FTAD – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Comportamento do Consumidor
Advertisements

Estudo de Mercados.
O Comportamento do Consumidor de Serviços
MARKETING AULA : Prof.: Marcus Vinícius.
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Prof. M.Sc. Maiko Galdino Arantes UNILINS – 2010 –
15:20.
Teoria Econômica do Turismo Aspectos Microeconômicos
MODELO BÁSICO DO OMPORTAMENTO
Envolventes do Marketing
GESTÃO DE SERVIÇOS ADM 1530 – C01
Comportamento do Consumidor
Conceitos de Marketing Professor: Sérgio Henrique Barszcz
Ambiente de Marketing MARKETING MICRO AMBIENTE MACRO AMBIENTE
Comportamento do Consumidor
Marketing Marketing é hoje uma das palavras mais usadas e menos entendidas pela maioria das pessoas. Marketing não é = vendas. Marketing não é = propaganda.
Aula 4 Comportamento do consumidor Segmentação de mercado Posicionamento competitivo.
Definição do Produto da empresa
PERFIL DA PESQUISA DE MARKETING NA TOMADA DE DECISÕES
CRM Customer Relationship Management
Influências Socioculturais
Capítulo 1 Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente Ambiente de Marketing microambiente.
Motivação à qualidade São os clientes e usuários que decidem se um produto ou serviço atende às suas necessidades e satisfaz às suas expectativas Esta.
Objetivos do Comportamento do Consumidor
Bruno de Oliveira Figueiredo Bacharel em Administração pela UFRRJ, mestre em Educação pelo PPGEduc/UFRRJ e membro do GTPS.
OS ESTUDOS SOBRE O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR (PARTE II)
MERCADO DE CONSUMO: COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR – Prova 2
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
FTAD – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING
Introdução Ao Marketing
Profª. Selma Maria da Silva
Profª. Selma Maria da Silva
Análise do Mercado de Consumo e o Comportamento do Consumidor
I I- Oportunidade de Negócio Curso Técnico em Secretariado SENAC
O processo de decisão de compra
Formação Técnica em Administração de Empresas
UNIUV – NÚCLEO DE SÃO MATEUS DO SUL ADMINISTRAÇÃO: 7º SEMESTRE PROFESSORA: RENATE IHLENFELD Administração mercadológica aula: 21 de maio de 2010.
Comportamento do consumidor
Comportamento do consumidor
Processo de decisão de compra
QUEM É O CONSUMIDOR.
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
Comportamento do Consumidor
INTRODUÇÃO AO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Capítulo 6 Análise dos mercados consumidores
1 A Satisfação do Consumidor. 2 Atualmente, há uma valorização maior do consumidor no processo de comercialização. Empresa Divulgação das técnicas de.
MICROAMBIENTE FATORES INCONTROLÁVEIS EMPRESA FORNECEDORES CONSUMIDORES
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Marketing® CEDUP -- Centro de Educação Profissional Diomício Freitas Curso Técnico em Administração Disciplina : Marketing II Conteúdo : Segmentação de.
Administração de empresas Estratégias de Marketing Profa. Ms
O Ambiente de Marketing
Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller
E NEGOCIAÇÃO PROF. RUY ROBERTO RAMOS
Mercados Consumidores
Comportamento do Consumidor
AMBIENTES DE MARKETING
AULA 5 Marketing.
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
ciência empenhada em compreender e explicar as reações humanas””””.
Comportamento do Consumidor Prof Rosana Augusto1.
Consumidor Comportamento. Introdução O estudo do comportamento do consumidor é uma área fundamental de marketing, visto que conhecer o consumidor, sua.
Renda, Cultura e influencia dos grupos no comportamento do consumidor
Família O termo “família” é derivado do latim “famulus”, que significa “escravo doméstico”. Este termo foi criado em Roma Antiga para designar um novo.
O comportamento do Consumidor
Disciplina: Técnicas de Vendas Aula 1
CLIMA ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Patrícia B. Prezotti Bomfim.
Carlos Freire 2014 Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller.
Comportamento de compra do consumidor
Marketing Plan Aplicados à Eventos Carlos Dell´Aglio FMU TECNOLOGIA EM EVENTOS TECNOLOGIA EM EVENTOS.
Administração de marketingCapítulo 6 — Análise dos mercados consumidores Copyright © 2006 by Pearson Education 6-1 Questões abordadas no capítulo Como.
Transcrição da apresentação:

FTAD – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING Professor: Arlindo Neto

Gestão de Marketing publicidade e propaganda gestão comercial Competências a serem trabalhadas Gestão de Marketing publicidade e propaganda gestão comercial

FTAD – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO gESTÃO COMERCIAL Conhecer as fases que determinam o comportamento de um consumidor.

Comportamento do consumidor É o estudo do comportamento do indivíduo perante situações de consumo. Cobra, 1992

Motivação e Personalidade Diariamente, os consumidores tomam diversas decisões de compra. A maioria das grandes empresas pesquisa detalhadamente essas decisões para saber o que, onde, como, quanto, quando e por que os consumidores compram.

Motivação e Personalidade A motivação humana envolve atividades que nos levam a alcançar um determinado objetivo ou efetuar um determinado ato. O ser humano pode se tornar motivado ou estimulado por meio de necessidades internas ou externas.

Motivação e Personalidade Estas necessidades tem uma origem biológica ou social. Sentir sede, como exemplo, é uma necessidade biológica, é uma necessidade básica. Não tomar refrigerantes para poder emagrecer, o entanto, é uma necessidade de cunho social.

Decisão de compra pelo consumidor As compras do consumidor tem por suas influencias pelas características culturais, sociais, pessoais e psicológicas. As pessoas compram bens não apenas para a satisfação de suas necessidades, mas para que possam vir a projetar imagens favoráveis junto aos demais.

Características que afetam o comportamento do consumidor As compras do consumidor são extremamente influenciadas pelas características, culturais, sociais, pessoais e psicológicas.

Fatores Culturais A cultura pode ser definida como o conjunto de valores, crenças, preferencias e gostos que são passados de uma geração à seguinte.

Fatores Culturais Os profissionais de marketing estão sempre tentando identificar as mudanças culturais para descobrir novos produtos que podem ser desejados.

Fatores Sociais A experiência mais primaria de qualquer ser humano é o fato de pertencer a uma família, a partir desse grupo básico, se inicia o rico processo do desenvolvimento da personalidade humana.

Grupos de Referência Os grupos frequentemente influenciam as decisões de compra de indivíduo mais do que eles próprios pensam. A influencia de grupos de referência seria significativa na decisão de comprar um jaguar, por exemplo, mas teria pouco ou nenhum impacto na decisão de comprar uma fatia de pão.

Classes Sociais As divisões de classe são diferenciadas pela ocupação, renda, educação, histórico familiar, e localização da residência. A renda não é sempre o determinante primário, trabalhadores especializados pertencentes a sindicatos ganham mais que muitos professores universitários, mas seu comportamento de compra pode ser muito diferente.

Líderes de Opinião Em específico nesse grupo usualmente contém uns poucos membros que podem ser considerados líderes de opinião ou criadores de tendências.

Influências Familiares A família é talvez o mais importante determinante de comportamento de consumo devido à estreita e contínua interação entre os seus membros.

Tipos de Estrutura Familiar Casais Jovens: Costumam ser idealistas, possuem renda familiar normalmente pequena, ainda se encontram inseguros os seus empregos, e ainda não tem filhos ou possui filhos pequenos. Casais maduros: Geralmente possui filhos, crianças ou adolescentes. Encontraram certa estabilidade nos empregos, mantendo um nível de renda familiar.

Tipos de Estrutura Familiar Pessoas Adultas que vivem sozinhas: Possuem os padrões de renda e de consumo mais variados. Ninhos Vazios: Casais cujo filhos cresceram e já se casaram. Formam um mercado considerável, pois possuem um nível de renda elevado e uma situação financeira estável. São um mercado crescente para viagens, móveis, residências, serviços de saúde.

Determinantes Pessoais O comportamento do consumidor é uma função tanto de influências interpessoais quanto de influências pessoais. Os determinantes pessoais do comportamento do consumidor incluem necessidades individuais, e motivações, percepções, atitudes e auto conceito. As interações desses fatores com as influências interpessoais determinam o que é comprado.

Papéis do Consumidor Iniciador: aquele que lança a ideia de comprar um produto ou serviço específico. Influenciador: aquele cujos pontos de vista e conselhos podem influenciar a decisão.

Papéis do Consumidor Decisor - Aquele que toma a decisão ou parte dela se deve comprar o que, ou como comprar. Comprador – Aquele que efetivamente faz a compra. Usuário - Aquele que consome ou utiliza um produto ou serviço.

Necessidade e Motivações O ponto de partida no processo de decisão de compra é o reconhecimento de uma necessidade sentida. Uma necessidade é simplesmente a falta de algo útil. É um equilíbrio entre o estado atual do consumidor e o estado desejado.

Os passos no processo de decisão do consumidor. Reconhecimento de um problema ou oportunidade; Pesquisa; Avaliação das alternativas; Decisão de compra; Ato de compra; Avaliação pós compra;

O Processo de Decisão do Consumidor Para finalizar o comportamento do consumidor pode ser visto como um processo de decisão. O ato de compra é meramente uma ponta do processo.

ATIVIDADE Pesquisem sobre código de defesa do consumidor, qual a função e o que devemos fazer caso algum produto ou serviço não atenda às nossas expectativas. Faça uma dissertação sobre a importancia de conhecer o comportamento do consumidor, mínimo de 30 linhas.

ATIVIDADE 3. Façam uma dissertação sobre os tipos de comportamentos do consumidor e a relação com a pirâmide de Maslow Para debate no chat: Na sua opinião é importante conhecer os fatorem que fazem o cliente comprar nosso produto ou serviço, ou isso não influencia? Explique.

DÚVIDAS Acesse o Fórum de dúvidas e discussões.