Estudo comparativo entre os sistemas de produção convencional e orgânico na utilização e destinação dos resíduos ACADÊMICOS: Andres Ricardo Martins da.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Relação Cidade Campo A indústria modificando o campo
Advertisements

ALIMENTOS ORGÂNICOS.
Evolução de semeadoras
Ciências Naturais – 9.o ano
Ciclos Biogeoquímico O ciclo biogeoquímico é o percurso realizado no meio ambiente por um elemento químico essencial à vida. Ao longo do ciclo, cada elemento.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL & AGRICULTURA FAMILIAR. MINÉRIOSFLORESTAS A QUESTÃO AMBIENTAL ! ATÉ METADE DO SÉCULO XX PARECIA SER INFINITO Os Bens Naturais SOLO.
Manejo da fertilidade do solo Fertilidade do solo 1)Conceito e importância parte da ciência do solo que estuda a capacidade do solo de suprir nutrientes.
Leonardo Tisott Evolução da ciência na agricultura TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS.
Matéria Orgânica do solo (m.o.s). Objetivos Proporcionar conhecimentos básicos sobre a origem e dinâmica da m.o. do solo; Conhecer suas características.
Controle de Qualidade Total “CQT” ALESSANDRO RIBEIRO DA FONSECA BRUNO GEOVANY DIAS DA SILVA PAULO ROBERTO REINHEIMER TIAGO BEIER.
MICORRIZAS.  O que são micorrizas  Classificação  Aspectos Biológicos
Transgênicos e Clonagem. Transgênicos O que são os Transgênicos  Transgênicos são organismos vivos (normalmente plantas e animais) geneticamente modificados.
Actividades Económicas
1.4. Economia atómica e química verde
Geografia Recursos alimentares.
Características da agricultura no Brasil
CAPÍTULO 3 - AGROPECUÁRIA E AGRONEGÓCIO
Carlos Enrique Franco Amastha
Sistemas de agricultura: o paradoxo da conservação do solo
4 RESULTADOS E DISCUSSÃO
Renan Tessaro, Fabrício Arruda, Tobias Branco.
Adubação Verde Conservação e Manejo do Solo e da Água
Diversidade Biológica
FITA REAGENTE PARA DETECTAR RESÍDUOS DE AGROTÓXICOS EM HORTALIÇAS
AGRICULTURA FAMILIAR: geração de renda, agregação de valores e comercialização EDNALDO SILVA BELO Engenheiro Agrônomo São Luís – MA 2016.
Formação e uso do solo.
Grandes Culturas I Arroz.
CAPÍTULO 12 - EXPLORANDO AS RIQUEZAS DO PLANETA
Universidade de São Paulo
Programa de Formação por Competências Equideocultura
Referência Bibliográfica
A evolução tecnológica do controle de plantas daninhas
Sistemas Agroindustriais
Este trabalho foi elaborado, em grupo, solicitado pela formadora Maria João Canudo, no âmbito do módulo STC_6 – Sociedade, Tecnologia e Ciência, Ruralidade.
Capítulo 20 SUSTENTABILIDADE. Capítulo 20 SUSTENTABILIDADE.
A VIDA NO SOLO Página 111.
Cultivo do Milho Segunda Safra e Sorgo no Estado do Tocantins: Situação Atual e Demandas de Pesquisa Emerson Borghi (1); Leandro Bortolon(2); Elisandra.
Solos e Manejo da Nutrição da Videira
Henrique Cesca Orientadora: Nailê Damé-Teixeira
MBA – GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS MÓDULO lll – GESTÃO ESTRATÉGICA DO AGRONEGÓCIO PRODUÇÃO DE BABY HORTALIÇAS ORGÂNICAS 01 F.
ORIGEM DA AGRICULTURA E DA PECUÁRIA
Carlos Ribeiro, Evanilton Pires e Margarida Ventura ISP Tundavala
CENTRO DE ESTUDO E PESQUISA PARA APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS Compostagem.
O conceito básico da Agenda 21
Culturas De Inverno AVEIA BRANCA.
Linha do tempo: Evolução dos Pulverizadores
FACULDADE SANTO AGOSTINHO CURSO DE NUTRIÇÃO DISCIPLINA: TÉCNICA DIETÉTICA II PROFESSORA: ODARA SÁ ALIMENTOS TRANSGÊNICOS.
CONSERVAÇÃO AMBIENTAL
CARACTERÍSTICAS DE SOLOS; ENG. AGRÔNOMO: FERNANDO CASTRO VILELA.. EMENTA DA MATÉRIA
Agrotóxicos Tecnologia de controle ambiental para evitar contaminação do solo.
ESPAÇO AGRÁRIO PROFESSOR MARCIANO DANTAS. Agricultura é uma das atividades mais antigas da humanidade; conjunto de técnicas utilizadas no cultivo de plantas.
Prof.: Dr. FRANCISCO DE OLIVEIRA MESQUITA CRATO - CE NOVEMBRO de 2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI – UFCA/CCA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO.
IX WORKSHOP Revista Minérios & Minerales
Espaço Agrário Mundial
CARACTERÍSTICAS DA ÁGUA DA LAGOA TRATADA COM AS SEMENTES MILAGROSAS
Revoluções e Estados liberais conservadores
Doenças das grandes culturas (LFN1624)
Adaptação de um método de extração de alumínio, Aℓ, na forma de óxido de alumínio, Aℓ2O3, de lodo de Estação de Tratamento de Água – ETA – e avaliação.
Química ambiental é definida como o estudo das fontes, reações, transporte e efeitos das espécies químicas em água, solo, ar, ambientes de vida e os efeitos.
RISCOS ASSOCIADOS À APLICAÇÃO DO LODO DE ESGOTO NA AGRICULTURA
REALIDADE VIRTUAL: MENOS BARREIRAS MAIS IMAGINAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA MODALIDADE EAD Giovani Pereira dos Santos – EAD Laureate Cláudia.
Biodiversidade microbiana do solo Integrantes: Joelma Evelin Pereira kume Midian Nikel Alves de Souza Rita de Cássia Bonassi.
TECNOLOGIA DE ALIMENTOS Prof.: José Ozildo. O que é tecnologia de alimentos?
Luiz Henrique A. Rodrigues
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
INTRODUÇÃO OBJETIVO HIPÓTESE METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO
ENTENDER o sistema como um todo: –“o manejo da cultura realizado em uma safra se reflete comportamento da cultura nas safras seguintes” Reciclagem de.
Agroecologia: conceitos e princípios para a construção de estilos de agriculturas sustentáveis.
ESTUFAS AGRÍCOLAS Eduardo Henrique Seccarecio
Transcrição da apresentação:

Estudo comparativo entre os sistemas de produção convencional e orgânico na utilização e destinação dos resíduos ACADÊMICOS: Andres Ricardo Martins da Silva Angela Maria da Silva Henrique Carla Soares Scolari Fernando Roberto Cologni ORIENTADOR: Luiz Edgar Riekehr Junior

AGRICULTURA CONVENCIONAL Conjunto de práticas e técnicas realizadas a partir da Revolução Verde, cuja finalidade era expandir a produção agrícola de modo que pudesse acompanhar o crescimento da população. É praticada com base nos meios necessários para o aumento de produção, tais como: - Uso de máquinas e implementos para o preparo do solo; - Uso de corretivos de solo como: calagem, adubação. - Uso de espécies ou variedades adaptadas ou modificadas - Uso de produtos fitossanitários, destinados ao controle de pragas e doenças em plantas.

AGRICULTURA ORGÂNICA Na agricultura orgânica tenta-se tirar proveito de todo tipo de recurso e conhecimento regional, para melhorar o processo produtivo, buscando obter efeitos positivos na biodiversidade local. Fundamenta-se no princípio do equilíbrio biológico da natureza. É um sistema que permite alcançar bons níveis de produtividade, evitando ao mesmo tempo os riscos de contaminação química do agricultor, dos consumidores e do meio ambiente. Incorpora os avanços da ciência e promove a participação criativa dos agricultores, respeitando seu conhecimento, cultura e experiência.

AGRICULTURA ORGÂNICA x CONVENCIONAL

AGRICULTURA ORGÂNICA x CONVENCIONAL Este estudo tem como objetivo a comparação entre os sistemas de produção orgânico e convencional, nos aspectos agronômicos, ambientais e sociais.

AGRICULTURA ORGÂNICA x CONVENCIONAL Aspectos agronômicos e ambientais Rotação de culturas No sistema orgânico, a rotação de cultura está presente constantemente, pois se busca o equilíbrio do solo, ciclagem de nutrientes e a redução do ataque de pragas e doenças.

AGRICULTURA ORGÂNICA x CONVENCIONAL Aspectos agronômicos e ambientais Controle de pragas e doenças No sistema orgânico, o controle de pragas ocorre com o controle biológico, feromônios, repelentes e inseticidas naturais. Para o controle de doenças utiliza-se a aplicação de calda bordalesa.

AGRICULTURA ORGÂNICA x CONVENCIONAL Aspectos agronômicos e ambientais Controle de plantas daninhas No sistema orgânico não existe a nomenclatura de plantas daninhas e, sim, de plantas companheiras ou indicadoras, desta forma realiza-se apenas capinas manuais ou roçadas.

AGRICULTURA ORGÂNICA x CONVENCIONAL Aspectos agronômicos e ambientais Adubação No sistema orgânico Para evitar os problemas agronômicos busca-se o equilíbrio do solo, sendo assim, utilizam-se adubos de origem natural obtidos, na maioria das vezes, de compostagem ou vermicompostagem.

AGRICULTURA ORGÂNICA x CONVENCIONAL Aspectos agronômicos e ambientais No sistema convencional não ocorre a rotação de cultura, utiliza-se de agrotóxicos para o controle de pragas, doenças e plantas daninhas e de adubos sintéticos para correção do solo.

AGRICULTURA ORGÂNICA x CONVENCIONAL Aspecto social Mao de obra o sistema orgânico demanda de maior mão de obra que o convencional, isso ocorre devido ao preparo de caldas, compostos orgânicos, capinas manuais.

AGRICULTURA ORGÂNICA x CONVENCIONAL

AGRICULTURA ORGÂNICA x CONVENCIONAL Conclusão Com bases nos resultados pode-se concluir que o sistema orgânico apresenta maiores condições de manter a preservação e o equilíbrio ambiental. Reduz a dependência de insumos de fora da propriedade.

Obrigado!!!