UFCD 0664 – Aplicações informáticas de contabilidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
Advertisements

02 – INFORMAÇÃO E AMBIENTE CONTÁBIL
Gerenciamento de Projetos
Contabilidade Geral Profª. Cristina.
Unidade IV: Características da informação contábil
Contabilidade: conceito, objeto, finalidade, campo de aplicação;
Método Contabilístico Débito/Crédito
Património.
GESTÃO FINANCEIRA E CONTÁBIL
O ciclo de estratégia, planeamento, orçamento e controlo
CONTABILIDADE GERENCIAL
ESTÁTICA PATRIMONIAL *Capítulo 3 do livro-texto (p.45 a 65)
Teoria da Contabilidade
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
Contabilidade A profissão contábil vem se transformando ao longo do tempo e estas transformações têm acompanhado basicamente as mudanças da economia global,
Projeto: Capacitação em GP
DETALHAMENTO SOBRE O CONTROLE DE GESTÃO
BALANÇO PATRIMONIAL – ASPECTOS GERAIS
CONTABILIDADEI Escolas de pensamento contábil
CONTABILIDADEI Estrutura Conceitual
Profº André Augusto.
Faculdade de Ciências Aplicadas - FASA Curso de Administração PLANO DE AULAS 4. Estática patrimonial 4.1 Patrimônio; conceito; aspectos quantitativos.
ANÁLISE DE BALANÇOS ANÁLISE
Contabilidade Geral Celso Mesquita Celso Mesquita.
Analise da empresa com índices financeiros e econômicos
Tecnologia da informação
Gerenciamento da Integração
Sistemas de Informação
DOAR – DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS
DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS III
POR QUE ESTUDAR A CONTABILIDADE
Ética Social na Implementação dos Sistemas de Informação e Gestão
Técnicas de Negociação ARGUMENTAÇÃO EFICAZ
Introdução à Economia A CIÊNCIA ECONÓMICA “Ciência da administração dos recursos raros.” Barre, R. (1969) “Ciência que estuda o comportamento humano em.
ESTÁTICA PATRIMONIAL PATRIMÔNIO  CONJUNTO DE BENS, DIREITOS E OBRIGAÇÕES DE UMA ENTIDADE: PESSOA JURÍDICA, SOCIEDADE EMPRESÁRIA, COM FINS LUCRATIVOS.
CONCEITOS. “A contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários de demonstrações e análises de natureza.
CONTABILIDADE GERENCIAL
ANÁLISE DE BALANÇOS O QUE É ? EM QUE CONSISTE ?
Contabilidade Empresarial
CUSTOS: DEFINIÇÕES BÁSICAS
Planejamento na Gestão Pública
As Concessões de Obras Públicas no Direito da União Europeia Departamento do Direito Público Universidade Nova.
1 Linguagens de Programação Pedro Lopes 2010/2011.
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS
TEORIA DA CONTABILIDADE
Papéis de Trabalho O auditor deve documentar, através de papéis de trabalho, todos os elementos significativos dos exames realizados e que evidenciam ter.
Contabilidade Básica Osni Moura Ribeiro 2ª Edição atualizada | 2009 |
O Arrendamento Mercantil (leasing) na Nova Lei Contábil (Lei 11
Contabilidade Básica Bibliografia:
TEORIA E ANÁLISE DE CUSTOS Professora: Rosemary Silva
AUDITORIA II PROF.: ANDRÉ FERNANDES
Controladoria Professora: Karla
Fundos de investimento
PLANO CONTÁBIL DAS INSTITUIÇÕES DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL (COSIF)
FINANÇAS CORPORATIVA. José Augusto Canto Doutorando Gestão Empresarial – UTAD.
Contabilidade Aula 1.
Contabilidade Aula 3.
Aula 2.  Unidade 2: Introdução ◦ 2.6 Dissolução, liquidação e extinção.
Contabilidade Aula 1.
4 de Julho 2006 Características Comuns a todas as Auditorias Independentemente do tipo de auditoria e da entidade que as promove estas são actividades.
Sejam bem vindos. Projeto Empresa - Contabilidade Instrutor Luiz Carlos Júnior –
Contabilidade Aula 3.
AUDITORIA II PROF.: ANDRÉ FERNANDES
Professora Rachel Monroe Prefeitura de São Gonçalo Audiência Pública dia 06/05/11.
Contabilidade Analítica VS Contabilidade Geral
CONTABILIDADE GERENCIAL Utilidades Gerais
FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE PÚBLICA
CMMI Capability Maturity Model Integration
PCASP. Navegando na sala virtual Nome do Treinamento.
Transcrição da apresentação:

UFCD 0664 – Aplicações informáticas de contabilidade

Requisitos da informação contabilistica a informação contabilística deve : ser relevante e comunicada oportunamente para poder ser útil à tomada de decisões. conter dados fiáveis, que sejam credíveis e neutros, de modo a assegurar a qualidade da decisão. permitir a comparação, quer da empresa, ao longo dos vários exercícios económicos, quer das empresas entre si.

Requisitos da informação contabilistica conteúdo da informação contabilística : o núcleo central da observação contabilística é o conjunto de bens, direitos e obrigações pertencentes a um qualquer titular.

Objectivo da contabilidade representar e medir aquele conjunto em cada momento, bem como interpretar as suas variações, fornecendo : informação económica (capacidade da organização para gerar lucros) informação patrimonial e financeira (conjunto de bens, direitos e obrigações da organização, bem como a forma de se financiar )

Suportes da informação contabilística A contabilidade desenvolve ações que se consubstanciam numa sucessão de fases que vão da observação, recolha, registo e análise de dados à comunicação da informação produzida aos seus utilizadores. Constitui, pois um sistema de informação aberto, uma vez que está sempre a aceitar a entrada de novos dados e a produzir para o exterior novas informações. A entrada de dados terá sempre de ser suportada por documentos apropriados, que comprovem a autenticidade dos mesmos. (quer internos , quer externos) A informação produzida deverá obedecer aos fins a que se destina e poderá ser suportada por documentos apropriados ou visualizada através de meios eletrónicos adequados.

A evolução e o papel da contabilidade como instrumento de gestão Génese da contabilidade : necessidade sentida pelo homem de preencher as deficiências de memória, mediante adequado processo de classificação e registo.

A evolução e o papel da contabilidade como instrumento de gestão Método contabilístico: conjunto de registos relativos às grandezas que se pretendem observar e às variações aumentativas e diminutivas que essas grandezas possam sofrer

A evolução e o papel da contabilidade como instrumento de gestão Desenvolvimento dos princípios contabilísticos: com a revolução industrial e o desenvolvimento das unidades de produção capitalista aperfeiçoou-se progressivamente o método contabilístico.

A evolução e o papel da contabilidade como instrumento de gestão Evolução da contabilidade como instrumento de gestão: transformação progressiva da contabilidade numa fonte de informações de apoio à tomada de decisões.

Listagem de conceitos e termos essenciais Relevância = qualidade que a informação contabilística tem para influenciar as decisões dos seus utentes Fiabilidade = qualidade que se traduz no facto de a informação transmitir apropriada e corretamente os dados que tem por finalidade apresentar. Credibilidade = informação liberta de erros Neutralidade = informação tem de estar isenta de juízos prévios Comparabilidade = registo de operações efetuado de forma consistente e normalizada Contabilidade = (latu sensu) ciência dos processos descritivo-quantitativos utilizados na análise, registo, interpretação e controlo dos factos de gestão. Visa “quantificar” tudo o que ocorre numa unidade económica fornecendo, simultaneamente, dados para a tomada de decisões da gestão.

As divisões da contabilidade Sendo o objetivo da contabilidade quantificar o que ocorre numa unidade económica, torna-se necessário estabelecer critérios com vista à classificação dos acontecimentos ou factos a relevar. Tendo em conta o tipo de factos e o período a que a relevação dos mesmos respeita, teremos:

As divisões da contabilidade Área de relacionamento em que se desenvolvem as operações (externas e internas), e teremos : Contabilidade externa, geral ou financeira, que regista as operações externas da empresa, ou seja, aquelas que respeitam à empresa no seu todo.

As divisões da contabilidade Contabilidade interna, que regista as operações realizadas no seio da empresa ( também dita de exploração ou de custos)

Período a que a relevação dos factos respeita contabilidade previsional exprime os resultados das previsões e permite a elaboração de planos de atividade fundamentados também designada por orçamentologia, ou seja, a ciência dos orçamentos

Período a que a relevação dos factos respeita Contabilidade histórica dá a conhecer o que efetivamente ocorreu e proporciona uma visão retrospetiva da gestão. Reflete o passado da organização, mas é fundamental para o estabelecimento e controlo da contabilidade previsional.

Conceitos fundamentais da contabilidade O património Noção: - o conjunto de valores utilizados pela unidade económica no exercício da sua atividade Elementos constitutivos : - a soma dos elementos materiais, mais os direitos, menos as obrigações perante terceiros

Conceitos fundamentais da contabilidade Valor do Património : - a quantia que seria preciso dar para o obter, isto é, para receber em troca todo o ativo, ficando ao mesmo tempo com o encargo de pagar todo o passivo.

Listagem de conceitos e termos essenciais Património = conjunto de valores sujeitos a uma gestão e afetos a determinado fim Ativo = conjunto de valores que se possui e se tem a receber Passivo = conjunto de valores que se tem de pagar Capital Próprio = expressão numérica do valor do património, ou conjunto de valores que pertencem efetivamente aos proprietários da empresa

Factos patrimoniais Por via de regra, o património de uma empresa está sujeito a uma contínua transformação ao longo do tempo. As variações no património estão associadas a factos patrimoniais : acontecimentos ou fenómenos que transformam ou modificam o património. Os factos patrimoniais classificam-se em dois grupos:

Factos patrimoniais Factos permutativos, quando provocam alterações na composição do património, mas não no seu valor (ex. receber de um cliente) Factos modificativos, quando produzem, além de variações na composição, também alterações no valor do património. A observação, classificação, registo e controlo dos factos patrimoniais, constitui o trabalho contabilístico corrente.