Políticas de Segurança Pública e Políticas Públicas de Segurança1 – Segurança Cidadã referem-se às atividades policiais, mas também a todos os três subsistemas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profª NEUSA CHAVES BATISTA
Advertisements

O PARADIGMA DO CUIDADO E RECONHECIMENTO DO OUTRO
Tema: Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal
II Encontro Estadual de Fortalecimento dos Conselhos Escolares
Maria Helena Barros de Oliveira
Políticas Públicas e Sociedade Civil
SEGURANÇA CIDADÃ por Ana Beatriz Leal
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
A essência dos Direitos Humanos
ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO SOCIAL.
Saúde: bem público global e direito fundamental
Pe Gunther Alois Zgubic
Profª NEUSA CHAVES BATISTA
CESED - CENTRO DE ENSINO SUPERIOR E DESENVOLVIMENTO
CONFERÊNCIA REGIONAL DOS CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA
DIREITOS E DEVERES DOS CIDADÃOS
INTRODUÇÃO ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS
I Seminário sobre Financiamento da Saúde da Paraíba
I CONFERÊNCIA NACIONAL DA APRENDIZAGEM PROFISSIONAL
Dr. AGUINALDO FENELON Promotor de Justiça de PE
POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E O FAZER DO PSICÓLOGO
III Encontro Nacional de Tuberculose
ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Curso Direito à Memória e à Verdade
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
Declaração Universal dos Direitos do Homem (1948 – ONU)
Prof. Dr.ª. Teodolina Batista da Silva Cândido Vitório
Sílvio Bacalá Júnior - RFB
Direitos Humanos 5º Artigo
Escola Superior de Guerra
A CONFERÊNCIA DA REFORMA URBANA
“Os Incríveis”.
Estatuto da Criança e do Adolescente
Curso Direito à Memória e à Verdade
Curso Direito à Memória e à Verdade
Quem muda a Cidade somos nós: REFORMA URBANA JÁ!
TRABALHO, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON
CONSTITUIÇÃO & CONSTITUINTE
Luziânia-GO, 17 de Novembro de 2010
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS – SGD: uma breve revisão
Ministério da Saúde Carta de Ottawa – 1986  Conceito amplo de saúde – qualidade de vida  Reforça responsabilidade e direito de indivíduos e coletivos.
DEMANDAS JUDICIAIS DE INTERNAÇÕES HOSPITALARES EM FACE DO SUS ENSP/FIOCRUZ RIO DE JANEIRO MARÇO/2012.
Escola de Formação Política Miguel Arraes
Cidadania aula 2 Julio C M Haddad.
DIREITO DAS MINORIAS - IDOSO
Sociologia – Ens. Médio Prof.º Renan
O que é uma ONG? As ONG's são Organismos Não-Governamentais, criados pela sociedade civil para auxiliar o Estado na consecução de seu objetivo mais importante:
Cidadania; direitos sociais, civis e políticos.
Cumprimento dos direitos sociais.  Estado de Bem-Estar Social, no qual o Estado é organizador da política e da economia, encarregando-se da promoção.
10ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Cidadania.
18 anos do Estatuto da Criança e do adolescente (ECA )
Curso Direito à Memória e à Verdade
Seminário de Capacitação das Equipes dos Serviços de Atendimento ao Cidadão em matéria de Direitos Humanos Brasília, 20 a 23/06/2006 Seminário de Capacitação.
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos BRASÍLIA – DF Junho de 2006 PROGRAMAS.
QUAIS OS DIREITOS DESSES SUJEITOS?
10ª Reunião Plenária da CNPD
Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Pedagogia a distância Seminário Integrador I Ana Cíntia de Oliveira Brasil Porto Alegre, 2015.
A regulamentação do Sistema Único de Saúde - SUS
DIREITO À PAZ.
POLÍTICA NACIONAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ESCOLA DE CONSELHOS PARÁ NÚCLEO DE FORMAÇÃO CONTINUADA.
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
A DEMOCRACIA BRASILEIRA – Constituição de 1988 A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA; O DIREITO DO INDIVÍDUO À SUA CIDADANIA; RECONHECIMENTO DA IGUALDADE BÁSICA.
Sistema de Garantia de Direitos Organização: Psic. Angelo Motti.
As Politicas Publicas para o enfrentamento da violência Dorival da Costa Mestre em Tecnologia.
Transcrição da apresentação:

Políticas de Segurança Pública e Políticas Públicas de Segurança1 – Segurança Cidadã referem-se às atividades policiais, mas também a todos os três subsistemas do sistema amplo de segurança pública: polícias – justiça criminal – execução penal; têm a tarefa de proteger e promover os direitos humanos de todos. Pois, a proteção que nos deve advir por parte da Segurança Púbica é um direito [e um dever de colaboração] de todos. No entanto: Políticas Públicas de Segurança : são representadas não somente por Políticas de Segurança Pública, mas por todas as políticas, que de forma complementar implantam medidas preventivas à insegurança humana, à violência e ao crime, e construtoras da segurança humana, segurança cidadã e do direito de vida digna, protegendo e atendendo aos direitos humanos de todos os cidadãos: os direitos individuais e coletivos, econômicos, sociais, culturais e ambientais – que em seu todo orientam a construção de uma verdadeira justiça social. - 1 - Ana Sofia Schmidt de Oliveira: “Políticas Públicas de Segurança e Políticas de Segurança Pública: Da Teoria à Prática” pág. 57-76 de Ilanud: “Das Políticas de Segurança Pública às Políticas Públicas de Segurança”.

Políticas de Segurança Pública e Políticas Públicas de Segurança1 – Segurança Cidadã Segurança Pública, logo, deve fazer parte das Políticas Públicas de Segurança em geral, ou seja, de todas das políticas num estado democrático de direito. As Políticas do direito humano de Segurança Pública devem ser complementadas pelas demais Políticas Públicas de Segurança de vida e de direitos humanos: alimentação, moradia, saúde, escola, trabalho, cultura e lazer etc. Somente assim teremos uma Segurança Pública com Cidadania, uma Segurança Cidadã. Pois “todos os direitos humanos constituem um complexo integral, único e indivisível, em que os diferentes direitos estão necessariamente inter-relacionados e interdependentes entre si”2, “essencialmente complementares e em constante dinâmica de interação.”3 - 2 e 3 - veja http://www.dhnet.org.br/direitos/militantes/flaviapiovesan/flavia88.html , acessado em 29/03/09)

Políticas de Segurança Pública e Políticas Públicas de Segurança1 – Segurança Cidadã As Políticas Públicas têm a tarefa de atender aos direitos humanos de todos, e não somente “aos humanos direitos”, pois “os direitos humanos são universais, indivisíveis, interdependentes e inter-relacionados. (Declaração da ONU - Conferência de Viena de 1993, § 5º)4. Com base na Constituição Federal de 1988 e nos pactos de direitos humanos da ONU, dos que Brasil é signatário, estamos perante a “tarefa da revisão da noção tradicional de soberania absoluta do Estado” e de suas oligarquias; Estado esse, “que passa a sofrer um processo de relativização”5 perante de sua tarefa de atender a dignidade e os direitos de toda pessoa e da comunidade humana toda. O Estado, por sua Constituição democrática agora não é mais fim em si, mas meio à serviço; e nem à serviço de uma elite, mas da promoção dos direitos humanos de todos. Somente assim chegaremos a uma Segurança Cidadã, por Políticas Públicas de Segurança e Políticas de Segurança Pública. - 4 e 5 veja http://www.dhnet.org.br/direitos/militantes/flaviapiovesan/flavia88.html , acessado em 29/03/09)