Projeto de Redesenho dos Métodos, Técnicas e Procedimentos de Controle Externo Papéis de Trabalho Novembro/2016.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SUMÁRIO Antecedentes Prestação de Contas Anual – 2009 Plano Anual de Auditoria – 2009 Sistema de Suporte à Execução de Auditorias – S2EPA.
Advertisements

FORMAÇÃO CONTINUADA DE SOCIOEDUCADORES MATO GROSSO DO SUL Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP Secretaria de Estado de Trabalho.
TRIBUNAL DE CONTAS. O que é? Como se forma? Quantos existem no Brasil? Para que serve?
1. 2 Coordenadoria de Ações Estratégicas (CAEST)
3º Conferência Nacional de CT&I Seminário Temático Geração de Riqueza – o Papel dos Institutos de Pesquisa Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque Secretário.
Prêmios Santander  Lançados em 2005, os Prêmios estão em sua 4ª Edição.  Iniciativa do Santander Universidades. Gestão e desenvolvimento do Universia.
PAUTADAS NAS RESOLUÇÕES Nº 08 DE 18/04/2013 E Nº 10 DE 15/04/2014 DO CONSELHO NACIONAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - CNAS. FORAM APROVADAS AS AÇÕES ESTRATÉGICAS.
SUPERINTENDÊNCIA EXECUTIVA. CONHECENDO A NOVA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA SES E SEUS INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO.
BALANÇO DE METAS 2012 e PROPOSIÇÃO DE METAS 2013 Secretaria-Geral de Administração.
GERÊNCIA DAS REGIONAIS DE SAÚDE E NÚCLEOS DE APOIO AO CONTROLE DE ENDEMIAS PLANO ESTADUAL DE SAÚDE ANÁLISE SITUACIONAL DAS REGIONAIS DE SAÚDE.
RESULTADOS E DESAFIOS DO CONTROLE EXTERNO Presidente Conselheiro Antônio Joaquim.
A MUDAN Ç A NO AMBIENTE DOS NEG Ó CIOS. O RESPONS Á VEL PELA Á REA DO MEIO AMBIENTE A expectativa da Alta administra ç ão é de que o respons á vel pela.
Projeto Gestão Estratégica FVC
Agenda Regulatória 790ª RCD Conselheiro Rodrigo Zerbone Loureiro
O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal
Providências a serem adotadas nos primeiros dias do governo municipal
ESTRUTURAS DE ORIENTAÇÃO EDUCATIVA
AUTOAVALIAÇÃO.
PMO – Escritório de projeto
1ª REUNIÃO DO CONSELHO FISCAL – Gestão 2017/2018
Relacionamento entre o CNAQ e as DPCTESTP
Agenda 2030: perspectiva brasileira
UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA / TURMA IV MELHORIA.
É mais que seguro, é proteção e tranquilidade.
INSTRUÇÃO NORMATIVA MP/CGU Nº 01
CONSTRUÇÃO DE PREMISSAS
Implantação do Sistema Channel no TCE-MG
Informe da Secretaria Técnica 19ª Oficina de Trabalho Interagencial
FACULDADE VALE DO SALGADO BACHARELADO EM ENFERMAGEM ALUNO
Fábrica de Software.
Revisão Orçamento Publico e Noções de Divida Publica
CASO ACCOR - Primeira Etapa:
ESTRUTURANDO OS SISTEMAS DE CONTROLE INTERNO: UMA VISÃO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
plano anual de capacitação
SEMINÁRIO NACIONAL DE ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA REUNI GESTÃO ADMINISTRATIVA Secretaria de Educação Superior Ministério da Educação.
Relatório de Autoavaliação Institucional
Trabalho de Conclusão de Curso
Projetos e Programas Projetos e Programas 2007.
Gerência Contábil Fiscal
A Fundação Itaú Social. A Fundação Itaú Social.
A controladoria na empresa
Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação
17/09/2018.
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Aula 08 – CMMI® versus PMBOK
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
OS PROCESSOS DE PLANEJAMENTO NA GESTÃO DO SUS
Audhass Estratégias para Gestão Otimizada do Faturamento
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Gestão de Riscos no Cefet/RJ
Política de Gestão de Riscos da UFCSPA
DIRETORIA DE PLANEJAMENTO
PMO, Programas e Portfólio Prof. Cláudio Quartaroli.
INFRAESTRUTURA E MOBILIDADE
1987 – Região de Araçatuba - SP – Estado de São Paulo – Nacional através de Representantes – Governo de Angola – Governo.
Projeto de Implantação da Gestão da Qualidade Total
Construção da Marca. Construção da Marca NEGÓCIO MISSÃO Administrar e criar soluções, facilitando o acesso a bens e serviços, através de meios eletrônicos;
Ministério da Saúde Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa
Projeto de Implantação da Gestão da Qualidade Total
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI), desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), é uma ferramenta de gestão de documentos e.
Descrição Geral do Projeto
GESTÃO E PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
O Papel da Regulação na Melhoria da Gestão dos Serviços de Saneamento
RELATO DE EXPERIÊNCIA: PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO PMS/PAS
ORIENTAÇOES PARA A SEMANA DE AVALIAÇAO E PLANEJAMENTO (SAP) 2019
Comissão Interministerial de Sustentabilidade - CISAP
Fundada em 15 de março de 1946, no Rio de Janeiro (73 anos de trajetória)
Orador: Amílcar M. Ubisse
O novo desenho de participação colegiada na definição das políticas e diretrizes gerais dos RPPS 66ª Reunião Ordinária CONAPREV 23/08/2019 MINISTÉRIO.
Secretaria Executiva de Governança e Compliance
Transcrição da apresentação:

Projeto de Redesenho dos Métodos, Técnicas e Procedimentos de Controle Externo Papéis de Trabalho Novembro/2016

Projeto de Redesenho do Controle Externo Papéis de Trabalho Agenda Objetivo, Meta e Resultado Intervenientes Organização Técnica Etapas e Produtos Manual de Controle Externo Papéis de Trabalho

Projeto de Redesenho do Controle Externo Papéis de Trabalho Objetivo do Projeto “Contratação de empresa de consultoria especializada para em conjunto com o TCM-CE redesenhar, manualizar e apoiar a implementação dos métodos, técnicas e procedimentos de controle externo na Diretoria de Fiscalização – DIRFI, do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará, incluindo o Manual de Auditoria, descrições e modelos de matrizes e papéis de trabalho, definições dos padrões de relatório técnico, controle de qualidade da auditoria e o estabelecimento da metodologia para a elaboração do Plano Anual de Auditoria no âmbito das ações de planejamento, execução e conclusão das atividades de Controle Externo da DIRFI, consoante as Normas de Auditoria da Organização Internacional de Entidades de Fiscalização Superiores (INTOSAI)”

Projeto de Redesenho do Controle Externo Papéis de Trabalho Resultado do Projeto “Manual de Fiscalização do TCM-CE dos novos Métodos, Técnicas e Procedimentos de CONTROLE EXTERNO, no âmbito das ações de planejamento, execução e conclusão das atividades da DIRFI, contemplando, inclusive, as descrições e modelos de matrizes e papéis de trabalho, definições dos padrões de relatório técnico, controle de qualidade da auditoria, e estabelecimento da metodologia para a elaboração do Plano Anual de Auditoria, no âmbito das ações de planejamento, execução e conclusão das atividades de Controle Externo da DIRFI, consoante as Normas de Auditoria da International Organization of Supreme Audit Institutions (INTOSAI)”

Projeto de Redesenho do Controle Externo Papéis de Trabalho Intervenientes CONTRATO DE EMPRÉSTIMO: 1.628-OC/BR PROGRAMA: Programa de Modernização do Sistema de Controle Externo dos Estados, Distrito Federal e Municípios Brasileiros ÓRGÃO FINANCIADOR: Banco Interamericano de Desenvolvimento TOMADOR: República Federativa do Brasil EXECUTOR: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. SUBEXECUTOR: Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará COMPONENTE: Modernização dos Tribunais de Contas dos Estados, Distrito Federal e Municípios SUBCOMPONENTE: Redesenho dos Métodos, Técnicas e Procedimentos de Controle Externo Produtos: Métodos e Processos de Trabalho Redesenhados e Plano Anual de Fiscalização Manualizados e Implementados

Projeto de Redesenho do Controle Externo Papéis de Trabalho Organização Técnica do Projeto Coordenação Gestão Revisão Técnica Colaboradores Comissão de Acompanhamento e Validação Técnica

Organização Técnica do Projeto Projeto de Redesenho do Controle Externo Papéis de Trabalho Organização Técnica do Projeto COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO E VALIDAÇÃO TÉCNICA: Auditor Substituto de Conselheiro Diretor Geral – DIGER Diretor de Fiscalização – DIRFI Diretor de Assistência Técnica e Planejamento – DATEP Diretor da Controladoria - CONTROLADOR Assessor da Diretoria de Fiscalização – Gestor do Projeto NÚCLEO DE GESTÃO: Assessor da Diretoria de Fiscalização – DIRFI ÁREAS ENVOLVIDAS: Comitê Gestor da Presidência Ministério Público de Contas junto ao TCM-CE Auditoria Diretoria de Fiscalização - DIRFI Diretoria de Assistência Técnica e Planejamento - DATEP Diretoria de Tecnologia da Informação – DITEC Escola de Contas e Gestão – ECOGE REVISÃO TÉCNICA: 14 Servidores - Diretoria de Fiscalização SERVIDORES COLABORADORES: 33 Servidores - Diretoria de Fiscalização CONSULTORIA:PriceWaterhouseCoopers – PWC

Comissão de Acompanhamento e Validação Técnica Projeto de Redesenho do Controle Externo Papéis de Trabalho Etapas do Projeto Etapa 1 Contextualização Etapa 2 Mapeamento 2.1 Reunião preparatória 2.2 Mapeamento Etapa 3 Análise 3.2 Análise dos atuais métodos 3.3 Promover melhoria 3.4 Inclusão de novos métodos 3.1 Reunião preparatória 3.5 Reuniões de validação Etapa 4 Manualização 4.1 Reunião preparatória 4.2 Definição da estrutura do manual 4.3 Elaboração do manual Etapa 5 Implementação 5.1 Treinamento 5.2 Apoio na implementação 5.3 Reuniões de avaliação 1.1 Workshop 1.2 Estratégia trabalho 1.3 Reunião sensibilização 1.4 Entrevistas iniciais 1.5 Treinamento inicial Gestão do Projeto Comissão de Acompanhamento e Validação Técnica

Projeto de Redesenho do Controle Externo Papéis de Trabalho Produtos das Etapas Identificação, Mapeamento e Descrição dos Métodos, Técnicas e Procedimentos de Controle Externo Análise e Melhoria dos Métodos, Técnicas e Procedimentos de Controle Externo. Manualização dos Novos Métodos, Técnicas e Procedimentos de Controle Externo Implementação dos Novos Métodos, Técnicas e Procedimentos de Controle Externo Contextualização dos Consultores, Sensibilização e Treinamento dos Servidores do TCM – CE Etapa 1 Contextualização Etapa 2 Mapeamento Etapa 3 Análise Etapa 4 Manualização Etapa 5 Implementação

Manual de Controle Externo Projeto de Redesenho do Controle Externo Papéis de Trabalho Manual de Controle Externo Volume I Tópicos Gerais Volume II e III Papéis de Trabalho

Projeto de Redesenho do Controle Externo Papéis de Trabalho Papeis de Trabalho

Projeto de Redesenho do Controle Externo Papéis de Trabalho Papeis de Trabalho

Projeto de Redesenho do Controle Externo Papéis de Trabalho

“Que os vossos esforços desafiem as impossibilidades, lembrai-vos de que as grandes coisas do homem foram conquistadas do que parecia impossível” Charles Chaplin

juraci@tcm.ce.gov.br (85) 3218-1362 Juraci Muniz Junior Diretor Geral