GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2013 Orientadora: Raquel Eveline da Silva Grupo: Lírios 12º Encontro - 27/09/2013
CADERN0 DE METACOGNIÇÃO BOM DIA!
Vídeo: “O sapinho”
UNIDADE 6 PLANEJANDO A ALFABETIZAÇÃO INTEGRANDO DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO E COMPONENTES CURRICULARES PROJETOS DIDÁTICOS E SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
Leitura! ANO 1 Relações entre apropriação do SEA e letramento nas diferentes áreas do conhecimento. Pág 06 - 11 ANO 2 Planejar para integrar saberes e experiências. Pág. 06 - 13 ANO 3 Dialogando com as diferentes áreas do conhecimento. Pág. 06 -10
ATIVIDADE EM GRUPO Leitura das páginas indicadas. Refletir, discutir e registrar (apontamentos, ideias principais, palavras-chave...) as concepções que os textos apresentam acerca do: currículo alfabetização letramento diferentes áreas do conhecimento componentes curriculares Planejamento Apresentação dos grupos
LEITURA DELEITE
Convidado: Marcelo Schneider Projeto: Oficina teatral Orientação Pedagógica-Teatral: Profº Marcelo Schneider
Objetivo Desenvolver, através de oficinas de teatro, a expressividade corporal e as suas representações cênicas a partir de temas geradores pertinentes a contação de histórias dentro de sala de aula, assim como o estímulo a leitura e audição de histórias.
Atividades apreciação de espetáculo de contação de histórias jogos de integração e desinibição conscientização corporal iniciação teatral observação, descoberta e experimentações de personagens do dia-a-dia dinâmicas de grupo improvisação cênica pesquisa de linguagens corporal e ritualização cênica leitura de histórias contação de histórias
Metodologia Oficina pontual de teatro Contação de Histórias Leitura Deleite.
Desenvolvimento Conversa informal e apresentação das professoras. Troca de idéias sobre a apresentação de santuário de Livros. Idéias para sala de aula a partir da apresentação. Dinâmica de desinibição: Jogo Caminha e Fotografa (brincadeira de estátua) Dinâmica de integração: Jogo de toque corporal e formação de expressões coletivas Exercício cênico com personagens: imitação e caracterização (objetos e roupas) Exercício de criação de histórias a partir de livros e encenação Contação de histórias pelos professores – individual e/ou coletivo a partir da encenação e de utilização de livros Reflexão.
CURRÍCULO “... Não são conteúdos prontos a serem passados aos alunos. São uma construção e seleção de conhecimento e práticas produzidas em contextos concretos, dinâmicos sociais, políticos e culturais, intelectuais e pedagógicos. Conhecimentos e práticas expostos às novas dinâmicas e reinterpretadas em cada contexto histórico...” (LIMA, 2007, P.9)
ALFABETIZAÇÃO Processo que permite aos sujeitos se apropriarem do sistema de escrita alfabética ao mesmo tempo que desenvolve habilidades que favoreçam a leitura. Ou seja, ler e escrever com autonomia.
LETRAMENTO Capacidade que o sujeito adquire para fazer uso social amplo e diferenciado da leitura e escrita no cotidiano. Interação com os diversos suportes∕portadores textuais (jornais, revistas, listas, receitas, panfletos, placas, celulares ...). Autonomia no seu ambiente como locomoção de ônibus, trem, mercado, banco, organização doméstica...
ÁREAS DO CONHECIMENTO É necessário articular o processo de apropriação do SEA com as temáticas diversas pertinentes às produções do conhecimento nas diferentes áreas do conhecimento. “Os conteúdos disciplinares são definidos em função das capacidades do aprendiz e das experiências a ele necessárias”. (Dolz e Schneuwly, 2004, p. 42) Compromisso com alguns conhecimentos fundamentais a serem apropriados pelas crianças de todo o país: direitos de aprendizagem.
PLANEJAMENTO “Cabe à nós professores, planejar, propor e coordenar atividades significativas, desafiadoras, capazes de impulsionar o desenvolvimento das crianças e de ampliar as suas experiências e práticas sócio-culturais”. (Corsino, 2007, p.58)
COMPONENTES CURRICULARES Bloco pedagógico Disciplinas Interdisciplinaridade Transversalidade Atividades permanentes Sequência didática Projeto didático Projeto de aprendizagem
LEITURA DELEITE
ENCAMINHAMENTOS Próximo encontro: Relatos de projetos didáticos já realizados. Uso de slides, materiais ... Leitura do caderno – sequências e projetos didáticos. Sacola Pedagógica. Palestra – PSE.