Nido Montessori, um espaço para a vida VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori- Recife 2009
VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori- Recife 2009
No desenvolvimento cerebral há períodos sensíveis durante os quais o cérebro necessita de estímulos adequados ,o cérebro que não recebe os estímulos apropriados pode ter sua maturação prejudicada . ( Shatz,1998) Uma vez terminado o período o sensível a possibilidade de conexões neuronais serem efetivadas diminui em relação a “fase de abertura”do sistema.( Hubel e Wisel , 1979) VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori- Recife 2009
Estes são resultados de modernas pesquisas que vem reafirmar o valor do método educativo criado por Maria Montessori. VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori- Recife 2009
Um ambiente pela vida , assim foi a solução educativa e científica que Maria Montessori desejou oferecer à vida e ao trabalho da criança. VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori- Recife 2009
Livre escolha Interações VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori- Recife 2009
VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori- Recife 2009
VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori- Recife 2009
O ambiente é o núcleo central da educação montessoriana, porque é o único e positivo meio que possibilita a descoberta da criança , no seu contínuo afã de transformação . VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori- Recife 2009
Um ambiente que provoque a atividade vital para a criança . VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori- Recife 2009
Que seja organizado de modo a satisfazer suas necessidades de desenvolvimento , segundo seu peculiar modo de agir , de pensar , de ser. VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori- Recife 2009
Um ambiente cientificamente cuidado e rigorosamente preparado para fazer fluir o potencial psíquico, motor , intelectivo e espiritual da criança VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori- Recife 2009
Um ambiente que permite a criança o protagonismo de seu próprio processo educativo . VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori- Recife 2009
Um ambiente no qual cada elemento destina-se a instigar o desenvolvimento de habilidades inerente ao período de construção da personalidade , do desenvolvimento da ordem , do movimento ,da linguagem , do trabalho , da concentração, da independência . VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori- Recife 2009
Um espaço para a higiene dos pequeninos. VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori- Recife 2009
Um espaço para os cuidados pessoais dos maiores VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori- Recife 2009
Um espaço de movimento para exercitar as responsabilidades com bem estar comum .. VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori- Recife 2009
Um espaço para construir as relações e nutrir a curiosidade ! VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori- Recife 2009
Um espaço para viver a natureza ! VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori- Recife 2009
www.aldeiamontessori.com.br marcia@aldeiamontessori.com.br Marcia Righetti , Rio de Janeiro www.aldeiamontessori.com.br marcia@aldeiamontessori.com.br www.montessori.com.br falecom@montessori.com.br VI Conferência Latino Americana de Educação Montessori- Recife 2009