O olhar do CONGEMAS nos Encontros Regionais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Como fazer a análise do SUAS que temos
Advertisements

MENSAGEM É ESPECIAL PARA OS (AS) ENVOLVIDOS (AS) COM A EDUCAÇÃO EM CADA CANTINHO DA PARAÍBA E DE QUALQUER FORMA (gestor(a), professor (a), aluno (a), técnico.
A CIDADE QUE QUEREMOS RUMO AO PACTO JUNTOS POR CAMPO GRANDE.
Conheça mais sobre o Instituto Ester Assumpção © Todos os direitos reservados.
22 de Setembro Congresso Brasil Competitivo 08 de outubro Adesão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) 20 de outubro Reunião do Comitê Estratégico.
Prefeitura Municipal de Sete Lagoas Secretaria Municipal de Sete Lagoas Dilma Luiza Jorge Schwenck Secretária Municipal de Assistência Social.
NOTA FISCAL GAÚCHA O que significa mesmo???. N OTA F ISCAL G AÚCHA E um programa que incentiva os cidadãos a solicitar a inclusão do seu CPF na emissão.
OBJETIVOS OBJETIVOS 1. Demonstrar que a indústria de defesa é estratégica e está diretamente é estratégica e está diretamente relacionada com a soberania.
Palestra: A importância do fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – SISAN José Valverde Machado Filho 22/08/2016.
1 Controle do Recurso Público. 2 Como a sociedade pode participar no controle do recurso público: utilizando corretamente o recurso fiscalizando os gestores.
Projeto de Extensão Unisul
I SEMINÁRIO DE ACOLHIMENTO DE GESTORES MUNICIPAIS DE SAÚDE
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
Observatório de Saúde da Região Metropolitana de São Paulo
Fase 3: Avaliação Externa
Sistemas de Gestão Ambiental Principais Alterações
AUDIÊNCIA PÚBLICA 1º QUADRIMESTRE 2016.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Centro Educacional Unificado
Sala de Situação em Saúde do Ministério da Saúde
Letícia de Arruda Monteiro Albuquerque
Participação como estratégia de governança democrática
Prefeitura Municipal de Guarujá
Encontro Regional do CONGEMAS – Região SUL
SEMINÁRIO ESTRATÉGICO
Rio +20 O Rio+20 é um dos maiores encontros mundiais sobre o desenvolvimento sustentável do nosso tempo.
Projeto de Lei 3021/2008 Disciplina a certificação das entidades beneficentes de assistência social Traz novas perspectivas para o Terceiro Setor Está.
Gestão Empreendedora de Pequenas Empresas CONCEITOS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Prof. Dr. Martinho Almeida.
21 de outubro I Workshop do Grupo de Trabalho do Pacto pela Reforma do Estado 17 de novembro II Workshop do Grupo de Trabalho do Pacto pela.
Valdete de Barros Martins Coordenadora Geral da Relatoria da VIII CNAS
O Regimento da 6ª Conferência, aprovado pelo ConCidades, Resolução Normativa nº 19 de 18 de setembro de 2015, encontra-se disponível no sítio da Conferência.
CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SUAS PLANO 10 Estratégias e Metas para Implementação da Política Nacional de Assistência Social CONFERÊNCIA.
Ripsa – Bahia Oficina de trabalho “salas de situação de saúde no Brasil: Sistematização das experiências” 26 e 27 de maio de 2009.
Planejamento Anual 2018 Diretoria de Desenvolvimento Institucional
Sistema de Gestão Econômica:
ATUAÇÃO DA ANAPAR. ATUAÇÃO DA ANAPAR ANAPAR ANAPAR foi criada em Congrega todos os participantes de entidades de Previdência Complementar,
Núcleo de Saúde Coletiva
Plano Nacional de Turismo e Estrutura do Ministério do Turismo.
Luís Gustavo A. da Silva (UFG)
O conceito básico da Agenda 21
Proteção Social de Assistência Social
PREVIDÊNCIA SOCIAL: A Conta da Reforma será paga também pelos Municípios e pela Economia Local Mauricio Moromizato Ex-prefeito de Ubatuba/SP (2013 – 2016)
POLÍTICAS EDUCACIONAIS
DIREITO À ASSISTÊNCIA SOCIAL
Rosilene vieira Guimarães POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL Curso de Pós-Graduação Gurupi – To 24/06/17.
1 WORKSHOP O Patrão também é trabalhador Bertioga,SP, 29/03/2018 Edilso Vieira.
Seminário Internacional O Trabalho no Setor Público Municipal
Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)
Relação entre BNCC, Currículo e Projeto Político Pedagógico
GESTÃO MUNICIPAL AMBIENTAL
VENDAS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Aula 4.2.
em Educação em Direitos Humanos
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE 30 ANOS universalidade e sustentabiliade
Planejamento Urbano e Plano Diretor
Posicionamento sobre Projetos de Lei Complementar que excluem gastos da saúde dos limites de pessoal da LRF Audiência Pública na Comissão de Finanças.
Organização. Organização Pacto O projeto pressupõe a articulação entre as instituições do SUS: Escolas de Saúde Pública, Escolas Técnicas do SUS, Áreas.
RELATÓRIO DE FREQUÊNCIA
Oficina de Serviço Social
MODELOS DE GESTÃO Planejamento: tipologia, processo e aspectos da prática AULA Profº Paulo Martins.
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS. 2 PRINCÍPIOS E DIRETRIZES PARA IMPLANTAÇÃO DO SUS Art. 196: “Direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas.
GRUPO EDUCACIONAL UNIGRANRIO
Análise de Demandas Regionais
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO-UEMAnet UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL-UAB ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL.
O ENFERMEIRO E SUA PRÁTICA PROFISSIONAL
Aurea Cardoso Impacto Social Aurea Cardoso
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME
REFORMA SANITÁRIA. ANOS 20: Tensão entre a lógica privada e a lógica pública ANOS 30/40: Fragmentação Seletividade Atendimento aos mais pobres HISTÓRICO.
A relação Professor – Aluno. É muito difícil definir os limites do conceito “relação professor – aluno”. Eles se intricam na prática do processo pedagógico.
Transcrição da apresentação:

O olhar do CONGEMAS nos Encontros Regionais O PLANO DECENAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL(2016-2026) Compromisso com a defesa dos direitos e a efetivação do SUAS O olhar do CONGEMAS nos Encontros Regionais

Roteiro DESTAQUE para o Legado de uma década de assistência social pública (plano decenal 2005-2015) O contexto de construção do II PLANO DECENAL (2016-2026) Os compromissos firmados na X CONFERÊNCIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Cenário atual / desafios

O legado do I PLANO DECENAL (2005 -2015) Estruturação de um sistema público de assistência social – O SUAS / POLÍTICA DE ESTADO (não do governo federal, de um estado ou uma cidade) Instalação de unidades públicas de atendimento, próprias da assistência social em todo o país. Definição do campo específico da assistência social: garantia de sobrevivência, acolhida e convívio. Alargamento da proteção social não contributiva / distributiva, acessível a um numero maior de brasileiros que passam a ser protegidos, para além do seguro público da previdência social.

Contexto II PLANO DECENAL (2016-2026) Fonte: SUAS 10: diversidade no SUAS - realidade, respostas, perspectivas Contexto II PLANO DECENAL (2016-2026) Velhas/novas expressões de desproteção / novos públicos Diversidades locais e regionais O poder político dos pequenos municípios (4.915 até 50 mil habitantes) e os atributos das cidades para além do porte

PACTO FEDERATIVO FORTE Efetivação dos direitos socioassistenciais Os compromissos firmados na X CONFERENCIA NACIONAL DE ASSISTENCIA SOCIAL ASSISTENCIA SOCIAL PÚBLICA ACESSIVEL A TODOS (AS) PACTO FEDERATIVO FORTE Efetivação dos direitos socioassistenciais APRIMORAMENTO DO SUAS

O significado de pensar o plano para uma década Fortalecer a dimensão republicana do SUAS – responsabilidade de Estado e para além dos governos Orientar os PPAs estaduais e municipais, agregando-os em uma única direção – SUAS ACESSIVEL A TODOS Institucionalizar a cultura do planejamento na assistência social para romper com o imediatismo TODOS OS GESTORES DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DEVEMOS NOS APROPRIAR DAS DIRETRIZES E OBJETIVOS ESTRATÉGICOS PARA CONSTRUIRMOS, A PARTIR DOS MUNICIPIOS, AS CONDIÇÕES PARA EFETIVAÇÃO DO SUAS

As tarefas municipais CONHECER os atributos do seu município, seu lugar na região, as desproteções locais APRIMORAR A GESTÃO LOCAL para fazer chegar a assistência social a todas as pessoas, conforme suas necessidades e peculiaridades. ELABORAR SEUS PLANOS MUNICIPAIS, a partir das diretrizes, objetivos estratégicos e metas nacionais estabelecidas no II PLANO DECENAL DA ASSISTENCIA SOCIAL REALIZAR SUAS CONFERENCIAS MUNICIPAIS de modo a prestar contas e legitimar os próximos passos rumo ao cumprimento dos compromissos firmados e efetivação do SUAS no seu município.

Cenário atual / desafios “No meio do caminho tinha uma pedra. Tinha uma pedra no meio do caminho.” (No Meio do Caminho - Carlos Drummond de Andrade) Ambiente de contrarreforma do Estado Brasileiro: SEVERO AJUSTE FISCAL, REFORMA PREVIDENCIÁRIA , REFORMA TRABALHISTA => mais desproteções e menor capacidade institucional de respostas. Alto índice de renovação das gestões municipais, que associada à rotatividade da força de trabalho gera instabilidade na gestão do SUAS. Lei da terceirização que cria dificuldades políticas à realização de concurso público na área da assistência social

Não podemos cruzar os braços... VAMOS AOS GRUPOS DISCUTIR OS ENTRAVES E CONSTRUIR ESTRATÉGIAS: Como envolvermos os usuários, trabalhadores, entidades e outros parceiros na defesa da efetivação do SUAS? Quais os impactos das contrarreformas em cada lugar e na nossa região? Qual o impacto que os serviços e benefícios não contributivos (BPC e Bolsa família) têm para o município e a região? Que passos podemos dar para tornar o II PLANO DECENAL DE ASSISTENCIA SOCIAL viável?

... Então sigamos, juntos! “É preciso ser um relâmpago iluminar os caminhos antes das trovoadas escutar o silêncio antes do trovão” (Intuição – Lau Siqueira / RS) Muito grato! secretariaexecutiva@congemas.org.br