Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul

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Transcrição da apresentação:

Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul Prof. Marcos Eduardo Casa (mecasa@ucs.br) Comissão Própria de Avaliação Universidade de Caxias do Sul PAIUNG - Programa de Avaliação Institucional das Universidades do COMUNG

A Universidade Universidade Comunitária e Regional Região nordeste do Estado do Rio Grande do Sul Unidades em 9 municípios Presença da comunidade e poder público no conselho da fundação

Avaliação na UCS História recente: anos 90 --- PAIUB … PAIUCS/PAIUNG Influência importante do Programa de Avaliação do COMUNG (Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas) Avaliações com formulários em papel (última em 99) A partir de 2002 … “avaliação online”

Constituição da CPA Em 2004 Adaptação do processo de avaliação ao SINAES Consolidação da CPA Representatividade: Comunidade acadêmica Comunidade externa: uma ênfase

Constituição da CPA Comunidade externa: COREDES - Conselhos Regionais de Desenvolvimento 4 COREDES na região de abrangência da UCS A representação do COREDE na CPA é um canal de comunicação com a sociedade

Organização do trabalho da CPA A CPA define e organiza processos de avaliação Conta com uma Comissão Técnica de Avaliação (CTA) que auxilia na operacionalização desses processos Trabalha com os gestores acadêmicos (coordenadores de cursos e diretores de unidades) para a análise dos dados e o planejamento e implementação de ações de qualificação As Unidades produzem relatórios de ações que podem ser então subsídio para a avaliação do planejamento anual e para a revisão do próprio PDI

Avaliação e Planejamento Avaliação não pode ser um processo isolado! Avaliação é parte (etapa) de um processo mais amplo de Planejamento e Desenvolvimento Institucional Para promover essa integração, há uma relação próxima entre a CPA e a Assessoria de Planejamento Avaliação – Planejamento – Definição Orçamentária

Como usamos os resultados? Em primeiro lugar, uma política bem definida de distribuição dos resultados... e também de informações sobre as ações desenvolvidas a partir deles

Como usamos os resultados? Autoavaliação Institucional implica em avaliação em todas as dimensões. Os resultados são subsídio para o planejamento (curto, médio e longo prazos) Para isso os processos de avaliação têm que ser estruturados para produzir resultados úteis para o planejamento

Avaliação Docente Discussão dos resultados com professores Indicação de ações de qualificação docente (Programa de Formação de Professores) Reuniões de trabalho para tratar de problemas identificados nas avaliações Monitoramento dos resultados das ações propostas Realocação/Substituição de professores

Infraestrutura e Serviços Atualização de computadores e outros equipamentos específicos nos laboratórios Melhoria na infraestrutura de rede Disponibilização de equipamentos para apoio às aulas Melhoria em climatização e mobília Melhoria em serviços e acessibilidade Aquisição/Disponibilização de livros Melhoria em espaço físico

Gestão Acadêmica Melhoria na comunicação com alunos Melhoria em serviços/atendimento Discussão da programação acadêmica Maior oferta de eventos e outras atividades Melhor relação com o mercado de trabalho Substituição de Gestores Acadêmicos

Cursos e Currículos Alterações curriculares Melhora na disponibilização de informações sobre o curso, carreira e mercado Adequação de planos de ensino e bibliografias Incremento em atividades práticas Incremento na relação ensino/pesquisa/pós-graduação Maior participação dos alunos na organização acadêmica Melhoria no apoio ao ensino (extra aulas) Incentivo à integração entre alunos e com os professores

Manifestações dos Coordenadores “Avaliação não tem caráter punitivo, muito pelo contrário, é um instrumento de melhoria do que não está funcionando (...).” “É importante o diálogo franco e a investigação da coordenação sobre os resultados das avaliações para a resolução do problema.” “(...) a avaliação não deve ser classificatória e sim formativa, é esta concepção que deve permear as discussões.”

Avaliação e as Instituições Comunitárias Gaúchas Comprometimento com o contexto social em que a Instituição Comunitária se encontra. Avaliação como um processo que auxilia na permanente reflexão sobre sua identidade, sobre o pensar e agir … Processo que auxilia a construção do Plano de Desenvolvimento Institucional e o acompanhamento de sua implementação

Avaliação e as Instituições Comunitárias Gaúchas O PAIUNG – Programa de Avaliação Institucional das Universidades do COMUNG Objetivo: instalar um processo sistemático e participativo de avaliação institucional, estimulando a autoavaliação permanente como estratégia fundamental para a consolidação e obtenção da maturidade de cada uma das instituições comunitárias de educação superior.

Avaliação e as Instituições Comunitárias Gaúchas Início do PAIUNG: ênfase na construção de uma metodologia de avaliação e concentração no ensino de graduação Passou a considerar as várias dimensões: do ensino da pesquisa da extensão e da gestão das relações da universidade com a comunidade

Avaliação e as Instituições Comunitárias Gaúchas O PAIUNG passou a ser um grande fórum de discussão sobre avaliação o qual, atualmente, participam 15 Instituições comunitárias do estado.

“Para ser avaliação, o processo precisa estar orientado para a produção de sentidos e julgamentos que conduzam à construção de uma qualidade melhor de uma dada realidade. Para ser institucional, a avaliação deve ser uma ação socialmente acordada e executada, que em conjunto produza uma visão de conjunto da Instituição” José Dias Sobrinho

Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul Prof. Marcos Eduardo Casa (mecasa@ucs.br) Comissão Própria de Avaliação Universidade de Caxias do Sul PAIUNG - Programa de Avaliação Institucional das Universidades do COMUNG