Nido Montessori, um espaço para a vida

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Rede Em Rede A Formação Continuada na Educação Infantil
Advertisements

Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Os Princípios Teórico-Metodológicos e a Prática Pedagógica
O CICLO DE APRENDIZAGEM E A VIVÊNCIA
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Pensamento Quântico, Poder Pessoal e Prosperidade
Famílias de risco Metodologia Jogar é preciso
Planeamento Familiar Flávio Fernandes 5.º B N.º 9.
O PROJETO PEDAGÓGICO PRESSUPÕE UM MOVIMENTO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA, COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ENVOLVIDOS NA AÇÃO EDUCATIVA, É A “CARTA DE INTENÇÕES”.
NÚCLEO DE ESTUDOS LATINO-AMERICANOS - NELAM. O NELAM: a pesquisa e a reflexão enquanto ferramentas da transformação social Em 1º de abril de 2005, estudantes,
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
Proposta Educativa “EDUCAR PARA A VIDA E PARA A FELICIDADE!”
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
O processo saúde-doença e a família
Como a Criança Pequena se Desenvolve
Essa é minha escola.
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
A modelação de sistemas enquanto ferramentas cognitivas.
Principais características da Abordagem Comportamental
Tânia Franck Garcia- SOE/2009
Uma Nova Psicologia da Criança A contribuição de Maria Montessori
Competências necessárias para o educador das classes de 3 a 6 anos.
Educação Ambiental.
Afinal, o que é Planejamento?
ARIL - 50 ANOS TRANSFORMANDO VIDAS
EDUCAÇÃO ESPECIAL A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis de ensino: Educação Infantil, Básica e Superior Educação.
CAP 10 – 3a Parte- Idade Contemporânea A filosofia no século XIX
Escolhendo o nosso Futuro
Educação Ambiental.
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
Curso Especial de Formação de Educadores do CEP. SEJAM BEM - VINDOS!!! Jul /2007.
Sou o que sou pelo que nós somos
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Tema MATERIAL DOURADO.
Didática: organização do trabalho pedagógico
Inteligências Múltiplas
A EDUCAÇÃO DO EDUCADOR SEVERINO, Antonio Joaquim. Filosofia da Educação; construindo a cidadania. São Paulo : FTD.1994.
Documento de Aparecida
Aprender a se amar para amar o mundo
"A grande contribuição de Maria Montessori à moderna pedagogia foi a tomada de consciência da criança", percebendo que estas respondiam com rapidez e entusiasmo.
Autores:FÁTIMA BEATRIZ MAIA (UFRJ) PAULA DA CRUZ MORAES (UFF)
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Características da criança: perspectivas teóricas

ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
AUTONOMIA MORAL E A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA
PROFESSORA ZÉLIA TURIBIO
Profª Adriana Ribeiro de Freitas
LINGUAGENS Etapa II – Caderno IV
REUNIÃO DE PAIS Pré – escola I
Perguntas de Modelação
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA 1
O Problema Como podemos mostrar para a sociedade/idoso que existem possibilidades após a aposentadoria?
 .
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
Organização do espaço e do tempo na Educação Infantil
Docentes: Professor Doutor Nuno Corte-Real e Professor Paulo Castelar
ESCOLA ATIVA MONTESSORIANA SISTEMA MONTESSORI DE EDUCAÇÃO
Atividade complementar 04
O QUE Relacionados às necessidades das crianças de educação e cuidado
CENTRO DE DESENVOLVIMENTO E QUALIFICAÇÃO PARA O SUS - CDQ - SUS
Ciclo Motivacional O que é Motivação?
Teorias Educacionais.
OFICINA SOBRE O JOGO Profª. Ms. Erika Suruagy LEPEL/FACED/UFBA.
Transcrição da apresentação:

Nido Montessori, um espaço para a vida VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori- Recife 2009

VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori- Recife 2009

No desenvolvimento cerebral há períodos sensíveis durante os quais o cérebro necessita de estímulos adequados ,o cérebro que não recebe os estímulos apropriados pode ter sua maturação prejudicada . ( Shatz,1998) Uma vez terminado o período o sensível a possibilidade de conexões neuronais serem efetivadas diminui em relação a “fase de abertura”do sistema.( Hubel e Wisel , 1979) VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori- Recife 2009

Estes são resultados de modernas pesquisas que vem reafirmar o valor do método educativo criado por Maria Montessori. VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori- Recife 2009

Um ambiente pela vida , assim foi a solução educativa e científica que Maria Montessori desejou oferecer à vida e ao trabalho da criança. VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori- Recife 2009

Livre escolha Interações VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori- Recife 2009

VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori- Recife 2009

VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori- Recife 2009

O ambiente é o núcleo central da educação montessoriana, porque é o único e positivo meio que possibilita a descoberta da criança , no seu contínuo afã de transformação . VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori- Recife 2009

Um ambiente que provoque a atividade vital para a criança . VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori- Recife 2009

Que seja organizado de modo a satisfazer suas necessidades de desenvolvimento , segundo seu peculiar modo de agir , de pensar , de ser. VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori- Recife 2009

Um ambiente cientificamente cuidado e rigorosamente preparado para fazer fluir o potencial psíquico, motor , intelectivo e espiritual da criança VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori- Recife 2009

Um ambiente que permite a criança o protagonismo de seu próprio processo educativo . VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori- Recife 2009

Um ambiente no qual cada elemento destina-se a instigar o desenvolvimento de habilidades inerente ao período de construção da personalidade , do desenvolvimento da ordem , do movimento ,da linguagem , do trabalho , da concentração, da independência . VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori- Recife 2009

Um espaço para a higiene dos pequeninos. VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori- Recife 2009

Um espaço para os cuidados pessoais dos maiores VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori- Recife 2009

Um espaço de movimento para exercitar as responsabilidades com bem estar comum .. VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori- Recife 2009

Um espaço para construir as relações e nutrir a curiosidade ! VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori- Recife 2009

Um espaço para viver a natureza ! VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori- Recife 2009

www.aldeiamontessori.com.br marcia@aldeiamontessori.com.br Marcia Righetti , Rio de Janeiro www.aldeiamontessori.com.br marcia@aldeiamontessori.com.br www.montessori.com.br falecom@montessori.com.br VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori- Recife 2009