Educação em Direitos Humanos para Operadores de Segurança Pública.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ProInfo (Programa Nacional de Informática na Educação)
Advertisements

FORMAÇÃO DA GUARDA CIVIL METROPOLITANA CENTRO DE FORMAÇÃO EM SEGURANÇA URBANA Junho 2016.
DRE – LESTE 3 III ENCONTRO DE PROFESSORES COORDENADORES DE APOIO A GESTÃO PEDAGÓGICA EIXO NORTEADOR – Plano de Ação Participativo – PAP 30/08/2013.
1ª ORIENTAÇÃO TÉCNICA 08 DE ABRIL DE 2016
O SUCESSO NO ENSINAR Professora: Ivanete Lago Groh.
Secretaria de Administração GESTÃO ESTRATÉGICA COM PESSOAS: Caminho para uma Administração verdadeiramente pública.
VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS : MITO OU REALIDADE ? COMO POSSO CONTRIBUIR PARA DIMINUIR O ÍNDICE DE VIOLÊNCIA NA MINHA ESCOLA?
1 PLANEJAMENTO. 2 O QUE É PLANEJAMENTO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA É um processo que consiste em preparar um conjunto de decisões tendo em vistas agir, posteriormente,
Séries/Anos Finais do Ensino Fundamental Guia de Livros Didáticos PNLD 2008 Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica Fundo Nacional de Desenvolvimento.
A ONG Futebol de Rua é uma organização sem fins lucrativos, com sede em Curitiba desenvolvendo desde 2006 projetos em todo Brasil na área de inclusão.
Educação Ambiental Prof.ª Jackeline Cardoso Bahé Mst Engenharia Ambiental e Doutoranda em Meio Ambiente 2009.
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL Aula 1- Princípios e Práticas em Orientação Educacional.
Fischer & Neitzke DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A COMPETÊNCIA: CONDIÇÃO NECESSÁRIA, MAS NÃO SUFICIENTE. Fontes: Cadernos do ENEM Produção.
PROJETO DE FORMAÇÃO DE AGENTES DE SEGURANÇA PÚBLICA OSTENSIVA
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
Prática da LDB nas instituições de ensino
PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
Base Nacional Comum Curricular
Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, Cultura de Paz e Direitos Humanos Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade.
Centro Educacional Unificado
Especialização em Sistema de Justiça:
DEMOCRACIA Democracia é o regime político em que o poder é exercido pelo povo. Na Democracia representativa, o povo elege pessoas para representá-lo nos.
CONSTRUINDO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Trânsito PLUS Legal. Trânsito PLUS Legal Trânsito PLUS Legal Escola: Colégio PLUS Cidade: Barretos (S.P) Categoria: Educação Professor responsável:
Universidade Federal do Espírito Santo
Equipa Multidisciplinar de Apoio ao Aluno EMAA
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E PROCESSOS EDUCATIVOS
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
REC Coordenadoria de relações institucionais e extensão comunitária
A questão da Formação Profissional.
Projeto Político Pedagógico - PPP
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
Documentos e Propostas legais
Resolução Nº 50 de 04 dezembro de 2008

Oficina de Proteção Infantil
Ariana Cosme Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Luís Gustavo A. da Silva (UFG)
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
FORMAÇÃO DE TUTORES E PRÁTICAS DE TUTORIA
Suzana Macedo Zap Suzana Macedo Zap
Parcerias para educação,cultura e cidadania de crianças e adolescentes
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
A situação do idoso no Brasil.  Todos sabem que o ser humano começa a envelhecer desde o momento em que nasce.
1º Encontro de Especialistas em Educação Básica
Seminário Estadual da BNCC: A Base Nacional Comum Curricular
Relação entre BNCC, Currículo e Projeto Político Pedagógico
ORGANIZAÇÃO DO ESTADO E ORGANIZAÇÃO DOS PODERES
Ciclo da Consolidação, 9º ano do Programa de Intervenção Pedagógica
Especialização em Psicologia Organizacional
em Educação em Direitos Humanos
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Plano de Ação da Segunda Cúpula das Américas, Chile
Plano de Ação da Segunda Cúpula das Américas, Chile
Realizar Formação Continuada
DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO ENSINO DE ENGENHARIA A DISTÂNCIA NO BRASIL
Ensino e extensão Novos desafios Regina Henriques
Projeto Professor Diretor de Turma. Genezio Santos Professor DT Patrica Aalves Ferreira Coord. do PPDT Por dentro do Projeto Professor Diretor de Turma.
Programa de Desenvolvimento Gerencial
Mini Curso 24: Formação e Educação Permanente
Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural Coordenação de Formação de Agentes de ATER PROJETO CULTIVANDO SABERES.
Afinal,do que estamos falando?
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
As Diretrizes da LDB em relação aos princípios da EDH – Lei 9
POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO
Projeto Pedagógico (PP) e os Novos Currículos como ação emancipatória e edificante do processo de ensino-aprendizagem nas escolas do Território Maranhense.
Transcrição da apresentação:

Educação em Direitos Humanos para Operadores de Segurança Pública. I Seminário Mineiro de Educação em Direitos Humanos. Educação em Direitos Humanos para Operadores de Segurança Pública. Cap. Duani

“ A consolidação da democracia demanda conhecimentos, habilidades e práticas profissionais coerentes com os princípios democráticos. O Ensino dos direitos humanos deve ser operacionalizado nas práticas desses (as) profissionais, que se manifestam nas mensagens , atitudes e valores presentes na cultura das escolas e academias , nas instituições de segurança e justiça e nas relações sociais.”

Matriz Curricular Nacional de Segurança Pública.

Plano nacional de Direitos Humanos II “Estimular o aperfeiçoamento dos critérios para seleção e capacitação de Policiais e implementar, nas academias de polícia, programas de educação e formação em Direitos Humanos, em parceria com entidades não-governamentais. (...) incluir no currículo dos cursos de formação de Policiais módulos específicos sobre Direitos Humanos, gênero e raça, gerenciamento de crises, técnicas de investigação, técnicas não-letais de intervenção Policial e mediação de conflitos. (...) Incentivar a implementação da polícia ou segurança comunitária (...)”

Plano Estratégico da PMMG 2009/2011.

Vamos ver agora algumas reflexões sobre polícia e Direitos Humanos.

“O simples conhecimento não é o bastante “O simples conhecimento não é o bastante. Os encarregados da aplicação da lei também precisam adquirir e manter certas habilidades, técnicas e táticas para assegurar a aplicação constante e adequada das exigências impostas por lei para que possam respeitar e proteger os direitos e liberdades individuais.” (ROVER, 2005, p. 149)

“Há, assim, uma dimensão pedagógica no agir Policial( “Há, assim, uma dimensão pedagógica no agir Policial(...)Essa dimensão é inabdicável e reveste de profunda nobreza a função Policial, quando conscientemente explicitada através de comportamentos e atitudes.” ( BALESTRERI 1988,p.19)

O Policial é, antes de tudo um cidadão, e na cidadania deve nutrir sua razão de ser. Irmana-se, assim, a todos os membros da comunidade em direitos e deveres. Sua condição de cidadania é, portanto, condição primeira, tornando-se bizarra qualquer reflexão fundada sobre suposta dualidade ou antagonismo entre uma “sociedade civil” e outra “sociedade Policial”. (BALESTRERI, 1988 p.18)

Educação em direitos humanos Algumas reflexões. É possível educar policiais em direitos humanos, com eficácia?

GRÁFICO 1 – QUAL ERA SUA VISÃO SOBRE DIREITOS HUMANOS ANTES DE INGRESSAR PARA O CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS.

GRÁFICO 4 – EM SUA OPINIÃO DIREITOS HUMANOS SÃO:

Os cursos que existem hoje na polícia militar são suficientes para se estabelecer uma cultura institucional voltada para paz? Cursos: Multiplicadores das doutrinas de Direitos Humanos -120 h/a; Promotores de Direitos Humanos - 60 h/a; Atualização em Direitos Humanos - 40 h/a EAD; CFO - 90 h/a; CFS - 50 h/a; CTSP - 40 h/a; Todos os demais cursos de extensão da educação policial militar,possuem uma carga horária significativa de direitos humanos em seus conteúdos.

Projeto Educadores para Paz.

Ouvidoria, Corregedoria, Promotoria de Direitos Humanos. Modulo I-Jurídico Objetivo: Conhecimentos teóricos e práticos sobre o ciclo de denúncias de violação de direitos humanos. Ciclo de capacitação: Ouvidoria, Corregedoria, Promotoria de Direitos Humanos. Ciclo de vivência: Estágio nas instituições. Ciclo de Avaliação: Questionário. Modulo II-Humanístico Conhecimentos e reflexões sobre os grupos vulneráveis e aplicabilidade prática dos DH. Secretarias de DH PBH e Estadual. Estagio nas coordenadorias temáticas. Modulo III – Pedagógico Objetivo: Compartilhar e socializar as competências de profissional cidadão e promotor de DH, nas escolas públicas e particulares. Preparação de materiais e metodologias de ensino infantil. Aulas nas escolas, sensibilização de pais ,mestres e diretores.

“A Educação em Direitos Humanos pode fornecer as bases para uma abordagem, regrada, holística e mesmo assim particularizada que pode tornar a educação para a paz não só mais abrangente mas também mais inteligível.” Betty A. Reardon

“Ao Conscientizar as pessoas de sua liberdade , a educação em direitos humanos pode ser libertadora, tanto para os oprimidos como para os opressores.” Paulo Freire.

Obrigado! claudioduani@gmail.com Tel.(31) 21239406