A Aprendizagem Significativa como modelo a ser perseguido pela escola atual. Júlio César Furtado www.juliofurtado.com.br.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Inteligência Emocional
Advertisements

Técnicas Educativas e Processos Grupais
AVALIAÇÃO: a prova em questão
Sistema de Troca de Recursos Educacionais- SRT
Teoria da aprendizagem significativa De Ausubel.
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
CURRÍCULO: TEMPOS E ESPAÇOS
Estratégia para práticas de Educação em Saúde; Estratégia para construção de vínculos com a comunidade atendida;
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL ou ABP)
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
Por quê o computador na educação?
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Aprendizagem Significativa
A construção do Projeto Político Pedagógico: um desafio coletivo
Discentes: Ione Andrade Melina Raimundi Andrade
A atitude e a experiência filosófica
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROJETO JOGOS MATEMÁTICOS
Intencionalidade discursiva
Planejamento de Tutoria
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
Marco Doutrinal e Marco Operativo
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
“Aprender conteúdos & desenvolver capacidades” Cesar Coll e outros
Mediação da Aprendizagem
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Trabalhando com Grupos
Verbo Língua Portuguesa.
EDUCAÇÃO VICENTINA: EXCELÊNCIA ACADÊMICA E COMPROMISSO SOCIAL
O que é ensinar história?
Competências e Habilidades
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
HOMILÉTICA Fundamentos da pregação bíblica pentecostal.
David Ausubel ( ) Ausubel era médico psiquiatra da Universidade de Columbia, Nova York; Dedicou sua carreira à psicologia educacional.
NTE – Ijuí 36ª CRE. JUSTIFICATIVA O Núcleo de Tecnologia Educacional de Ijuí-NTE/36ª CRE juntamente com a CATE/SE/RS/EFA/FIDENE iniciou em 2004 a.
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
A Psicologia ou as Psicologias
Prática(s) Pedagógica(s) em Sala de Aula
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
Softwares Educacionais – Cód
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
Situação de Aprendizagem
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
SITUAÇÕES.
Immanuel Kant Critica da razão pura (teoria do conhecimento) e
Metodologia de projetos
Professor José Medina DIDÁTICA Professor José Medina
Immanuel Kant Critica da razão pura (teoria do conhecimento) e
Atividade complementar 04
Docência universitária: repensando a aula
Aprendizagem: Um olhar em movimento
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Interação: ensinando e aprendendo na CdP. Olá! Para começar o curso, vamos conversar um pouco sobre aprendizagem na Comunidade de Práticas, que para facilitar,
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Transcrição da apresentação:

A Aprendizagem Significativa como modelo a ser perseguido pela escola atual. Júlio César Furtado www.juliofurtado.com.br

(Kant, fim do século XVIII) “ O homem é a única criatura que precisa ser educada (...) Por ser dotado de instinto, um animal, ao nascer, já é tudo o que pode ser; uma razão alheia já cuidou de tudo para ele. O homem, porém deve servir-se de sua própria razão. Não tem instinto e deve determinar ele próprio o plano de sua conduta. Ora, por não ter de imediato capacidade para fazê-lo, mas, ao contrário, entrar no mundo, por assim dizer, em estado bruto, é preciso que outros o façam para ele”. (Kant, fim do século XVIII)

A aprendizagem não mora do podium, ela mora no trajeto. A aprendizagem não se dá na conquista. Ela se dá na luta. A aprendizagem não é projeto. Ela é processo.

Aprendizagem - Modelo tradicional Crença básica: O cérebro humano tem estrutura de “arquivo” e serve para armazenar informações. PORQUE O mundo era visto como algo pronto a ser explorado e conhecido

Aprendizagem - Novo paradigma Sistema de redes gato meu gato leite miau Brad Pitt Eletricidade alergia

Formando Conceito... ? ZEA

CONCEITOS AUSUBEL – relação com seu conhecimento prévio. ROGERS – passa a fazer parte da personalidade.

CONCEITOS COLL – intenção de compreender e forte interação com o conteúdo. FURTADO - surgimento de um sentido pessoal

Aprendizagem Significativa ? Como ocorre a Aprendizagem Significativa ? Cérebro Racional (Conceitos) (Fixação da Aprendizagem) Cérebro Emocional (Fixaçao das Emoções) Cérebro instintivo (Instintos inatos) Aprendizagem Significativa

carro elefante poste passarinho árvore estrada buraco água Qual o papel do professor na promoção de uma aprendizagem significativa? carro elefante poste passarinho árvore estrada buraco água

Fases de uma aula significativa Fase 1 – Ajudar o aluno a construir sentido Processos: Explorar aprendizagens anteriores (Subsunçores) Possibilitar inclusão conceitual Aumentar “segurança para aprender” Facilitar construção de sentido (Ordem Psicológica).

Fases de uma aula significativa Fase 2 – Apresentar o novo conteúdo Processos: Apresentação da nova Informação (Ordem Lógica) Construção subjetiva do conceito. Construção subjetiva da definição Promover a reconciliação integradora

Fases de uma aula significativa Fase 3 – Verificar se houve aprendizagem Processos: Construção de argumentos Reconciliação integradora em níveis mais profundos. Retorno à fase da Organização Prévia. Ampliação e aplicação do conceito.

“A aula significativa” Discutir Definir Perceber Especificida- des Relação Dialógica Compreender (construir o conceito) Levar pra vida Criar argumentos Dar sentido ao conteúdo Desafios Instigantes

“A aula significativa” Dar sentido ao conteúdo

DAR SENTIDO AO CONTEÚDO. Precisamos dar sentido ao que vamos aprender. Nesse momento, estamos relacionando o novo com o que já sabemos. A ação conjunta de mais de uma disciplina potencializa a construção de sentido.

“A aula significativa” Perceber Especificida- des Dar sentido ao conteúdo

PERCEBER ESPECIFICIDADES. A percepção acontece quando observamos as características específicas do objeto (conteúdo).

“A aula significativa” Perceber Especificida- des Compreender (construir o conceito) Dar sentido ao conteúdo

É nessa fase que construímos o conceito COMPREENDER. É nessa fase que construímos o conceito Conceituar significa compreender as propriedades específicas do objeto e estabelecer um limite de aplicação dessas propriedades.

“A aula significativa” Definir Perceber Especificida- des Compreender (construir o conceito) Dar sentido ao conteúdo

Definir significa esclarecer um conceito. Precisamos ser levados a definir com nossas próprias palavras. O professor, nessa hora, deve auxiliar a construção da definição.

Citar uma definição sem ter o domínio do conceito é o mesmo que falar coisas sem nenhum significado. Talvez esse seja o maior pecado da Escola Tradicional. Valorizar a definição não construída, mas dada pronta pelo professor.

“A aula significativa” Definir Perceber Especificida- des Compreender (construir o conceito) Criar argumentos Dar sentido ao conteúdo

Argumentar é relacionar logicamente vários conceitos. CRIAR ARGUMENTOS. Argumentar é relacionar logicamente vários conceitos.

“A aula significativa” Discutir Definir Perceber Especificida- des Compreender (construir o conceito) Criar argumentos Dar sentido ao conteúdo

DISCUTIR. Discutir é construir uma cadeia de raciocínios através da argumentação. O valor do discurso é dado pela capacidade de desencadear transformações.

“A aula significativa” Discutir Definir Perceber Especificida- des Relação Dialógica Compreender (construir o conceito) Levar pra vida Criar argumentos Dar sentido ao conteúdo Desafios Instigantes

LEVAR PRA VIDA. Levar pra vida é identificar na realidade onde se aplica o conteúdo estudado ou até mesmo, implementar ações que visem alterar a realidade.

LEVAR PARA A VIDA DISCUTIR ARGUMENTAR DEFINIR COMPREENDER PERCEBER Ações centradas na Estrutura Cognitiva DISCUTIR ARGUMENTAR DEFINIR Ações centradas nas novas informações COMPREENDER PERCEBER Ações centradas na Organização Prévia DAR SENTIDO