A MODELAGEM DE PDTI PARA O SETOR PÚBLICO ORIENTADO PARA RESULTADOS

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Transcrição da apresentação:

A MODELAGEM DE PDTI PARA O SETOR PÚBLICO ORIENTADO PARA RESULTADOS JOAQUIM CASTRO NATAL, 07/11/11

SETOR PÚBLICO ORIENTADO PARA RESULTADOS Boa Governança Pública Tecnologia de Gestão Planejamento Estratégico Mapa Estratégico Projetos Estruturadores Metas Indicadores de Desempenho Custos( Eficiência)

Plano Diretor de Tecnologia da Informação - PDTI Governança Corporativa Governança de TI Direito Decisórios Gestão Estratégica de TI Planejamento Estratégico de TI – PETI Projetos Estratégicos de TI Controle

Governança Corporativa(1) São as práticas e os relacionamentos entre os Acionistas/Cotistas, Conselho de Administração, Diretoria,Auditoria Independente e Conselho Fiscal, com a finalidade de otimizar o desempenho da empresa e facilitar o acesso ao capital(IBGC) 0

GOVERNANÇA CORPORATIVA(2) Trata dos objetivos estratégicos e monitora o desempenho para assegurar a concretização desses objetivos(OCDE);

GOVERNANÇA DE TIC TRATA DA ESPECIFICAÇÃO DOS DIREITOS DECISÓRIOS E DO FRAMEWORK DE RESPONSABILIDADE PARA ESTIMULAR COMPORTAMENTO DESEJÁVEIS NA UTILIZAÇÃO DE TIC(WEILL E ROSS)

GOVERNANÇA DE TIC Esclarecer o papel da TIC Definir os requisitos de integração e padronização Determinar os serviços compartilhados Necessidades de aplicações: compradas ou desenvolvidas Centralizado X Descentralizado As iniciativas que terão recursos financeiros

GOVERNANÇA DE TIC QUEM TOMA AS DECISÕES: Direção Superior Especialistas de TIC Unidade de Negócio Direção Superior e Unidade de Negócio Grupo de TIC e outro Grupo Indivíduos ou pequenos grupos

Condições Necessárias Alinhamento ao Plano de Governo PETI e PDTIC Modelo de Gestão Colegiado e Matricial Mobilização e Participação Plano de Ação Anual Controle: Orçamento Compras(Registro de Preços e Contratos Corporativos) Padrões e Normas

Estatal/Terceirizada Estratégico GOVERNANÇA DE TIC Corporativo PETI / PDTIC Setorial Portfólio Projetos/Caderno de Serviços Operacional Padrões e Normas COBIT CMM ITIL ISO 27001 PMBOK BSC Projetos Execução: Centralizada Descentralizada Estatal/Terceirizada Monitoramento Serviços Segurança Processos Sistemas

PERGUNTAS ?

1.4 Organização e Gestão de TIC Grupo Componentes Gestão da Execução Execução dos Serviços C D C/D P T P/T 1.1 Infra-estrutura Segurança da Informação X Data Center Redes e Telecomunicações Estações de Trabalho Suporte aos Serviços de TIC Canais Eletrônicos 1.2 Sistemas / Aplicações Identificação de Necessidades/Oportunidades Desenvolvimento Manutenção Modelo de Informações 1.3 Pessoas Recursos Humanos de TIC Capacitação em TIC 1.4 Organização e Gestão de TIC Planejamento Orçamento Custeio Compras Contratos Prospecção e Padrões