Planejamento Estratégico Situacional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMAS DE SUPORTE À DECISÃO
Advertisements

Projetos de Aprendizagem
O Modelo de Gestão e o Processo de Gestão
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
1 A adolescência é uma das fases do desenvolvimento dos indivíduos e, por ser um período de grandes transformações, deve ser pensada pela perspectiva educativa.
“Perfil da Comunidade Escolar CEM 03” Ceilândia-DF
PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL Martha Cassiolato
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO ponto de vista empresarial
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PONTO DE VISTA EMANCIPADOR
Cesf 3º Período Organização, Sistema e Métodos – OSM Julio Morais
PROPÓSITO DO PROGESTÃO
Administração Estratégica
Ministério da Saúde Elementos Conceituais Importantes para a Construção da Agenda de Compromissos Apoio Integrado à Gestão Descentralizada do SUS FlorianópolisJunho/2005.
Secretaria de Estado da Saúde
Aula 5: Formulação de políticas, planos e programas de saúde
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
“Sempre há planejamento no fazer humano.
PDPI: INSTRUMENTO ESSENCIAL DE GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA.
Professor: Sérgio Henrique Barszcz
Passos para Revisão do PPP
Avaliação de Organizações e Projetos Sociais
Visão geral da Administração
Particularidade da Gestão no Terceiro Setor e Desenvolvimento Institucional em ONGs Carolina Andion.
Afinal, o que é Planejamento?
Soluções CVU para o 3º setor: Planejamento Estratégico
PLANEJAMENTO M I METODOLOGIA: S Ã O RESULTADOS AMBIENTE EXTERNO
Profª. Ermelinda Nóbrega de Magalhães Melo
Plano de Desenvolvimento da Escola
A padronização dos processos facilita o controle da operação da empresa, promove a qualificação e o desenvolvimento da equipe, gerando aos clientes a percepção.
MOMENTO TÁTICO OPERACIONAL Combinar as acumulações Produzir Executar
MOMENTO ESTRATÉGI CO VIABILIZAR OS RECURSOS Econômicos, Cognitivos, de Poder APROXIMAR O QUERER DO PODER.
Elaboração, Avaliação Orçamentação de ações e programas Arvore de apostas MOMENTO NORMATIVO ESQUEMA BÁSICO PROJETO DE GOVERNOPLANO PROBLEMAS POR PROBLEMAS.
PROBLEMA CATEGORIA DO P P LANEJAMENTO E E STRATÉGICO S S ITUACIONAL.
Uma proposta de mudança
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
II Orientação Técnica PCAGP.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Avaliação Mediadora: uma prática em construção
MISSÃO DE DEUS NOSSA PAIXÃO
Funções de administração
GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade
Transformação Organizacional Desafios e Premissas Antonio Flavio Testa.
Planejamento Estratégico
Prof. jose PLANEJAMENTO.
Planejamento Estratégico Situacional - PES (Guia Prático)
PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
DEFININDO O PROBLEMA ROESCH, CAP. 5
Gestão de Projetos II Escopo. Gestão de Projetos II Planejamento estratégico Estudo de viabilidade Projeto.
Planejamento e estratégia
Planejamento Ambiental 9º Semestre
Território É mais que uma área geográfica é um espaço social em permanente construção com um perfil demográfico, epidemiológico, administrativo, tecnológico.
Prof. Dra Anna Cristina Barbosa Disciplina: Teoria do Planejamento e Controle Processo Estratégico ANÁLISE DO AMBIENTE Macroambiente.

Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Análise Diagnóstica da Educação Municipal.
OFICINA DE PLANEJAMENTO PARA EQUIPES DO PSF/PACS
PLANEJAMENTO E GESTÃO PÚBLICA
A Liderança e seus Conceitos
Áreas de concordância quanto ao conceito de estratégia
Célia Cruz | Renata Brunetti
Planejamento e Estratégia
P LANEJAMENTO DE SERVIÇO DE SAÚDE : PANEJA - SUS.
Planejamento Estratégico Situacional
Estratégias e Políticas Empresariais
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
O que é PROJETO EXECUTIVO
CONTROLADORIA Prof. André da Costa Ramos, M.Sc.
PLANEJAMENTO E PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO
Transcrição da apresentação:

Planejamento Estratégico Situacional Projeto Político-Pedagógico e Gestão Democrática

PPP Projeto Político-Pedagógico Evidencia a ontologia, o método e a metodologia político-pedagógica da escola em razão dos objetivos gerais e locais ou em relação à comunidade escolar e o projeto político local e geral

Problemas com o PPP O projeto se reduz a um texto O texto é idealista O texto é feito por um ou alguns iluminados O texto uma vez pronto vai parar na gaveta O texto é importado O texto é imposto O texto não é cumprido

GD Gestão Democrática Lei distrital 4751 de 7 de fevereiro de 2012 Dispõe sobre o Sistema de Ensino e a Gestão Democrática do Sistema de Ensino Público do Distrito Federal Eleição de Diretor e Vice e do Conselho Escolar (professores, assistentes, pais, estudantes)

Problemas da GD Não é gestão e nem democrática Redução da GD à eleição Após a eleição a parte “democrática” desaparece Visão limitada sobre a gestão Interferência externa na escola (governo, empresas, sindicato, ongs, políticos) Fraca participação da comunidade escolar

PPP com GD Participação da comunidade antes, durante e após os seminários da PPP e as eleições da GD A participação contínua dos pais, estudantes, assistentes e professores em todas as fases dá-lhes a consciência de pertencimento O público torna-se verdadeiramente público quando gerido pelo público A comunidade gere a escola como coisa sua, preciosa e fundamental

Planejamento Democrático PES – a participação de TODOS é imprescindível Tem de ser totalmente democrático, ou seja, com vez, voz e voto para toda a comunidade O foco deve ser redirecionado dos objetivos para a comunidade A realização da escola tem de ser a realização de cada membro da comunidade escolar O projeto tem de ter um vínculo histórico, social e político com vistas à transformação social e à realização das necessidades locais e gerais

GD, PES, PPP Eleições para diretor Eleições para o conselho escolar Seminário de PPP via PES com a participação da direção e conselho eleitos Execução do PPP pela direção, conselho e professores

PES, PPP, GD Seminário de PPP via PES com a comunidade escolar Eleição para Diretor e vice e Conselho ao final do PES PPP desenvolvido com a participação de todos PPP executado com a participação de todos Gestão é verdadeiramente democrática

Elementos do PES no PPP e GD Planejar é pensar antes de agir Pensar sistematicamente Pensar com método Explicar cada uma das possibilidades Analisar as vantagens e desvantagens Propor-se objetivos Planejar não é prever mas criar o futuro Pés no presente e olhar no futuro É a mão visível que explora possibilidades quando a mão invisível é incompetente ou não existe

Problemas Explicar como nasce e se desenvolve o problema Fazer planos para atacar as causas do problema mediante operações Analisar a viabilidade política do plano ou verificar o modo de construir sua viabilidade Atacar o problema na prática, realizando operações planejadas

Primeiro passo Descrever o problema, enumerando precisamente os fatos que mostram que o problema existe Considerar todos os jogadores e como o problema se apresenta a todos VDP – Vetor de Descrição do Problema (D1, D2, D3) descrição segundo jogador

Problema 1 Causas (deve-se a) VDP (verifica-se por) OUTROS PROBLEMAS Consequências (causa impacto em)

Atores conhecidos Que posição assume cada ator (interesse, valor, motivação, vetor de peso, matriz de afinidades)

Ator desconhecido Atores não declarados, desconhecidos e incertos (Código operacional do ator – vetor de características invariantes), ex. personalista, autoritário, arrogante, egocêntrico, inteligente, imaginativo O conhecimento do código operacional de um ator nos permite prever o espaço de suas possíveis ações, negar determinadas possibilidades e afirmar a probabilidade significativa de outras, fundamentando apostas estratégicas.

Operações São desenhadas a partir da seleção dos nós críticos de cada problema; Se falham ou não se realizam, as metas do plano não podem ser alcançadas; Podem ser desenhadas como parte do plano formal; Os atores e as operações são elementos-chave de toda estratégia.

Meios estratégicos É o processo de produção das operações. São os meios táticos que ao serem utilizados em sequência na trajetória, tornam-se meios estratégicos. São os meios táticos e estratégicos os seguintes: - Imposição: uso da autoridade e hierarquia - Persuasão: capacidade de sedução do líder - Negociação: Intercâmbio de interesses conflitivos com a outra parte, na disposição de ceder algo se a outra parte também cede. - Mediação: se o conflito de interesses não se resolver pela negociação, chama-se um mediador. - Julgamento em tribunais: conflito de interesses submetido à regras jurídicas. - Coação: ameaças - Confronto: medir forças

Tempo As operações do plano só podem produzir efeito esperado se forem realizadas no tempo e na sequência oportunos. O tempo impõe restrições e oferece possibilidades.