Pesquisa e Prática em Educação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Metodologias e análises Encaminhamentos básicos para trabalho final da disciplina Entrega =
Advertisements

Os Princípios Teórico-Metodológicos e a Prática Pedagógica
Cursos de Graduação na Área de Ciência da Informação Região Centro-Oeste.
Plano de Trabalho Docente
DEB – ITINERANTE Currículo em Ação.
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
Universidade de São Paulo Pró-Reitoria de Graduação 10/11/2004 Sonia Teresinha de Sousa Penin Pró-Reitora de Graduação A USP e a Internacionalização da.
Reunião Pedagógica da Faculdade de Educação
SÉCULO XX.
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
2009.
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Mara Regina Lemes De Sordi Comissão Assessora Avaliação ENFERMAGEM
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Introdução a engenharia civil
Desenvolver Por uma Nova Escola.
Flexibilização Curricular
FORGES 2011 RAMOS & CORDEIRO
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Psicologia e Teorias da Aprendizagem
Pesquisas sobre formação do professor reflexivo
Semana do Bibliotecário Março – 2010 Carreiras impulsionadas: o que move o profissional bibliotecário? Simone da Rocha Weitzel Docente/DEPB/CCH/UNIRIO.
Coordenador: Prof. Dr. Rodrigo Guerra de Oliveira
A APRENDIZAGEM DOCENTE EM FOCO
Disciplina: Estágio Supervisionado I
DISCIPLINAS ESPORTIVAS NA FORMAÇÃO DO GRADUADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA:
Glória Queiroz - Formação Inovadora de Professores nas Licenciaturas Universitárias: Possibilidades e Limites Glória Queiroz -
FORMAÇÃO CONTINUADA II
Dr. Adriano S. Coelho; Ms. Andressa de Oliveira; Esp. Filipe Piazzi
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE GOIÁS Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO.
Perspectivas da Educação Corporativa no âmbito da Educação Superior
O Ensino de História nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental nas Redes de Ensino Público do Município de Tubarão – SC. Ciências Humanas Luiz Alberto.
SILVANA BERBEL FERNANDES
Pautas do Forgrad 2008/2012 Chapecó, abril de 2012.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Universidade Federal de Uberlândia
Planos Acadêmicos dos Departamentos Procedimentos para sua elaboração Vice-Reitoria Acadêmica PUC-SP.
Metodologia da Pesquisa Científica
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
ESTÁTICA DOS FLUIDOS – PARTE 02 Mecânica dos Fluidos I Prof. Eng. Marcelo Silva, M. S c. PROF. ENG. MARCELO SILVA, M. SC.1.
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
ENSINO-APRENDIZAGEM EM ENFERMAGEM PEDIÁTRICA: A VISÃO DOS DISCENTES Rhaisa Nathalia França André PIBIT/CNPQ Prof.ª Dra.ª Márcia Helena de Souza Freire;
ROTEIRO DA AULA * proximidades e diferenças entre o trabalho do professor e do pesquisador. * apresentação do programa da disciplina; * o que é Pós-graduação.
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO.  Estágio obrigatório  Estágio não obrigatório (art. 2º da Lei /2008).
O Futuro da Licenciatura a partir das normativas do Ensino Médio
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
SUPERVISÃO DE ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Faculdade de Formação de Professores Educação do Campo GeoAgrária Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Geografia.
PROJETOS PEDAGÓGICOS UNIFICADOS
16° CIAED - CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
AULA 03 – A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL – PARTE I Introdução à Engenharia Professor Marcelo Silva, M. Sc.
Docência universitária: repensando a aula
Concepções em Educação Matemática
Socialização Profissional de Professores Ingressantes na Universidade: Formação, Identidade e Saberes Universidade Federal de Uberlândia/MG UFU/PROGRAD/DIREN.
Formação de Professores no Contexto Universitário Formação de Professores no Contexto Universitário Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo Unesp/Rio Claro.
LINGUÍSTICA APLICADA I. LINGUÍSTICA APLICADA HOJE: “[O] objeto de investigação da (LA) é a linguagem como prática social, seja no contexto de aprendizagem.
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
Aula 6_IEEC_2015 Profa. Joana Andrade.  Homem Mundo Homem mundo conhecimento Reflexão epistemológica e formação de professores de ciências.
PIBID-TEATRO/UFRN: PROBLEMATIZANDO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO ENSINO DE TEATRO Introdução: O ensino de qualquer que seja a disciplina deve estar relacionado.
Metodologia do Ensino de Física PONTOS DE PARTIDA Profa. Dra. Maria Lucia Vital dos Santos Abib Faculdade de Educação-USP Mar/2014.
FORMAÇÃO E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Documentos e Propostas legais
Transcrição da apresentação:

Pesquisa e Prática em Educação Prof. Marcelo Silva, M. Sc, Aula 01 - Apresentação da Disciplina

Apresentação da Disciplina Objetivo Geral Objetivos Específicos Conteúdo Bibliografia Apresentação da Disciplina Prof. Marcelo Silva, M. Sc,

Objetivo Geral Analisar as principais características, envolvendo os princípios e as diretrizes, que norteiam o encaminhamento da vida universitária e acadêmica em geral e as especificidades que se colocam para a formação do pedagogo. Refletir sobre o papel da Universidade no mundo atual, tendo em vista seus princípios norteadores - pesquisa, ensino e extensão - com ênfase no papel da pesquisa como princípio educativo e na construção do conhecimento científico e suas dimensões: epistemológica, metodológica e técnica. Prof. Marcelo Silva, M. Sc,

Objetivos Específicos Interpretar o amplo sentido da formação universitária em suas distintas dimensões: científica, profissional e política, assim como a Universidade e seu papel no mundo atual. Refletir sobre o conceito de pesquisa, seu papel como princípio educativo e a construção do conhecimento científico. Investigar as principais características do campo de conhecimento científico da Pedagogia e o Curso Superior de Pedagogia (sentido, problemáticas e desafios). Prof. Marcelo Silva, M. Sc,

Conteúdo – Unidade 1 O sentido da formação universitária Formação científica, formação profissional e formação política Produção do conhecimento científico Teoria e prática científica - método, técnicas e códigos A Universidade, sua história e seu papel no mundo de hoje – pesquisa ensino e extensão Prof. Marcelo Silva, M. Sc,

Conteúdo – Unidade 2 A pesquisa como princípio formativo Conceito de pesquisa e a construção do conhecimento científico Papel da pesquisa e do conhecimento científico na formação do educador Conhecimento científico  X  Conhecimento do senso comum O conceito de ideologia e seu papel no mundo atual Prof. Marcelo Silva, M. Sc,

Conteúdo – Unidade 3 O campo de conhecimento da pedagogia e o Curso de Pedagogia – sentidos, problemáticas e os atuais desafios O campo de conhecimento da pedagogia - sentido, cientificidade, abordagem histórica e desafios atuais Formação do professor / formação do pedagogo Principais campos de atuação do pedagogo  Políticas atuais da formação do pedagogo – as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia e o Curso de Pedagogia da Universidade Estácio de Sá Prof. Marcelo Silva, M. Sc,

Bibliografia BECKER, Fernando. Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos. In: BECKER, Fernando. Educação e Construção do Conhecimento. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001, p. 15-32. BECKER, Fernando. O ato pedagógico de ensinar e a produção do conhecimento. In: BECKER, Fernando. Educação e Construção do Conhecimento. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001, p. 33-44. LORIERI, Marcos Antônio. A Educação par o Pensar. In: CASTRO, Eder Alonso, OLIVEIRA, Paula Ramos de. Educando para o Pensar. São Paulo: THONSON: 2002. p. 11 - 32 . Prof. Marcelo Silva, M. Sc,

Contatos msc.marcelosilva@gmail.com @mscmarcelosilva www.facebook.com/msc.marcelosilva