A Aprendizagem Significativa como modelo a ser perseguido pela escola atual. Júlio César Furtado www.juliofurtado.com.br
(Kant, fim do século XVIII) “ O homem é a única criatura que precisa ser educada (...) Por ser dotado de instinto, um animal, ao nascer, já é tudo o que pode ser; uma razão alheia já cuidou de tudo para ele. O homem, porém deve servir-se de sua própria razão. Não tem instinto e deve determinar ele próprio o plano de sua conduta. Ora, por não ter de imediato capacidade para fazê-lo, mas, ao contrário, entrar no mundo, por assim dizer, em estado bruto, é preciso que outros o façam para ele”. (Kant, fim do século XVIII)
A aprendizagem não mora do podium, ela mora no trajeto. A aprendizagem não se dá na conquista. Ela se dá na luta. A aprendizagem não é projeto. Ela é processo.
Aprendizagem - Modelo tradicional Crença básica: O cérebro humano tem estrutura de “arquivo” e serve para armazenar informações. PORQUE O mundo era visto como algo pronto a ser explorado e conhecido
Aprendizagem - Novo paradigma Sistema de redes gato meu gato leite miau Brad Pitt Eletricidade alergia
Formando Conceito... ? ZEA
CONCEITOS AUSUBEL – relação com seu conhecimento prévio. ROGERS – passa a fazer parte da personalidade.
CONCEITOS COLL – intenção de compreender e forte interação com o conteúdo. FURTADO - surgimento de um sentido pessoal
Aprendizagem Significativa ? Como ocorre a Aprendizagem Significativa ? Cérebro Racional (Conceitos) (Fixação da Aprendizagem) Cérebro Emocional (Fixaçao das Emoções) Cérebro instintivo (Instintos inatos) Aprendizagem Significativa
carro elefante poste passarinho árvore estrada buraco água Qual o papel do professor na promoção de uma aprendizagem significativa? carro elefante poste passarinho árvore estrada buraco água
Fases de uma aula significativa Fase 1 – Ajudar o aluno a construir sentido Processos: Explorar aprendizagens anteriores (Subsunçores) Possibilitar inclusão conceitual Aumentar “segurança para aprender” Facilitar construção de sentido (Ordem Psicológica).
Fases de uma aula significativa Fase 2 – Apresentar o novo conteúdo Processos: Apresentação da nova Informação (Ordem Lógica) Construção subjetiva do conceito. Construção subjetiva da definição Promover a reconciliação integradora
Fases de uma aula significativa Fase 3 – Verificar se houve aprendizagem Processos: Construção de argumentos Reconciliação integradora em níveis mais profundos. Retorno à fase da Organização Prévia. Ampliação e aplicação do conceito.
“A aula significativa” Discutir Definir Perceber Especificida- des Relação Dialógica Compreender (construir o conceito) Levar pra vida Criar argumentos Dar sentido ao conteúdo Desafios Instigantes
“A aula significativa” Dar sentido ao conteúdo
DAR SENTIDO AO CONTEÚDO. Precisamos dar sentido ao que vamos aprender. Nesse momento, estamos relacionando o novo com o que já sabemos. A ação conjunta de mais de uma disciplina potencializa a construção de sentido.
“A aula significativa” Perceber Especificida- des Dar sentido ao conteúdo
PERCEBER ESPECIFICIDADES. A percepção acontece quando observamos as características específicas do objeto (conteúdo).
“A aula significativa” Perceber Especificida- des Compreender (construir o conceito) Dar sentido ao conteúdo
É nessa fase que construímos o conceito COMPREENDER. É nessa fase que construímos o conceito Conceituar significa compreender as propriedades específicas do objeto e estabelecer um limite de aplicação dessas propriedades.
“A aula significativa” Definir Perceber Especificida- des Compreender (construir o conceito) Dar sentido ao conteúdo
Definir significa esclarecer um conceito. Precisamos ser levados a definir com nossas próprias palavras. O professor, nessa hora, deve auxiliar a construção da definição.
Citar uma definição sem ter o domínio do conceito é o mesmo que falar coisas sem nenhum significado. Talvez esse seja o maior pecado da Escola Tradicional. Valorizar a definição não construída, mas dada pronta pelo professor.
“A aula significativa” Definir Perceber Especificida- des Compreender (construir o conceito) Criar argumentos Dar sentido ao conteúdo
Argumentar é relacionar logicamente vários conceitos. CRIAR ARGUMENTOS. Argumentar é relacionar logicamente vários conceitos.
“A aula significativa” Discutir Definir Perceber Especificida- des Compreender (construir o conceito) Criar argumentos Dar sentido ao conteúdo
DISCUTIR. Discutir é construir uma cadeia de raciocínios através da argumentação. O valor do discurso é dado pela capacidade de desencadear transformações.
“A aula significativa” Discutir Definir Perceber Especificida- des Relação Dialógica Compreender (construir o conceito) Levar pra vida Criar argumentos Dar sentido ao conteúdo Desafios Instigantes
LEVAR PRA VIDA. Levar pra vida é identificar na realidade onde se aplica o conteúdo estudado ou até mesmo, implementar ações que visem alterar a realidade.
LEVAR PARA A VIDA DISCUTIR ARGUMENTAR DEFINIR COMPREENDER PERCEBER Ações centradas na Estrutura Cognitiva DISCUTIR ARGUMENTAR DEFINIR Ações centradas nas novas informações COMPREENDER PERCEBER Ações centradas na Organização Prévia DAR SENTIDO