PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID pibid@prograd.ufu.br www.pibid.prograd.ufu.br Profa. Dra. Renata do Carmo – Coordenadora Institucional Profa. Dra. Daisy Rodrigues do Vale – Coordenadora Institucional Prof. Dr. Vlademir Marim – Coordenador de Gestão Prof. Dr. Deividi Márcio Marques – Coordenador de Gestão Profa Dra Marili Junqueira- setor de acompanhamento de bolsistas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Pró-Reitoria de Graduação – PROGRAD Pró-Reitor: Prof. Dr. Waldenor Barros Moraes Filho Diretoria de Ensino – DIREN Diretora: Profª Drª Camila Lima Coimbra Divisão de Licenciaturas – DLICE Supervisora: Profª Drª Daisy Rodrigues do Vale
A DLICE – Divisão de Licenciaturas Desenvolvimento de projetos/ações que visem o aprimoramento d a qualidade dos Cursos de Licenciatura da UFU por meio de formação inicial e continuada. DLICE
PROGRAMAS, PLANOS E PROJETOS VINCULADOS À DLICE Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência DLICE PIBID PLI REDE MINEIRA FÓRUM DE LICENCIATURAS PRO DOCÊNCIA PARFOR Plano Nacional de Professores para a Educação Básica Programa de Licenciaturas Internacionais Programa de consolidação de Licenciaturas Rede Mineira de Formação Profissional
bolsas de iniciação à docência no ambiente de escolas públicas antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública articulação entre a educação superior, a escola e os sistemas estaduais e municipais.
Objetivos unir as secretarias estaduais e municipais de educação e as universidades públicas incentivar profissionais da educação à carreira do magistério nas áreas da educação básica
Objetivos unir as secretarias estaduais e municipais de educação e as universidades públicas incentivar profissionais da educação à carreira do magistério nas áreas da educação básica
dlice OBJETIVOS incentivar a formação de professores para a educação básica, contribuindo para a elevação da qualidade da escola pública; valorizar o magistério, incentivando os estudantes que optam pela carreira docente; promover a melhoria da qualidade da educação básica; promover a articulação integrada da educação superior do com a educação básica do sistema público, em proveito de uma sólida formação docente inicial; elevar a qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciaturas das instituições públicas de educação superior;
estimular a integração da educação superior com a educação básica no ensino fundamental e médio, de modo a estabelecer projetos de cooperação que elevem a qualidade do ensino nas escolas da rede pública; fomentar experiências metodológicas e práticas docentes de caráter inovador, que utilizem recursos de tecnologia da informação e da comunicação, e que se orientem para a superação de problemas identificados no processo ensino-aprendizagem; valorizar o espaço da escola pública como campo de experiência para a construção do conhecimento na formação de professores para a educação básica; proporcionar aos futuros professores participação em ações, experiências metodológicas e práticas docentes inovadoras, articuladas com a realidade local da escola.
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – 1ª EDIÇÃO 2007/2008
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – 2ª EDIÇÃO 2009/2010
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – 3ª EDIÇÃO 2011/2013
Áreas SUBPROJETO NÚMERO BOLSITAS DE ID FÍSICA 2 30 QUÍMICA CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MATEMÁTICA HISTÓRIA 18 GEOGRAFIA 29 LÍNGUA PORTUGUESA 1 20 LÍNGUAS ESTRANGEIRAS HISTÓRIA E CULTURA AFRO 24 MÚSICA 8
SUBPROJETO NÚMERO BOLSISTAS ID ARTES VISUAIS 1 8 TEATRO PEDAGOGIA 24 PEDAGOGIA EM 20 SOCIOLOGIA FILOSOFIA EDUCAÇÃO FÍSICA TOTAL SUBPROJETOS: 23
TOTAL BOLSISTAS 403 BOLSISTAS: 337 BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA 23 BOLSISTAS DE COORDENAÇÃO DE ÁREA 40 BOLSITAS DE SUPERVISÃO (PROFESSORES DA REDE DE EDUCAÇÃO BÁSICA) 2 COORDENADORES INSTITUCIONAIS 1 COORDENADOR DE GESTÃO PEDAGÓGICA 21 ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO 10 COLABORADORES DE COORDENAÇÃO DE ÁREA
22 LICENCIATURAS ATENDIDAS CADA QUAL COM UM SUBPROJETO ESPECÍFICO DA ÁREA: Física (INFIS); Matemática (FACIP); Química (IQUFU); Pedagogia (FACIP); Biologia (INBIO); Artes Visuais (IARTE); Matemática (FAMAT); Biologia (FACIP); Geografia (IGUFU); Educação Física (FAEFI); Sociologia (INCIS); Geografia (FACIP); Letras – Língua Portuguesa (ILEEL); História (FACIP); Letras – Línguas Estrangeiras (ILEEL); História (INHIS); Pedagogia (FACED); Música (IARTE); Química (FACIP); Teatro (IARTE); Física (FACIP); Filosofia(IFILO); 01 Subprojeto Temático: HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA, que atende as licenciaturas: Pedagogia (FACED); Sociologia (INCIS); História (INHIS); Química (IQUFU); Biologia(INBIO); Geografia (IGEUFU); Filosofia (IFILO);
Proposta de crescimento PIBID considerando subprojetos existentes e novos subprojetos propostos em novembro de 2011
NOVOS SUBPROJETOS 2012
ESTIMATIVA DE BOLSISTAS 2012/2013 594 BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA 34 BOLSISTAS DE COORDENAÇÃO DE ÁREA 72 BOLSITAS DE SUPERVISÃO (PROFESSORES DA REDE DE EDUCAÇÃO BÁSICA) 2 COORDENADORES INSTITUCIONAIS 2 COORDENADORES DE GESTÃO PEDAGÓGICA
O BOLSISTAS DE ID EM AÇÃO Inserção dos licenciandos em escolas do sistema público (estaduais e municipais); Biologia Física - Pontal
Produção de recursos didáticos Biologia Física – Santa Mônica Geografia
Oficinas na universidade Matemática – Santa Mônica Filosofia
Reuniões de estudo e planejamento Pedagogia Línguas Estrangeiras
Análise de materiais didáticos utilizados nas escolas Línguas Estrangeiras
Atividades didáticas integradas com uso de tecnologias Matemática, Física, Química e Biologia
Atividades de sensibilização e dramatizações História e Cultura Afro-brasileira Sociologia
Valorização das potencialidades artísticas Sociologia História e cultura afro-brasileira Línguas Estrangeiras
Brinquedoteca – USP - SP Visitas Técnicas Pedagogia – Pontal Brinquedoteca – USP - SP Química – Santa Mônica Estação Ciências - SP
Viagens e visitas técnicas Língua Portuguesa Museu da Língua Portuguesa - SP Matemática e Pedagogia – Pontal USP, Bienal do Livro e Museu da Língua Portuguesa Línguas Estrangeiras – UFSC Troca de experiências com o PIBID/UFSC e curso com especialista em TBLT
Seminários e Palestras Línguas Estrangeiras Inglês, Francês e Espanhol Biologia
Monitorias, mini-cursos e atividades de estudo com os alunos da educação básica Química - Pontal Língua Portuguesa
Abertura 2ª. Edição – Uberlândia (2010) Eventos PIBID Abertura 2ª. Edição – Uberlândia (2010)
Abertura 2ª. Edição – Ituiutaba (2010) Eventos PIBID Abertura 2ª. Edição – Ituiutaba (2010)
Eventos PIBID Abertura 3ª. Edição - 2011 Seminário 2009
Eventos PIBID Seminário 2011
Participação em eventos Seminário de Educação, Raça e Etnia Uberlândia MG Workshop Alfabetização USP - SP
Os sujeitos do programa: algumas elementos identificatórios Os alunos de iniciação à docência Os sujeitos do programa: algumas elementos identificatórios Os alunos de iniciação à docência
Alguns dados…
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NÍVEL DE SATISFAÇÃO NO PIBID-UFU
Possibilidades para os alunos da licenciatura na UFU O PIBID incrementou significativamente o número de bolsas para alunos da licenciatura na UFU, colaborando com as políticas de fixação desses alunos e contribuindo para sua profissionalização. OUTRAS: Bolsas como monitoria, estágios, bolsas de graduação, Programa de Bolsa de Extensão (PIBEX) Dados preliminares apontam que de 80% das bolsas, 18% são de alunos da licenciatura, portanto, o PIBID mais que dobrou a participação dos alunos das licenciaturas nos programas de bolsas da UFU em 2010.
Muito obrigada! PIBID – 3239 4437 daisy.ufu@gmail.com carmoliveiragm@gmail.com marili.junqueira@gmail.com deivid@iqufu.ufu.br secpibid@gmail.com