Prof. Arthur Albertin.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“Quem bem se comunica não é apenas uma pessoa que melhor convive, mas sobretudo quem com mais facilidade se projeta.” A arte de Comunicar Josemeire Ribeiro.
Advertisements

Certificação x Recertificação São Independentes Cada um deve fazer sua certificação mesmo que estejam no mesmo EVS Quando existir Certificado.
A Construção da Linguagem Oral e Escrita
Aprender a ler não é tarefa simples, exige uma postura crítica e uma disciplina intelectual por parte d leitor.
O PODER DA COMUNICAÇÃO E ESTRATÉGIAS BÁSICAS DE MARKETING PESSOAL Fga.Dra. Tamara Suzart Drumont Machado Especialista em Voz. Cirurgia de cabeça e pescoço.
PLANO DE AULA Cacique Vanhkre Prof: Ana Paula Discip-Geografia Tema-As Regiões Brasileira.
MEIOS DE COMUNICAÇÃO REVISÃO Certo e Errado! Missão e visão! (O QUE É?) Aonde quero chegar? (OBJETIVO) Qual caminho trilhar? (ESCOLHA DO PERCURSO) Excelência.
Maria Cândida Andrade Perez O papel da escola é oferecer aos seus estudantes meios que possam ser utilizados para desenvolver a aprendizagem e tomarem.
Facilitador: Ricardo Lima. Qual é o sua meta de aprendizado? Comunicação Interpessoal - UNCISAL Aonde quer chegar? Como pretende aplicar o que vai aprender.
1 Linguagem, Códigos e suas Tecnologias AULA DIGITAL LÍNGUA PORTUGUESA 1.Língua e Linguagem AULA DIGITAL.
Comunicação e informação Escola Secundária José Afonso, Loures.
Prof. Claudio Benossi 1. O que queremos e o que temos. 2 Sucesso ou Fracasso.
Educação Híbrida na Escola.
TÍTULO DA APRESENTAÇÃO
Tele-Média-arte A Telepresença Multimodal no Suporte do Ensino e Treino Artístico a Distância Online Inclusivo Financiamento:
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 9 Prof
como fazer uma Apresentação Oral
Orientações ao professor
INSTITUTO FEDERAL - PRESIDENTE EPITÁCIO
PNL Programação Neurolinguística CURSO COMPLETO
Comunicação.
Português Instrumental e Redação Técnica EAD – 30 HORAS.
PISA 2015 AVALIAÇÃO DE LEITURA BRASIL
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
Objetivo da disciplina
Apresentação de um Tema - Orientações
O ENSINO COMUNICATIVO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
PRÉ-PRODUÇÃO AUDIOVISUAL
PNL Marcel Ferrada.
Tecnologias da Informação e Comunicação
Introdução O presente trabalho tem o objetivo de apresentar informações sobre o tema “Gênero textual”. Nele serão encontradas definições e exemplos de.
Definição da Estratégia Organizacional
Dicas para um bom trabalho em equipe
Planejamento e Preparação de um Seminário
ELABORANDO SEU SISTEMA DE CÉLULAS
Como fazer minha apresentação
Expressão Verbal.
NEGOCIAÇÃO E TOMADA DE DECISAO
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
EMEB XXXXXXXX DEVOLUTIVA HTPC ___ DE ________ DE 2017.
LINGUAGEM VERBAL E NÃO-VERBAL
INVENTÁRIO DE ESTILOS DE APRENDIZAGEM
o que é empreendedorismo?
Língua Portuguesa Aula 1 Prof. Fábio Simas.
Prof. Arthur Albertin.
A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NA NEGOCIAÇÃO
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA.
Comunicação nas Organizações
Maicon Ferreira de Souza José Luis Bizelli
O Conceito de Informação pela área da Ciência da Informação
Comunicação e expressão
LETRAMENTO DIGITAL: NOVAS PRÁTICAS DE LEITURA
Funções da Linguagem.
ELABORANDO UMA BOA APRESENTAÇÃO
Dulce Francisco.
A COMUNICAÇÃO.
Currículos e Programas
Comunicação Empresarial
Questionário acerca da profissão de músico integrante da OSRP
Habilidades de Comunicação
TÍTULO subtítulo (Se houver)
Recursos Audiovisuais (Org. por Sérgio Biagi Gregório)
CARACTERÍSTICAS DO GÊNERO FOLHETO.
O que é Comunicação?.
I – inTrodução à linguística:
Adriana Friedmann. 1) DESENVOLVIMENTO INFANTIL MARCADO POR: Herança genêtica Educação Meio ambiente Qualidade dos vínculos 2) TRÊS PRIMEIROS ANOS Determinantes.
Individualidade O concurso é individual não podemos deixar os outros interferirem nos nossos sonhos Manter o controle passará calma e o estudo fluirá de.
Desenvolvimento da Linguagem FASE DAS PRIMEIRAS PALAVRAS ACADÊMICAS: CAMILA M. WACKERHAGE PÂMELA DE LIMA JAQUELINE AP. RIBEIRO.
[Digite o título da fala persuasiva aqui]
Template para elaboração do pôster
Transcrição da apresentação:

Prof. Arthur Albertin

Visão e evolução da comunicação

Competências de um bom comunicador

Seguindo certas regras... No processo de comunicação, sempre vão existir três itens que você precisa considerar: Emissor – que é a pessoa que gera a informação com significado. Mensagem – que é a ideia que o emissor deseja comunicar através de um canal. Receptor – que é a pessoa que recebe a mensagem de forma compreensível. Por isso, uma boa comunicação exige do emissor: • Objetivos claros; • Respeito ao público; • Adequação da linguagem; • Boa postura e entonação; • Conhecimento, ou seja, muita leitura; • Interação; • Boa linguagem corporal;

Conceitos de uma boa apresentação O emissor precisa ter uma ideia com significado e que ela chegue ao receptor com clareza. A compreensão do receptor tem que coincidir com o significado pretendido pelo emissor. Planejar com cuidado e antecedência, afim de tentar prever possíveis problemas na sua apresentação. Utilizar recursos variados para interagir com o seu público.

Não se pode agradar todo mundo!

Falhas e armadilhas da comunicação • Ser o dono da verdade. Isso pega muito mal; • Desconhecer as particularidades dos ouvintes; • Ser chato, irônico e desrespeitoso; • Subestimar a inteligência do público; • Ter atitudes preconceituosas; • Mostrar superioridade; • Fazer brincadeiras de mau gosto. Armadilhas: • Não ter um foco bem definido e não ser objetivo; • Gritar com o público; • Não atentar para as necessidades e expectativas das partes interessadas; • Descuidar da clareza e simplicidade; • Esquecer que a informação tem que ser completa; • Desconsiderar as limitações das partes interessadas; • Não avaliar as barreiras culturais. • Comunicar sem observar contextos.

Entendendo o público Em relação ao seu público, nem todas as pessoas conseguem aprender da mesma forma. Isso mesmo, alguns aprendem melhor com os recursos visuais, outros com auditivos e outros são sinestésicos. Entenda cada um deles: O Visual – Procura por recursos visuais tais como textos, imagens, anotações, tabelas, gráficos, gestos do comunicador, entre outros. Eles aprendem vendo você fazer. O Auditivo – Procure informações audíveis, tais como a fala do comunicador, expressões usadas, músicas, gravações, entre outros. O que ele ouve fica mais fácil aprender. O Sinestésico – É a relação de planos sensoriais diferentes, unindo por exemplo a audição, o gosto, o cheiro, o tato e o paladar. Numa palestra, por exemplo, quem é sinestésico aprende com a combinação de gestos e sons.

Comunicação na era digital Vivemos na era digital e com ela muitas coisas boas surgiram, mas nem tudo! Explore os recursos para aumentar sua comunicação, mas nunca deixe de manter o contato com o seu público! Podemos apresentar de forma personalizada o nosso conteúdo por meio das tecnologias, mas ela nunca irá superar uma conversa sincera!

Exercícios Práticos: 1 – Responda as atividades relacionadas à aula 2 – Faça a elaboração de um roteiro para apresentar um tema de sua escolha.