luiz Carlos Furtado Neves Vice-Presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil - CACB

Conceituação da média empresa Não há uma conceituação oficial para a média empresa. A própria MPE possui diversas conceituações que variam segundo o assunto abordado: Comércio exterior Super simples Compras governamentais Crédito para T&I Quando se trata de informar a participação da MPE no comércio exterior, usa-se, às vezes uma definição. O simples está definido na Lei Geral, ....

Conceituação da média empresa Fonte Micro empresa Pequena empresa Média empresa Grande empresa Lei Geral Faturamento até R$360 mil / ano Faturamento acima de R$360 mil até R$3,6 milhões/ano ** IBGE Indústria: até 19 empregados Comércio/serviço: até 09 empregados Indústria: de 20 a 99 empregados Comércio/serviço: de 10 a 49 empregados Indústria: de 100 a 499 empregados Comércio/serviço: de 50 a 99 empregados Indústria: A partir de 500 empregados Comércio/servios: A partir de 100 empregados BNDES (*) Faturamento até R$2,4 milhões/ano Faturamento acima de R$2,4 milhões/ano até R$16 milhões/ano Faturamento acima de R$16 milhões/ano até R$90 milhões/ano Faturamento acima de R$90 milhões/ano FINEP (*) (*) Classificação utilizada pelo Mercosul

Conceituação da média empresa A conceituação da média empresa passa pela análise da área de atuação (local ou regional), pela avaliação do faturamento, pelo segmento onde está inserida(comércio, serviços, indústria, agricultura) e pelo número de empregados. A média empresa é como filho do meio: sem os privilégios do primogênito e nem os mimos do caçula! A Starcolor é uma média empresa: Cerca de 150 funcionários Faturamento superior a R$10 milhões/ano Atuação regional e nacional (*) Algumas empresas de serviços, principalmente às ligadas ao segmento de tecnologia, possui poucos funcionários mas com elevado faturamento

Empreendedorismo e competitividade das médias empresas Superar o medo de crescer: a migração do simples para outro regime fiscal com novas obrigações. A média empresa está mais vulnerável à ação de grandes empresas e de empresas estrangeiras. A vulnerabilidade não ocorre nas MPEs que possuem nichos específicos.

Fatores que afetam a competitividade das médias empresas Redução da carga tributária Simplificação no pagamento dos tributos com a criação do IVA Sistema tributário Necessidade de preposto da empresa na rescisão de contratos de trabalho para funcionários com mais de um ano de trabalho. Impossibilidade de parcelar as férias em mais de duas vezes. Impossibilidade de contratar profissionais por hora trabalhada (salário mínimo da categoria): garçons, professores (manhã/noite), etc. Reforma na legislação trabalhista Em geral, estes fatores não diferenciam das médias e grandes empresas. A diferença é que na grande empresas ela consegue suprir a ausência de políticas públicas com iniciativas próprias. Chile, Peru, Colômbiae até mesmo a Bolívia possuem o IVA. O funcionário poderia comparecer ao sindicato, porém, sem a necessidade da presença da Empresa. A rescisão é de interesse do trabalhador.

Fatores que afetam a competitividade das médias empresas As rodovias estão cada vez mais congestionadas e os custos com o frete das mercadorias tendem a aumentar ainda mais. Custo e qualidade das comunicações acima da média no mundo. Infraestrutura As empresas tem gasto cada vez mais com segurança seja no transporte da mercadoria, na guarda dos estabelecimentos ou na redução do risco para os clientes. Segurança As ações do governo para o aumento da mão de obra qualificada ainda não chegaram nas empresas. A escolas e universidades ainda continuam distantes da realidade das empresas Mão de obra .

Fatores que afetam a competitividade das médias empresas Licença para instalação das empresas. Licença ambiental. Tempo para resposta de processos na Receita Federal. Sistema Judiciário Importação de produtos Burocracia .

Fatores que afetam a competitividade das médias empresas Em resumo Competitividade é a capacidade de oferecer produtos e serviços de boa qualidade a preços aceitáveis pelo mercado. A qualidade dos produtos e serviços é definida pela qualidade da mão de obra e pela capacidade inovação O preço é diretamente afetado pelo sistema tributário, pelas condições sócio econômicas, pela infraestrutura disponível O Brasil tem conseguido avanços significativos como a privatização das rodovias, aeroportos, portos, porém, em outras áreas, continuamos patinando como a legislação trabalhista e a reforma tributária . .

Obrigado! Luiz Carlos Furtado Neves Vice-Presidente (61)3321-1311 luiz.carlos@cacb.org.br .