80.º ENCONTRO NACIONAL DO COLÉGIO PERMANETE DE PRESIDENTES DE TRIBUNAIS DE JUSTIÇA DO BRASIL ADOÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO PARA A JUSTIÇA ESTADUAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Competência em razão da matéria
Advertisements

Presidente da Comissão de Direito Sanitário da OAB/MG
Dos tribunais e juízes dos Estados
Orçamento na CF/88 Princípios
Atividades e atos administrativos
FUNDOS DE INVESTIMENTOS REGIONAIS
STJ UNICEUB – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA
Novidades na estrutura do art. 48 da LRF
Estrutura de um Processo de Licenciamento
Eles apóiam PM fazendo TCO.
Tribunais e Juízes Militares
ORGANIZAÇÃO DO ESTADO.

DO PODER JUDICIÁRIO: ORGANIZAÇÃO E COMPETÊNCIA
PRÊMIO GESTOR PÚBLICO Um estímulo à Administração de Resultados
Os Benefícios da Assistência Social no Contexto do SUAS
República Federativa do Brasil Lei de Diretrizes Orçamentárias 2008 PROJETO DE LEI Abril de 2007.
Estrutura Organizacional da Administração Pública
Aprovação das Contas do Inmetro
SEGURIDADE SOCIAL - SAÚDE
Direito Constitucional I
CONCEITOS ORÇAMENTÁRIOS
Juizados Especiais Federais em Ações Previdenciárias
Lei nº , de 15 de dezembro de Art. 3 o A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção.
Como nasceu a idéia de Prestação de Contas?
Ciclo de Planejamento PPA.
Orçamento Tradicional:
SEMINÁRIO PTB/PT - BUTIÁ/RS - 16/05/2004 Gestão Pública Eficaz e Transparente.
Legislação Social e Trabalhista II – Prof. Cesar Augustus Mazzoni
1.3. Eleições Diretas para mesa diretora dos Tribunais PEC nº 187/2012 Dá nova redação às alíneas "a" e "b" do inciso I do art. 96 da Constituição Federal,
DIREITOS HUMANOS Unidade VIII Federalização dos crimes contra os D.H. Emenda Constitucional nº 45/04 Incidente de Deslocamento de Competência (IDC) Alteração.
PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DO SERVIDOR PÚBLICO Análise do Projeto de Lei n° 1.992/2007 Pedro Delarue Tolentino Filho Presidente do SINDIFISCO NACIONAL Sindicato.
Desenvolvimento Social Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome LUCILENE RODRIGUES Consultora Jurídica Brasília Abril/2007 Desenvolvimento.
APLICAÇÃO DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL APLICAÇÃO DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ.
2 - BASE CONSTITUCIONAL DO DIREITO PENAL MILITAR
PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 3º QUADRIMESTRE DE 2009 Elaborado pela: Controladoria Geral do Município Controladoria Geral do Município Secretaria.
Estrutura do Poder Judiciário no Estado do Amapá
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
Estatuto da OAB Aula 14.
ESTUDO DE CASOS 8 ANOS DE LRF
Lei orçamentária anual - loa
JUSTIÇA DO TRABALHO II Tribunal Superior do Trabalho
A ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS E DOS PODERES
O Financiamento na Efetivação do SUAS. Financiamento Foco: competências da gestão estadual  exige o debate sobre o pacto federativo, no contexto de.
MSc. FERNANDO ANTONIO CABRAL DE SOUSA JUNIOR ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICO.
Direito Constitucional II PROCESSO LEGISLATIVO.   Conceito:   “Conjunto coordenado de disposições que disciplinam o procedimento a ser obedecido pelos.
 Título III - Da Organização do Estado Capítulo I - Da Organização Político-Administrativa Capítulo II - Da União Capítulo III - Dos Estados Federados.
PODER JUDICIÁRIO.
ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA
RESPONSABILIDADE DOS GESTORES REGIONAIS E SEUS RESPECTIVOS COLABORADORES PARA PRIORIZAÇÃO DA ATIVIDADE-FIM E ALCANCE DE RESULTADOS EXITOSOS. Dr. Manoel.
ESTUDOS DE CASOS PODER JUDICIÁRIO
DISCIPLINA: Serviço Social de Política Social II Profª: Elisônia Carin Renk.
PEC 45/2009 PROPOSTA DE EMENDA CONSTITUCIONAL R OBERTO P AULO AMORAS Auditor Geral do Estado Endereço : Rua Domingos Marreiros Nº 2001 Bairro: Fátima -
ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA
COMPETÊNCIA.  A jurisdição é una, mas seu exercício, na prática, exige o concurso de vários órgãos do Poder Público. Sendo que a mencionada repartição.
Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados
A Regulação dos Serviços de Saneamento Básico nas Regiões Metropolitanas BRASÍLIA, 17 de agosto de 2015 C ARLOS R OBERTO DE O LIVEIRA.
Prof. LUIZ GILBERTO BIRCK. Planejamento Orçamentário Público (24h) Módulo 4.
Desembargador Renato Dresch 4ª Câmara Cível do TJMG Mestre em Direito Público Especialista em Direito Processual Civil Especialista em Direito.
Contagem – MG, 25 de maio de SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.
INSTRUÇÃO NORMATIVA 07/2012 ORLANDO ALVES DA SILVA Auditor Substituto de Conselheiro.
AUDIÊNCIA PÚBLICA: Política de Defesa Agropecuária no Brasil: Defesa agropecuária e integração dos entes da federação e Sistema Unificado de Atenção à.
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PREFEITURA MUNICÍPAL DE BARCARENA PÓLO UNIVERSITÁRIO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA.
O SISTEMA SAGRES E SUA VANTAGEM PARA O SERVIÇO PÚBLICO – CONS. RONALD POLANCO RIBEIRO.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
CUSTOS DO SISTEMA DE ASSISTÊNCIA JURÍDICA/JUDICIÁRIA EM ÂMBITO FEDERAL.
Transcrição da apresentação:

80.º ENCONTRO NACIONAL DO COLÉGIO PERMANETE DE PRESIDENTES DE TRIBUNAIS DE JUSTIÇA DO BRASIL ADOÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO PARA A JUSTIÇA ESTADUAL

EXPERIÊNCIA DO 79.º ENCONTRO DO COLÉGIO DE PRESIDENTES (ARAXÁ-MG): DA PAUTA PROPOSTA NO ENCONTRO REALIZADO EM ARAXÁ-MG, VERIFICOU-SE A NECESSIDADE DE APERFEIÇOAMENTO DA JUSTIÇA DE 1.º GRAU, ENFATIZADA PELO EXMO. SR. CORREGEDOR NACIONAL DA JUSTIÇA – MIN. GILSON DIPP; DA PAUTA PROPOSTA NO ENCONTRO REALIZADO EM ARAXÁ-MG, VERIFICOU-SE A NECESSIDADE DE APERFEIÇOAMENTO DA JUSTIÇA DE 1.º GRAU, ENFATIZADA PELO EXMO. SR. CORREGEDOR NACIONAL DA JUSTIÇA – MIN. GILSON DIPP; ADEMAIS, ANALISANDO-SE A SITUAÇÃO HODIERNA, CONSTATOU-SE QUE, DENTRE DIVERSOS OBSTÁCULOS À OTIMIZAÇÃO DA DINÂMICA PROCESSUAL, O EXERCÍCIO DE COMPETÊNCIA DELEGADA (PREVISTA NO ART. 109, § 3.º, CF E ART. 15, DA LEI N.º 5.010/66) AFIGURA-SE COMO UM DELES. ADEMAIS, ANALISANDO-SE A SITUAÇÃO HODIERNA, CONSTATOU-SE QUE, DENTRE DIVERSOS OBSTÁCULOS À OTIMIZAÇÃO DA DINÂMICA PROCESSUAL, O EXERCÍCIO DE COMPETÊNCIA DELEGADA (PREVISTA NO ART. 109, § 3.º, CF E ART. 15, DA LEI N.º 5.010/66) AFIGURA-SE COMO UM DELES.

DELEGAÇÃO DE COMPETÊNCIA FEDERAL: CONSISTE NA TRANSFERÊNCIA DE CAUSAS FEDERAIS AO JUÍZO ESTADUAL, NOS LOCAIS ONDE NÃO HAJA SEÇÃO JUDICIÁRIA. CONSISTE NA TRANSFERÊNCIA DE CAUSAS FEDERAIS AO JUÍZO ESTADUAL, NOS LOCAIS ONDE NÃO HAJA SEÇÃO JUDICIÁRIA. NA PRÁTICA, NUM PAÍS DE DIMENSÕES CONTINENTAIS COMO O BRASIL, É MENOS ONEROSA A DELEGAÇÃO QUE A INSTALAÇÃO DE VARA FEDERAL EM TODOS OS MUNICÍPIOS, UMA VEZ QUE A JUSTIÇA FEDERAL VALE-SE DA ESTRUTURA DA JUSTIÇA ESTADUAL, SEM DESPENDER RECURSOS PARA TANTO. CONTUDO, AQUELA NÃO PODE SE BENEFICIAR EM DETRIMENTO DESTA. NA PRÁTICA, NUM PAÍS DE DIMENSÕES CONTINENTAIS COMO O BRASIL, É MENOS ONEROSA A DELEGAÇÃO QUE A INSTALAÇÃO DE VARA FEDERAL EM TODOS OS MUNICÍPIOS, UMA VEZ QUE A JUSTIÇA FEDERAL VALE-SE DA ESTRUTURA DA JUSTIÇA ESTADUAL, SEM DESPENDER RECURSOS PARA TANTO. CONTUDO, AQUELA NÃO PODE SE BENEFICIAR EM DETRIMENTO DESTA.

TEXTOS LEGAIS - ART. 109, § 3.º, DA CF E ART. 15, DA LEI N.º 5.010/66: ART AOS JUÍZES FEDERAIS COMPETE PROCESSAR E JULGAR: ART AOS JUÍZES FEDERAIS COMPETE PROCESSAR E JULGAR:(...) § 3.º - SERÃO PROCESSADAS E JULGADAS NA JUSTIÇA ESTADUAL, NO FORO DO DOMICÍLIO DOS SEGURADOS OU BENEFICIÁRIOS, AS CAUSAS EM QUE FOREM PARTE INSTITUIÇÃO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL E SEGURADO, SEMPRE QUE A COMARCA NÃO SEJA SEDE DE VARA DO JUÍZO FEDERAL E, SE VERIFICADA ESSA CONDIÇÃO, A LEI PODERÁ PERMITIR QUE OUTRAS CAUSAS SEJAM TAMBÉM PROCESSADAS E JULGADAS PELA JUSTIÇA ESTADUAL. ART. 15. NAS COMARCAS DO INTERIOR ONDE NÃO FUNCIONAR VARA DA JUSTIÇA FEDERAL (ART. 12), OS JUÍZES ESTADUAIS SÃO COMPETENTES PARA PROCESSAR E JULGAR: I – OS EXECUTIVOS FISCAIS DA UNIÃO E DE SUAS AUTARQUIAS, AJUIZADAS CONTRA DEVEDORES DOMICILIADOS NAS RESPECTIVAS COMARCAS; II – AS VISTORIAS E JUSTIFICAÇÕES DESTINADAS A FAZER PROVA PERANTE A ADMINISTRAÇÃO FEDERAL, CENTRALIZADA OU AUTÁRQUICA, QUANDO O REQUERENTE FOR DOMICILIADO NA COMARCA; III – OS FEITOS AJUIZADOS CONTRA INSTITUIÇÕES PREVIDENCIÁRIAS POR SEGURADOS OU BENEFICIÁRIOS RESIDENTES NA COMARCA, QUE SE REFERIREM A BENEFÍCIO DE NATUREZA BENEFICIÁRIA. - destacamos

SITUAÇÃO DO PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO ACRE: HOJE, O PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO ACRE CONTA COM APROXIMADAMENTE (NOVENTA E NOVE MIL TREZENTOS E SETENTA) PROCESSOS, DESTES, (MIL NOVECENTOS E NOVENTA E TRÊS) SÃO PROCESSOS DE COMPETÊNCIA FEDERAL, TRAMITANDO NAS COMARCAS DE PRIMEIRA E SEGUNDA ENTRÂNCIAS DO ESTADO Processos em andamento 98% Justiça Federal 2% PROCESSOS EM ANDAMENTO NO TJAC PROCESSOS DE COMPETÊNCIA FEDERAL TRAMITANDO NO TJAC

SITUAÇÃO DO PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO MATO GROSSO: Processos em andamento 89% Justiça Federal 11% PROCESSOS EM ANDAMENTO NO TJMT PROCESSOS DE COMPETÊNCIA FEDERAL TRAMITANDO NO TJMT

NOVIDADE : INTERIORIZAÇÃO DA JUSTIÇA FEDERAL – SINALIZAÇÃO DE MELHORIAS SENDO IMPRESCINDÍVEL A AMPLIAÇÃO DOS QUADROS DA JUSTIÇA FEDERAL, A FIM DE PROPORCIONAR UMA COBERTURA MAIOR AO JURISDICIONADO, COM A CONSEQUENTE DESONERAÇÃO DA JUSTIÇA ESTADUAL, O PRESIDENTE DO STJ APRESENTOU PROJETO DE LEI À CÂMARA FEDERAL, PROPONDO A CRIAÇÃO DE 230 VARAS FEDERAIS. SENDO IMPRESCINDÍVEL A AMPLIAÇÃO DOS QUADROS DA JUSTIÇA FEDERAL, A FIM DE PROPORCIONAR UMA COBERTURA MAIOR AO JURISDICIONADO, COM A CONSEQUENTE DESONERAÇÃO DA JUSTIÇA ESTADUAL, O PRESIDENTE DO STJ APRESENTOU PROJETO DE LEI À CÂMARA FEDERAL, PROPONDO A CRIAÇÃO DE 230 VARAS FEDERAIS. NA CÂMARA, TAL PROJETO RECEBEU A NUMERAÇÃO 5.829/05 E FOI APROVADO EM , SENDO ENCAMINHADO AO SENADO. NA CÂMARA, TAL PROJETO RECEBEU A NUMERAÇÃO 5.829/05 E FOI APROVADO EM , SENDO ENCAMINHADO AO SENADO. NO SENADO, FOI CHAMADO DE PLC N.º 126 E ESTÁ, HOJE, NA SUBSEC. DE COORD. LEGISLATIVA. NO SENADO, FOI CHAMADO DE PLC N.º 126 E ESTÁ, HOJE, NA SUBSEC. DE COORD. LEGISLATIVA.

PROPOSTAS/PROJETOS: A PARTIR DO CENÁRIO APRESENTADO, E PENSANDO- SE EM FORMAS DE GARANTIR A EFETIVA DISTRIBUIÇÃO DA JUSTIÇA, COM DURAÇÃO RAZOÁVEL DO PROCESSO, OS EXCELENTÍSSIMOS PRESIDENTES DOS TRIBUNAIS DO MATO GROSSO E DO PARANÁ ELABORARAM VALIOSOS PROJETOS QUE, SE LEVADOS A TERMO, PODERÃO, AO MENOS, MINIMIZAR O ÔNUS SUPORTADO PELA JUSTIÇA DE PRIMEIRO GRAU. SÃO ELES: A PARTIR DO CENÁRIO APRESENTADO, E PENSANDO- SE EM FORMAS DE GARANTIR A EFETIVA DISTRIBUIÇÃO DA JUSTIÇA, COM DURAÇÃO RAZOÁVEL DO PROCESSO, OS EXCELENTÍSSIMOS PRESIDENTES DOS TRIBUNAIS DO MATO GROSSO E DO PARANÁ ELABORARAM VALIOSOS PROJETOS QUE, SE LEVADOS A TERMO, PODERÃO, AO MENOS, MINIMIZAR O ÔNUS SUPORTADO PELA JUSTIÇA DE PRIMEIRO GRAU. SÃO ELES:

PROPOSTA DO EXMO. SR. DESEMBARGADOR MARIANO ALONSO RIBEIRO TRAVASSOS PRESIDENTE DO TJMT CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO FINANCEIRA ENTRE A UNIÃO E O PODER JUDICIÁRIO, OBJETIVANDO A TRANSFERÊNCIA DE RECURSOS FINANCEIROS, NA FORMA DE COLABORAÇÃO, DECORRENTES DOS GASTOS COM OS PROCESSOS DE COMPETÊNCIA RESIDUAL DA JUSTIÇA ESTADUAL, NOS CASOS DISPOSTOS NO ART. 109, § 3.º, CF, DIANTE DO ELEVADO CUSTO SUPORTADO PELAS JUSTIÇAS DOS ESTADOS PARA AS AÇÕES QUE SERIAM DA COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA FEDERAL. CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO FINANCEIRA ENTRE A UNIÃO E O PODER JUDICIÁRIO, OBJETIVANDO A TRANSFERÊNCIA DE RECURSOS FINANCEIROS, NA FORMA DE COLABORAÇÃO, DECORRENTES DOS GASTOS COM OS PROCESSOS DE COMPETÊNCIA RESIDUAL DA JUSTIÇA ESTADUAL, NOS CASOS DISPOSTOS NO ART. 109, § 3.º, CF, DIANTE DO ELEVADO CUSTO SUPORTADO PELAS JUSTIÇAS DOS ESTADOS PARA AS AÇÕES QUE SERIAM DA COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA FEDERAL. A CONSTITUIÇÃO FEDERAL, EM SEU ARTIGO 241, (...) AUTORIZA A ELABORAÇÃO DE CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO FINANCEIRA ENTRE A UNIÃO E O PODER JUDICIÁRIO DOS ESTADOS, COM A FINALIDADE DE REPASSE DE AUXÍLIO FINANCEIRO PELA PRIMEIRA EM FAVOR DESTES (CONFORME AUTORIZA O ART. 7.º DO DECRETO N.º 6.170, DE ), COMO FORMA DE RETRIBUIÇÃO PELO EXERCÍCIO DE COMPETÊNCIA DELEGADA PARA PROCESSAMENTO E JULGAMENTO DAS CAUSAS DE COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA FEDERAL, SENDO QUE O PRODUTO DO REPASSE TERIA POR DESTINAÇÃO O FUNDO DE REAPARELHAMENTO DO PODER JUDICIÁRIO DE CADA ESTADO DA FEDERAÇÃO, PARA SER EMPREGADO EM SUA DESTINAÇÃO ESPECÍFICA. A CONSTITUIÇÃO FEDERAL, EM SEU ARTIGO 241, (...) AUTORIZA A ELABORAÇÃO DE CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO FINANCEIRA ENTRE A UNIÃO E O PODER JUDICIÁRIO DOS ESTADOS, COM A FINALIDADE DE REPASSE DE AUXÍLIO FINANCEIRO PELA PRIMEIRA EM FAVOR DESTES (CONFORME AUTORIZA O ART. 7.º DO DECRETO N.º 6.170, DE ), COMO FORMA DE RETRIBUIÇÃO PELO EXERCÍCIO DE COMPETÊNCIA DELEGADA PARA PROCESSAMENTO E JULGAMENTO DAS CAUSAS DE COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA FEDERAL, SENDO QUE O PRODUTO DO REPASSE TERIA POR DESTINAÇÃO O FUNDO DE REAPARELHAMENTO DO PODER JUDICIÁRIO DE CADA ESTADO DA FEDERAÇÃO, PARA SER EMPREGADO EM SUA DESTINAÇÃO ESPECÍFICA.

PROPOSTA DO EXMO. SR. DESEMBARGADOR CARLOS AUGUSTO HOFFMANN PRESIDENTE DO TJPR REPASSE FINANCEIRO POR MEIO DE REDISTRIBUIÇÃO DAS RECEITAS TRIBUTÁRIAS; REPASSE FINANCEIRO POR MEIO DE REDISTRIBUIÇÃO DAS RECEITAS TRIBUTÁRIAS; RESSARCIMENTO POR MEIO DA CRIAÇÃO DE SUBITEM NA LEI ORÇAMENTÁRIA DA UNIÃO, NA QUAL SERIA PREVISTO O REPASSE DE RECURSOS DIRETAMENTE AOS ESTADOS, COMO AJUDA DE CUSTO PARA A PRESTAÇÃO DE SERVIÇO REFERENTE À COMPETÊNCIA DELEGADA; RESSARCIMENTO POR MEIO DA CRIAÇÃO DE SUBITEM NA LEI ORÇAMENTÁRIA DA UNIÃO, NA QUAL SERIA PREVISTO O REPASSE DE RECURSOS DIRETAMENTE AOS ESTADOS, COMO AJUDA DE CUSTO PARA A PRESTAÇÃO DE SERVIÇO REFERENTE À COMPETÊNCIA DELEGADA; CONVÊNIOS, EM CARÁTER EMERGENCIAL ATÉ QUE SE PROMOVA A ALTERAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL RELATIVAMENTE À REPARTIÇÃO DAS RECEITAS, NA FORMA PREVISTA NO ARTIGO 241, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, JÁ QUE A DELEGAÇÃO DA COMPETÊNCIA EXAMINADA TAMBÉM SE ENQUADRA COMO UMA TRANSFERÊNCIA DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL; CONVÊNIOS, EM CARÁTER EMERGENCIAL ATÉ QUE SE PROMOVA A ALTERAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL RELATIVAMENTE À REPARTIÇÃO DAS RECEITAS, NA FORMA PREVISTA NO ARTIGO 241, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, JÁ QUE A DELEGAÇÃO DA COMPETÊNCIA EXAMINADA TAMBÉM SE ENQUADRA COMO UMA TRANSFERÊNCIA DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL; ALTERAÇÃO DO ART. 91, II, DO CPB, BENEFICIANDO O ESTADO, EM VEZ DA UNIÃO, QUANDO DO PERDIMENTO DE BENS DECORRENTE DE CONDENAÇÃO CRIMINAL. ALTERAÇÃO DO ART. 91, II, DO CPB, BENEFICIANDO O ESTADO, EM VEZ DA UNIÃO, QUANDO DO PERDIMENTO DE BENS DECORRENTE DE CONDENAÇÃO CRIMINAL.

CONCLUSÃO: É INCONTESTE QUE, COMO JÁ AFIRMADO PELO DES. CARLOS HOFFMANN, ENQUANTO A JUSTIÇA FEDERAL DE PRIMEIRO GRAU NÃO FOR ORGANIZADA DE MODO A EXERCER PLENAMENTE A SUA COMPETÊNCIA, CABENDO, PORTANTO, A PRESTAÇÃO JURISDICIONAL POR MEIO DOS JUÍZES ESTADUAIS, É NECESSÁRIO QUE O PODER JUDICIÁRIO RECEBA UMA COMPENSAÇÃO PELOS GASTOS ADVINDOS DESSA ATIVIDADE. É INCONTESTE QUE, COMO JÁ AFIRMADO PELO DES. CARLOS HOFFMANN, ENQUANTO A JUSTIÇA FEDERAL DE PRIMEIRO GRAU NÃO FOR ORGANIZADA DE MODO A EXERCER PLENAMENTE A SUA COMPETÊNCIA, CABENDO, PORTANTO, A PRESTAÇÃO JURISDICIONAL POR MEIO DOS JUÍZES ESTADUAIS, É NECESSÁRIO QUE O PODER JUDICIÁRIO RECEBA UMA COMPENSAÇÃO PELOS GASTOS ADVINDOS DESSA ATIVIDADE. CONTUDO, INDISPENSÁVEL A PONDERAÇÃO DE QUE ALTERAÇÕES LEGISLATIVAS, MORMENTE NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, SÃO MAIS COMPLEXAS, DEMANDANDO UM MAIOR TEMPO PARA SUA APLICABILIDADE, MOSTRANDO-SE BASTANTE RAZOÁVEL A SUGESTÃO APRESENTADA PELA SUA EXCELÊNCIA O DES. MARIANO TRAVASSOS. CONTUDO, INDISPENSÁVEL A PONDERAÇÃO DE QUE ALTERAÇÕES LEGISLATIVAS, MORMENTE NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, SÃO MAIS COMPLEXAS, DEMANDANDO UM MAIOR TEMPO PARA SUA APLICABILIDADE, MOSTRANDO-SE BASTANTE RAZOÁVEL A SUGESTÃO APRESENTADA PELA SUA EXCELÊNCIA O DES. MARIANO TRAVASSOS.

APOIO À PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE CONVÊNIO COMO É POSSIVEL EXAMINAR, A PROPOSTA DO EXMO. SR. PRESIDENTE DO TJ DO ESTADO DO PARANÁ É MAIS AMPLA, CONTEMPLANDO, INCLUSIVE, A ELABORAÇÃO DE ANTEPROJETO DE LEI PARA A FORMALIZAÇÃO DE CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO – SUGESTÃO OFERTADA PELO EXMO. SR. PRESIDENTE DO TJ DO MATO GROSSO –, MOTIVO PELO QUAL A CORTE ACRIANA APÓIA A PRIMEIRA PROPOSTA, CUJO IMPLEMENTO DEVERÁ SER EFETIVADO POR MEIO DE ESTUDOS E ANÁLISES CONDUZIDOS POR ESTE COLÉGIO PERMANENTE, EM CONJUNTO COM OUTROS ORGANISMOS, INCLUSIVE O CNJ. COMO É POSSIVEL EXAMINAR, A PROPOSTA DO EXMO. SR. PRESIDENTE DO TJ DO ESTADO DO PARANÁ É MAIS AMPLA, CONTEMPLANDO, INCLUSIVE, A ELABORAÇÃO DE ANTEPROJETO DE LEI PARA A FORMALIZAÇÃO DE CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO – SUGESTÃO OFERTADA PELO EXMO. SR. PRESIDENTE DO TJ DO MATO GROSSO –, MOTIVO PELO QUAL A CORTE ACRIANA APÓIA A PRIMEIRA PROPOSTA, CUJO IMPLEMENTO DEVERÁ SER EFETIVADO POR MEIO DE ESTUDOS E ANÁLISES CONDUZIDOS POR ESTE COLÉGIO PERMANENTE, EM CONJUNTO COM OUTROS ORGANISMOS, INCLUSIVE O CNJ.

NA EXPECTATIVA DE TER ACRESCENTADO AO DEBATE, AGRADEÇO A TODOS PELA PACIÊNCIA E ATENÇÃO! Desembargador PEDRO RANZI PRESIDENTE DO TJAC