O valor da Informação nas Organizações

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
B.I. Business Inteligence PROFESSOR MARCELO CAMPINHOS.
Advertisements

OS DEZ PRINCÍPIOS DA QUALIDADE TOTAL.
PESQUISA DE MERCADO Prof. Nilton Almeida
As escalas de Proficiência do PISA Material do Curso: Avaliação educacional em larga escala: O PISA no Brasil Autor: Lenice Medeiros Pesquisador-Tecnologista.
Resenha Científica As resenhas são um fruto típico do desenvolvimento da imprensa. Até há poucos séculos, a quantidade de livros publicados era tão pequena.
Prof. Thiago Costa ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II TEORIA DA PREVISÃO DOS ESTOQUES.
AULA 1: INTRODUÇÃO À ECONOMIA
na Assembleia da República Comissão de Segurança Social e Trabalho
AULA 1: INTRODUÇÃO À ECONOMIA
Análise das Demonstrações Contábeis
Introdução ao Comportamento Organizacional
MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS APLICADOS ÀS IFES
Os Balancetes como fonte das informações para a Escalada Empresarial.
Sistemas de Informação Gerencial Aula II - Conceitos
Como escrever um Artigo científico?
Introdução Os pesquisadores através da mensuração descrevem fenómenos que existem no mundo empresarial em termos de por exemplo, demografia, comportamento,
Determinantes do Nível de Atividades
Curso de Graduação em Administração a Distância da UFSC SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Profa. Alessandra de Linhares Jacobsen.
Disciplina: Desenvolvimento de Recursos Humanos
O desenvolvimento do conhecimento econômico
Prof. Dr. Gilberto de Oliveira Moritz
Estatística Descritiva (I)
Avaliação de Desempenho Econômico
Desenhos do processo de pesquisa qualitativa
INTRODUÇÃO A estrutura patrimonial, portanto, se caracteriza em apresentar de forma ordenada e sistematizada o conjunto patrimonial das entidades compreendido.
Jogos de Empresas UNIP.
Pesquisa Mercadológica
PROFESSOR FLÁVIO ANÁLISE DE CUSTOS PROFESSOR FLÁVIO
Objetividade É um acordo entre juízes especialistas relativo ao que é observado, ou o que deve ser ou o que foi feito em pesquisa Quanto maior a objetividade.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
Mercado de capitais Profa. Renata Morgado
SONDAGEM E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
PONTO DE PARTIDA PARA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO EMPRESARIAL
TEORIA DA PRODUÇÃO E CUSTOS
Profa. Dra. Geciane Silveira Porto
O QUE É ECONOMIA? É O ESTUDO DAS ESCOLHAS FEITAS POR PESSOAS, EMPRESAS OU GOVERNO, QUANDO EXISTE ESCASSEZ DE RECURSOS DISPONÍVEIS.
Estatística Descritiva
A controladoria na empresa
Professor Fabio Moreira Curso de Biblioteconomia
SIM – Sistemas de Informação em Marketing
Conceito de Curva ABC Além do valor envolvido outros critérios determinam a criticidade: Classe A: - material imprescindível ao funcionamento da empresa;
MODELOS DE GESTÃO Organização à atuação do gestor AULA 3.1 –
Gestão da Logística de Distribuição
REDES LOCALIZAÇÃO DAS INSTALAÇÕES
A INTERNET COMO PLATAFORMA DE TRANSAÇÕES COMERCIAIS NO BRASIL
PESQUISA DE MERCADO Prof. Nilton Almeida
MICROECONOMIA Aula 6 – Análise da Teoria da Produção.
Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana.
Análise fundamentalista de Ações
Diagrama de Ishikawa Exemplo e notas.
Subtítulo do trabalho (se houver)
ECONOMIA.
Planejamento estratégico Bases fundamentais e particularidades
TEMAS : LOGISTICA, ADMINISTRAÇÃO E MARKETING TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Representando os dados em gráficos
RESULTADOS E DISCUSSÃO IDEAL UTILIZAR FOTOS, FIGURAS E GRÁFICOS
A empresa e a firma Firma: unidade de produção que atua racionalmente, procurando otimizar seus resultados relativos a produção e lucro. Fator de produção:
POLITICA NORMATIVA /01/2019.
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
Padronização / Especificação
Programas de Auditoria
TEORIA E CUSTOS DE PRODUÇÃO
Viviane Veiga Rejane Machado Rosany Bochner Vanessa Jorge
Avaliação de Projetos Públicos
Disciplina: Economia Internacional
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Objetivos do Capítulo Identificar as mudanças que acontecem na forma e no uso de apoio à decisão em empreendimentos de e-business. Identificar o papel.
B.I. (Business Intelligence)
Vou começar a trabalhar com projeto de BUSINESS INTELLIGENCE, o que devo entender? Igor George Abdo.
Transcrição da apresentação:

O valor da Informação nas Organizações Prof. Glauco Carvalho

Mas o que é informação? O fim do monopólio do conhecimento A explosão da ciência, do saber e do acesso a informação Um novo conceito de analfabetismo

PIRÂMIDE DA GESTÃO DO CONHECIMENTO INTELIGÊNCIA Idéias e Valores CONHECIMENTO Compreensão, teorias INFORMAÇÃO Significado, organização DADOS Quantitativos e qualitativos

Informação Ótima O sucesso do processo decisório depende da disponibilidade da informação ótima: informação certa, no tempo certo, lugar certo e na forma desejada.

QUALIDADE DA INFORMAÇÃO Quantidade e Qualidade da informação produzida; “O comportamento da empresa é diretamente afetado, em termos de eficácia pela qualidade de suas decisões.” Mais informação, maior segurança na decisão; Melhor qualidade da informação reflete em melhor qualidade da decisão;

Características da Informação Relevante deve ser completa – ou seja, todos os fatos relevantes devem estar contidos nela; deve ser econômica – ou seja, para obtê-la, seu custo deve ser relativamente econômico (o gestor deve analisar sempre o custo/benefício do valor da informação em relação a sua produção); deve ser precisa – ou seja, não deve conter erros (a informação se torna imprecisa por causa de dados incorretos ou vagos no processo de transformação); é ideal que seja flexível – ou seja, que possa ser utilizada em outras situações;

Características da Informação Relevante deve ser confiável – o método de coleta de dados e a fonte de onde são tirados devem ser confiáveis para que a informação também o seja; precisa ser relevante – não basta obter-se informação, ela deve ser útil e importante; deve ser obtida em tempo hábil; deve ser validada - checada para verificar-se sua confiabilidade.

BI – BUSINESS INTELLIGENCE O BI (Inteligência de negócios) refere-se ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios. O conceito implica na habilidade da corporação acessar dados e explorar as informações (Data Warehouse/Data Mart), analisando-as, interpretando-as e utilizando o conhecimento para suporte no processo de tomada de decisão.

Case – Pão de Açúcar