COLÉGIO LEONARDO DA VINCI

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TEMPOS FUNDAMENTAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Advertisements

Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Formação Sala de Leitura e Filosofia
OBJETIVO GERAL DAS SÉRIES INICIAIS
CENTRO DE EDUCAÇÃO COMUNITÁRIO PRÉ-ESCOLAR ESTRELINHA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
O PROJETO PEDAGÓGICO PRESSUPÕE UM MOVIMENTO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA, COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ENVOLVIDOS NA AÇÃO EDUCATIVA, É A “CARTA DE INTENÇÕES”.
JORNADA PEDAGÓGICA DRE – ITAQUERA
A criança necessita sentir-se emocionalmente bem no espaço que ocupa.
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Vídeo Educar – Rubem Alves
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
Teatro na Escola Jussara L. de Andrade.
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
TURNO INTEGRAL.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
A Constituição Federal, Uma visão legal sobre a educação Brasileira
DEFICIÊNCIA FÍSICA: MATERIAS ADAPTADOS
Col. Est. Wolff Klabin Prof. Rosângela Menta Mello
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
EDUCAÇÃO ESPECIAL A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis de ensino: Educação Infantil, Básica e Superior Educação.
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
Integração dos eixos interação e brincadeira no cotidiano da Creche
Autonomia e governo de si
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
EDUCAÇÃO E INFÂNCIA O Prazer de Ensinar com Alegria,
Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
A ESTRUTURA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Língua e Literacia nos Primeiros Anos de Escolaridade
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Coordenadora:Cristiane Lima e Erika Quintanilha
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Tecnologias aplicadas ao Ensino I
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
História nas atuais propostas curriculares
O SIGNIFICADO DO ESPAÇO DA ESCOLA PARA A CRIANÇA
AUTONOMIA A autonomia é um poder que só se conquista de dentro e que só se exerce no seio da cooperação.” (PIAGET, 1997) Porto Alegre, 27 de agosto de.
OFICINA DE ARTES VISUAIS
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Planejamento da Rotina Semanal
Um currículo do Brincar
Organização do espaço e do tempo na Educação Infantil
EDUCAÇÃO INFANTIL UMA NOVA CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
JOGOS DE ESTRATÉGIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
ORALIDADE E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Referencial curricular nacional para a educação infantil- movimento
Alfabetização Na Perspectiva do Letramento
Atividade complementar 04
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
Proposta Pedagógica A criança pequena realiza durante seu desenvolvimento várias atividades de natureza biológica e cultural que criam, de forma natural,
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
Educação Artística no contexto do 1ºciclo do Ensino Básico As Artes têm um papel preponderante no desenvolvimento integral dos alunos. Contribuem para.
RESULTADOS EDUCAÇÃO INFANTIL
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Transcrição da apresentação:

COLÉGIO LEONARDO DA VINCI EDUCAÇÃO INFANTIL

A EDUCAÇÃO INFANTIL DEVE OPORTUNIZAR UMA EXPERIÊNCIA QUE QUALIFIQUE A INFÂNCIA. ELA DEVE INCLUIR O ACOLHIMENTO, A SEGURANÇA, O LUGAR PARA A EMOÇÃO, PARA O GOSTO, PARA O DESENVOLVIMENTO DA SENSIBILIDADE. DEVE CONTEMPLAR AS HABILIDADES SOCIAIS, O DOMÍNIO DO ESPAÇO E DO CORPO E DAS MODALIDADES EXPRESSIVAS, ALÉM DE PRIVILEGIAR O LUGAR PARA A CURIOSIDADE, O DESAFIO À DESCOBERTA, A OPORTUNIDADE DA INDAGAÇÃO E DA PRODUÇÃO DE SENTIDOS.

ORGANIZAÇÃO DO TEMPO A organização do tempo da criança na educação infantil visa a atender suas necessidades e demandas; por isso, deve ser flexível e construída com a participação das crianças. A Rotina na educação infantil deve contemplar: chegada da criança no colégio, alimentação, higiene, brincadeiras e jogos simbólicos, atividades motoras, atividades de expressão plástica e de grafismo infantil, atividades de linguagens e de desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, o contato com a literatura infantil e com a música e os momentos de realização das atividades previstas num planejamento multidisciplinar.

LITERATURA INFANTIL A literatura permite que a criança conviva em um ambiente desafiador sob o ponto de vista linguístico. É da prática de ouvir e contar histórias que surge a relação entre a leitura e a literatura. Logo, quanto maior for o desenvolvimento de um trabalho com a literatura infantil, maior será o incentivo para a formação do futuro leitor. Ao referir a leitura como habilidade e competência almejada (nos posteriores níveis de educação), estamos falando em fluência e compreensão, assim como em alegria, prazer e desejo próprio de ler. A leitura se concebe como um processo amplo de produção de sentidos.

O JOGO E A BRINCADEIRA O jogo espontâneo infantil possui duas dimensões: o prazer e a seriedade com que as crianças se entregam a ele. O jogo é para a criança um espaço de liberdade e criação, e nele expressa emoções, sensações e pensamentos sobre o mundo. È necessário que estejam previstos na rotina escolar os momentos para os jogos espontâneos, devendo ser oportunizado um local adequado, além de brinquedos e mobiliário que qualifiquem a brincadeira das crianças.

A ARTE O trabalho artístico é importante para que as crianças aprendam a explorar o mundo à sua volta. Para que o ensino da arte possa ser promovido de uma forma adequada, é importante a delimitação de um espaço para a atividade artística, a seleção de materiais adequados, a escolha dos momentos do trabalho artístico, fazendo com que possa dialogar de uma forma harmônica com os demais elementos do currículo da educação infantil. O trabalho com artes deve ter um significado para a criança e converter-se em uma linguagem expressiva.

A MÚSICA As crianças aprendem a utilizar os recursos expressivos da sua cultura. Falam alto, falam baixo, imitam os sons do mundo nos seus jogos simbólicos, usam a entonação nas suas falas, imitam e criam sons diversos. A educação musical pode e deve partir de atividades musicais aprendidas e multiplicadas tradicionalmente, tendo que haver uma prévia reflexão dos objetivos dessas atividades, para que elas possam efetivamente constituir-se em vivências de importância para as crianças.

No Leonardo da Vinci, o potencial intelectual, emocional, social e moral de cada criança é cuidadosamente cultivado e orientado.