Iolanda Cortelazzo - UTFPR icortelazzo@utfpr.edu.br A APRENDIZAGEM DOCENTE MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS. DESENVOLVIMENTO DE NOVAS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS: Qualidade em Educação Iolanda Cortelazzo - UTFPR icortelazzo@utfpr.edu.br
Eixos de compartilhamento de poder e responsabilidade financeiro pedagógico administrativo
Recursos Humanos/ Cultura organizacional Currículo Infra-estrutura Marketing Recursos Financeiros Recursos Humanos/ Cultura organizacional Sistema de Informação Legislação Materiais Didáticos Qualidade na educação
Conhecimento construção de significados saberes já adquiridos, sensações, e emoções. consciência que também o outro constroi seu próprio conhecimento de modo subjetivo, aceitação e a compreensão múltiplas perspectivas interação comunicativa (Bevilacqua, 2011).
Aprendizagem docente também implica: operacionalização de artefatos tecnológicos, compreensão de suas potencialidades, ampliando a capacidade do estudante de dialogar com o mundo; e de compreender os impactos que esses artefatos podem causar nas relações humanas. conhecimento e a participação do docente em todo o processo também como aprendiz
Participação do professor na construção do PP como profissional, Como participante de uma comunidade Como parte de uma rede necessária a redefinição do desenvolvimento profissional e do trabalho docente a partir de questões já propostas por estudiosos da área
Questões Em que as mudanças afetam os professores? Como se deve repensar o trabalho docente em novos contextos? Como organizar os novos cursos de licenciatura? Como adequar os conhecimentos e as atitudes docentes para propiciar o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa ?
Questões Como agregar valores ao desempenho pessoal, social e profissional do estudante que o capacite a aproveitar as oportunidades que lhe são oferecidas? Como esses professores poderão contribuir para se criarem outros cenários educativos e escolares?
Aprendizagem significativa docente Ser um aprendiz; compreender sua múltipla função em uma sociedade de conhecimento mediada por tecnologias, compreender a ubíqüidade e as comunidade virtuais; e aprender a participar de comunidades de prática e de pesquisa, nas quais, o próprio docente exercita suas referidas competências.
Nova abordagem de aprendizagem Do construtivismo para o construcionismo e para o conectivismo, “teoria de aprendizagem emergente em que as redes de computadores e as tecnologias digitais viabilizam conexões colaborativas entre pessoas, apoiadas por artefatos tecnológicos simbólicos (produção cultural e científica da humanidade) armazenados em bases de dados em todas as partes do mundo”.
PDD Amplia sua competência para ser aprendiz e docente numa sociedade de conhecimento. Propicia que ele próprio participe do contexto sociocultural da escola. Promove atuação e interação com seus pares, Permite a emergência das necessidades para direcionarão o seu planejamento didático e pedagógico Propõe a aprendizagem significativa dos estudantes.
Programa de PDD Criar ambientes imersivos Desenvolver competências linguísticas, comunicacionais e tecnológicas, Inserir docentes em comunidades de Aprendizagem Prática Pesquisa
Proposta Prática pedagógica: aprendizagem significativa de seus estudantes Produção de conhecimento em ambientes virtuais comm diferentes mídias, Expressão do mundo com diferentes linguagens (verbal, audiovisual e digital).
Prática pedagógica Fazer conexões (em redes de comunicação) apresentar ampliar o conhecimento individual e coletivo apresentar diferentes perspectivas e possibilidades de soluções a problemas pessoais, sociais e profissionais.
Aprendizagem Docente a compreender como os indivíduos aprendem (estilos); antecipar as dificuldades de seus estudantes; adequar a metodologia e a tecnologia para aumentar a possibilidade da aprendizagem significativa, emancipadora e transformadora.
Qualidade na EAD Esforços de reconstrução Responsabilidade social Diversidade institucional Flexibilidade Capacidade de resposta Estabilidade financeira Esforços de reconstrução Equidade e Igualdade Inovação
Síntese Tecnologias: meios, suporte, recurso. Modalidade de Ensino: contingência de tempo e espaço. Docência: comprometimento com a aprendizagem própria e com a do outro. Qualidade: resultado do comprometimento
Para o Docente O desenvolvimento da consciência é uma “empreendimento social” fruto da comunicação interpessoal, do confronto e da troca no seio da comunidade de que se faz parte, do compartilhamento e da negociação de significados expressos por um comunidade de interpretes (Bevilacqua, 2011).
Referência BEVILACQUA, Barbara. Apprendimento significativo mediato dalle technologie. Rivista Scuola IAD. N.04 2011 Ricerca & Technologia.Disponível em http://rivista.scuolaiad.it/n04-2011/apprendimento-significativo-mediato-dalla-tecnologie acesso em 20/09/2012