GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2013

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

Proposta para formação continuada
Formação Sala de Leitura e Filosofia
Qual concepção de ensino sustenta esta proposta?
Educação do Campo Unidade 01
Ensinar e aprender história nos primeiros ciclos de aprendizagem Programa Curricular História PBH
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Integrando diferentes áreas de conhecimento
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Práticas de alfabetização e letramento no 1º ciclo: em que isto implica? LÂMINAS BASEADAS NAS PALESTRAS DAS PREFESSORAS MAGDA SOARES E MARIA DO SOCORRO.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
PROGRAMA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Vídeo Educar – Rubem Alves
POR QUE TURMAS DE LETRAMENTO?
Professor-artista-professor
VICENTE BARRETO VICENTE BARRETO Excluem-se da escola Os que não conseguem aprender, Excluem-se do mercado de trabalho os que não têm capacidade técnica.
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
Rotina na Alfabetização:
Programa Ler e Escrever
REUNIÃO ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
Língua Portuguesa “Quem estuda e não pratica o que aprendeu
Jogos e brincadeiras Quais jogos ou brincadeiras foram marcantes na sua vida escolar?
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Introdução à Aula Esclarecimento da Aula Formas de Participação
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Planejamento PNAIC 2014.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Os quatro estágios de aprendizagem de leitura
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
Viver, Aprender Materiais Didáticos Educação de Jovens e Adultos.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO -MEC
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
BLOCO PEDAGÓGICO Anos Iniciais Proposta Pedagógica
OFICINAS VIRTUAIS CURRÍCULO+
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
PROJETO:LEITURA E ESCRITA
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE.
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
DIDÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC TUTORA: MARIA APARECIDA CRIVELLI
Planejamento da Rotina Semanal
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Etapas de uma sequência didática
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2013
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
Alfabetização Na Perspectiva do Letramento
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Foco de estudo: Caderno 3.
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
BRINCANDO ME ALFABETIZEI
“Um país se faz de homens e livros”
Carmen Cinara Edrimara Mirtes Pomerode, 14 de setembro.
Perfil do educador no trabalho com o ciclo inicial de alfabetização
Crítica à concepção de currículo cristalizado
ORIENTAÇÃO TÉCNICA DO ENSINO DE ARTE – 2016
Projetos e Sequências Didáticas
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Formação continuada ANO 2015
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Transcrição da apresentação:

GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2013 Orientadora: Raquel Eveline da Silva Grupo: Lírios 12º Encontro - 27/09/2013

CADERN0 DE METACOGNIÇÃO BOM DIA!

Vídeo: “O sapinho”

UNIDADE 6 PLANEJANDO A ALFABETIZAÇÃO INTEGRANDO DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO E COMPONENTES CURRICULARES PROJETOS DIDÁTICOS E SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS

Leitura! ANO 1 Relações entre apropriação do SEA e letramento nas diferentes áreas do conhecimento. Pág 06 - 11 ANO 2 Planejar para integrar saberes e experiências. Pág. 06 - 13 ANO 3 Dialogando com as diferentes áreas do conhecimento. Pág. 06 -10

ATIVIDADE EM GRUPO Leitura das páginas indicadas. Refletir, discutir e registrar (apontamentos, ideias principais, palavras-chave...) as concepções que os textos apresentam acerca do: currículo alfabetização letramento diferentes áreas do conhecimento componentes curriculares Planejamento Apresentação dos grupos

LEITURA DELEITE

Convidado: Marcelo Schneider Projeto: Oficina teatral Orientação Pedagógica-Teatral: Profº Marcelo Schneider

Objetivo Desenvolver, através de oficinas de teatro, a expressividade corporal e as suas representações cênicas a partir de temas geradores pertinentes a contação de histórias dentro de sala de aula, assim como o estímulo a leitura e audição de histórias.

Atividades apreciação de espetáculo de contação de histórias jogos de integração e desinibição conscientização corporal iniciação teatral observação, descoberta e experimentações de personagens do dia-a-dia dinâmicas de grupo improvisação cênica pesquisa de linguagens corporal e ritualização cênica leitura de histórias contação de histórias

Metodologia Oficina pontual de teatro Contação de Histórias Leitura Deleite.

Desenvolvimento Conversa informal e apresentação das professoras. Troca de idéias sobre a apresentação de santuário de Livros. Idéias para sala de aula a partir da apresentação. Dinâmica de desinibição: Jogo Caminha e Fotografa (brincadeira de estátua) Dinâmica de integração: Jogo de toque corporal e formação de expressões coletivas Exercício cênico com personagens: imitação e caracterização (objetos e roupas) Exercício de criação de histórias a partir de livros e encenação Contação de histórias pelos professores – individual e/ou coletivo a partir da encenação e de utilização de livros Reflexão.

CURRÍCULO “... Não são conteúdos prontos a serem passados aos alunos. São uma construção e seleção de conhecimento e práticas produzidas em contextos concretos, dinâmicos sociais, políticos e culturais, intelectuais e pedagógicos. Conhecimentos e práticas expostos às novas dinâmicas e reinterpretadas em cada contexto histórico...” (LIMA, 2007, P.9)

ALFABETIZAÇÃO Processo que permite aos sujeitos se apropriarem do sistema de escrita alfabética ao mesmo tempo que desenvolve habilidades que favoreçam a leitura. Ou seja, ler e escrever com autonomia.

LETRAMENTO Capacidade que o sujeito adquire para fazer uso social amplo e diferenciado da leitura e escrita no cotidiano. Interação com os diversos suportes∕portadores textuais (jornais, revistas, listas, receitas, panfletos, placas, celulares ...). Autonomia no seu ambiente como locomoção de ônibus, trem, mercado, banco, organização doméstica...

ÁREAS DO CONHECIMENTO É necessário articular o processo de apropriação do SEA com as temáticas diversas pertinentes às produções do conhecimento nas diferentes áreas do conhecimento. “Os conteúdos disciplinares são definidos em função das capacidades do aprendiz e das experiências a ele necessárias”. (Dolz e Schneuwly, 2004, p. 42) Compromisso com alguns conhecimentos fundamentais a serem apropriados pelas crianças de todo o país: direitos de aprendizagem.

PLANEJAMENTO “Cabe à nós professores, planejar, propor e coordenar atividades significativas, desafiadoras, capazes de impulsionar o desenvolvimento das crianças e de ampliar as suas experiências e práticas sócio-culturais”. (Corsino, 2007, p.58)

COMPONENTES CURRICULARES Bloco pedagógico Disciplinas Interdisciplinaridade Transversalidade Atividades permanentes Sequência didática Projeto didático Projeto de aprendizagem

LEITURA DELEITE

ENCAMINHAMENTOS Próximo encontro: Relatos de projetos didáticos já realizados. Uso de slides, materiais ... Leitura do caderno – sequências e projetos didáticos. Sacola Pedagógica. Palestra – PSE.