CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EaD Vídeo-aula e Videoconferência

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Apresentando.
Advertisements

MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
Portfólio de Matemática
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
ENSINO À DISTÂNCIA: COMO COMEÇAR?.
O Cenário Virtual.
Portal UNO 2008 Para a Escola Para os Professores Para os Alunos
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aulas 07 e 08
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 04
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 06.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
O uso dos softwares nas escolas
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD)
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
III Encontro Nacional de EAD para a Rede de Escolas de Governo
Sala de Aula Virtual para Professores
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
RECURSOS DIDÁTICOS.
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
Generalidades sobre e-learning
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Planejamento de Tutoria
Formas de Interação.
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância Conceitos de Educação a Distância.
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
O papel do conteudista.
Experiências Significativas de EAD no Cenário Internacional
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
Informações sobre o Teleduc
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Educação à Distância e suas Tecnologias
Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação PPGE – Mestrado em Educação AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO- APRENDIZAGEM: OS.
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
Apresentações Eletrônicas: ferramentas e técnicas
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Ferramentas de comunicação
Curso de Treinamento de Tutores Sat
Linguagem Audiovisual
Aplicações de Colaboração Visual a Distância na Empresa Visão Geral Modalidades Educação a Distância Edumed.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Ferramental Pedagógico na Conversão de Conteúdo ConteúdoCursoPresencialConteúdoCursoPresencial Conteúdo Curso a Distância Equipe de Conversão Pedagógica.
UNIMINAS – União Educacional Minas Gerais Curso de Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação Módulo I – Ética e Cibercultura Alunas:
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
Metodologia de Educação a Distância Baseada na Web Renato M.E. Sabbatini, PhD Silvia Helena Cardoso, PhD Instituto Edumed Campinas Renato M.E. Sabbatini,
NEAD – SENAI/MG Núcleo de Educação a Distância do Senai / MG.
Educação à Distância (ED) O Que É ? Filosofia Tipos de Educação à Distância Educação à Distância na Internet Cursos Existentes na WWW Tecnologia utilizada.
O que é Groupware Tecnologia baseada em mídia digital que dá suporte às atividades de pessoas organizadas em grupos que podem variar em tamanho, localização.
RECURSOS AUDIOVISUAIS
EaD Alunas: Carla Martins Prof: Zeila Miranda Juliana Carneiro
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
Divulgando a Pesquisa.
Princípios Pedagógicos da EaD na Contemporaneidade. Preparação adequada do instrutor, apoio e tutoria.
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Criando interação Dulce Márcia Cruz, Dra.
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
Combinando o Uso da Videoconferência e da Web na Ensino a Distância em Ciências da Saúde Aplicações e Perspectivas Renato M.E. Sabbatini, PhD UNICAMP e.
Metodologia de Educação a Distância Baseada na Web Renato M.E. Sabbatini, PhD Instituto Edumed Campinas.
Inteligência Artificial Nadilma C. V. N. Pereira Aula Inicial – Apresentação da disciplina.
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
O computador como Meio e como Fim...
RAQUEL MARMENTINI PROFESSORA DE GEOGRAFIA EEB CARLOS FRIES IPIRA SC JUNHO/2010.
Plano de Ação ProinfoIntegrado. Acesso login/senha; recursos e softwares. Digitação; formatação; hiperlink; inserir figuras; salvar arquivos criar pastas.
Gestão Colaborativa de Produção de Conteúdo para Cursos na Modalidade Educação a Distância Paulo Marcos Figueiredo de Andrade Mestre em Computação Coordenador.
Transcrição da apresentação:

CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EaD Vídeo-aula e Videoconferência Possibilidades da Vídeo-aula e Videoconferência São Lourenço do Sul, junho de 2008

Vídeo-aula Uma vídeo-aula é uma produção de vídeo onde uma pessoa, especialista em uma determinada atividade, demonstra conceitos e técnicas. A vídeo- aula deve ser um recurso complementar às aulas a distância, ministradas na plataforma através dos textos e conteúdos já disponibilizados. Ela não deve ser preponderante a outras formas possíveis que consideram a interação.

Vídeo- aula Exemplos: Discussão de um texto utilizado na disciplina pelo professor e tutor. Norteia os estudos e possibilita o debate de algum assunto previamente programado. Utilização do vídeo para elucidar alguns conteúdos. O ideal é a gravação de parte de um conteúdo, de um contexto geral, pois as vídeo-aulas não devem substituir o material digital/impresso. Estudos asseguram que os alunos não concentram sua atenção muito tempo na frente do vídeo.

Vídeo-aula A vídeo-aula, além de possibilitar que o professor inclua a sua própria imagem e voz, permite também falar em off sobre imagens fixas (fotos, gráficos, desenhos) e imagens em movimento (em vídeo ou multimídia).

Vídeo-aula Planejamento: Organizar a aula com começo, meio e fim (tempo). Estabelecer um roteiro. O roteiro deve possui em linhas gerais o(s) conteúdo(s)/conceito(s)/assunto(s) a serem trabalhados. Prever a proposição de atividade(s). Presumir a relação da vídeo-aula com o contexto maior da disciplina.

Vídeo- aula A aula pelo monitor é mais cansativa , pois não há a possibilidade imediata de interação. Para aulas expositivas a sugestão é dividir o tempo em módulos com duração média de 20 minutos.

Vídeo-aula Dicas: Roupas totalmente pretas, com listras finas, de cores berrantes ou com estampas contrastantes devem ser evitadas. Posicionar-se "para" a câmera, devido ao enquadramento.

Vídeoconferência Videoconferência é uma tecnologia que permite que grupos distantes, situados em dois ou mais lugares geograficamente diferentes, comuniquem-se "face-a-face", através de sinais de áudio e vídeo, recriando, a distância, as condições de um encontro entre pessoas.

Vídeoconferência A videoconferência é a tecnologia da EaD que mais se aproxima de uma situação convencional da sala de aula, já que, ao contrário da vídeo-aula, possibilita a conversa em duas vias, permitindo que o processo de ensino/aprendizagem ocorra em tempo real (on-line) e possa ser interativo. Devido às ferramentas didáticas disponíveis no sistema, ao mesmo tempo em que o professor explica um conceito, pode acrescentar outros recursos pedagógicos tais como gráficos, projeção de vídeos, pesquisa na Internet, imagens bidimensionais em papel ou slides, arquivos de computador, etc. O sistema permite ainda ao estudante esclarecer suas dúvidas e interagir com o professor no momento da aula, utilizando os mesmos recursos pedagógicos para a comunicação.

Vídeoconferência Vantagens: Permite a transição gradual dos métodos presenciais. Admite espaço colaborativo para socialização e aprendizado colaborativo em grupo. Possibilita escolher e planejar cursos mais interativos para classes pequenas ou menos interativo para grandes audiências

Vídeoconferência Desvantagens: Baixa qualidade de som e imagem. Altos custos de implementação, instalação e manutenção. Mera reprodução de palestras, com pouca interação entre os participantes, devido ao desconhecimento, de seu potencial didático.

Vídeoconferência As experiências de ensino a distância mostram que o uso da videoconferência motiva positivamente tanto alunos quanto professores. A expectativa de utilizar tecnologia de ponta na sala de aula traz, ao mesmo tempo, curiosidade e apreensão pela possibilidade de experimentar um jeito novo de ensinar e aprender. Representa principalmente um desafio para o professor, que precisa adaptar sua maneira de ensinar à nova dinâmica da aula.

Vídeoconferência O programa Adobe Connect: derivado do produto anteriormente conhecido como Macromedia Breeze, é um sistema seguro e flexível de comunicação via Web que permite fornecer soluções de comunicação via Web para cursos, conferências e processo de colaboração on-line.