Gerenciamento de riscos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gerência de Riscos em Projetos
Advertisements

Análise de Riscos em Projetos
FACULDADE DOS GUARARAPES
GERENCIAMENTO DE RISCOS em PROJETOS
Práticas de Apoio à Gestão
Consultoria Empresarial
PMBoK Project Management Body of Knowledge
O padrão de gerenciamento de projetos de um projeto
11. Gerenciamento de riscos do projeto
O processo de coletar os requisitos (escopo do cliente)
Simulação de Sistemas Prof. MSc Sofia Mara de Souza AULA2.
Gerenciamento de Riscos
Pós-graduação Disciplina: Gerenciamento de Riscos em Projeto Prof. Claudemir Vasconcelos Gerenciamento de Riscos em Projetos Aula 6 Parte 2.
Planejamento de reservas
Quantificação por Valor Esperado dos Riscos
Planejamento do gerenciamento de riscos
Fontes, Identificação e Categorização de riscos
Qualificação e Quantificação por Valor Esperado dos Riscos
Projeto em Engenharia de
Gerenciamento de Projetos e
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
Disciplina: Planejamento e Gerenciamento de Projetos - PGP
PMBOK 5ª Edição Capítulo 11
Metodologia de Gestão de Projetos
GPR - Gestão de Projetos
Avaliação da Viabilidade Econômico-Financeira em Projetos
Avaliação da Viabilidade Econômico-Financeira em Projetos
Gestão da Inovação Tecnológica
Gerenciamento dos riscos
1 / 5 Planejamento de ações É o desenvolvimento da resposta a ocorrência do evento de risco Determina que ações serão tomadas para cada aspecto de risco.
Ana S. Palma, Bruno S. Okuda, C. Celso B. Camargo, Everthon T. Sica*, Gelson A. A. Brigatto e Rafael T. Carvalho Sistema de Suporte á Decisão aplicado.
Estudos de Estabilidade
11 - Gerenciamento de Riscos
Gerência de Risco em Softwares
Elaboração e Análise de Projetos
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Gerenciamento de Projetos
Áreas de Conhecimento:  RISCOS  COMUNICAÇÃO. Gerência de Riscos Processos necessários para a identificação, análise e resposta aos riscos do projeto,
Gerenciamento de Risco
GESTÃO DE RISCOS Master in Project Management FMU 2014
23 de outubro de 2014 SUSEP/DITEC/CGSOA/COARI/DIRIS Subcomissão de Riscos Tema para Discussão 3: Processos e Controles DITEC/CGSOA/COARI/DIRIS.
GERENCIAMENTO DA QUALIDADE FERRAMENTAS DE CONTROLE
Metodologia Proposta para Suportar o Relacionamento entre Análises Qualitativas e Quantitativas de Riscos em Prazos em Projetos Marcello A. Ribeiro (Petrobras)
Higiene Ocupacional.
Gestão de Riscos Corporativos
Riscos.
Agenda GERÊNCIA DE PROJETOS PMI – Project Management Institute
Como pensar e agir sobre as incertezas que afetam a decisão
GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE T.I
Universidade Federal de Pernambuco
Técnicas de ANÁLISE DE RISCO
Qualidade de software Fabiano Gonçalves dos Santos Aula 10.
Gerenciamento de Custos
Fundamentos de Engenharia de Software
Gerenciamento de Riscos em Projetos de Software Ricardo de Oliveira Abu Hana.
GESTÃO DE PROJETOS DE MANUTENÇÃO
Gestão da Qualidade de Projeto
Gestão de projetos UFERSA | Eng. de Produção | Prof. Kléber Barros.
Gerência de Riscos Jeferson Silveira Santos de Andrade
Gerência de Projetos 5ºSemestre Aula 10 Prof. Carlos Vinícius SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA.
Gerenciamento de Projetos CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DO DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS – 2015/1 15, 16, 22, 23 e 30/05/2015 Prof. Leandro Piva, MBA.
1 YPM – Easy Project Management. 2 Complemento Francisco Eriko Barreto Brito Project Management Professional (PMP®) MBA em TI PMP Number: PMI.
DISCUSSÃO BASEADA NO PMI®
Gestão de Projetos Matriz de riscos do projeto
Sylvia Campos da Luz e Silva Universidade Federal de Pernambuco Centro de Informática Pós-Graduação em Ciência da Computação.
Gerenciamento de riscos
EAD 615 – Gerenciamento de Projetos
Estudo de Caso de Gerência de Riscos
Gerência de Projetos de Software
Gerenciamento de Risco. O que são riscos Riscos são por definição a ocorrência de eventos futuros, onde o resultado é incerto. São eventos que podem ocorrer,
Transcrição da apresentação:

Gerenciamento de riscos Desenvolvido por: VP 22

Gerenciamento de Riscos Objetivo da Apresentação: Realizar uma análise detalhada sobre o que é e qual o impacto que a Análise de Riscos causa em um projeto.

Gerenciamento de Riscos Conteúdo Programático Definição de riscos; Definição de gerenciamento de riscos; Definição de análise Qualitativa e Quantitativa; Planejamento de resposta a riscos; Plano de contingência genérico; Terceirização; Monitoramento e controle de riscos;

Gerenciamento de Riscos 1 - O que é um risco? O risco é um evento ou uma condição incerta que, se ocorrer, terá um efeito positivo ou negativo sobre pelo menos um objetivo do projeto, como tempo, custo, âmbito ou qualidade. O risco envolve duas característica: Incerteza Impacto

Gerenciamento de Riscos 2 - Gerência de Riscos O gerenciamento de riscos é organizado em seis processos: Planejamento do gerenciamento de riscos Identificação de Riscos Análise qualitativa de riscos Análise quantitativa de riscos Planejamento de resposta a riscos Monitoramento e controle de riscos *Fonte: PMI, PMBOK Guide

Gerenciamento de Riscos Processo para definir, analisar e criar respostas aos riscos do projeto a fim de eliminar ou minimizar os mesmos. Itens a serem definidos no plano: Metodologia; Funções e responsabilidades; Sincronismo; Orçamento;

Gerenciamento de Riscos 3.1 - Categorias dos Riscos  Riscos Técnicos de Qualidade ou Desempenho; Riscos de Gerência de Projeto; Riscos Organizacionais; Riscos Externos.

Gerenciamento de Riscos 4 - Identificação dos Riscos Gera uma lista de riscos do projeto, que já deve estar classificada com as categorias vistas anteriormente. Os três tipos de riscos são: Riscos conhecidos; Riscos previsíveis; Riscos Imprevisíveis.

Gerenciamento de Riscos 4 – Identificação dos Riscos O PMBOK recomenda os métodos abaixo: Lista de Verificação (Checklists); Fluxogramas; Entrevistas.

Gerenciamento de Riscos 5 – Análise Qualitativa dos Riscos A análise qualitativa de riscos consiste em avaliar dois fatores: a probabilidade e o impacto dos riscos identificados. Matriz de probabilidade de impacto Impacto Probabilidade Muito Baixo Baixo Médio Alto Muito Alto 75% 0,05 0,09 0,18 0,36 0,72 50% 0,04 0,07 0,14 0,28 0,56 30% 0,03 0,10 0,20 0,40 15% 0,02 0,06 0,12 0,24 05% 0,01 0,08

Gerenciamento de Riscos 5 – Análise Qualitativa dos Riscos A medida do risco é chamada de exposição Para realizar o cálculo da exposição ao risco utilizamos a seguinte equação: E(n) = P(n) x I(n) E(n) = Exposição ao risco n P(n) = Probabilidade de ocorrência do risco n I(n) = Impacto do risco n

Gerenciamento de Riscos 5 – Análise Qualitativa dos Riscos Matriz de riscos ID Responsável (is) Descrição Probab. Impacto Exposição 1 Nome do(s) reponsável(is) por implantar a ação de resposta ao risco Se Descrição do evento que geraria impacto 30% Alto Então Conseqüência do evento Indicador Descrição dos primeiros indícios do problema Estratégia Descrição da estratégia genérica e dos planejados

Gerenciamento de Riscos 5.1 – Teoria da utilidade A teoria da utilidade estabelece um padrão de tomada de decisões a fim de obter o melhor resultado diante do risco, independente das práticas propensas de um gerente de projetos.

Gerenciamento de Riscos 6 – Análise Quantitativa de Riscos A análise quantitativa dos riscos determina a consequência de cada risco para os objetivos do projeto, analisando numericamente as probabilidades de risco. As técnicas de análise quantitativa de riscos que mais se destacam no PMBOK são a Análise de Sensibilidade, a Árvore de Decisão e as Técnicas de Simulação.

Gerenciamento de Riscos 6.1 – Análise de Sensibilidade Esta técnica visa apresentar os riscos que tem maior impacto potencial em um projeto.

Gerenciamento de Riscos 6.2 – Árvore de Decisão

Gerenciamento de Riscos 6.3 Técnicas de Simulação Gráfico Simulação de Monte Carlo

Gerenciamento de Riscos 7 - Planejamento de respostas a riscos Nesta etapa, um plano de tratamento dos riscos é criado para que seja estabelecida a forma que eles serão tratados. Estratégias genéricas para tratá-los: Ignorar; Aceitar; Monitorar; Mitigar/Evitar; Transferir.

Gerenciamento de Riscos 7.1 - Plano de Contingência Genérico Normalmente, uma folga no orçamento para casos emergências como atraso no projeto.

Gerenciamento de Riscos 8 - Monitoramento e Controle de Riscos Este processo visa acompanhar o status de cada risco identificado, verificar novos riscos, garantir a execução dos planos de ação e avaliar a sua efetividade na redução dos riscos. O gerente de projetos deve sempre ter em mente que este processo estará vivo durante todo o ciclo do projeto pois a visão sobre o projeto muda à medida que ele é desenvolvido e novos indícios sobre os riscos surgem.