21 de setembro de 2012 Qual o valor acrescentado das nossas escolas? Seminário Nacional I Programa Aves Da Avaliação Externa na Escola Profissional do Vale do Tejo Manuela Baião
Tópicos Breve apresentação da escola O Programa Aves na EPVT Efeitos e Impacto 4. Considerações finais
A Escola Profissional do Vale do Tejo Início de atividade - 2001 Localização - Santarém Oferta educativa – dupla certificação – básico e secundário …Formações Modulares.
A Escola Profissional do Vale do Tejo Turmas CEF – tipo 3 – 9º ano Cursos Profissionais – ensino secundário Matemática – 100h e 200h Processo de avaliação - envolvimento da comunidade educativa
O Programa Aves na EPVT Razões de uma decisão – porquê? para quê? . Consciência da importância da avaliação externa para o crescimento . Reconhecimento das “mais valias” do Programa - Informações e dados objetivos estruturados - Processo(s) e formas de divulgação dos resultados à escola - Apoio(s) para refletir e problematizar . Querer aprender a ser “organização aprendente”
O Programa Aves – Efeitos e Impacto A nível organizativo – o primeiro momento - Da planificação à ação . Quem? . Como? . Quando? ….questões, dúvidas, inquietações… Implicações Do Conselho Pedagógico da Escola aos docentes Dos alunos, famílias aos funcionários
O Programa Aves – Efeitos e Impacto - Dos processos de aplicação de provas …uma caminhada … - Sensibilização - Mobilização para melhoria de processos e práticas - Conselho Pedagógico e Orientadores Educativos - Alunos e Famílias - Professores - Coordenação partilhada
O Programa Aves – Efeitos e Impacto - Dos Resultados e processos de melhoria Partilha com diferentes atores - relatórios Discussão + avaliação interna Avaliação externa – “facilitador de debates”…. Encontro de vozes e olhares no Conselho Pedagógico - como nos vemos, como nos vêem, como nos situamos, para onde caminhamos, como… REFLEXÃO CRÍTICA
O Programa Aves – Efeitos e Impacto Melhor conhecimento e compreensão da realidade da comunidade educativa Maior compromisso e envolvimento de diferentes atores ….. ações futuras. M….de Mudanças e de Melhorias Ex. organização de espaços, do trabalho docente e não docente gestão de recursos e equipamentos práticas de liderança pedagógica estratégias de professores, dinâmicas de aulas …
Considerações Finais Aprendizagens significativas, a nível organizacional - comunicação, a todos os níveis - partilha de sucessos, de dificuldades – o trabalho de equipa Auto-avaliação da escola – fortalecer, aperfeiçoar dispositivos, processos Melhorias na adaptação e gestão de novas situações Ação mais sustentada e coerente ….muita estrada a percorrer …. linha do horizonte - o desejo de aprender…a cultura de escola…
Programa Aves Da avaliação ao exercício da autonomia …em lugar de ser um instrumento de fiscalização, a avaliação é a problematização da própria ação. Freire, 1977, p. 36
Referências Bibliográficas Azevedo, J. (coord.). 2006. Avaliação de escolas. Programa Aves. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão Freire, P. (1977). Acção cultural para a libertação e outros escritos. Lisboa: Moraes Editores. Outras fontes Relatórios. Programa Aves. Fundação Manuel Leão