Prof. Gerson Pastre de Oliveira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Lógica Matemática e Computacional
Advertisements

Lógica Matemática e Computacional 1.2 – Conceitos Preliminares
LÓGICA MATEMÁTICA PROPOSIÇÕES E CONECTIVOS
LÓGICA PROPOSIÇÕES E CONECTIVOS
LÓGICA MATEMÁTICA OPERAÇÕES LÓGICAS SOBRE PROPOSIÇÕES
Introdução a Lógica Matemática
Curso: Licenciatura em Matemática
Lógica Matemática Introdução.
Tautologia Contradição e Contingência
A Lógica das Sentenças Abertas Profa. Ana Florencia Aula 9
Lógica Matemática.
Raciocínio Lógico Prof. Diego.
Operações Lógicas sobre proposições
Lógica Proposicional Caderno de Exercícios.
Introdução a Lógica Prof. Luiz Carlos Gabi.
Lógica Matemática e Computacional
Construção Tabela-verdade
CONTRUÇÃO DA TABELA-VERDADE
André Luiz da Costa Carvalho
Lógica matemática.
BCC101 Matemática Discreta I
Inteligência Artificial: Lógica Proposicional e Prolog
ALGORITMO Samuel Â. Lopes.
LÓGICA PROPOSICIONAL.
Lógica para Computação
Prof. Christiano Lima Santos
Lógica Aula 3.
Lógica matemática.
NOÇÕES DE LÓGICA Professor: Renilson.
Tema 1 – Lógica e Teoria dos Conjuntos
Curso: Técnico Integrado em Informática Disciplina : Fundamentos de Lógica e Algoritmo Resumo do 1º Bimestre Profª. Katiuscia Lopes dos Santos.
Introdução à Lógica Matemática Prof. Gilbert Azevedo IFRN Técnico em Informática para Internet.
Lógica para Computação (IF61B) Lógica Proposicional Slides da disciplina “Lógica para Computação”, ministrada pelo Prof. Celso Antônio Alves Kaestner,
Lógica Matemática e Computacional Professora Chaiene Minella, MSc. chaiene.yolasite.com.
Matemática para Informática Professora Chaiene Minella chaiene.yolasite.com.
Inferência, raciocíno e argumento Inferência é o processo pela qual concluímos algo por meio de um raciocínio. De várias proposições nós inferimos uma.
RACIOCÍNIO LÓGICO Fonte imagem:
Fundamentos de Aritmética
Raciocínio Lógico ( Proposições e tabela verdade)
Linguagem Digital Introdução à Lógica Celso Medeiros 6EF B Tarde
RACIOCÍNIO LÓGICO Aula 1 - Introdução a Teoria de Conjuntos.
Qual a origem e a possibilidade do conhecimento?
Lógica Matemática Revisão 1
Prof. Fabio Araujo Ravagnani
Disciplina: Lógica e Matemática Computacional
NOÇÕES DE CONJUNTOS E PROPOSIÇÕES LÓGICAS Ledo Vaccaro Machado.
ALGEBRA LINEAR Ademilson Teixeira
Proposições lógicas Cerutti IES.
Introdução à Computação
PROGRAMAÇÃO I UNIDADE 3.
Expressões algébricas
Aula 3:Conceitos de Lógica digital
Teoria dos Conjuntos.
Prof. Christiano Lima Santos
3. Sintaxe e Semântica.
Pré Prova AL-RS.
2 – PREVISÃO DE DEMANDA EXERCÍCIOS.
Anjolina Grisi de Oliveira
CONJUNTOS.
LÓGICA FORMAL.
Professora Roberta Bonamichi Guidi Garcia
Linguagem de Programação I
Aplicar tabelas de verdade na validação de formas argumentativas
Aula 04 - Introdução à Lógica Matemática
Negação de Proposições Simples ou Compostas
Aula 03 - Introdução à Lógica Matemática
Intrudução à Lógica Computacional
Aula 02 - Introdução à Lógica Matemática
Expressões algébricas
Transcrição da apresentação:

Prof. Gerson Pastre de Oliveira Lógica Matemática Prof. Gerson Pastre de Oliveira

Programa da Disciplina Proposições e conectivos lógicos; Tabelas-verdade; Tautologias, contradições e contingências; Implicação lógica e equivalência lógica; Álgebra proposicional; Método dedutivo; Argumentos e regras de inferência;

Programa da Disciplina e Bibliografia Testes de validade e de não-validade; Sentenças abertas. Bibliografia: ALENCAR FILHO, E. Iniciação à Lógica Matemática. São Paulo : Nobel, 1999.   SUPPES, P. y HILL, S., Introducción a la lógica matemática, Ed. Revertè, 1982.

Conceito de Proposição Chama-se proposição todo o conjunto de palavras ou símbolos que exprimem um pensamento de sentido completo; As proposições, portanto, exprimem pensamentos, ou seja, afirmam fatos ou exprimem juízos que formamos a respeito de determinados entes; Toda forma de comunicação tem sua linguagem própria; A linguagem é a representação do pensamento humano através de um discurso adequado aos ouvintes; A lógica também tem sua linguagem, que é representada por proposições; Uma proposição pode sem simples ou composta.

Exemplos de Proposição Porto Alegre é a capital do Rio Grande do Sul; 5 x 3 = 15; A França fica na Europa;   3,1416; Todas as proposições acima são verdadeiras. Entretanto, proposições podem ser falsas: 12 – 3 = 7; A Austrália está localizada na América do Sul; ½ é um número inteiro; A metade de 16 é 9.

Valores Lógicos das Proposições Proposições são expressões a respeito das quais tem sentido dizer que são verdadeiras ou falsas; Para uma proposição, são dois os possíveis valores lógicos: VERDADE (V): ocorre quando a proposição é verdadeira; FALSIDADE (F): ocorre quando a proposição é falsa;

Axiomas Fundamentais Existem dois axiomas fundamentais na Lógica Matemática: Princípio da Não Contradição: “Uma proposição não pode ser verdadeira e falsa ao mesmo tempo”; Princípio do Terceiro Excluído: “Toda a proposição é verdadeira ou falsa, isto é, verifica-se sempre um desses casos e nunca um terceiro”.

Axiomas Fundamentais Desta forma, podemos dizer que “toda a proposição tem um – e somente um – dos valores lógicos possíveis, V ou F”; Assim, por exemplo, considerando as proposições: O golfinho é um animal mamífero; Kingston é a capital do Egito; Pode-se afirmar que o valor lógico da primeira proposição é VERDADE (V) e o valor lógico da segunda proposição é FALSIDADE (F).

Proposições Simples As proposições simples também são conhecidas como “átomos” ou “proposições atômicas”; São aquelas que não contém nenhuma outra proposição em suas estruturas; Geralmente, utiliza-se as letras minúsculas p, q, r, s, ... para designar as proposições simples, como nos exemplos: p: Maria é professora; q: O dia está nublado; r : 36 / 6 = 6.

Proposições Compostas Também chamadas de “proposições moleculares” ou “moléculas”; São aquelas formadas pela combinação de duas ou mais proposições; Geralmente, utiliza-se as letras maiúsculas P, Q, R, S, ... para designar as proposições compostas, como nos exemplos: P: 26 é um número par e tomates são vermelhos; Q: Luísa é brasileira ou Ricardo é mexicano; R: Se a casa é verde, então o sol está brilhando; S: Não está calor se e somente se está chovendo.

Notação Utilizamos uma notação para indicar o valor lógico de uma proposição simples: V(p) = V ou V(p) = F A mesma notação pode ser utilizada para indicar o valor lógico de uma proposição composta: V(P) = V ou V(Q) = F Assim, para as proposições abaixo: p: A lua é roxa q: O Sol é maior do que a Terra Temos que V(p) = F, V(q) = V.

Operações Lógicas sobre Proposições As operações lógicas sobre proposições estão subordinadas a um conjunto de regras do cálculo proposicional, da mesma forma que as operações aritméticas possuem regras relativas aos números; Tabela-verdade: representa o domínio dos valores lógicos possíveis para determinadas proposições compostas, consideradas todas as combinações possíveis entre as proposições simples componentes; As principais operações lógicas sobre proposições são: negação, conjunção, disjunção, disjunção exclusiva, condicional e bicondicional;

Negação (~) A negação de uma proposição p é a proposição representada por “não p” e indicada por ~p; A negação de uma proposição qualquer possui sempre o valor lógico oposto ao da proposição a que se refere, ou seja: V(p) = V  V(~p) = F daí se conclui que ~V = F V(p) = F  V(~p) = V daí se conclui que ~F = V Tabela-verdade p ~p V F

Exemplos (Negação (~) ) p: 6 + 3 = 9 (V); ~p: 6 + 3  9 (F) q: 5 > 8 (F); ~q: 5  8 (V) r: A Costa Rica fica na Europa (F); ~r: A Costa Rica não fica na Europa (V); Existe mais de uma maneira de efetuar a negação de uma proposição em linguagem corrente. Assim a negação de s: A chuva é um fenômeno climático pode ser: ~s: A chuva não é um fenômeno climático; ~s: Não é verdade que a chuva é um fenômeno climático; ~s: É falso que a chuva seja um fenômeno climático; Observações: t: Toda a mulher é bonita; ~t: Nem toda mulher é bonita; u: Nenhum jogador é bom; ~u: Algum jogador é bom;