MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Encontro Ciência Lisboa, 7 de Julho A ciência ecológica e o desafio da sustentabilidade Helena Freitas Centro de Ecologia Funcional Departamento.
Advertisements

Ciclos Biogeoquímico O ciclo biogeoquímico é o percurso realizado no meio ambiente por um elemento químico essencial à vida. Ao longo do ciclo, cada elemento.
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL BIOLOGIA 7. Ecologia.
F7 Riscos e benefícios da atividade vulcânica CienTIC 7 Ciências Naturais – 7.º ano.
ECOLOGIA :. Ecologia Ecologia é o estudo das relações dos seres vivos entre si e com os componentes do ambiente. Ecologia: oikos = casa (E. Haeckel)
Ecologia: conceitos básicos Disciplina: Ecologia Professor: Thiago Ruffo Curso Técnico em Meio Ambiente.
SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL Claudio Paris – Magrão 06/10/2010 twitter.com/prof_magrao MÓDULO 13 APOSTILA 4.
A Influência do Ser Humano no Meio Ambiente Diana Rodrigues Fortunato Valquíria Cardoso Kemp Educação Física – 5º período.
ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA. Faculdades Santo Agostinho de Sete Lagoas Grupo de Iniciação Científica: AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DAS ÁGUAS DAS LAGOAS.
DIREITO AMBIENTAL Política Nacional do Meio Ambiente-Lei 6938/1981 Estrutura do SISNAMA: Art. 6º - Os órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito.
Prof.: Anderson Marques de Souza 2017
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL – Princípios e fundamentos
Sustainability in changing societies
1 ECOLOGIA E DS.
Aula: Níveis de Organização
O direito ambiental e a sustentabilidade no mercado de Minas Gerais
XII CICLO DE ESTUDOS JURÍDICOS
Ecologia: conceitos básicos
MESTRADO ACADÊMICO EM TURISMO E HOTELARIA
IDPP – Porque estudar ? Disciplina de base, introdutória ao estudo do Direito. Matéria de iniciação  noções fundamentais para a compreensão do fenômeno.
Projeto BRA/01/039 MINERAÇÃO SUSTENTÁVEL Desenvolvimento e Inclusão Produtiva em Territórios Quilombolas.
O que é Ecologia?.
Diversidade Biológica
Metodologia do Ensino de Ciências – Aula 10
Ufrgs Bict Disciplina de Fundamentos de Ecologia A Fatores Ecológicos
Salve 08 de março! Que felizes sejam os dias das mulheres!
ECOLOGIA.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E CRISE AMBIENTAL
Do gr. Oikos, casa + logos, estudo
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
Diversidade na Biosfera
Economia Solidária no Brasil
Professor Hélcio Marques Junior Biólogo Eps Docência Universitária
Ordenamento e Planeamento Territorial
A QUESTÃO AMBIENTAL Desenvolvimento Sustentável
CONTROLE DE PRAGAS Ecologia dos insetos
HIDROGRAMA ECOLÓGICO Benedito C. Silva.
Capítulo 20 SUSTENTABILIDADE. Capítulo 20 SUSTENTABILIDADE.
PLANEJAMENTO E GESTÃO DE TERRITÓRIOS TURÍSTICOS
DINÂMICA DE POPULAÇÕES
Ciências Naturais – 8.º ano
O conceito básico da Agenda 21
A sociedade de PRODUÇÃO descobre a existência do CONSUMIDOR.
DINÂMICA DAS POPULAÇÕES BIOLÓGICAS
Sistemas de Gestão Ambiental
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
TEMA: CIDADANIA E MEIO AMBIENTE 1º ano do Ensino Médio Disciplina: Geografia.
Conceitos básicos da ecologia
GESTÃO MUNICIPAL AMBIENTAL
Ecologia - conceitos importantes
Fundamentos em Ecologia
Biologia da Conservação
Medidas apontadas pelo Relatório Brundtland
Ecologia.
ORGANISMO.
Química ambiental é definida como o estudo das fontes, reações, transporte e efeitos das espécies químicas em água, solo, ar, ambientes de vida e os efeitos.
Estudo de caso - Parque eólico
AULA 01: FUNDAMENTOS AMBIENTAIS Prof. Rogério Frade da Silva Souza 1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE.
Trabalhador em transporte amigo do meio ambiente
EE Euclydes Deslandes PROFª Valéria.
Análise de Demandas Regionais
Diversidade da vida.
ECOLOGIA Conceitos fundamentais.
MeiMei Escola Sustentável Ministéri o o Ambie do M nte.
Agroecologia: conceitos e princípios para a construção de estilos de agriculturas sustentáveis.
ECOLOGIA GERAL - UFCD ECOLOGIA Os organismos da Terra não vivem isolados, eles interagem uns com os outros e com o meio ambiente. Ao estudo dessas.
Professor Ademir Diniz Neves Aula 01 – 01 de março de 2019 Classroom: 1ip6nq.
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVL
Transcrição da apresentação:

MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL CTGÁS-ER Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis DISCIPLINA: Legislação Ambiental Aplicada à Implantação de Parques Eólicos DOCENTE: Hugo Alexandre M. Fonseca

MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL “Art. 225, parágrafo 1°, inc. VI, Const. Federal : Todos têm direito ao MEIO AMBIENTE ecologicamente equilibrado bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo – se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”. MEIO AMBIENTE: O conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química, biológica, socioeconômicas e culturais que permitem, abrigam e regem a vida em todas as suas formas. Lei n°6.938 de 31 de agosto de 1981. A interação do conjunto de elementos naturais, artificiais e culturais que propiciem o desenvolvimento equilibrado da vida em todas as suas formas. José Afonso da Silva, in Direito Ambiental Constitucional, 1998.

MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Conceito O conceito de meio ambiente pode ser identificado por seus componentes: Completo conjunto de unidades ecológicas que funcionam como um sistema natural, mesmo com uma massiva intervenção humana e de outras espécies do planeta, incluindo toda a vegetação, animais, microrganismos, solo, rochas, atmosfera e fenômenos naturais que podem ocorrer em seus limites. Recursos naturais e fenômenos físicos universais que não possuem um limite claro, como ar, água, e clima, assim como energia, radiação, descarga elétrica e magnetismo, que não são originados por atividades humanas.

MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Organização dos seres vivos População – nome dado ao conjunto formado por organismos de determinada espécie que vivem em lugar perfeitamente delimitado e numa dentra época. Ex.: preás, vivem em matas de baixo porte próximos aos rios. Comunidade – e o conjunto de todas as populações que se encontram em interação num determinado meio. Biota e biocenose termos utilizado respectivamente com o mesmo significado: comunidade.

MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Organização dos seres vivos Ecossistema – conjunto formado por uma comunidade e os componentes abióticos ( não vivos (água, gases, luz, solo, sais minerais e etc)) com os quais, esta interagem. Biosfera – reunião de todos ecossistema. Habitat – lugar onde vive cada organismo de uma espécie componente de determinada comunidade.

MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Organização dos seres vivos Nicho ecológico – função ou papel desempenhado pelos organismos determinada espécie em seu ambiente de vida. O nicho inclui o habitat, mas além disso, envolve as necessidades alimentares, temperatura, locais de refugio (interações com amigos e inimigos, os locais de reprodução e etc). Nicho ecológico é o conjunto de características que podem ser simbolizadas como a profissão desempenhada pela espécie no ecossistema: O habitat pode ser o mesmo para espécies diferentes, mas o nicho de cada espécie é diferente.

MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL CONCEITO LEGAL DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL ART. 4° DA LEI N.° 6.938/81: A POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE VISARÁ: I – À COMPATIBILIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO-SOCIAL COM A PRESERVAÇÃO DA QUALIDADE DO MEIO AMBIENTE E DO EQUILÍBRIO ECOLÓGICO” PREVISÃO DE TUTELA LEGAL: ART. 225, §1°, V, DA CF/88 E ART. 170, VI, DA CF/88. O meio ambiente deixa de ser um coadjuvante e passa a ser colocado no centro das preocupações.

MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - é um processo integrado onde as estruturas sociais, econômicas, jurídicas e tecnológicas do estado devem se compatibilizar com a preservação do meio ambiente, visando à melhoria da qualidade de vida. Ambiente e progresso são inseparáveis. A preservação ambiental é a meta a ser atingida. Qualidade de vida aliada a preservação ambiental é um imperativo.

Comissão Mundial Sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Comissão Mundial Sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento Desenvolvimento Sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade das gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades, podendo também ser empregado com o significado de melhorar a qualidade de vida humana dentro dos limites da capacidade de suporte dos ecossistemas.

MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL FATORES DE UM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL HARMONIOSO Para que o desenvolvimento seja considerado sustentável, necessário que o progresso seja economicamente viável, socialmente justo, juridicamente possível e ecologicamente adequado. O Desenvolvimento Sustentável precisa ser encarado como uma necessidade global. O Desenvolvimento Sustentável só se solidifica numa democracia participativa, onde a responsabilidade pela preservação ambiental seja uma meta conjunta do estado, da sociedade organizada e dos cidadãos. De nada adianta falarmos em Desenvolvimento Sustentável, quando ainda convivermos com A morte humana causada pela fome (ecologia social).

MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL A sustentabilidade dos recursos está associada à sua DURABILIDADE, ou seja, um bem ou recurso é sustentável na medida em que pode – ou deve durar para atender às necessidades dos ecossistemas naturais e às demandas dos ecossistemas sociais (processos de produção e consumo); No direito do ambiente, como também na gestão ambiental, a sustentabilidade dever abordada sob vários primas: o econômico, o social, o cultural, o político, o tecnológico, o jurídico, etc.

MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL UM NOVO MODELO Na realidade, o que se busca, É UM NOVO PARADIGMA OU MODELO DE SUSTENTABILIDADE, QUE SUPÕE ESTRATÉGIAS BEM DIFERENTES DAQUELES QUE TÊM SIDO ADOTADAS NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO .