Identidade Institucional no IFCE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ações da Coordenação de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Advertisements

Tucuruí, IFPA Belém, 15 de Junho de Setor de Egressos e Observatório do Trabalho.
PARCERIA ENTRE O GOVERNO FEDERAL E OS GOVERNOS ESTADUAIS PARA PROMOVER A INCLUSÃO DIGITAL REUNIÃO NACIONAL DO CONSECTI Brasília, 24 de maio de 2012 Ministério.
Reunião Consed, Marcelo Feres Discussão Articulação entre Ensino Médio e Educação Profissional e Tecnológica.
Discussão no Forgrad – Sul Ponta Grossa, julho de 2016.
PLANO DE AÇÃO Meta 1 O plano apresenta como meta universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Apresentação do Projeto Rede NIT-CE Luiz Eduardo S. Tavares UECE/PROPLAN/NIT SECITECE.
Analisando os PDIs do IFB e identificando os gargalos no uso do PDI na Rede Federal PRDI/CGPL Pompylio Jerônimo de Lima Anderson Allan Almeida Galvão MINISTÉRIO.
2016 Está prevista na Lei nº , de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL - IFRS - Agosto | 2016.
Audiência Pública Papel Estruturante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID Profa. Dra. Irene Cristina de Mello (Representação.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. COMO CHEGAMOS À SEGUNDA VERSÃO BNCC 15 Março CONCLUSÃ O DA CONSULTA PÚBLICA 2 Dezembro DIA NACIONAL DA BASE 16 Setembro.
Projeto de Extensão Unisul
Plano de Permanência e Êxito
PANORAMA da oferta de cursos do ifb – 2016 e 2017
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação
HISTÓRIA DAS UNIVERSIDADES  Bem cultural acessível à minoria  Universidade é privilégio de poucos História das Universidades Agência formadora seletora.
ACADEMIA PAULISTA DE EDUCAÇÃO
Sergio Eugenio Menino possui graduação em Ciências Econômicas pela Fundação Armando Álvares Penteado, extensão em Economia Empresarial, Estratégia de Empresas,
Resolução da Carga Horária Docente do IFCE
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DE MARÍLIA
Psicologias & EDUCAÇÃO BÁSICA HORIZONTES E CENÁRIOS.
Credenciamento e Recredenciamento Institucional
Formação Docente no IFCE
Ana Uchoa e Ricardo Liarth DEPARTAMENTO DE ENSINO TÉCNICO
ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO IFPA: RESOLUÇÃO Nº 147/2016/CONSUP
Helena Gemignani Peterossi é Bacharel (1968) e Licenciada (1969) em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestrado em Filosofia.
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
Planejamento Anual 2018 Diretoria de Desenvolvimento Institucional
A Pró-Reitoria de Ensino do IFCE
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
Redes de escolas de governo, disseminação de conhecimento e educação a distância. Guilherme Ribeiro Escola do Legislativo da ALMG/PUCMinas.
Resolução da Carga Horária Docente do IFCE
Documentos e Propostas legais
São Paulo/2016 Profª Drª Maristela Angotti Departamento de Didática
O papel do IFCE na interiorização do ensino de graduação no Ceará
Orientações para Cursos de Graduação em Avaliação Externa
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação Discussões e reflexões necessárias Profa. Elenise Maria de Araújo.
Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação
Profa. Dra. Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra
Educação a Distância no IFCE
EDUCAÇÃO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES CONAE E XIV CONSIND DA CONTEE
Grupos isolados que pesquisam EaD
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
Um convite à reflexão sobre a oferta de cursos no IFCE
O QUE É O PEDAGOGO.
Missão do CCNH.
quinta-feira, 20 de setembro de 2018
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
LDB LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
Relação entre BNCC, Currículo e Projeto Político Pedagógico
GESTÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES Profa. Dra
A formação do professor na UFMS
36º COLDI – AVALIAÇÃO DA GESTÃO – 1º SEMESTRE 2016
PRÓ-REITRORIA DE ENSINO
Ghisleine Trigo Silveira APASE – São Paulo 23/08/2018
A BNCC E A MATERIALIDADE DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO
Realizar Formação Continuada
Ensino e extensão Novos desafios Regina Henriques
Estrutura Organizacional Câmpus Boa Vista Centro - IFRR
A CONSTRUÇÃO DA NOSSA IDENTIDADE
APRESENTAÇÃO O IFSP é uma instituição de ensino com mais de cem anos, possui natureza jurídica de autarquia, vinculada ao Ministério da Educação (MEC),
Programa de Desenvolvimento Gerencial
RECEPÇÃO DOS PAIS /01/2019.
Perspectivas para a Educação Profissional no Estado de São Paulo
Cleopatra da Silva Planeta Pró-reitora de Extensão Universitária
UFSC EM NÚMEROS 2009 – 2018.
Nivelamento de Componentes Curriculares e
Transcrição da apresentação:

Identidade Institucional no IFCE Ana Uchoa e Ricardo Liarth DEPARTAMENTO DE ENSINO TÉCNICO Miriam Brasil ASSESSORIA PEDAGÓGICA DA REITORIA

O que é o IFCE? O que somos nós? © 2017 Pró-Reitoria de Ensino O que é o IFCE? O que somos nós?

Também somos formados por antigas escolas agrotécnicas © 2017 Pró-Reitoria de Ensino Campus Iguatu Campus Crato

O que nos compete quanto ao plano legal? © 2017 Pró-Reitoria de Ensino Lei de Criação dos Institutos Federais Lei No. 11.892, de 29 de dezembro de 2008

Artigo 2o da Lei 11.792/2008 © 2017 Pró-Reitoria de Ensino “Os Institutos Federais são instituições de educação superior, básica e profissional, pluricurriculares e multicampi, especializados na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos com as suas práticas pedagógicas, nos termos desta Lei”.

Qual a finalidade dos institutos federais? © 2017 Pró-Reitoria de Ensino De acordo com a Lei No. 11.892, de 29 de dezembro de 2008

Finalidades dos Institutos Federais © 2017 Pró-Reitoria de Ensino Ofertar educação profissional e tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades, formando e qualificando cidadãos com vistas na atuação profissional nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional; promover a integração e a verticalização da educação básica à educação profissional e educação superior, otimizando a infraestrutura física, os quadros de pessoal e os recursos de gestão;

Finalidades dos Institutos Federais © 2017 Pró-Reitoria de Ensino Orientar sua oferta formativa em benefício da consolidação e fortalecimento dos arranjos produtivos, sociais e culturais locais, identificados com base no mapeamento das potencialidades de desenvolvimento socioeconômico e cultural no âmbito de atuação do Instituto Federal; Qualificar-se como centro de referência no apoio à oferta do ensino de ciências nas instituições públicas de ensino, oferecendo capacitação técnica e atualização pedagógica aos docentes das redes públicas de ensino.

E quais os objetivos dos institutos federais? © 2017 Pró-Reitoria de Ensino De acordo com a Lei No. 11.892, de 29 de dezembro de 2008

Objetivos dos Institutos Federais ministrar educação profissional técnica de nível médio: prioridade para cursos integrados e PROEJA; ministrar cursos FIC; realizar pesquisas aplicadas, estimulando o desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas, estendendo seus benefícios à comunidade; realizar atividades de extensão em articulação com o mundo do trabalho e os segmentos sociais; estimular o empreendedorismo; ministrar em nível de educação superior cursos: de tecnologia visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia; de licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática, e para a educação profissional; de bacharelado e engenharia, visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia e áreas do conhecimento; © 2017 Pró-Reitoria de Ensino

Artigo 8o da Lei 11.792/2008 © 2017 Pró-Reitoria de Ensino No desenvolvimento da sua ação acadêmica, o Instituto Federal, em cada exercício, deverá garantir o mínimo de 50% (cinqüenta por cento) de suas vagas para atender aos objetivos definidos no inciso I do caput do art. 7º (ministrar educação profissional técnica de nível médio: prioridade para cursos integrados e PROEJA), e o mínimo de 20% (vinte por cento) de suas vagas para atender ao previsto na alínea b do inciso VI do caput do citado art. 7º (de licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática, e para a educação profissional).

Itens para aprofundar ... A experiência de vida do outro; © 2017 Pró-Reitoria de Ensino A experiência de vida do outro; O olhar para o nosso “umbigo institucional” - nossas fortalezas, nosso vir-a-ser e nossas limitações; Os documentos institucionais: PPI PDI ROD Regimento interno Outros. Os documentos legais; Os documentos curriculares.

Afinal, qual a nossa demanda? © 2017 Pró-Reitoria de Ensino

Somos demandados pela oferta de ... © 2017 Pró-Reitoria de Ensino Integrado Concomitante Subsequente Ensino Médio Bacharelado Tecnológico Licenciatura Graduação Especialização Mestrado Doutorado Pós-Graduação FIC Extensão IFCE em Números ifceemnumeros.ifce.edu.br

Isso pede um trabalho colaborativo no Campus. Mas com quem? © 2017 Pró-Reitoria de Ensino

Por fim, que é apenas o começo... © 2017 Pró-Reitoria de Ensino Por fim, que é apenas o começo...

Contatos Ana Uchoa Ricardo Liarth Miriam Brasil ana@ifce.edu.br rliath@ifce.edu.br Miriam Brasil miriam@ifce.edu.br Contatos