Educação Permanente Profa. Aline Alves de Andrade.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE
Advertisements

PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
Francisca Nazaré Liberalino UFRN/DEnf-2012
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA CAMPUS XI – SERRINHA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - DEDC INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NAS SÉRIES INICIAIS.
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
1º Seminário Nacional de Pró-Saúde II
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
CONCEITOS E PRINCÍPIOS
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS ABRIL DE Integração ensino-serviço como prática pedagógica estruturante dos processos de formação profissional técnica.
Trabalho em Equipe e Formação de Pessoal no Campo da Saúde
Grupo 3 Relatório Final.
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
POLÍTICA ESTADUAL DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - PGETS
Avaliação Institucional
Prof. Fernando Guridi Izquierdo Universidad Agraria de la Habana
Educação Permanente em Saúde :
SÉCULO XX.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
I OFICINA PROMED UFF pensares, saberes e fazeres com fraternidade
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Metodologias ativas de aprendizagem Currículo integrado
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
2º ORIENTAÇÃO TÉCNICA SAPEs PCNP DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
Regulamentação dos Cursos de Graduação em Saúde Coletiva
Tecnologia e Educação.
Recordando... Desde que foi criado, o SUS já provocou profundas mudanças nas práticas de saúde do país. Para que novas mudanças ocorram é preciso haver.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Superintendência de Recursos Humanos da Saúde
A Importância da Educação Continuada
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
Similitudes e dissonâncias no percurso de formação: a gestão pedagógica no exercício da docência no Ensino Superior.
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Educação Permanente em Saúde
REGISTROS.
Trabalhando com Grupos
EDUCAÇÃO EM SAÚDE Profª. Mayara Thomaz.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Comissão de Integração Ensino-Serviço (CIES)
Envolvimento de atores na construção de Objetos de Aprendizagem.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Sistemas de Educação inclusivos
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
Eixo 3 – Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar Educação Integral e Integrada: ampliação de tempos e espaços educativos Prof. ª Dr.ª Jaqueline.
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA ABORDAGEM SOBRE A PRÁTICA DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. ¹ SILVA Sayara Alessandra Dahas da (UFPA) ².
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Antonio Garcia Reis Junior
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
Comprometimento do docente com projeto político pedagógico
PSICOLOGIA SOCIAL COMUNITÁRIA
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Processo do trabalho dos serviço em enfermagem
A formação e o mercado de trabalho dos técnicos em saúde:
Cristiane Jonas Francisconi
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Formação de Professores no Contexto Universitário Formação de Professores no Contexto Universitário Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo Unesp/Rio Claro.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
BALANÇO DE METAS 2012 e PROPOSIÇÃO DE METAS 2013 Escola da Advocacia - Geral da União (EAGU)
O papel pedagógico do órgão gestor
Transcrição da apresentação:

Educação Permanente Profa. Aline Alves de Andrade

Espera um pouco... A disciplina chama-se Estratégias de Educação Continuada. Então, por que educação permanente e não educação continuada?

Primeiro vamos aos conceitos A Educação Continuada é uma ferramenta de aprimoramento profissional que usa alternativas educacionais centradas no desenvolvimento de grupos ou categorias profissionais. Geralmente utiliza metodologia tradicional e tem duração definida. Já a Educação Permanente é uma estratégia de reestruturação dos serviços pensadas para a equipes de trabalho. Utiliza-se da aprendizagem significativa com enfoque problematizador e o profissional é centro do processo ensino-aprendizagem e a aquisição das competências determina o fim da intervenção.

Esquematicamente... Educação Continuada: Educação Permanente: alternativas educacionais centradas no desenvolvimento de grupos/categorias profissionais; utiliza metodologia tradicional e tem, portanto, duração definida ; ferramentas: atividades de ensino após a graduação (atualização) como cursos de caráter seriado, estudo de publicações específicas de um determinado campo de conhecimento (etc)... Educação Permanente: estratégia de reestruturação dos serviços pensadas para a equipes de trabalho; Utiliza-se da aprendizagem significativa com enfoque problematizador; o profissional é centro do processo ensino-aprendizagem e a aquisição das competências determina o fim da intervenção; ferramenta: determinantes sociais e econômicos regionais/necessidade da população + valores e conceitos dos profissionais orientado a busca de novos saberes para a solução da situação vigente. MANCIA, et al (2004)

Educação Permanente X Educação Continuada Figura 2: Principais diferenças entre Educação Continuada e Permanente segundo aspectos-chave, adaptado de MANCIA, et al (2004) p.606. http://www.scielo.br/pdf/reben/v57n5/a18v57n5.pdf

Diretrizes É aprendizagem no trabalho, onde o aprender e o ensinar se incorporam ao cotidiano das organizações e ao trabalho; Baseia-se na aprendizagem significativa e em sua possibilidade de transformação; Leva em consideração os conhecimentos e as experiências prévios dos envolvidos. Propõe que os processos de educação dos trabalhadores da saúde se façam a partir da problematização do processo de trabalho.

O conceito pedagógico, Educação Permanente, está atrelado à efetivação de relações orgânicas entre: 1. ensino e as ações e serviços 2. docência e atenção à área de atuação; 3. formação e gestão setorial 4. desenvolvimento institucional e controle social na área de atuação

Educação Permanente SITUAÇÃO 2 = SITUAÇÃO 1 MODIFICADA SITUAÇÃO 1 MOMENTO 2 Resolução dos problemas diagnosticados - Melhoria dos indicadores das pessoas e populações SITUAÇÃO 1 MOMENTO 1 Problemas Cotidianos - necessidades das pessoas e populações Educação Permanente Conhecimento prévio dos profissionais Necessidades de formação e desenvolvimento

Estruturação do Plano de Ação de Educação Permanente • Caracterização da região e Identificação do(s) problema(s). • Caracterização da necessidade de formação. • Atores envolvidos. • Relação entre os problemas e as necessidades de educação permanente. • Produtos e resultados esperados (estabelecer metas e indicadores) e Processo de avaliação do plano. • Recursos envolvidos (viabilidade x recursos disponíveis).

E na prática, se minha empresa não tiver ainda estruturada para a Educação Permanente?

Você e sua equipe podem montar um plano de educação permanente!

E a educação permanente deve ser o principal impulsionador na mudança das práticas utilizadas e na construção de ações mais inclusivas para populações mais vulneráveis.